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- Estudo de validação do questionário de avaliação da sobrecarga para cuidadores informaisPublication . Martins, Teresa; Ribeiro, José Luís Pais; Garrett, CarolinaO Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal (QASC)I é um instrumento construído para avaliar a sobrecarga física, emocional e social do cuidador informal (CI) de doentes com sequelas de AVC. O presente estudo descreve a construção e a determinação das características psicométricas deste instrumento. Através de uma amostra de conveniência foram estudados 210 CI e respectivos familiares alvo dos cuidados. Na maioria, estes CI eram do sexo feminino (88,1%), filhas ou esposas. Os sujeitos alvo dos cuidados (52,2% do sexo masculino) apresentavam dependência funcional em pelo menos uma actividade básica da vida diária, ou duas actividades instrumentais. Através da Análise de Componentes Principais, foram discriminados 7 factores, que explicam 59% da variância total: implicações na vida pessoal do CI; satisfação com o papel e com o familiar; reacção a exigências; sobrecarga emocional; suporte familiar; sobrecarga financeira e mecanismos de eficácia e de controlo. O QASCI apresenta uma boa consistência interna em 6 dos seus componentes (valores superiores a 0,70). ------ ABSTRACT ------ The Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal (QASCI) is a scale to assess stroke caregiver’s physical, emotional and social strain. The present study describes the construction of the scale and the validation results. Through a convenience sample, 210 caregivers and their stroke relative’s were studied. Most of these caregivers were female (88,1%), daughters or wives. The stroke survivors (52,2% are males) had functional dependence an at least a daily life basic activity, or two instrumental activities. Through the Principal Components Analysis, 7 factors were discriminated, that explain 59% of the total variance: implications in the personal life of caregiver; satisfaction with the paper and with the relative; reactions to demands; emotional overload; support family; financial overload and mechanisms of effectiveness and control. QASCI presented good reliability in 6 of their components (Cronbach’s alpha>0,70).
- Leitura a par: Efeitos de um programa tutorial no desempenho em leitura, motivação autoconceito e auto-estima de alunos do 2º e 4º anos de escolaridadePublication . Monteiro, Vera; César, MargaridaEsta investigação teve como primeiro objectivo construir e implementar um programa de intervenção na área da leitura, que potencializasse o desenvolvimento das competências em leitura e promovesse a motivação e o autoconceito e auto-estima das crianças que nele participassem. As investigações sobre programas tutoriais na área da leitura indicam que este tipo de programas de interacção assimétrica, em que um sujeito mais competente ajuda um colega menos competente, pode ter efeitos positivos no desempenho académico, na motivação para a leitura e na percepção de competência de ambos os elementos da díade (Clay, 1993, 1994; Morrow, 1992; Topping; 1994, 1995; Topping & Whiteley, 1988). Deste modo, desenvolvemos um Programa de Leitura a Par, utilizando o método tutorial e avaliámos o seu efeito no desempenho na leitura, na motivação para a leitura, na percepção de competência e auto-estima de crianças dos 2o e 4o anos de escolaridade. Um objectivo adicional foi o de analisar as atitudes dos tutores e dos tutorandos relativamente ao Programa e à relação que estabeleceram com o seu par. O Programa de leitura a Par teve a duração de cerca de dois meses com 3 sessões de leitura semanais. As 160 crianças, envolvidas no estudo, frequentavam: algumas o 2o ano de escolaridade (80) e outras o 4o ano de escolaridade (80). Estas crianças foram identificadas pelos seus professores em função das grandes dificuldades que tinham na leitura. Em cada ano de escolaridade seleccionámos, aleatoriamente, 40 para o grupo experimental e 40 para o grupo de controlo. Obtivemos, desta forma, um total de 40 díades, cada uma formada por um tutor do 4o ano de escolaridade e por um tutorando do 2o ano. Todas as crianças foram avaliadas individualmente duas vezes, antes e após a implementação do Programa. Foi utilizado um teste de avaliação do desempenho em leitura (Monteiro, 2000a), uma escala de avaliação do autoconceito e da auto-estima (2o ano- Escala Pictórica da Percepção de Competência e Aceitação Social para Crianças de Harter & Pike, 1983, em fase de adaptação para a população portuguesa por Mata et al., 1998; 4o ano -"Como é que eu sou" Escala de autoconceito para crianças, de Harter, 1985, adaptada para a população portuguesa por Alves-Martins et al., 1995), um questionário de avaliação da motivação para a leitura, "Eu e a Leitura" de Monteiro e Mata (2001) e, ainda, um questionário que avaliou as atitudes das crianças em relação ao Programa e à sua relação com o par. Os resultados obtidos demonstraram que o Programa de Leitura a Par teve um efeito positivo no desempenho na leitura das crianças dos 2o e 4o anos de escolaridade, nas dimensões da correcção e compreensão, não se tendo verificado diferenças significativas, em termos estatísticos, entre os dois grupos em estudo, na dimensão fluência da leitura. O mesmo Programa elevou os níveis de motivação para a leitura das crianças que nele participaram, nomeadamente nas dimensões