PSAU - Tese de doutoramento
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- Percursos pela velhice: Uma perspectiva ecológica em psicogerontologiaPublication . Paúl, Maria Constança
- Percepção do risco sismico: Medo e ilusões de controloPublication . Lima, Maria Luísa; Vala, JorgeO risco sísmico é uma das maiores ameaças naturais a que está sujeito o nosso país. Neste trabalho procura-se esclarecer os processos cognitivos implicados na percepção do risco sísmico, caracterizando a sua articulação com as estratégias individuais de preservação da saúde mental e a sua dependência das formas de pensamento social dos grupos em que os indivíduos se inserem. Nessa perspectiva, procura-se compreender, do ponto de vista da Psicologia Social, a aparente irracionalidade do comportamento humano que, tendo consciência da sua vulnerabilidade face ao perigo sísmico, não age no sentido de se prevenir ou proteger. Começa-se por mostrar que a forma como os indivíduos pensam sobre os riscos, e especificamente sobre o risco sísmico, é muito diferente da forma como os mesmos riscos são analisados e definidos pelos técnicos. Caracteriza-se, através de um estudo empírico, as três dimensões estuturantes do pensamento social sobre os riscos (Conhecimento, Controlabilidade e Envolvimento Pessoal) e o posicionamento do risco sísmico nessa estrutura perceptiva: é um risco caracterizado como conhecido, incontrolável e objecto de elevado envolvimento pessoal. Analisa-se depois as alterações que a percepção do risco sísmico sofre em função de dois tipos de motivações decorrentes de níveis de análise diferentes: a necessidade de manutenção de uma identidade sócial positiva, e a necessidade de preservação do sentimento de bem estar individual. Mostra-se, no primeiro estudo do Capítulo 3, que os indivíduos com uma identificação forte com a região sísmica onde vivem, apresentam imagens dos sismos muito diferentes das dos indivíduos com uma fraca identificação regional: enquanto que os primeiros apresentam um dicurso objectivo, factual e activo sobre este fenómeno, os segundos associam os sismos a emoções negativas e paralisantes. No segundo estudo apresenta-se evidência do desenvolvimento de ilusões positivas face aos sismos em indivíduos que vivem em zonas mais ameaçadas por este fenómeno. Estas ilusões positivas caracterizam-se por percepções acrescidas de controlo face a este desastre, percepções de maior competência pessoal e percepção de uma maior invulnerabilidade pessoal, e têm como função preservar a saúde mental dos indivíduos em situação de ameaça continuada. A importância do controlo percebido, que ressalta dos estudos empíricos dos Capítulos 2 e 3, é retomada no Capítulo 4 deste trabalho. Procura-se mostrar a existência de crenças sociais de controlo, associadas ao pensamento dos diversos grupos sociais, a que os indivíduos recorrem em situação de ameaça percebida. Caracteriza-se três tipos de crenças sociais de controlo (religiosas, científicas e políticas) e mostra-se a sua relação com as inserções sociais dos sujeitos (Estudo 1) e com o aumento da ameaça sísmica percebida (Estudo2). Por fim (Capítulo 5), mostramos experimentalmente que estas crenças sociais de controlo são espontaneamente activadas em situação de ameaça sísmica percebida. A demonstração desta activação espontânea das crenças sócias de controlo ilustra bem a importância da socialização grupai no comportamento individual, em situações em que as possibilidades de actuação directa dos sujeitos são muito limitadas: contribui para diminuir o stress individual causado pela exposição a um perigo incontrolavei, e, simultaneamente, reforça a ligação do indivíduo aos valores do grupo. Discutem-se, depois, as implicações do conjunto dos 7 estudos empíricos que este trabalho inclui para a compreensão do comportamento dos indivíduos face aos sismos, e para o desenvolvimento de estratégias de prevenção civil adaptadas às preocupações e necessidades dos indivíduos.
