PEDU - Tese de doutoramento
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- Les parents et l'école maternelle: Contribution a l'étude de la différenciation scolairePublication . Pacaud-Breton, Jeannine; Jamati, V. IsambertInexistente
- L'évolution du texte libre a l'école élémentaire: Contribution a une génétique de la textualitéPublication . Clanché, Pierre; Wittwer, M. JacquesInexistente
- Marginalisation et étiquetage. Les professionnels de l'éducation spécialisée face a des enfants deficients intellectuelsPublication . Martins, Margarida AlvesInexistente
- Educar de outra forma: A Escola Oficina n.º 1 de Lisboa, 1905-1930Publication . Candeias, António; Stoer, Stephen; Nóvoa, AntónioO objectivo central desta tese consistiu na análise detalhada, entre os anos de 1905 e 1930, da vida de uma instituição educativa denominada de Escola Oficina N°l, criada em Lisboa pela Sociedade Promotora de Asylos Creches e Escolas, uma organização de carácter maçónico. Dentro deste objectivo geral, interessou-nos, em primeiro lugar, a análise da forma como se deu a mudança de um modelo educativo tradicional consignado nos objectivos dos fundadores desta escola, para um modelo educativo lihertário, que fazendo-se eco da radicalização do campo social e político português do principio do século, veio a caracterizar a forma de funcionamento desta escola, entre 1907 e meados da década de vinte deste século; De seguida, interessou-nos compreender, em termos de vivência do quotidiano escolar, de planos curriculares, de aspectos como as aprendizagens, as avaliações, a autonomia dos alunos, a disciplina, etc., quais os conteúdo específicos de um modelo educativo lihertário; Finalmente, interessou-nos questionar as potencialidades desta forma de encarar e de praticar a educação, em termos do presente e do futuro da educação. Os procedimentos seguidos, são os tradicionais dentro da História da Educação: recolha, tratamento e análise de fontes, e o seu cruzamento com os contributos teóricos que durante este século foram questionando as relações entre a sociedade e a educação. Dentro destes contributos, realçamos o campo do que genericamente se apelidou de Educação Nova, por um lado, e as concepções educativas do Socialismo, por outro, cuja síntese se encontrou num estado muito perfeito, na prática educativa e pedagógica da Escola Oficina N°l. As conclusões a que chegámos, realçam a especificidade que cada modelo toma quando corporizado num exemplo, pelo que acentuam a impossibilidade de fazer de exemplos do passado, bandeiras do futuro. Mas também pensamos ter conseguido mostrar, como em campos específicos tais como as aprendizagens, a autonomia dos alunos e outros, as concepções educativas postas em prática por esta escola, se mostram completamente operativas para o futuro; e como nos termos gerais com que a Educação era encarada e praticada pelos pedagogos da Escola Oficina N°l, através de uma busca incessante do máximo de liberdade individual e de autonomia por parte da criança, a par de um grande rigor no processo de aprendizagem, e na promoção de atitudes enfatizando a justiça social, o respeito e a tolerância pelos outros, o exemplo corporizado por esta escola ainda tem o condão de nos fazer sonhar. ------ ABSTRACT ------ The central objective of this thesis is the detailed analysis of the life of an educational intitution (namely, the Escola Oficina N°l), from 1905 to 1930.The Escola Oficina n°l was created in Lisbon by the Sociedade Promotora de Asylos Creches e Escolas, an organization of Masonic character. Within this overall objective, we were interested, firstly, in the analysis of the way in wich a tradicional educational model, originally part of the project of the founders of this school, became a model of libertarian education.This latter model, echoeing the radicalization of Portuguese social and political realities at the beginning of the century, came to characterize the functioning of this school between 1907 and the middle years of the 1920s. Secondly, we were interested in understanding (in therms of, for example, daily life whithin the school, curricula, methods for learning, assessment, pupil autonomy, school, discipline, etc.) the nature of the specific contents of a libertarian model of education. Finnally, we where interested in questioning the potentialities of this way of conceptualizing and practicing education, both in terms of present and the future. The procedures followed in this thesis are those traditional within the History of Education: data gathering and analysis, including the crossing of this data with the theoretical contributions that during this century have questioned the relationship between society and education.Among such contributions, we have given emphasis, on the one hand, to what is generally known as Educação Nova, and, on the other, to Socialist conceptions of education, whose synthesis is encountered, in an almost perfect state, in the pedagogy and educational practice of the Escola Oficina N°l. The conclusions to wich we have arrived give emphasis to the specificity which each model assumes when embodied in an example. Thus, they accentuate the impossibility of turnig examples of the past directly into projects for the future. However, we believe we have also managed to show how, in specific areas such as methods for learning, pupil autonomy and others, the educational conceptions put in practice by this school still maintain themselves completely operative for the future.Further, we believe we have shown how the example embodied in this school still has the capacity to make us dream, by way of the general terms in wich education was assumed and practiced by the pedagogues of Escola Oficina N°l, through their unending search for the development of maximum individual liberty and autonomy for the child, while at the same time they mainteined great rigour with regard to learning processes and in the promotion of attitudes of social justice, including respect and tolerance for others.