do prazer e autoconceito de leitor (2o e 4o ano de escolaridade) e reconhecimento social (apenas no 2o ano de escolaridade), apresentaram progressos significativamente superiores aos dos seus colegas do grupo de controlo. Quanto à percepção de competência, o Programa teve um efeito positivo em todas as dimensões do autoconceito, das crianças dos 2o e 4o anos de escolaridade e na auto-estima dos alunos mais velhos. Para todas as dimensões os ganhos dos tutores e tutorandos foram, sempre, estatisticamente superiores aos dos alunos do grupo de controlo. Os dados recolhidos através do questionário sobre as atitudes dos tutores e tutorandos, relativamente ao Programa, são muito ricos em termos de informação, constatando-se uma consistência entre as respostas dos tutores e dos tutorandos. Em geral, verificou-se uma atitude claramente favorável em relação ao Programa, valorizando os alunos, de forma muito positiva, tanto o facto de terem trabalhado em interacção com um colega, como o de terem podido escolher os materiais para a leitura. Os resultados desta investigação permitem-nos afirmar que o Programa de Leitura a Par que implementámos teve um impacto positivo no desempenho em leitura, na motivação para a leitura, no autoconceito e auto-estima e nas atitudes das crianças relativamente ao mesmo e à qualidade da relação com o seu par. ------ ABSTRACT ------ The primary goal of this research project was to construct and put into practice a reading intervention programme that would enhance and facilitate the development of reading skills and promote the motivation and the self-concept and self-esteem of the children who took part in it. The research on tutor programmes in the reading field indicates that this type of asymmetric interaction programme, in which a more competent subject helps a less competent one, can have positive effects on the academic performance, motivation to read and perception of competence of both members of the dyad (Clay, 1993, 1994; Morrow, 1992; Topping; 1994,1995; Topping & Whiteley, 1988). We thus developed a Paired Reading Programme that uses the tutorial method and assessed its effect on the reading performance, motivation to read, perception of competence and self-esteem of children in the 2nd and 4th grades. An additional aim was to analyse the tutors and tutees' attitudes towards the programme and the relationship each established with his/her pair. The Paired Reading Programme lasted for around two months and entailed 3 reading sessions a week. The 160 children who were involved in the study were in the 2Dd (80) and 4fe (80) grades. Their teachers had identified them as the students with the highest reading difficulties. In each grade we randomly selected 40 children for the experimental group and 40 for the control group. In the experimental group we thus had a total of 40 dyads, each made up of a 4th grade tutor and a 2aã grade tutee. Each child was individually assessed twice - before and after the programme. We used a reading performance evaluation test (Monteiro, 2000a), a self-concept and self-esteem assessment scale (2nd grade - Harter & Pike's Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Children, 1983, which was in the process of being adapted for the Portuguese population by Mata et ai., 1998; 4th grade - Harter's Self-Perception Profile for Children, 1985, as adapted for the Portuguese population by Alves-Martins et al, 1995), a reading motivation assessment questionnaire, "Eu e a Leitura" ("Me and Reading") by Monteiro and Mata (2001), and a questionnaire designed to evaluate the children's attitudes towards the programme and their relationship with their peers. The results showed that the Paired Reading Programme had a positive effect on the accuracy and understanding aspects of the reading performance of 2nd and 4th grade children. However, there were no significant differences between the two study groups when it carne to reading fluency. The programme increased the motivation levels of the children in the experimental group, particularly in terms of the pleasure they took in reading and their self-concept as readers (2nd and 4th grades), and their social recognition (2nd grade only), all of which displayed significantly greater progress than those achieved by their fellows in the control group. When it carne to perception of competence, the programme had a positive effect on every aspect of the self-concept of both the 2nd and the 4* grade children, as well as on the self-esteem of the older ones. In every aspect both the tutors and the tutees in the experimental group made statistically higher gains than the students in the control group. The data gathered from the questionnaire on the tutors and tutees' attitudes towards the programme were very rich in information, and the responses given by tutors and tutees were consistent with one another. In general there was a clearly favorable attitude towards the programme and the respondents attached a very positive value to the fact that they had been working in interaction with another child. Now that the research project is finished, the results enable us to say that the Paired/Peer Reading Programme we used had a positive impact on reading performance, motivation to read, self-concept and self-esteem and the children's attitudes towards both the programme itself and the quality of their relationship with their pairs.