- Novas prácticas e representações na profissão de enfermagemPublication . Gouveia, Maria José; Jesuíno, Jorge CorreiaInexistente
- O sucesso no aleitamento materno : Contributo de uma intervenção clínicaPublication . Almeida, Maria Leonor Quinhones Levy Gomes AlbuquerqueO AM tem muitas vantagens e a sua promoção constitui uma prioridade mundial. Este estudo teve como tema, o "Aleitamento materno", dado o interesse da autora do projecto pela prevenção em geral e particularmente pelo comportamento alimentar, nomeadamente pela amamentação. O modelo de intervenção utilizado, integrou um conceito de salutogénese situando-se cada vez mais no contexto da qualidade de vida ao longo do ciclo de vida e constituiu um desafio, numa perspectiva nova de Pediatria. O AM tem muitas vantagens e a sua promoção constitui uma prioridade mundial. Estudos efectuados em Portugal apontam para uma alta incidência do AM à nascença e para uma baixa prevalência a partir do fim do primeiro mês de vida. A promoção do AM tem como objectivo o seu sucesso e pressupõe o conhecimento da comunidade a que se destina. O sucesso do AM está sujeito a múltiplas influências; alguns dos factores que parecem influenciar o sucesso do AM são modificáveis e portanto, sujei¬tos a intervenção. O nosso estudo foi prospectivo e experimental, com aleatorização prévia e dupla ocultação. A amostra foi constituída por 3 grupos de 20 díades mãe-bebé, que pre¬encheram os critérios de inclusão das mães, trabalho de parto e parto, bebés e pós-parto. Este estudo teve dois objectivos: O primeiro objectivo consistiu na avaliação da eficácia de duas interven¬ções efectuadas à nascença, no sucesso do AM. A primeira intervenção consistiu na precocidade da primeira mamada, ou seja, em pôr o bebé a mamar no fim da primeira hora de vida. A segunda intervenção consistiu na precocidade da primeira mamada e no esclarecimento das mães acerca da importância de o bebé estar no estádio de alerta calmo, antes de mamar. O segundo objectivo foi avaliar as determinantes do sucesso do AM. Como medidas de sucesso foram propostas a duração do AM exclusivo e não-exclusivo, a transferência de leite durante uma mamada ao 3 o dia de vida e a interacção mãe-bebé ao 3o e 30° dia de vida, durante uma situação alimentar. O grupo experimental I foi sujeito à intervenção I, o grupo experimental II foi sujeito à intervenção II e o grupo controlo seguiu a rotina da enfermaria. O estudo iniciou-se antes do parto e prolongou-se até aos 12 meses de vida de cada bebé. A observação das mães constou de questionários a fim de obter dados sobre algumas características sócio-demográficas, sobre as atitudes durante a gestação, atitudes face ao AM, expectativas maternas face ao bebé e causas de desmame parcial e total. As atitudes durante a gestação foram observadas através de um questio-nário próprio. As atitudes face ao AM foram observadas com um questionário construído para o efeito e baseado na Teoria da Acção Reflectida. As expectativas maternas face ao bebé, foram observadas com o Neonatal Perception Inventory (NPI). As causas de desmame parcial e total foram observadas também através de questionários. A observação dos bebés consistiu na avaliação do peso à nascença, índice de Apgar e sexo, do estado neuro-comportamental ao 3o e 30° dias, desenvolvimento psicomotor aos 3, 6 e 12 meses e estado nutricional dos 3 dias aos 12 meses de vida. O estado neuro-comportamental foi observado com a Neonatal Behavior Assessment Scale (NBAS), o desenvolvimento psicomotor com as Bayley Scale of Infant Development (BSID) e o estado nutricional foi observado através do peso, estatura, perímetro cefálico, prega tricipital, circunferência do braço, índices de Kanawati e MacLaren e de McLaren e Read. A observação do ambiente em casa foi efectuada aos 9 meses de vida do bebé, utilizando o Home Observation for the Measurement of Environment (HOME). A avaliação da eficácia da intervenção no sucesso do AM, foi efectuada através da determinação da duração do AM exclusivo e não-exclusivo, da transferência de leite entre mãe e bebé, durante uma mamada ao 3o dia de vida e da observação da interacção mãe-bebé ao 3o e 30° dias de vida durante uma situação alimentar. A duração do AM exclusivo e não-exclusivo foi efectuada através do in-quérito alimentar constante de cada uma das consultas mensais. A transferência de leite ao 3o dia de vida, foi feita através de uma pesagem dupla do bebé ao 3o dia de vida, antes e depois de mamar. A interacção mãe-bebé durante a situação alimentar ao 3o e 30° dias de vida, foi feita utilizando a Nursing Child Assessment Feeding Scale (NCAFS). Os resultados foram estudados com os programas estatísticos Microstat e Stata. Os dados obtidos foram analisados através da análise de variância (ANOVA) e do teste de Kruskall-Wallis para as variáveis do tipo intervalado e através do teste do qui quadrado e do teste de Fisher para as variáveis categoriais. A avaliação das determinantes do sucesso de AM foi efectuada através de regressões múltiplas, a fim de avaliar a correlação de cada uma das variáveis dependentes, com as variáveis independentes consideradas. Estas regressões foram ajustadas pelos grupos de estudo. Foram ainda efectuadas regressões múltiplas retrógadas passo a passo, para avaliar o efeito próprio de cada uma das variáveis independentes consideradas, sobre as variáveis dependentes. Em todas as determinações foi escolhido como limiar de significância, o valor de p de 0,05. Verificou-se uma homogeneidade entre as características maternas pré-natais dos 3 grupos, à excepção da idade materna que foi