- Social encounters among young children: Assertiveness, aggression and prosocial behaviorPublication . Silva, Judite Maria BritoPsychological literature on the social development of children is extensive and many experimental and naturalistic investigations have been carried out. The picture of the young child as egocentric and having limited social competence has been replaced by one of an agent who understands and actively manipulates his social world to achieve goals and establish relationships necessary to his adaptation to a variety of settings. The literature review which forms the first part of the dissertation is structured around four principal topics: studies which demonstrate the origins and development of social interaction in infants and young children; delineation of the field of study and definition of key variables in aggression, assertion, prosocial behaviour, empathy and self-control; theories of aggression and prosocial behaviour; and a review of the main trends in young children"*. social encounters. Although the literature is extensive, comparatively few studies have attempted to integrate the main trends and have, instead, isolated one two types of behaviour for examination. Following the critical review of the literature some of the major issues raised are discussed and research questions and predictions are identified. A naturalistic study of a group of children in a nursery school attached to an English university was designed following pilot work in two similar groups involving 82 childrens and 20 hours of observation. The main study was of observations made on three mornings each week over a period of five months. Focal sampling of target. children in the group of 17 aged between three and four years, was adopted and the majority observed for a total of 120 minutes each, that is for 24 periods of five minutes. The sample unit was one minute during which operationalized variables in aggressive, assertive and prosocial categories and subcategories were recorded, Tests of empathy were also administered and ratings of self-control made limited background data (age, sex, birth order) were also obtained. Reliability of all variables and observations was examined. Construct validity was also studied through the use of convergent and divergent correlations. The main body of the quantitative analysis concerned the relationships among the behaviours categorized to test the predictions and examine the research questions which had been set up. Differences in behaviour were related to the background variables employed and a qualitative analysis, involving over 600 observational units, was carried out to identify the antecedents and consequences of each category of behaviour and the contexts, social interaction and materials with which they were associated. Relationships between interaction style and empathy and self-control were also examined. The final chapter discusses some of the limitations of the study and the findings are interpreted in the light of the dominant and controversial trends in the literature.
- Políticas educativas contemporâneas: Críticas e alternativasPublication . Candeias, António; Stoer, Stephen; Nóvoa, AntónioInexistente
- Comment les enseignants tirent-ils parti des recherches faites en didactique des mathematiques? Le cas de l'enseignement des décimaux a la charnière école-collègePublication . Bolon, Jeanne; Vergnaud, GérardInexistente
- Resolução de um problema absurdo em contexto de avaliação e de trabalho para casaPublication . Gonzalez, António José C. A.; Martins, Margarida Alves
- O uso do conhecimento em contexto de trabalho: Estudo etno-sociológico da cultura dos professores na conjuntura da reforma educativa (1992/ 94)Publication . Caria, Telmo Humberto Lapa; Iturra, RaulInexistente
- Interacções entre pares: contributos para a promoção do desenvolvimento lógio e do desempenho estatístico, no 7º ano de escolaridadePublication . Carvalho, Carolina Fernandes de; César, MargaridaA presente investigação centra-se no estudo das interacções entre pares, na sala de aula de Matemática, mais precisamente após a unidade curricular de Estatística do 7o ano de escolaridade ter sido leccionada. O problema em estudo é a compreensão dos progressos gerados quando os alunos trabalham em díade. quer em termos do desenvolvimento lógico quer dos desempenhos estatísticos. Partindo do problema orientador definiram-se como objectivos principais: (a) averiguar se os alunos, quando trabalham em díade, enquanto resolvem tarefas não-habituais de Estatística, revelam mais progressos no seu desenvolvimento