- Os profissionais de saúde e o aleitamento materno: Um estudo exploratório sobre as atitudes de médicos e enfermeirosPublication . Marinho, Carla Sofia Sousa Martins; Leal, Isabel PereiraO início e manutenção do aleitamento materno encontram-se relacionados com factores de ordem física, psicológica e social, sendo reconhecida a influência dos profissionais de saúde envolvidos neste processo. Este estudo, de carácter exploratório, transversal e descritivo tem como objectivo investigar as atitudes de técnicos de saúde em relação ao aleitamento materno. A amostra é constituída por 64 enfermeiros e 43 médicos que desenvolvem actividades relacionadas com o aleitamento materno em contexto hospitalar, nos cuidados de saúde primários e na área da formação de Enfermagem (docentes), na região de Lisboa. Foi construído um questionário de auto-preenchimento, anónimo e confidencial com base na perspectiva de Ajzen (1988), composto por 43 itens perante os quais o sujeito se posiciona face ao seu grau de concordância, numa escala de tipo Likert com 5 pontos. Os resultados obtidos revelam a existência de atitudes muito positivas face ao aleitamento materno entre os profissionais de saúde inquiridos. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) nas atitudes em função da profissão, do local de trabalho e da especialidade de enfermagem. Os enfermeiros demonstraram atitudes mais positivas do que os médicos e os técnicos que são docentes apresentaram atitudes mais positivas do que os que trabalham em centros de saúde. Entre enfermeiros especialistas e enfermeiros generalistas verificaram-se diferenças significativas nas atitudes em relação à aceitação da decisão da mulher face à amamentação, com os especialistas a terem atitudes mais positivas.
- Normas de sinonímia e de frequência subjectiva para palavras ilustrativas de quatro traços de personalidadePublication . Jerónimo, RitaNeste artigo são apresentadas as avaliações normativas de sinonímia e de frequência subjectiva (familiaridade) para um conjunto de 284 palavras ilustrativas de quatro traços de personalidade (simpático, antipático, inteligente, e estúpido). As palavras foram distribuídas por duas listas distintas, tendo cada lista sido avaliada por duas amostras independentes de 70 participantes (n=140). A apresentação das avaliações normativas está organizada por traço de personalidade.
- Neurochemical correlates of male polymorphism and alternative reproductive tactics in the Azorean rock-pool blenny, Parablennius parvicornisPublication . Miranda, Jason; Oliveira, Rui Filipe; Carneiro, Luís Alberto; Santos, Ricardo Serrão; Grober, Matthew S.In the common Azorean rock-pool blenny, Parablennius parvicornis, males exhibit alternative reproductive morphologies: (1) larger males defend nest sites, provide parental care, have anal glands (involved in pheromone release), testicular glands, and low gonad:body weight ratio (GSI) and (2) smaller, younger, males do not defend nests, have reduced glands and high GSI. These smaller non-nesting males behave as satellites (associated with nests) or sneakers (moving among nests), attempting to achieve parasitic fertilizations via sperm competition. In non-mammals, arginine vasotocin (AVT) is a key hypothalamic peptide involved in the control of reproductive behavior and physiology, and several fish species that exhibit alternative male reproductive morphs show polymorphism in AVT brain chemistry. We conducted an immunocytochemical study to generate comparative data on this intertidal blenny. Our analysis showed no difference in AVT-immunoreactive cell number or size between the male morphs, which is consistent with studies on other fish, including blennies. The number of AVT cells was positively correlated to fish body mass, while cell size showed no such relation. If corrected for body mass, the smaller non-nesting males have significantly more cells than the large nesting males. Our data suggest that the size and number of forebrain AVT cells develops initially to allow for reproduction in the young non-nesting males and this pattern does not appear to change when males take on the nesting morphotype later in life. This result appears to be consistent in many fishes with alternative male morphotypes.