mais alta no grupo controlo e na manutenção da amamentação que foi mais fraca no grupo experimental II. As expectativas maternas face ao bebé foram maiores nos grupos expe-rimentais, sugerindo serem consequência das intervenções efectuadas. A principal causa de desmame parcial ou total, alegada pelas mães, foi maioritariamente a hipogalactia. Verificou-se uma homogeneidade entre os bebés à nascença, quanto ao peso, índice de Apgar e sexo. Verificou-se ainda uma homogeneidade entre os bebés no que respeita o estado neurocomportamental, desenvolvimento psicomotor e estado nutricional, à excepção do índice de McLaren e Read aos 12 meses de vida. Também não foram encontradas diferenças entre os três grupos, quanto ao ambiente em casa dos bebés. Quanto aos objectivos do estudo, a análise dos resultados sugere que o AM é um processo muito complexo, dependente de múltiplas influências. Ao avaliarmos a eficácia das intervenções à nascença no sucesso do AM, verificou-se que as intervenções efectuadas não aumentaram o sucesso do AM de modo estatisticamente significativo. É de realçar, no entanto, que só nos grupos experimentais, a prevalência do AM não-exclusivo se prolongou para além dos sete meses de idade. Verificou-se que a duração média do AM não-exclusivo do grupo experimental I foi superior à do grupo controlo em 32 dias e que a duração média do AM não-exclusivo do grupo experimental II foi superior à do grupo controlo em 56 dias, sugerindo a importância clínica das intervenções. Ao avaliarmos as determinantes do sucesso do AM, verificámos que aquelas exerceram a sua acção desde antes da concepção do bebé, passando pela gestação, trabalho de parto e parto, permanência na maternidade e du¬rante o primeiro ano de vida. As determinantes do sucesso do AM antes da gestação foram a idade materna e o facto de a gestação ter sido planeada ou desejada. As determinantes do sucesso do AM durante a gestação foram a frequência de aulas de preparação para o parto e o planeamento da duração do AM, enquanto que as atitudes maternas face ao AM, se correlacionaram negativamente com o seu sucesso. Durante a permanência na maternidade, as determinantes do sucesso do AM foram o adiamento da suplementação, as expectativas maternas face ao bebé no 2o dia de vida, a transferência de leite e a interacção mãe-bebé du¬rante uma mamada no 3o dia de vida, nomeadamente no que respeita os comportamentos contingentes, enquanto que a regulação dos estádios ao 30° dia de vida se correlacionou negativamente com uma das medidas de sucesso do AM. As determinantes de sucesso do AM depois da alta foram o adiamento da suplementação, um menor grau de preocupação materna face ao comporta¬mento do bebé durante o primeiro mês de vida e a interacção mãe-bebé durante a situação alimentar ao 30° dia de vida. A intervenção efectuada à nascença revelou-se influente nas expectativas maternas face ao bebé ao segundo dia de vida. Verificou-se em díades aparentemente sem risco a existência de mães de risco, ou seja, aquelas mães que valorizaram mais o bebé médio que o bebé próprio, ou que tinham menores expectativas quanto ao seu bebé; verificou-se ainda a existência de alguns padrões interactivos preocupantes durante a mamada. Os resultados sugerem ainda a importante influência exercida pela interacção mãe-bebé durante a mamada ao 3o dia de vida ou a situação alimentar ao 30° dia de vida, no sucesso do AM, nomeadamente na duração do aleitamento exclusivo e não-exclusivo. Realce-se a influência dos comportamentos contingentes entre mãe e bebé no sucesso do AM, sugerindo a importância da sincronia entre mãe e bebé na quantidade da íngesta. Realce-se ainda a importância da competência do bebé, na obtenção de bons padrões interactivos entre mãe e bebé, sugerindo que o AM é um processo de verdadeira cooperação entre mãe e bebé, em que cada membro da díade emite e recebe sinais, e se adaptam mutuamente num processo cada vez mais complexo e mais rico. Existem ainda factores comuns correlacionados com a duração do AM exclusivo e não-exclusivo, ou seja a interacção entre mãe e bebé ao 30° dia de vida, uma gravidez planeada ou desejada e o grau de preocupação materna quanto ao comportamento do bebé durante o primeiro mês de vida. Os resultados obtidos no nosso estudo confirmam que o AM é um processo complexo, exigindo o seu sucesso a implementação de medidas a vários níveis. Existem alguns períodos "críticos", "especiais" ou "melhores" que constituem os pontos de viragem ou "touch-points" aplicados ao sucesso do AM. Como determinantes da decisão de amamentar, sugere-se a importância das consultas de planeamento familiar, da entrevista entre a futura mãe e o médico do bebé no 3º trimestre de gestação, e a frequência de aulas de preparação para o parto. Para o estabelecimento da lactação, realce-se a importância da "Iniciativa dos Hospitais Amigos dos Bebés", que proporciona à mãe e ao bebé as melhores condições para um bom início de vida, com especial relevo para a prática do AM exclusivo, sem recurso a qualquer suplementação. Para o suporte da amamentação, é especialmente importante a disponibilidade e a competência dos profissionais de saúde, nos domínios dos conhecimentos, atitudes e gestos com especial realce para o diagnóstico de bons e maus padrões interactivos entre mãe e bebé durante a mamada. Em suma, muito há ainda para fazer no sentido de aumentar o sucesso do AM; os esforços dos profissionais de saúde e de educação, das organizações internacionais e nacionais, aliados a uma vontade política forte, serão imprescindíveis para alcançar os objectivos pretendidos.
