PEDU - Dissertações de Mestrado
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Browsing PEDU - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- A diversificação das modalidades de trabalho no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Nunes, Joana Ramos Luís Correia; Gaitas, SérgioNo contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o atual relatório, no ano letivo 2020/2021. A prática decorreu numa escola pública, numa turma de 3º ano de escolaridade, composta por 24 alunos – 19 do sexo feminino e 8 do sexo masculino. A problemática do estudo surgiu após observação do contexto, onde foi possível notar a utilização recorrente do modo de trabalho simultâneo e a desmotivação expressa pelos alunos por trabalhar na modalidade de trabalho individual. A metodologia utilizada para a realização deste relatório foi a investigação qualitativa. Para o efeito, a estratégia usada foi a observação não participante e participante, durante a realização das atividades, por meio de observação direta com registo no diário de bordo, grelhas de observação, conversas informais, entrevistas aos alunos. Os objetivos desta investigação foram: aprofundar o estudo da diferenciação pedagógica, com destaque para a dimensão da organização do trabalho dos alunos; ouvir a voz dos alunos para conhecer as suas opiniões sobre o modo como são organizados para trabalhar e sobre a modalidade de trabalho a pares. A partir das suas opiniões, o intuito foi agir sobre elas para melhorar a prática pedagógica, nomeadamente na implementação de momentos de aprendizagem a pares e na diversificação da forma como os pares foram constituídos.
- O envolvimento parental em contexto pré-escolarPublication . Durão, Filipa Maria Roquette Álvares; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesNas últimas décadas, o envolvimento parental, tem vindo a assumir uma posição de relevo relativamente ao seu impacto no percurso educativo da criança. A definição deste conceito e os benefícios do mesmo, têm vindo a abraçar, um novo olhar sobre a participação das famílias no contexto escolar. Com o objetivo de compreender o envolvimento parental no contexto onde foi realizada a prática supervisionada em Pré-Escolar, foi desenvolvido um trabalho tendo em conta as diferentes perspetivas teóricas, as práticas do contexto educativo e a perspetiva das famílias em questão. O objetivo é compreender a comunicação entre a instituição e as famílias e vice-versa, no sentido de entender quais os meios utilizados e os conteúdos abordados. Também conhecer o olhar dos pais sobre esta colaboração e as práticas educativas em prol do envolvimento dos pais e os respetivos benefícios sentidos deste envolvimento. De forma a entender o olhar das famílias e as práticas utilizadas foram utilizados questionários e registadas notas de campo. Participaram 15 mães de crianças da sala onde foi realizada a pratica supervisionada. Foi possível compreender que os canais de comunicação mais utilizados entre a instituição e as famílias são os mesmos que as famílias utilizam para comunicar com a instituição. Os conteúdos utilizados nestas comunicações divergem entre a instituição e as famílias mas ambos acabam por se complementar pois dizem respeito de uma forma geral, a informações ou dúvidas referentes a cada interveniente tendo em conta as suas funções distintas. Por fim, foi possível constatar que os momentos de acolhimento às famílias e a participação das mesmas nas festas e nas atividades pedagógicas tem uma forte adesão. Apesar de a instituição promover a participação das famílias no seu projeto educativo, serão analisados os aspetos mais fortes nas práticas de envolvimento desenvolvidas e avançados outros aspetos a melhorar.
- Estilos educativos parentais e autorregulação na aprendizagem de matemática em alunos dos 6º e 9º anos: Uma abordagem dimensionalPublication . Segismundo, Carolina de Almeida; Monteiro, VeraA parentalidade manifesta forte impacto nos jovens, inclusive no desenvolvimento de competências autorregulatórias da aprendizagem. Para que tal ocorra eficazmente, a Teoria da Autodeterminação revela serem necessárias práticas parentais promotoras de autonomia. Assim, o presente trabalho por meio de uma abordagem dimensional, procurou (1) explorar as relações entre a perceção dos discentes face aos estilos educativos parentais (autonomia psicológica, clima interacional positivo e conhecimento) e as suas estratégias de autorregulação da aprendizagem (cognitivas/metacognitivas, comportamentais e motivacionais) em Matemática; e (2) analisar como os estilos educativos parentais, se caracterizam e diferenciam segundo o sexo, o ano de escolaridade e o desempenho académico do aluno. Com esta finalidade, nesta investigação quantitativa e do tipo comparativa e correlacional, aplicou-se o Questionário de Estilos Educativos Parentais revisto (QEE-r), a Escala da Autorregulação Cognitiva e Metacognitiva, a Escala de Autorregulação Comportamental e a Escala de Autorregulação Motivacional a 281 estudantes do 6º e 9º anos de um colégio privado. O estudo revelou que os jovens percecionam os estilos educativos parentais de maneira diferenciada para o pai e para a mãe, que existe um efeito da variável sexo, ano de escolaridade e desempenho académico na forma como os jovens percecionam os estilos educativos dos seus progenitores e ainda se constatou uma correlação positiva, entre as dimensões parentais e as dimensões de autorregulação da aprendizagem, à exceção da motivação controlada que não se correlacionou com nenhuma dimensão parental.
