Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-29"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Gramática da fantasia : Uma experiência de Gianni Rodari em 1.º CEBPublication . Costa, Carolina Maçãs dos Santos; Montiel, António LuísO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo 2020/2021. A prática decorreu numa Instituição de natureza jurídica privada, numa sala do 4.º do Ensino Básico, composta por 32 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos. O tema do presente Relatório surge do meu interesse pelos livros infantis e do contacto que tive com a “Gramática da fantasia” de Gianni Rodari. Neste contexto, interessou-me compreender, através de uma observação sistemática, de que forma a implementação de tarefas, seguindo as técnicas propostas na “Gramática da fantasia” de Gianni Rodari, constituem uma experiência positiva e enriquecedora para os alunos do 4.º ano do 1.º CEB. A metodologia utilizada para a realização deste relatório foi a metodologia qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação direta naturalista, participante e não participante, registada num diário de bordo e nas fichas de avaliação de atividades que constam no portfólio de estágio. A análise dos resultados pretende dar resposta ao interesse já referido com a intenção de poder aferir qual é o impacto do recurso às estratégias da “Gramática da fantasia” de Rodari numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico A realização deste estudo permitiu-me perceber a eficácia da implementação de essas estratégias de Rodari em 1.º CEB, o que me leva a querer desenvolver futuramente, na minha prática docente, atividades que tenham por base estas estratégias para a promoção da escrita de textos criativos a pares.
- O impacto psicológico de práticas de justiça restaurativa nas vítimas de crimes : uma revisão sistemáticaPublication . Nascimento, Ana Margarida Santos do; Rodrigues, Andreia Luísa Gonçalves Teixeira CastroProblema: A justiça restaurativa surge como uma abordagem teórico-prática do sistema jurídico criminal, na qual a reparação do dano na vítima é a componente central. Contudo, a crescente produção empírica referente aos efeitos desta abordagem nas vítimas mostra-se, por vezes, redutora ou dispersa pela literatura, incidindo apenas, geralmente, na avaliação da satisfação das mesmas. Objectivo: O presente trabalho pretendeu avaliar de forma sistemática a produção empírica no âmbito da justiça restaurativa, de modo a agregar e examinar informação presente na literatura relativa aos impactos psicológicos nas vítimas que participaram em práticas restaurativas. Método: Foi feita uma pesquisa em bases de dados electrónicas de forma a identificar estudos quantitativos, qualitativos e mistos, publicados entre Janeiro de 2000 e Dezembro de 2020, que se reportassem a impactos de natureza psicológica em vítimas reais de crimes, participantes em mediações ou conferências vítima-ofensor. Resultados: Foram identificados 35 estudos que incidem sobre os impactos psicológicos nas vítimas, decorrentes das práticas restaurativas. Estes estudos mostraram efeitos na sintomatologia pós-traumática, nas emoções/afectos e necessidades emocionais criadas pela vitimização, assim como nas percepções das vítimas quanto aos seus ofensores. Conclusões: Este estudo permitiu concluir que as práticas de justiça restaurativa, impactam positivamente as vítimas a nível psicológico, persistindo alguns destes impactos ao longo do tempo.
- Os jogos como potencializadores das aprendizagens no 1.ºCiclo do Ensino BásicoPublication . Margarida Lopes Bettencourt PereiraO presente relatório tem como base a prática pedagógica em estágio, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no ano letivo de 2020/2021. O estágio decorreu numa Instituição de natureza jurídico privada numa turma do 4º. ano de escolaridade do 1.º CEB. Considerando as especificidades do contexto, nomeadamente a utilização regular de jogos como estratégia pedagógica do docente cooperante, desenvolveu-se um estudo com o objetivo de compreender de que forma os jogos podem ser potencializadores das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para esta análise, recorreu-se a uma metodologia de investigação no âmbito da abordagem qualitativa. As técnicas e instrumentos de investigação selecionados foram a observação participante, a realização de entrevistas, tanto ao docente cooperante como a algumas crianças integrantes do grupo-turma, a análise documental do projeto educativo da Instituição e instrumentos, como o diário de bordo e o portefólio, e, por fim, a elaboração de fichas avaliativas e conversas informais, de modo a compreender quais os conhecimentos demonstrados pelas crianças anterior e posteriormente à implementação dos jogos. Os resultados do estudo realçam a importância da implementação de jogos em contexto pedagógico, nomeadamente os jogos de natureza tecnológica, como potencializadores da aprendizagem. Através dos jogos selecionados para o presente estudo, as crianças mostraram uma progressão e desenvolvimento dos conteúdos abordados, demonstrando também mais interesse e empenho na realização das atividades propostas.
- Highscope no 1º Ciclo : A aprendizagem ativa e organização das aprendizagens dos alunos em contexto de sala de aulaPublication . Rodrigues, Inês Ferreira; Martins, Margarida AlvesO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2020/2021. A prática decorreu numa instituição de natureza jurídica privada numa sala do 4º ano do Ensino Básico. A turma era composta por 18 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. O ambiente de aprendizagem onde decorreu a prática supervisionada era semelhante a uma sala de pré-escolar, uma vez que a sala se encontrava organizada por áreas compostas por diferentes materiais. Para além desta questão, o trabalho por projetos e em pequenos grupos eram métodos de trabalho muito presentes e, desta forma, as crianças estavam constantemente ativas e geriam os seus próprios processos de aprendizagem resultando em momentos de aprendizagem ativa. Estas estratégias iam ao encontro de alguns dos princípios orientadores da instituição e do modelo seguido, tais como: a aprendizagem ativa e o ensino diferenciado. Posto isto, procurei compreender a forma como o modelo era implementado focando-me, essencialmente, na questão referida anteriormente, a aprendizagem ativa. A metodologia utilizada para a execução deste relatório foi a metodologia qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação direta participante através de registos do diário de bordo e entrevistas aos diretores, professora cooperante e alunos da turma onde estava inserida. Desta forma, a análise dos resultados, tem como objetivo dar respostas às questões colocadas a fim de compreender as estratégias adotadas pelo modelo Highscope bem como perceber a importância da aprendizagem ativa nos contextos de ensino do 1º ciclo de ensino básico. A realização deste estudo permitiu-me compreender, de forma mais sólida, o ambiente de aprendizagem vivido em 1º ciclo com base no Highscope. Apesar das diferentes estratégias e metodologias escolhidas pelos profissionais de educação, o trabalho pedagógico com as crianças de 1º CEB, deve ser sempre contínuo e fundamentado. Para que isso aconteça, é fundamental que os professores procurem constantemente novas abordagens teóricas e modelos pedagógicos que se adequem às crianças com que se está a trabalhar.