- Validação do processo de selecção da 3ª fase do concurso de admissão de cadetes à Escola NavalPublication . Gouveia, Raúl Bernardo Mourato Ramos; Jesuíno, Jorge CorreiaA presente investigação teve por finalidade verificar a validade preditiva dos resultados obtidos na avaliação das qualidades pessoais dos candidatos, na 3a fase do concurso de admissão de cadetes à E.N., em relação às valorizações das Aptidões Militar-Navais dadas enquanto cadetes dos 1o e 2 anos da E.N.. A investigação analisou os processos de selecção do concursos de admissão de cadetes à E.N., nos anos de 1993, 1994 e 1995. Os sujeitos que participaram nesta investigação pertencem portanto a três grupos distintos, mas que apresentam homogeneidade em relação aos seguintes aspectos: 1) tinham um número médio de 60 sujeitos, 2) eram maioritariamente do sexo masculino, 3) tinham uma idade média compreendida entre os 17 e os 20 anos, 4) foram todos voluntários para ingressar na Armada e 5) tinham como habilitações académicas mínimas exigidas o 12° ano das áreas de estudo que incluíssem a disciplina de Matemática. O método utilizado consistiu em validar o novo processo de selecção dos candidatos, que foi implantado em 1993 e que se baseava na avaliação das qualidades pessoais dos candidatos através da observação dos seus comportamentos em Provas de Situação de Liderança. Foi escolhida a metodologia prescrita por Yukl (1981) especificamente para a selecção de pessoal, no seu paradigma de liderança. Assim, pretendeu-se verificar a validade preditiva e de construto daquelas Provas em relação à avaliação das Aptidões Militar-Navais, comparando os resultados nelas obtidos com os resultados obtidos na avaliação dos traços dos candidatos nas Provas Psicotécnicas efectuadas na 2a fase do concurso de admissão. Os instrumentos utilizados foram diferentes testes para identificação de traços de personalidade e de comportamentos contingenciais e uma grelha para avaliação por observação, das Perícias de Liderança e das Qualidades Pessoais em Provas de Situação de Liderança. A estatística aplicada foi a regressão múltipla por satisfazer as múltiplas relações existentes entre as variáveis dependentes e independentes definidas. Após terem sido aplicadas as regressões múltiplas a cada P.M.G. foi efectuada a sua comparação, no sentido de verificar a existência de variáveis independentes comuns às variáveis dependentes, simultaneamente nas três P.M.G.. Com efeito, não se encontrou comunalidade das variáveis independentes inter-P.M.G.. Da análise dos resultados concluiu-se não se ter verificado maior capacidade preditiva das Provas de Situação de Liderança em relação à avaliação das Aptidões Militar-Navais tendo como elemento de comparação as Provas Psicotécnicas. No entanto, deve ser mantido o processo de selecção em vigor porque do ponto de vista metodológico a sua avaliação se coaduna com os resultados obtidos por Kenrick e Funder (1988) em investigações efectuadas neste domínio. Recomenda-se que se dê continuidade à presente investigação mas efectuando as seguintes alterações metodológicas: 1) a avaliação das Aptidões Militar-Navais deve passar a ser efectuadas por um número mínimo de cinco avaliadores, 2) a grelha de avaliação das Aptidões Militar-Navais deve ser adequada à nova grelha de Avaliação Individual dos Militares da Marinha afim de permitir verificar uma validade preditiva de mais longo alcance, entre outras.