- Comportamentos de cidadania organizacional: O papel da confiança na chefiaPublication . Henriques, Alexandre José de Jesus Carlos; Cunha, Miguel Pina eO conceito de Comportamentos de Cidadania Organizacional (CCO), tem vindo a suscitar um interesse crescente no âmbito das ciências organizacionais, não só porque são comportamentos que vão para além do formalmente requerido, mas também porque, no agregado, contribuem positivamente para a eficácia organizacional. Muito embora "a vontade de cooperar" e a "necessidade de ir para além do formalmente requerido" sejam aspectos inicialmente referidos por Barnard (1938/1968) e Katz (1964) respectivamente, só no final da década de 80 do século XX, Organ apresenta uma primeira definição de Comportamentos de Cidadania Organizacional. Apesar de se tratar de um conceito relativamente "jovem", o interesse por ele suscitado tem motivado inúmeros trabalhos quer teóricos, quer empíricos - razão pela qual esta dissertação inclui também uma síntese dos aspectos considerados mais relevantes, nomeadamente no que diz respeito à identificação dos diferentes tipos de CCO caracterizados na literatura, bem como o seu enquadramento no âmbito do Desempenho Contextuai, através da reconceptualização dos CCO, realizada por Organ (1997). Em paralelo à evolução conceptual, o interesse da investigação tem recaído na compreensão dos seus antecedentes, dos quais esta dissertação destaca a confiança, mais precisamente o papel que a Confiança na Chefia assume na promoção dos CCO. Para a operacionalização da variável Confiança na Chefia recorreu-se ao Inventário das Condições de Confiança (Butler, 1991), cuja a aplicação implicou a tradução e adaptação para língua Portuguesa desse instrumento, bem como a realização de um estudo piloto, que faz parte integrante desta dissertação. Para a variável Comportamentos de Cidadania Organizacional foi adaptado o Questionário sobre Comportamentos de Cidadania Organizacional (Rego, 2000b). O estudo envolveu uma amostra de 414 participantes, provenientes de 3 sectores de actividade: Indústria; Comércio e Serviços, de diferentes organizações a operar em Portugal continental. Com base nos resultados obtidos e através de uma análise factorial exploratória, resultaram um conjunto de factores que se constituíram em "novas" variáveis. Estes resultados foram sujeitos a estados de correlação e regressões múltiplas, com o objectivo de compreender que tipo de relação se estabelecia entre as variáveis de confiança na chefia e os comportamentos de cidadania organizacional, e qual o papel da confiança na chefia na promoção dos CCO. Através da análise dos resultados obtidos é possível identificar correlações positivas e estatisticamente significativas entre a confiança e os CCO, bem como, através do estudo das regressões múltiplas, observar que das sete dimensões de Confiança identificadas, apenas a confiança geral, a fiabilidade e o cumprimento de promessas se assumem como preditores dos comportamentos de cidadania organizacional. Os resultados obtidos permitem validar as hipóteses formuladas, uma vez que se verifica uma relação positiva entre a confiança na chefia e os comportamentos de cidadania organizacional e por lado são identificados comportamentos de confiança com maior impacto na promoção dos CCO. A base de toda esta relação de reciprocidade, assenta fundamentalmente na necessidade de corresponder de forma positiva aos comportamentos promotores da Confiança na chefia, através da manifestação de comportamentos compensatórios, no caso. comportamentos de cidadania organizacional.