- Highscope no 1º Ciclo : A aprendizagem ativa e organização das aprendizagens dos alunos em contexto de sala de aulaPublication . Rodrigues, Inês Ferreira; Martins, Margarida AlvesO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2020/2021. A prática decorreu numa instituição de natureza jurídica privada numa sala do 4º ano do Ensino Básico. A turma era composta por 18 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. O ambiente de aprendizagem onde decorreu a prática supervisionada era semelhante a uma sala de pré-escolar, uma vez que a sala se encontrava organizada por áreas compostas por diferentes materiais. Para além desta questão, o trabalho por projetos e em pequenos grupos eram métodos de trabalho muito presentes e, desta forma, as crianças estavam constantemente ativas e geriam os seus próprios processos de aprendizagem resultando em momentos de aprendizagem ativa. Estas estratégias iam ao encontro de alguns dos princípios orientadores da instituição e do modelo seguido, tais como: a aprendizagem ativa e o ensino diferenciado. Posto isto, procurei compreender a forma como o modelo era implementado focando-me, essencialmente, na questão referida anteriormente, a aprendizagem ativa. A metodologia utilizada para a execução deste relatório foi a metodologia qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação direta participante através de registos do diário de bordo e entrevistas aos diretores, professora cooperante e alunos da turma onde estava inserida. Desta forma, a análise dos resultados, tem como objetivo dar respostas às questões colocadas a fim de compreender as estratégias adotadas pelo modelo Highscope bem como perceber a importância da aprendizagem ativa nos contextos de ensino do 1º ciclo de ensino básico. A realização deste estudo permitiu-me compreender, de forma mais sólida, o ambiente de aprendizagem vivido em 1º ciclo com base no Highscope. Apesar das diferentes estratégias e metodologias escolhidas pelos profissionais de educação, o trabalho pedagógico com as crianças de 1º CEB, deve ser sempre contínuo e fundamentado. Para que isso aconteça, é fundamental que os professores procurem constantemente novas abordagens teóricas e modelos pedagógicos que se adequem às crianças com que se está a trabalhar.
- Metodologia do trabalho de projecto no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Maria Inês Buceta Martins de Novais e; Gemes, ElisabeteA educação, tal como a sociedade atual, encontra-se em constante mudança. As alterações que se têm vindo a verificar nos métodos de ensino, nos contextos escolares e no comportamento dos alunos exigem a utilização de estratégias e abordagens que vão ao encontro dos seus interesses, curiosidades e questões, de modo a promover aprendizagens mais significativas. Neste contexto, o presente relatório apresenta uma análise a uma metodologia de trabalho, realizada a partir de uma investigação qualitativa no âmbito da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico. Para além de descrever a Metodologia do Trabalho de Projeto, de forma geral e específica à abordagem desenvolvida na Instituição, pretende-se também fazer uma reflexão sobre todas as componentes a esta subjacente, como sejam as fases integradoras deste modelo, o papel do professor, a promoção de uma aprendizagem cooperativa e a importância da transdisciplinaridade a esta inerente. O relatório encontra-se dividido em quatro partes, a exemplo dos trabalhos de projeto que são igualmente constituídos por quatro fases, uma primeira onde encontramos o Enquadramento Teórico, ou seja, a definição do problema, uma segunda parte referente à contextualização metodológica, à forma como foi planeada e conduzida a investigação e o contexto do local e do grupo que foi observado, tal como na planificação de um projeto, uma terceira parte composta pela descrição das observações realizadas, ou seja, a execução do projeto, e por último as considerações finais, que correspondem à reflexão do que foi observado e da sua importância no processo educativo dos alunos.
- Perceções das lideranças escolares sobre o bem-estar laboral, eficácia coletiva e inclusão de alunos com comportamento perturbador em sala de aulaPublication . Pinto, Maria Ana Gonçalves; Silva, José CastroA liderança escolar é consensualmente caracterizada como uma função bastante exigente, onde os líderes revelam frequentemente sintomas associados ao stress e burnout. As adversidades inerentes às suas funções resultam muitas vezes na sobrecarga laboral e comprometimento do seu bem-estar pessoal e profissional. Neste sentido, a presente investigação procurou descrever a relação entre o bem-estar laboral das lideranças escolares, as suas as perceções de eficácia coletiva e as suas crenças sobre inclusão de alunos com comportamento perturbador em sala de aula, variáveis empiricamente descritas como influentes do bem-estar. Para tal, contou-se com a participação voluntária de 251 líderes escolares, 25.5% do género masculino e 74.5% do género feminino, com experiência de cargos de liderança entre os 0 e os 40 anos, que responderam a quatro questionários relativos às temáticas em estudo. Os resultados deste estudo confirmaram a existência de correlações positivas e significativas entre a maioria das variáveis em estudo, revelando algumas dimensões dos indicadores avaliados como preditores significativos do bem-estar físico e mental. Tais resultados mostraram-se reveladores, e evidenciaram a complexidade das interações entre estas variáveis. Confirmaram-se na totalidade algumas das hipóteses e parcialmente outras, mostrando, de forma geral, que o bem-estar físico, mental e laboral se relaciona com as perceções de eficácia coletiva e com as crenças acerca da inclusão de alunos com comportamento perturbador.