Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 9 of 9
  • Examining the Factorial Structure of the Maternal Separation Anxiety Scale in a Portuguese Sample
    Publication . Guedes, Maryse; Monteiro, Lígia Maria Santos; Santos, António J.; Torres, Nuno; Verissimo, Manuela
    The increase in women's labor market participation emphasizes the importance of understanding maternal separation anxiety, that is, the unpleasant maternal emotional state, due to the actual or anticipated short-term separation from the child. Drawing on the insights of the attachment and psychoanalytic perspectives, the Maternal Separation Anxiety Scale (MSAS) was developed to overcome existing measurement gaps. However, prior research did not replicate its original three-factor structure in the contemporary context and in other cultural settings, using large samples composed of mothers of preschool children. This study aimed to examine the factorial structure of the MSAS in a sample of 597 Portuguese mothers of children aged 5-84 months who completed the questionnaire. The exploratory factor analysis (EFA) conducted in subsample 1 revealed a four-factor structure: Maternal Negative Feelings, Beliefs about Exclusive Maternal Care, Need of Proximity, and Perceptions of Separation Benefits for Children. Confirmatory factor analyses conducted in subsample 2 revealed that the original three-factor structure revealed a poor fit, whereas the four-factor solution (obtained in the EFA) revealed an acceptable fit. As in previous studies, our findings report deviations from the original three-factor structure of the MSAS. Three of the newly identified factors seem to reflect specific sub-dimensions that originally guided item development in the MSAS, namely, maternal negative feelings, maternal attitudes about the value of exclusive maternal care, and the need of proximity with the child. The last factor appears to represent a refinement of original items pertaining to perceptions about separation effects for children.
  • Representações de vinculação e qualidade do brincar interativo em crianças em idade pré-escolar
    Publication . Figueiredo, Mafalda; Gatinho, Ana Rita dos Santos; Torres, Nuno; Pinto, Alexandra; Santos, António J.; Veríssimo, Manuela
    Resumo: Durante o período pré-escolar as relações que a criança estabelece com os principais cuidadores e com os pares são de importância fundamental para o seu desenvolvimento socio emocional. Contudo, são poucos os estudos acerca da relação entre a qualidade da vinculação e a forma como as crianças brincam com os pares. Pretende-se com este estudo investigar a associação entre as representações de vinculação de crianças pré-escolares e diferentes dimensões do jogo interativo das mesmas. Participaram 66 crianças, entre os 4 e os 5 anos de idade, e respetivas educadoras, de duas escolas distintas. A qualidade das representações de vinculação foi acedida através do Attachment Story Completion Task (ASCT), cujas histórias foram codificadas por três investigadores “cegos”. Os comportamentos de jogo interativo em contexto pré-escolar foram reportados pelas educadoras através da Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS). Detetou-se uma associação positiva estatisticamente significativa entre a Segurança das representações de vinculação e a Interação Positiva com os Pares e associações significativas negativas entre a Segurança e a Disrupção e a Segurança e a Desconexão. Os nossos resultados evidenciam a associação entre relações seguras de vinculação e o modo como as crianças interagem ludicamente com os pares.
  • Crenças sobre o papel do pai numa amostra de homens Portugueses: Implicações para uma parentalidade positiva
    Publication . Amaral, Rita; Monteiro, Lígia Maria Santos; Santos, Carolina; Torres, Nuno
    Este estudo teve como objetivo analisar variáveis explicativas da qualidade da parentalidade na perspetiva do pai, nomeadamente: as crenças sobre o seu papel e variáveis sociodemográficas como a idade, habilitações literárias e trabalho. Participaram 207 pais de famílias nucleares com crianças a frequentar o pré-escolar (105 rapazes). Os resultados indicam que existem associações significativas e positivas entre as habilitações literárias do pai, as suas crenças e a parentalidade positiva; e associações negativas entre a idade do pai e as suas crenças, e entre estas e a parentalidade negativa. Para a parentalidade positiva, as crenças sobre o papel do pai são o único preditor significativo existindo, ainda, um efeito de interação entre as crenças e as habilitações literárias. Os resultados sugerem a importância de se considerar e integrar
  • Preditores do envolvimento paterno numa amostra de famílias portuguesas. O papel das crenças parentais
    Publication . Monteiro, Lígia Maria Santos; Torres, Nuno; Salinas-Quiroz, Fernando
    O presente estudo visou analisar preditores do envolvimento paterno em atividades do dia-a-dia relacionadas com a criança, considerando a perspetiva do pai (crenças sobre o papel do pai) e testando o possível papel regulador da mãe (via crenças maternas). Foram controladas variáveis sociodemográficas dos cuidadores (e.g., habilitações) e da criança (e.g., sexo). Participaram no estudo 241 famílias nucleares (pai, mãe e criança-alvo). Análises de regressão múltipla hierárquica indicam que apenas os modelos relativos aos cuidados são significativos, e que os preditores são distintos consoante os domínios analisados. Obteve-se, ainda, um efeito de interação entre as crenças maternas e o sexo da criança, indicando o potencial papel regulatório da mãe no modo como os pais estão envolvidos nos cuidados diretos às raparigas. Estes resultados colocam questões importantes para o trabalho com as famílias no sentido de promover um maior envolvimento positivo do pai.