- As representações intuitivas lógicas e ideaisPublication . Carrola, José Rogério Mineiro; Santos, António José
- Representações sociais do consumo de álcool e drogas em adolescentesPublication . Carvalho, Ana Catarina; Leal, Isabel PereiraO principal objectivo do presente estudo, de carácter exploratório, consistiu em conhecer a representação do consumo de álcool e drogas em adolescentes. Foram definidos os seguintes objectivos específicos: investigar se a representação social acerca do consumo de álcool e drogas varia em função da faixa etária; do género; do ano de escolaridade; de dois grupos etários (adolescentes com <16 anos vs >= 16 anos); e em dois grupos distintos de adolescentes (grupo com experiências de consumo vs grupo que nunca consumiu). A amostra, de conveniência, foi constituída por 376 adolescentes de ambos os sexos e com uma média de idades de 16 anos, alunos de escolas do 3o Ciclo e Ensino Secundário da região da Grande Lisboa. Os critérios de inclusão na amostra foram: terem idades compreendidas entre os 13 e os 19 anos; possuírem entre o 7o ano e o 12° ano de escolaridade; estarem presentes na sala de aula aquando da aplicação do questionário. O material utilizado foi um protocolo constituído por duas partes: um Questionário de Caracterização e um Questionário de Representações Sociais do Consumo de Álcool e Drogas destinado a adolescentes. Tratando-se de um questionário bastante extenso e dada a dimensão da nossa amostra, optou-se por proceder à transformação em escala. Obtivémos, deste modo, uma Escala de Representações Sociais do Consumo de Álcool e Drogas para Adolescentes, de auto-preenchimento, de tipo Likert em 5 pontos. A escala é constituída por três sub-escalas: informação, crenças e atitudes, que perfazem um total de 32 questões. O tratamento estatístico dos dados em SPSS (Statistic Program for Social Science) recorreu à estatística descritiva e estatística não-paramétrica. Os resultados revelaram que a representação social dos adolescentes da nossa amostra face ao consumo de álcool e drogas se inscreve num contexto de um bom nível de informação e de atitudes desfavoráveis face ao consumo de álcool e drogas, embora ancorada em crenças positivas associadas ao consumo dessas substâncias. Não se verificou a existência de uma correlação significativa entre a idade e as três sub-escalas da Escala de Representações Sociais, mas verificou-se uma correlação estatisticamente significativa e positiva entre o Ano de Escolaridade e a Sub-Escala Informação, o que revela que quanto maior é o nível de escolaridade, maior é o nível de informação dos adolescentes sobre álcool e drogas. Constatou-se ainda uma correlação estatisticamente significativa e negativa entre as Sub-Escalas Informação e Atitudes: quanto maior é o nível de informação, mais desfavoráveis são as atitudes dos adolescentes face ao consumo de álcool e drogas. Verificou-se a existência de diferenças significativas nas Representações Sociais, apenas na comparação entre o grupo que nunca fumou e o grupo com experiência de uso de tabaco. Na Sub-escala Atitudes, os grupos com experiência de uso de substâncias (tabaco, álcool e drogas) apresentaram na globalidade atitudes mais favoráveis face ao consumo de álcool e drogas. Por outro lado, os adolescentes do sexo masculino apresentaram atitudes mais favoráveis face ao consumo de álcool e drogas que os do sexo feminino. Para a Sub-escala Crenças apenas se verificaram diferenças significativas em função da variável uso de álcool, indo essa diferença no sentido dos adolescentes que nunca consumiram álcool possuírem mais crenças positivas sobre álcool e drogas que os adolescentes com experiência de uso de álcool. Este estudo reforça o interesse em se implementar estratégias, quer no sentido da intervenção junto dos adolescentes com experiências de consumo ocasionais ou excessivas, quer para o grupo de adolescentes não consumidores no sentido da Prevenção Primária.
- Population census and nesting habitat selection of thin-billed prion Pachyptila belcheri on New Island, Falkland IslandsPublication . Catry, Paulo; Campos, Ana R.; Segurado, Pedro; Silva, Mónica C.; Strange, Ian J.Seabirds have the potential to be used as indicators for monitoring changes in the southern oceans. However, many species and populations are still poorly known. The thin-billed prion (Pachyptila belcheri) is the most abundant seabird species around the Falkland Islands, but this far, no detailed censuses of its populations had been carried out. In this study, we developed a methodology, based on standard field methods combined with a Geographical Information System, to census the biggest known colony (New Island) of this species. Data were also collected on nesting habitat preferences. Results indicate that there are 1,081,000 (95% confidence limits: 815,000–1,346,000) apparently active nest-burrow entrances on New Island South which, given the very high occupancy rates by known breeders, should correspond to a similar number of nesting couples. We present quantitative evidence that this result can be extrapolated for the entire island, giving an overall estimate of 2 million pairs. Prions have an almost ubiquitous distribution on New Island, but they are more frequent in areas with steeper slopes (excluding cliffs). Habitats dominated by introduced grass species generally hold higher densities of nests in comparison to most native formations.
