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- O enriquecimento trabalho-extra trabalho como preditor da satisfação com a vida numa relação mediada pela satisfação com o trabalho e moderada pela autoliderançaPublication . Lobato, Constança Lopes; Caetano, AntónioEste estudo tem como propósito perceber em que medida o enriquecimento trabalho-extra trabalho pode influenciar a satisfação com a vida através da satisfação com o trabalho e analisar o papel moderador da autoliderança sobre essa mediação. É um problema pertinente uma vez que o enriquecimento trabalho-extra trabalho e a satisfação com o trabalho se refletem no bem-estar individual das pessoas e no seu desempenho. A autoliderança, por sua vez, capacita os indivíduos para se autogerirem, tomarem medidas proativas para os seus objetivos, se autoavaliarem e autoregularem, constituindo uma estratégia relevante para alcançar a satisfação com a vida. A abordagem deste estudo é não-experimental, transversal e de carácter correlacional e os dados foram recolhidos por meio da aplicação de um questionário online preenchido por 153 participantes voluntários. Verificou-se que colaboradores com maior enriquecimento trabalho-extra trabalho apresentam maior satisfação com a vida e que a satisfação com o trabalho medeia parcialmente esta relação. Os resultados deste estudo reforçam a importância do enriquecimento trabalho-extra trabalho associado à satisfação com a vida e explora um modelo ainda não estudado, que seja do nosso conhecimento, de como as variáveis estão relacionadas, introduzindo a autoliderança como variável moderadora. Os resultados sugerem iniciativas que os responsáveis das organizações podem vir a implementar para proporcionarem maior enriquecimento na relação entre o tempo de trabalho e o tempo extra-trabalho e assim contribuírem para aumentar a satisfação dos seus colaboradores, seja esta no próprio trabalho ou na vida em geral.
- Diversidade e inclusão nas organizações: Compreender o efeito no compromisso organizacionalPublication . Lourenço, Tiago Carvalho; Cesário, FranciscoEste estudo visa investigar a relação entre a diversidade, a inclusão e o compromisso organizacional. Uma amostra de 190 colaboradores de diversas organizações realizou inquéritos para medir as suas perceções sobre a inclusão e o compromisso organizacional, enquanto a diversidade no local de trabalho foi operacionalizada através das características sociodemográficas dos colaboradores. Os resultados indicam que a inclusão está positivamente relacionada com o compromisso organizacional. Contudo, não foi possível aferir se a relação entre a inclusão e o compromisso organizacional é considerada mais forte entre os colaboradores que se identificaram com grupos sociodemográficos sub-representados, não corroborando assim que a diversidade, através das características sociodemográficas dos colaboradores, moderou esta relação. No geral, estas conclusões sugerem que a criação de um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado pode ser particularmente importante para aumentar o compromisso organizacional dos colaboradores. As implicações práticas e teóricas destas descobertas são discutidas.
- Fez-me entrar, far-me-á ficar? A motivação e o compromisso em estagiários e traineesPublication . Silveira, Francisca Miguel; Cesário, FranciscoA motivação no trabalho e o compromisso organizacional são dois construtos que têm vindo a ser estudados ao longo dos anos e que se denotam relevantes. Ainda assim, aquando a realização deste trabalho, não foram encontrados estudos que analizassem a relação entre as dimensões destes construtos no contexto específico de Programas de Estágio e de Trainees das organizações. Desta forma, e atendendo à prevalência deste tipo de programas nas organizações nos dias de hoje, o objetivo deste estudo passa por compreender que associações existem entre as dimensões da motivação no trabalho e as dimensões do compromisso organizacional. Ademais, perceber em que medida pode uma determinada dimensão da motivação no trabalho ser preditora de uma determinada dimensão do compromisso organizacional. Este estudo, foi realizado à luz da Teoria da Autodeterminação (Ryan & Deci, 2000), bem como do Modelo Tridimensional do Compromisso Organizacional (Allen & Meyer, 1991). A amostra desta investigação é constituição por 134 participantes, sendo requisito necessário terem integrado um Programa de Estágio ou de Trainees na organização onde trabalham aquando o momento da resposta ao questionário. Após o tratamento e análise dos dados, denotou-se que tanto a Motivação Intrínseca como a Motivação Identificada se encontram associadas ao Compromisso Afetivo e ao Compromisso Normativo. A Motivação Introjetada se encontra associada às três dimensões do Compromisso, e que ambas as Motivações Externas – Social e Material- se encontram associadas ao Compromisso Instrumental. Por fim, é realizada uma reflexão acerca da consistência destes resultados em comparação com os resultados presentes da demais literatura existente.
