Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-28"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A diversificação das modalidades de trabalho no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Nunes, Joana Ramos Luís Correia; Gaitas, SérgioNo contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o atual relatório, no ano letivo 2020/2021. A prática decorreu numa escola pública, numa turma de 3º ano de escolaridade, composta por 24 alunos – 19 do sexo feminino e 8 do sexo masculino. A problemática do estudo surgiu após observação do contexto, onde foi possível notar a utilização recorrente do modo de trabalho simultâneo e a desmotivação expressa pelos alunos por trabalhar na modalidade de trabalho individual. A metodologia utilizada para a realização deste relatório foi a investigação qualitativa. Para o efeito, a estratégia usada foi a observação não participante e participante, durante a realização das atividades, por meio de observação direta com registo no diário de bordo, grelhas de observação, conversas informais, entrevistas aos alunos. Os objetivos desta investigação foram: aprofundar o estudo da diferenciação pedagógica, com destaque para a dimensão da organização do trabalho dos alunos; ouvir a voz dos alunos para conhecer as suas opiniões sobre o modo como são organizados para trabalhar e sobre a modalidade de trabalho a pares. A partir das suas opiniões, o intuito foi agir sobre elas para melhorar a prática pedagógica, nomeadamente na implementação de momentos de aprendizagem a pares e na diversificação da forma como os pares foram constituídos.