- Depressão pós-parto, interacção mãe-bebé e desenvolvimento infantilPublication . Figueiredo, Bárbara; Óscar F. GonçalvesInexistente
- Psicologia, saúde e nutrição: Estudo do comportamento alimentar, do estado de nutrição e alguns factores psicossociais associados, num grupo de adolescentesPublication . Viana, Victor; Guerra, António Mónica; Santos, Pedro LopesNa primeira parte deste trabalho o comportamento alimentar é considerado do ponto de vista da psicologia da saúde. Começamos assim por apresentar os conceitos deste domínio da psicologia, quando aplicado em idades da infância e adolescência, em que o comportamento assim como as suas determinantes psicossociais são considerados factores fundamentais da saúde e da doença. Realçamos a importância da prevenção na promoção da saúde do jovem através do estabelecimento de hábitos saudáveis tendo em consideração resultados imediatos e a longo prazo. Descrevemos a evolução das atitudes associadas aos comportamentos referente à saúde num ponto de vista desenvolvimental. Descrevemos o papel da alimentação considerada como um dos factor determinantes da prevalência e, também, do tratamento de algumas das doenças mais temidas do tempo. Dada a importância deste aspecto na vida das populações, é traçada a linha de desenvolvimento das preferências alimentares e caracterizado o comportamento alimentar dos jovens. Realçamos a importância dos factores socioculturais na selecção de alimentos e estabelecimento de hábitos alimentares, tendo em conta outros aspectos do estilo de vida assim como as atitudes relativas ao próprio corpo. Na segunda parte do trabalho investigou-se o comportamento alimentar e o índice de massa corporal (IMC) de um grupo de adolescentes enquanto relacionados com factores psicossociais e de acordo com os pressupostos dos modelos de cognição social numa perspectiva da Psicologia da Saúde. A amostra era constituída por 281 estudantes com idades compreendidas entre 11 e 15 anos inclusive, residentes no Porto e arredores. O peso e a estatura foram registado de modo a ser calculado o IMC. O suprimento alimentar foi obtido através do Inquérito Alimentar das 24 horas e o estilo alimentar foi avaliado através do Questionário Alimentar dos Três Factores (TFEQ). O estilo de vida, atitudes face à saúde e percepção de controlo foram avaliados através de escalas psicológicas. Foram ainda registadas as características socioculturais e hábitos de vida tais como índices de prática de desporto e de exposição à TV, e avaliada a influência da publicidade. Os resultados foram estudados estatisticamente através de testes comparativos, análises de correlação, análise de clusters e análise de regressão. As variáveis foram integradas segundo um modelo que evidenciou algumas diferenças entre os sexos. As determinantes mais fortes do IMC e do suprimento energético foram os factores do estilo alimentar, nomeadamente a restrição e a prática de desporto. Outros factores psicossociais como as atitudes, estilo de vida e locus de controlo, revelaram ter uma influência de segunda ou terceira ordem, na medida em que, não se relacionando directamente com o IMC ou suprimento energético, condicionam os factores directamente associados a estes. O nível cultural da mãe assim como a prática de desporto demonstraram influenciar positivamente os factores psicossociais, enquanto que o tempo gasto a ver TV teve um efeito negativo. Não se confirmou a influência da publicidade. A relação entre o suprimento energético e o IMC revelou-se contraditória. Finalmente, procuramos realçar a importância dos factores psicossociais no estabelecimento de um estilo de vida saudável, em que a alimentação é incluída. Sublinhamos, por fim, a necessidade dos aspectos psicológicos serem tomados em consideração na criação de estratégias de educação para a saúde nos jovens. ------ ABSTRACT ------ Nutrition is one of the most important matter in the subject of disease prevention. Food habits are, in general, determined by economic and cultural influences but psychological factors play an important role on the process of eating decision. We begin this work describing some concepts of health psychology applied to child and youth. The importance of attitudes in the development of behavior and habits related to health and disease is described in a perspective of health prevention. Once the nutritional habits are related to some of the most frightening diseases of our days, we describe the way young people and adolescents develop food preferences that will influence further food choices. The role of some social and cultural factors is stressed as included in some aspects of life style. In the second part we present our investigation where the Body mass index (BMI) and eating behavior of adolescents were studied as related with some psychosocial factors, such as attitudes related to health, life style, sports practice, and TV influence, according to Health Psychology perspective and Social-cognitive model. Participants of this study were 281 adolescents, students, of both sexes, randomly selected, from an urban environment. The investigation protocols included : Nutritional status (BMI), Food habits (24 hours Recall), eating style (Three Factors Eating Questionnaire), altitudes, life style and locus of control and other behaviors. The results showed that there were some differences between sexes. In general the most important determinants of BMI and energetic supply were eating style and sports practice, the last one only in female cases. Other psychosocial factors such as attitudes, life style and locus of control, seem not directly related to BMI and food habits, although they show to nave an important influence in those other factors directly related to BMI and food habits, such as cognitive eating restraint and sports practice. Mother’s cultural level and sports practice had a positive influence in psychological variables while time passed watching TV had a negative impact in those factors. TV advertising influence were not confirmed. The connection between energetic supply and BMI were contradictory. We concluded that concepts of Health Psychology and Social-cognitive model can, in part, explain eating behavior. We remark the importance of the psychosocial factors as determinants of an healthy life style, where eating and nutrition have a very important place, in the development of health education strategies in adolescents.
