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Vergonha na transição para a adolescência: Qual o papel das perceções de segurança na vinculação ao pai e à mãe?

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Abstract(s)

A minha prática de ensino supervisionada realizou-se numa instituição da rede pública, com uma turma do 2.º ano de escolaridade, com 25 crianças, 12 do sexo masculino e 13 do sexo feminino, e a docente titular de turma. Atualmente, é conhecida a importância de estabelecer com as famílias uma relação de parceria eficaz, de modo a que se criem ambientes favoráveis para as crianças e para a sua motivação para a aprendizagem. Assim, tendo conhecimento acerca destes pressupostos, foram elaboradas as seguintes questões de investigação: 1) De acordo com a perspetiva dos pais, professores e crianças, como se define o envolvimento parental e qual é a sua importância? 2) Quais são as práticas da professora para promover o envolvimento parental? 3) De acordo com a perspetiva dos pais e professores, o envolvimento parental tem algum impacto no sucesso e aprendizagem das crianças? A investigação realizada foi de natureza qualitativa e utilizaram-se, como instrumentos de recolha de dados, notas de campo, entrevistas à professora titular e a algumas crianças, um questionário aos pais e uma análise da aplicação ClassDojo que é utilizada, habitualmente, na rotina escolar do grupo. A análise dos dados permitiu compreender a importância do envolvimento parental no contexto em estudo, identificar as práticas da professora para promover o envolvimento parental e aferir se há alguma relação, neste contexto, entre o envolvimento dos pais e a aprendizagem e sucesso do grupo de crianças.
ABSTRACT: Shame results from a set of complex ideas about the self and, when intense and prolonged, may interfere adolescents’ socioemotional adjustment. Research with young adults found that parent-child attachment was associated with shame. Due to the limited number of studies during adolescence, this study aimed to examine the associations of perceptions of safe haven and secure base in the relationship with the mother and the father and shame in a sample of adolescents aged 10 to 15 years. A total of 312 adolescents (45% boys) aged, on average, 12 years, recruited from a school of the Metropolitan Lisbon, participated in the study. Participants answered the Portuguese version of the Security Scale Questionnaire (SSQ) and the External and Internal Shame Scale for Adolescents (EVEI-A) to assess perceptions of safe haven and secure base in the relationships with parents and total, internal, and external shame. Higher scores of secure base and safe haven in the relationships with the father and with the mother were associated with self-reports of lower levels of overall, internal, and external shame. The strength of the associations between the scores of safe haven in the relationship with the mother and shame was higher than in the relationship with the father. These findings are consistent with research conducted with young adults and highlight the importance of assessing the role of both fathers and mothers as a safe haven and secure base.

Description

Tese de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento.

Keywords

Vinculação Vergonha Base Segura Porto de Abrigo Adolescência Attachment Shame Secure base Safe haven Adolescence

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