lógico (Grupo Experimental) comparativamente a alunos que não experimentam esta forma de trabalho ou de tarefas (Grupo de Controlo); (b) verificar se os alunos, quando realizam tarefas não-habituais de Estatística (Grupo Experimental), revelam mais progressos entre o pré-teste e o pós-teste comparativamente a alunos que não experimentam esta forma de trabalho (Grupo de Controlo); (c) analisar alguns erros e dificuldades mais frequentes na resolução de tarefas habituais e não-habituais de Estatística; (d) pesquisar quais as estratégias de resolução mais frequentes utilizadas pelos alunos quando realizam tarefas não-habituais de Estatística; (e) identificar o tipo de díade responsável por uma evolução mais nítida dos alunos em relação ao estádio de desenvolvimento lógico, isto é, entre a primeira e a segunda aplicação da Escala Colectiva de Desenvolvimento Lógico e aos desempenhos estatísticos (entre o pré-teste e o pós-teste); (f) enunciar as dinâmicas de interacção facilitadoras de resoluções, com êxito ou fracasso, utilizadas pelas díades. A metodologia escolhida baseou-se num plano empírico de inspiração quasi-experimental, com um grupo de controlo e um grupo experimental. O trabalho empírico foi realizado em dois anos lectivos consecutivos, sendo o segundo ano de replicação do estudo. Os alunos das duas escolas onde a investigação foi desenvolvida resolviam, no início do ano lectivo, uma Escala Colectiva de Desenvolvimento Lógico (E.C.D.L.) e duas tarefas habituais de Estatística que serviam de pré-teste. Os desempenhos conseguidos pelos alunos serviram de critério para a formação do grupo de controlo e experimental, tendo em atenção que a unidade de formação dos grupos tinha de ser a unidade a turma. Em momentos diferentes, e para cada uma das turmas pertencentes ao grupo experimental, os alunos resolviam em díade três tarefas não-habituais de Estatística e participavam numa discussão geral com a investigadora. Passada uma semana do trabalho em díade ter sido terminado, os alunos pertencentes aos dois grupos realizavam a tarefa habitual de estatística, correspondente ao pós-teste e, no final do ano lectivo, resolviam novamente a Escala Colectiva de Desenvolvimento Lógico. Os resultados principais do estudo mostram que os alunos pertencentes ao grupo experimental, que trabalharam em díade com tarefas não-habituais durante três sessões, apresentam progressos mais nítidos quanto ao desenvolvimento lógico avaliado através da Escala Colectiva de Desenvolvimento Lógico e uma evolução mais acentuada nos desempenhos das tarefas habituais, quando se comparam os desempenhos do pré-teste com os do pós-teste. Verifica-se, ainda, que no ano em que se replica o estudo estes resultados são mais significativos. Um outro resultado encontrado mostra que o tipo de díade que formamos tende a ser responsável por um padrão de desempenho dos sujeitos e são as díades que considerámos como sendo de Tipo IV, heterogéneas quanto ao desenvolvimento lógico e ao desempenho na tarefa de pré-teste, aquelas que parecem gerar mais progressos nos desempenhos estatísticos dos sujeitos. Contudo, quanto ao desenvolvimento lógico os dados obtidos não são tão claros. A presente investigação possibilitou ainda um outro resultado: os conteúdos de Estatística não são isentos de dificuldades para os alunos e, mesmo aqueles que os trabalham de uma outra forma, como os alunos do grupo experimental, quando realizam o pós-teste continuam a encontrar obstáculos na resolução de alguns itens. De igual modo, quando se analisam os desempenhos dos alunos de uma outra forma, nomeadamente através da análise de interacções, observa-se que o domínio do conhecimento estatístico, para muitos alunos, se resume a um conhecimento instrumental, que não vai além do uso de um procedimento ou do recurso a um algoritmo. Por fim, foi ainda possível identificar as diferentes estratégias de resolução usadas pelos alunos quando resolvem as tarefas não-habituais. como a estratégia de resolução por tentativa e erro, de resolução gráfica com e sem suporte estatístico; a estratégia de resolução aritmética e a estratégia de resolução algébrica. As recomendações emergentes deste estudo apontam no sentido de se rever a forma como se tem trabalhado a Estatística nas aulas de Matemática. O trabalho em díade é uma das formas possíveis de alterar essas práticas mas, para isso, o modo como juntamos os alunos não pode continuar a ser fruto de um acaso sob pena de não se rentabilizar todas as suas potencialidades, facilitando o processo de apropriação de conhecimentos e a mobilização de competências.