- Língua gestual e leitura em crianças surdas: Estudo experimental de aplicação de um modelo bilinguePublication . Amaral, Maria Augusta Gomes Conde; Martins, Maria Raquel DelgadoO objectivo geral deste estudo é a avaliação de desenvolvimento das competências em leitura, por parte de um grupo de 48 crianças surdas profundas, adquiridas durante um ano em que se aplicou um modelo de educação bilingue. Além deste grupo de crianças que constituíram o grupo alvo elegemos dois grupos de controlo, um constituído por crianças surdas e outro por crianças ouvintes; estes dois grupos apresentavam características e experiências similares às do grupo alvo, exceptuando o facto de não estarem sujeitos a qualquer intervenção educativa específica. No estudo desenvolvido levantámos a hipótese de que os resultados em leitura seriam tanto melhores quanto maiores fossem: o desenvolvimento linguístico das crianças surdas em Língua Gestual Portuguesa e das crianças ouvintes em Língua Portuguesa; as suas capacidades metalinguísticas; a compreensão dos objectivos da leitura. Para testar estas hipóteses foram aplicadas provas aos três grupos da amostra (no início e final do ano a que o estudo se reporta), para avaliar o desenvolvimento linguístico, as capacidades metalinguísticas e o nível de compreensão dos objectivos da leitura da amostra; para avaliação dos resultados em leitura foi também aplicada uma prova no início e final do estudo. Os resultados revelaram que o grupo alvo foi o que apresentou um maior incremento de pontuação em todas estas provas, incluindo a de leitura, vindo a confirmar as hipóteses levantadas. Releva-se, assim, a importância do desenvolvimento linguístico e metalinguístico das crianças na aprendizagem da leitura, bem como a forma como a escola pode influir favoravelmente nas aprendizagens sempre que vai ao encontro das necessidades das crianças, no caso presente, através da aplicação de um modelo de educação bilingue que privilegiou o desenvolvimento e reflexão das crianças surdas sobre a sua língua e o Português escrito.
- Sexualidade masculina pós-lesão vertebro-medularPublication . Cardoso, Jorge Manuel dos Santos; Vaz, Julio MachadoAs lesões vertebro-medulares (LVM) provocam um grau variável de perturbação das funções motoras e sensoriais, acompanhado por um conjunto de alterações psicológicas associadas à perda ocorrida. Influenciada quer pelas especificidades da lesão, quer pela readaptação psicológica, a sexualidade dos indivíduos LVM constitui uma dimensão que não pode ser ignorada pelos elementos da equipa de reabilitação. Pretendeu-se, com este estudo, descrever e analisar as percepções retrospectivas e actuais dos homens LVM acerca das várias dimensões da sua sexualidade, investigando, em simultâneo, os efeitos do nível e extensão lesionais, idade e tempo de lesão, sobre a esfera sexual. Concomitantemente, foi também objectivo testar se existem associações entre o grau de satisfação sexual, a intensidade depressiva e o auto-conceito, averiguando-se ainda se estas variáveis sofrem efeitos das especificidades da lesão (nível e extensão) e/ou dos factores temporais (idade e tempo de lesão). A amostra é constituída por 150 homens LVM - 24 com quadros de tetraplegia completa, 34 tetraplegia incompleta, 53 paraplegia completa e 39 paraplegia incompleta - todos eles com parceira sexual, fixa e/ou ocasional, durante algum período anterior e posterior à ocorrência da lesão. Com o intuito de acedermos aos vários aspectos da sexualidade dos homens LVM, foi desenvolvida uma entrevista estruturada, orientada para a avaliação das percepções sociais, cognições sexuais, actividade sexual, comunicação sexual, satisfação sexual e reabilitação sexual, contemplando ainda a recolha de informação referente aos dados socio-demográficos e clínicos. Paralelamente, para avaliar o grau de satisfação sexual recorremos ao índice de Satisfação Sexual, para avaliar a intensidade depressiva utilizámos o Inventário Depressivo de Beck e para avaliar o auto-conceito socorremo-nos do Inventário Clínico de Auto-Conceito. Os resultados obtidos indiciam que após a lesão ocorreram inúmeras alterações na esfera sexual, verificando-se, em regra, diferenças significativas entre o período anterior à lesão e a actualidade. De entre as modificações percepcionadas pelos sujeitos, destacamos a diminuição na importância atribuída à vida sexual, no desejo sexual, na frequência e satisfação com a prática do coito, na capacidade de proporcionar satisfação sexual à parceira e na satisfação sexual pessoal. Constatámos que as capacidades eréctil, ejaculatória e orgásmica são particularmente afectadas, tendo-se verificado que a incompletude lesional é mais favorável do que a