- Personalidade sensation seeking na emergência médicaPublication . Pinho, Paula Cristina; Correia, Manuela FaiaO presente estudo pretende averiguar se os médicos e enfermeiros da emergência médica se enquadram dentro do Traço de personalidade Sensation Seeking, se existem diferenças entre estes dois grupos, e se estas diferenças variam em função das áreas de actuação ( Pré e intra-hospitalar), em função do género sexual e da idade. O Sistema de Emergência Médica, dividido em pré e intra-hospitalar, tem como objectivo socorrer a pessoa em risco de vida ou doença grave. Os médicos e enfermeiros, embora trabalhem com protocolos de actuação, tem no imprevisto uma constante, e os resultados são quase imprevisíveis. Este tipo de trabalho exige características de personalidade que se adaptem ao imprevisto, e à tomada de decisão rápida sob situações de grande pressão. O Traço de personalidade Sensation Seeking descreve a tendência da pessoa para procurar a novidade, a variedade e a complexidade, sensações e experiências intensas e a vontade de correr riscos pelo prazer de tais experiências. Estas características individuais, são possíveis de medir através da Sensation Seeking Scale (SSSV), da autoria de Marvin Zuckerman (1994). Esta é uma escala intervalar que vai de 0 a 40 pontos, e é composta por quatro sub-escalas que reflectem quatro dimensões do traço de personalidade Sensation Seeking: A procura de risco e aventura, a procura de experiências, a desinibição e a susceptibilidade ao aborrecimento. A SSSV foi aplicada individualmente, a 100 médicos e enfermeiros da área da emergência médica de Lisboa. Verificou-se que os Médicos e enfermeiros da emergência médica são altos Sensation Seekers., o que significa que existe afinidade entre as características de personalidade destes profissionais, e as características das tarefas profissionais. Verificou-se também que, os enfermeiros são mais Sensation Seekers que os médicos. As diferenças mais significativas, verificam-se nas dimensões Procura de risco e aventura e Procura de experiências. Estas diferenças podem ter origem no facto de os enfermeiros escolherem voluntariamente a urgência como local de trabalho, sem qualquer benefício ou constrangimento adicional; ao passo que os médicos são "obrigados" a fazer 12 horas de urgência semanal, por questões legais e curriculares. No que respeita às áreas de actuação, foi possível determinar que os médicos e enfermeiros do Pré-hospitalar são mais Sensation Seekers que os do Intra-hospitalar. È novamente na dimensão procura de risco e aventura que se verifica a maior diferença de valores. Isto faz todo o sentido uma vez que, o pré- hospitalar é uma área de risco físico e psíquico para os profissionais. Como o trabalho no Pré-hospitalar é uma opção voluntária dos médicos e enfermeiros, é natural que apenas os que tem aptidão para o risco escolham esta área. Não se verificaram diferenças significativas, na escala total, no que respeita ao género sexual face ao traço de Personalidade Sensation Seeking. Embora a literatura refira que os homens são mais Sensation Seekers que as mulheres, nesta amostra isso não se confirma. No entanto, na dimensão Desinibição verificou-se uma diferença significativa: É provável que os factores hormonais estejam relacionados com esta diferença. A Tetostrona, hormona sexual masculina, interfere positivamente no grau de disinibição das pessoas, e embora exista no organismo das mulheres, existe em maiores níveis no homem. Verificou-se também que os médicos e enfermeiros mais jovens, são mais Sensation Seekers que os mais velhos. Esta situação pode ser explicada pelas alterações hormonais: A tetostrona atinge o seu pico na juventude, tal como o traço Sensation Seeker, e ambos os picos entram em declínio com o decurso dos anos. Por seu lado, o mecanismo das Enzimas MAO e da Dopamina, que também influenciam este traço de personalidade, também sofrem alterações com o avançar a idade. Então, é provável que a necessidade de estimulação seja maior aos 20 anos que aos 40.