- A influência da inclusão organizacional na perceção de diversidade cultural no trabalhoPublication . Gomes, Vanessa Silva; Sabino, AnaAo se considerar fenómenos contemporâneos como o movimento migratório, a globalização crescente e o trabalho remoto, pode-se inferir que as organizações deparar-seão, cada vez mais, com colaboradores de nacionalidades e/ou etnias diferentes; i.e., com a diversidade cultural. Posto isto, com o presente estudo pretendia-se verificar se indivíduos que percecionassem as suas organizações como inclusivas teriam também uma perceção mais positiva da diversidade cultural no ambiente de trabalho – nomeadamente se percecionariam mais benefícios e menos ameaças resultantes deste fenómeno. Participaram desta investigação 147 indivíduos, maioritariamente mulheres, de nacionalidade portuguesa e com algum nível de Ensino Superior concluído. Os dados obtidos não conseguiram confirmar as hipóteses levantadas; no entanto, foi possível traçar 4 perfis distintos dentro da amostra, perfis estes que se revelam alinhados às hipóteses colocadas. Estes resultados são um ponto de partida para que as organizações dimensionem o impacto que as suas próprias práticas, valores e culturas têm no mindset dos seus colaboradores. A partir disto, sugere-se que as organizações repensem os seus valores, de forma a tornarem-se mais inclusivas; além de investirem na consciencialização dos colaboradores sobre a diversidade no trabalho e os seus benefícios.
- Vergonha na transição para a adolescência: Qual o papel das perceções de segurança na vinculação ao pai e à mãe?Publication . Gerulaitis, Sandra Regina Gomes; Guedes, MaryseA minha prática de ensino supervisionada realizou-se numa instituição da rede pública, com uma turma do 2.º ano de escolaridade, com 25 crianças, 12 do sexo masculino e 13 do sexo feminino, e a docente titular de turma. Atualmente, é conhecida a importância de estabelecer com as famílias uma relação de parceria eficaz, de modo a que se criem ambientes favoráveis para as crianças e para a sua motivação para a aprendizagem. Assim, tendo conhecimento acerca destes pressupostos, foram elaboradas as seguintes questões de investigação: 1) De acordo com a perspetiva dos pais, professores e crianças, como se define o envolvimento parental e qual é a sua importância? 2) Quais são as práticas da professora para promover o envolvimento parental? 3) De acordo com a perspetiva dos pais e professores, o envolvimento parental tem algum impacto no sucesso e aprendizagem das crianças? A investigação realizada foi de natureza qualitativa e utilizaram-se, como instrumentos de recolha de dados, notas de campo, entrevistas à professora titular e a algumas crianças, um questionário aos pais e uma análise da aplicação ClassDojo que é utilizada, habitualmente, na rotina escolar do grupo. A análise dos dados permitiu compreender a importância do envolvimento parental no contexto em estudo, identificar as práticas da professora para promover o envolvimento parental e aferir se há alguma relação, neste contexto, entre o envolvimento dos pais e a aprendizagem e sucesso do grupo de crianças.
- A importância do ajustamento da pessoa à organização e às funções na fidelização dos colaboradores: O efeito moderador da cultura organizacionalPublication . Saldanha, Joana dos Santos; Cesário, FranciscoA presente investigação tem como objetivo compreender a influência da Cultura Organizacional na relação entre o Ajustamento Pessoa-Função (Person-Job Fit) e o Ajustamento Pessoa-Organização (Person-Organization Fit) com a Intenção de Saída. Este estudo contou com a participação de 210 indivíduos, dos quais 84 são do sexo masculino, 123 do sexo feminino e 2 de outro género. As idades dos participantes estão compreendidas entre os 19 e os 63 anos. Para testar estas variáveis foram utilizadas a escala Ajustamento Pessoa-Função e a escala Ajustamento Pessoa-Organização ambas desenvolvidas por Lauver e Kristof-Brown (2001), a escala Turnover Cognition de Bozeman e Perrewé (2001) e, por último, a escala Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI) de Cameron e Quinn (2006). Os resultados demonstram que um alto ajustamento quer à função quer à organização contribui para a redução da intenção de a abandonar voluntariamente. Para além disso, verificouse que a Cultura de Inovação modera a relação entre o Ajustamento Pessoa-Função e a Intenção de Saída e que a Cultura de Objetivos modera a relação entre o Ajustamento Pessoa-Organização e a Intenção de Saída. Com este estudo, destaca-se a importância da Cultura e como esta deve assumir um papel importante no processo de gestão organizacional, ainda mais numa altura onde progressivamente as organizações enfrentam dificuldades em reter e atrair colaboradores