completude. O nível da lesão parece não exercer um efeito significativo na variabilidade das alterações com que nos deparámos. Em relação aos factores temporais, verificámos que o avançar da idade acarreta um efeito negativo sobre várias dimensões da sexualidade, enquanto o aumento do tempo decorrido desde que sucedeu a LVM produz um efeito positivo em relação a alguns aspectos - aumento da comunicação sexual e da capacidade de proporcionar satisfação sexual à parceira - e negativo em relação a outros - diminuição no grau de satisfação sexual. A capacidade de proporcionar satisfação sexual à parceira, a satisfação associada aos comportamentos de coito e o desejo sexual percepcionado na parceira são preditores de satisfação sexual. Por outro lado, encontrámos uma associação entre o auto-conceito e o grau de satisfação sexual - quanto mais elevado é o auto-conceito maior é a insatisfação sexual, o que não acontece entre a intensidade depressiva e o grau de satisfação sexual. Parece-nos inquestionável que, após a ocorrência da LVM, a sexualidade destes sujeitos tenderá a sofrer uma redefinição, a qual poderá ser facilitada através de formatos de intervenção terapêutica direccionados para a reabilitação sexual. ---------ABTRACT------- Spinal cord injuries (SCI) cause a variable degree of disorder as regards motor and sensory functions, along with a set of psychological changes associated with the loss that has occurred. SCI individuals' sexuality, which is influenced both by the injurys specífícities and by the psychological readjustment that takes place, is a dimension that must not be ignored by the rehabilitation team. This study intended to describe and analyse SCI men's retrospective and current perceptions conceming different dimensions of their sexuality, while also investigating the effects the level and extend of injury, age and time since injury has on them. At the same time, it aimed to test whether there are associations between the degree of sexual satisfaction, depressive intensity and self-concept, and verify whether these varíables are affected by the injury's specifícities (level and extend) and/or by time factors (age and time since injury). The sample consiste of 150 SCI men - 24 with complete tetraplegia, 34 with incomplete tetraplegia, 53 with complete paraplegia and 39 with incomplet paraplegia -, all with a steady and/or casual sexual partner during some time before and after the injury occurred. In order to understand the different aspects of SCI men's sexuality, a structured interview was designed in order to evaluate social perceptions, sexual cognítion, sexual activity, sexual communication, sexual satisfaction and sexual rehabilitation, and gather socio-demographic and clinical data. Besides this, the level of sexual satisfaction was also measured through the Index of Sexual Satisfaction, depressive intensity was assessed with Beck's Depressive Inventory and self-concept was evaluated by using the Clinical Inventory of Self-Concept. The results suggest that following the injury these subjects' sexuality changed in countless ways. In general terms, significant differences were found between the period prior to the injury and the present time. Among the changes subjects perceived are reductions in the importance attributed to one!s sex life, sex drive, frequency and satisfaction with the practice of coitus, capacity to provide one's partner with sexual satisfaction and personal sexual satisfaction. The erectile, ejaculatory and orgasrmc capacitíes were found to be particularly affected. Injury incompleteness showed to be more favourable than injury completeness. Injury levei seems not to have a significant effect on the variability of the changes that were encountered. As for the time factors, becoming older seems to imply a negative effect regarding several dimensions of sexuality, while more time since injury produced a positive effect on certain aspects - more sexual communication and greater capacity to provide one's partner with sexual satisfaction. The capacity to provide one's partner with sexual satisfaction, the satisfaction associated with coitus practices and perceived sexual drive in one's partner are predictors of sexual satisfaction. On the other hand, an association between self-concept and the degree of sexual satisfaction was found - the greater the self-concept, the greater the sexual dissatisfaction -, but none was found between depressive intensity and the degree of sexual satisfaction. It seems unquestionable that after injury occurs these subjects' sexuality tends to under go a redefinition, which may be facilitated through formals of therapeutic intervention directed towards sexual rehabilitation.
