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- Histórias como veículo integrador do curriculo Em 1º CEBPublication . Fialho, Anabela Candeias Gonçalves; Martins, Margarida AlvesNo contexto do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB, foi elaborado o atual relatório da prática supervisionada em primeiro ciclo do ensino básico, baseado num estudo que teve como objetivo verificar, se as histórias poderiam ser integradoras e promotoras de articulação das diferentes áreas curriculares deste ciclo de estudos. O estudo foi realizado num colégio privado, numa turma do 4º ano, composta por 19 alunos (10 meninos e 9 meninas). O método seguido pela professora era o de projeto e expositivo, com recurso às novas tecnologias. A presente problemática surgiu após observação do contexto, onde foi possível verificar que as histórias não eram utilizadas para a promoção de novas aprendizagens. No estudo foi utilizada a investigação qualitativa, usada uma metodologia de investigação-ação e uma estratégia de observação participante, durante a realização das atividades. Foi estabelecida a hora do conto todas as semanas. As histórias eram contadas sem livro, com livro, com materiais, com fantoches e com novas tecnologias. À segunda-feira a primeira atividade era a hora do conto, da qual partiam as atividades da semana, para todas as áreas curriculares. Sempre que possível foi usada uma metodologia de projeto, procurando promover a integração curricular, a aprendizagem significativa e a transdisciplinaridade, o que nos parece ter sido conseguido.
- "A relação pedagógica na pedagogia Waldorf"Publication . Cordeiro, Ana Sofia de Libório; Gomes, Elisabete XavierO presente relatório surgiu no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada, no curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do ensino básico na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e o Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Este menciona a descrição e análise do contexto observado, durante a prática pedagógica com uma turma de 4º ano, numa Instituição Particular de Solidariedade Social. O tema “A Relação Pedagógica na Pedagogia Waldorf”, advém de um dos fundamentos da pedagogia em questão. A relação pedagógica entende-se como as interações que ocorrem entre o professor e os alunos, e entre os alunos. O objetivo desta análise é compreender como é construída a relação pedagógica e qual o contributo da rotina matinal, no contexto da Pedagogia Waldorf. Os dados foram recolhidos através da observação não participante tendo, posteriormente, utilizado uma metodologia qualitativa para a sua análise. O instrumento utilizado para o registo dos dados foi o Diário de Bordo. No anterior, recolhi observações relativas à interação entre professor-aluno e aluno-aluno. Com estas observações foi-me possível verificar que esta era uma relação positiva, que se tornou evidente a partir da análise de algumas dimensões da relação pedagógica, selecionadas a partir da revisão de literatura. Concluí que a relação estabelecida entre a professora e as crianças, ia de encontro a uma prática adequada e de qualidade. Deste modo, entendo que quero ser uma profissional que consiga estabelecer este tipo de prática com o grupo e com cada criança.
- Metodologia do trabalho de projecto no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Maria Inês Buceta Martins de Novais e; Gemes, ElisabeteA educação, tal como a sociedade atual, encontra-se em constante mudança. As alterações que se têm vindo a verificar nos métodos de ensino, nos contextos escolares e no comportamento dos alunos exigem a utilização de estratégias e abordagens que vão ao encontro dos seus interesses, curiosidades e questões, de modo a promover aprendizagens mais significativas. Neste contexto, o presente relatório apresenta uma análise a uma metodologia de trabalho, realizada a partir de uma investigação qualitativa no âmbito da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico. Para além de descrever a Metodologia do Trabalho de Projeto, de forma geral e específica à abordagem desenvolvida na Instituição, pretende-se também fazer uma reflexão sobre todas as componentes a esta subjacente, como sejam as fases integradoras deste modelo, o papel do professor, a promoção de uma aprendizagem cooperativa e a importância da transdisciplinaridade a esta inerente. O relatório encontra-se dividido em quatro partes, a exemplo dos trabalhos de projeto que são igualmente constituídos por quatro fases, uma primeira onde encontramos o Enquadramento Teórico, ou seja, a definição do problema, uma segunda parte referente à contextualização metodológica, à forma como foi planeada e conduzida a investigação e o contexto do local e do grupo que foi observado, tal como na planificação de um projeto, uma terceira parte composta pela descrição das observações realizadas, ou seja, a execução do projeto, e por último as considerações finais, que correspondem à reflexão do que foi observado e da sua importância no processo educativo dos alunos.