- Avaliação do perfil factorial da personalidade de mulheres que sofreram um parto prematuroPublication . Botelho, Teresa Margarida Morais Pita; Ribeiro, José Luís Pais; Leal, Isabel PereiraDeterminar a estrutura da personalidade de mulheres que sofreram um parto prematuro consubstanciou a questão de investigação, operacionalizada num desenho metodológico de cariz exploratório, observacional e transversal. A amostra, recolhida em duas instituições de saúde na área da Grande Lisboa, foi constituída por 301 mães prematuras. O levantamento dos dados demográficos, clínicos e psicológicos baseou-se num protocolo de avaliação sustentado em dois instrumentos: Questionário de Caracterização da Amostra e Inventário da Personalidade NEO-Revisto (Modelo dos Cinco Factores). As variáveis clínicas e demográficas caracterizam as participantes da seguinte forma: média de 28,39 anos quando o filho prematuro nasceu; 67,12% primíparas; 79,07% de raça caucasiana; 86,05% casadas; 89,03% coabitavam com parceiro; 64,12% planearam, 95,68% desejaram e 95,59% vigiaram a gravidez; 23,23% tinha outro filho prematuro; 77,74% trabalhou durante a gravidez; 66,77% dos partos foram por cesariana; a criança prematura nasceu com uma média de 31,63 semanas de gestação e 1647,90 gramas. As variáveis psicológicas traçam um perfil de personalidade evidenciado pela elevada extroversão (E; p = 0,0001) e baixo neuroticismo (N; p = 0,0001). Assim, as participantes revelam ser pouco hostis (N2; p = 0,0001), pouco deprimidas (N3; p = 0,0001), pouco vulneráveis (N6; p = 0,02) e menos auto-conscientes (N4; p = 0,02). São mais assertivas (E3; p = 0,0001), mais activas (E4; p = 0,0001) e têm mais emoções positivas (E6 p = 0,0001). Valorizam pouco a estética (02; p = 0,01) e as acções (04; p = 0,02), mas revelam mais ideias (05; p = 0,0001) e mais valores (06; p = 0,04). São altruístas (A3; p = 0,04), com boa auto-disciplina (C5; p = 0,002) mas menos deliberadas (C6; p = 0,03) atribuindo pouca importância ao dever (C3; p = 0,0001). Consideradas fortemente femininas, elegem dimensões de afirmação e investimento pessoal e social que se podem revelar antagónicas ao processo de gestação emocional. A estrutura de personalidade da mãe prematura é objecto de reflexão à luz do que se entendem ser os constructos contemporâneos de "Feminino" e "Materno". ------ ABSTRACT ------ The main object of the study was to determine the personality structure of women who delivered prematurely. Based on an exploratory, observational and transversal research design, a sample of 301 premature mothers was obtained in 2 health institutions on the outskirts of Lisbon. The demographic, clinical and psychological data was collected through a research protocol based on the Revised NEO Personality Inventory (Five-Factor Model) and a Sample Questionnaire. The clinical and demographic variables portray the participant in the following manner: average 28,39 years when pre-term child was born; 67,12% were first time mothers; 79,07% were Caucasian; 86,05% were married; 89,03% lived with partner in family home; 64,12% planned, 95,68% desired and 95,59% monitored the pregnancy; 23,23% had previously given birth to another premature child; 77,74% worked during pregnancy; 66,77% of births were through cesarean section; neonates were born with mean gestational age 31,63 weeks and mean weight of 1647,90 grams. The psychological variables, when compared with normative values (Portuguese population) depict a personality profile high in Extroversion (E; p = 0,0001) and low in Neuroticism (N; p = 0,0001). The participants can be characterized as not being hostile (N2; p = 0,0001), vulnerable (N6; p = 0,02) depressed (N3; p = 0,0001) or self-conscious (N4; p = 0,02). Instead they are assertive (E3; p = 0,0001), active (E4; p = 0,0001) and have more positive emotions (E6 p = 0,0001). Although they do not appreciate aesthetics (02; p = 0,01) and actions (04; p = 0,02), they are prone to having more ideas (05; p = 0,0001) and values (06; p = 0,04). Altruistic (A3; p = 0,04), self-disciplined (C5; p = 0,002), less deliberate (C6; p = 0,03) they are not very committed to duty (C3; p = 0,0001). Being what the authors consider as very "feminine", their extroverted and active nature on both the personal and social level is analyzed in view of what is commonly expected of a mother-to-be in the process of "emotional gestation".
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