  • Análise fatorial confirmatória do questionário “O Papel do Pai” numa amostra de pais e mães portuguesas
    Publication . Monteiro, Lígia; Torres, Nuno; Veríssimo, Manuela; Pessoa E Costa, Inês; Freitas, Miguel
    Resumo: O presente estudo visou traduzir para português o questionário “The Father’s Role” e analisar a qualidade do ajustamento do modelo de medida do instrumento para pais e mães, numa amostra de 200 famílias nucleares, com crianças em idade pré-escolar. Os resultados permitem suportar a estrutura uni-fatorial do QPP para as respostas do pai, com índices de ajustamento que sustentam a boa qualidade do modelo. Para as mães apenas um modelo bi-fatorial se mostrou adequado. Os resultados sugerem que as atitudes e crenças sobre a parentalidade de pais e mães portugueses poderão ter estruturas diferentes.
  • Salivary oxytocin after play with parents predicts behavioural problems in preschool children
    Publication . Torres, Nuno; Martins, Daniel; Monteiro, Lígia; Santos, António J.; Vaughn, Brian; Verissimo, Manuela
    Background: Oxytocin (OXT) has attracted research interest for its potential involvement in many of the behavioural problems observed in childhood. Due to its logistical advantages, saliva is an attractive fluid to quantify neuropeptides in children. Salivary OXT has been suggested as a potential biomarker for psychopathology during childhood. However, several questions still remain about the extent to which, and under what conditions, concentrations of OXT in saliva can be reliably measured and are related to behavioural problems in preschool age children. Methods: Seven samples of saliva from 30 preschool children (17 girls) were collected in five different days at their homes. Three of the samples were collected by the children’s parents at baseline daily routine conditions, and four of the samples were collected by researchers during two home-visits: before and after two 15-minute dyadic play sessions (one with mothers and one fathers) between each individual parent and the child. Oxytocin concentrations were quantified by Radioimmunoassay with prior extraction. Children’s behavioural problems were assessed by the Caregiver-Teacher Report Form (C-TRF) questionnaire, completed by the child’s’ preschool teacher. Results: Salivary OXT measured in baseline samples could not predict any of the behavioural problems measured by the C-TRF. However, when measured after playing with parents salivary OXT showed a stronger pattern of negative correlations, specially with the depression and opposition scales of the C-TRF. Furthermore, salivary OXT was unlikely to be reliably measured using single sampling, but acceptable reliabilities were achieved when averaging several samples. Finally, the single measures of salivary OXT evoked after an episode of play with parents showed better reliabilities than collected at baseline. Conclusion: Measurements of OXT evoked after positive affect interactions with parents seem to capture aspects of the OXT system in young children that might be relevant for understanding the role of this system in children’s social behaviour.
  • Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala preschool play behaviour scale para educadoras
    Publication . Monteiro, Lígia Maria Santos; Fernandes, Marília; Sousa, Tânia Lobo; Torres, Nuno; Rosado, António Fernando; Santos, António José
    A Preschool Play Behavior Scale é um instrumento constituído por 18 itens que expressam diferentes tipos de comportamentos das crianças, em contexto de brincadeira livre com os pares, procurando diferenciar, em particular, tipos de comportamentos não-sociais. O presente estudo teve como objetivo traduzir e analisar a estrutura fatorial do instrumento e as suas características psicométricas. Sessenta educadoras descreveram os comportamentos de 369 crianças (166 raparigas), com idades compreendidas entre os 36 e os 60 meses, e a frequentar escolas de Ensino Particular com fins lucrativos e Instituições Particulares de Solidariedade Social, do Distrito de Lisboa/Portugal. O modelo final de 4 fatores - Comportamento Reticente, Solitário-Passivo, Solitário-Ativo e Brincadeira Social parece ajustar-se adequadamente aos grupos de idade e sexo considerados.
  • The role of child’s age, sex, and temperament in father involvement during the pre-school years
    Publication . Santos, Carolina; Monteiro, Lígia; Torres, Nuno
    (1) Background: The aim of the study was to explore how child’s characteristics (age, sex, and temperament) were associated with father’s involvement in child-related activities. In a sample of 410 bi-parental families with pre-school age children. (2) Methods: Dividing the sample into two age groups, OLS regression models were conducted for each dimension of father involvement with child characteristics as predicting variables. (3) Results: for the younger children (3 and 4 years) fathers were more involved in teaching/discipline and played with their more extroverted daughters. With older children (5 and 6 years), fathers were more involved in teaching/discipline and played when children were higher on negative-affectivity. An interaction was found with boys’ higher negativeaffectivity, predicting fathers’ higher involvement in teaching and discipline. (4) Conclusions: Our results suggest that children’s characteristics have an impact on what fathers do, particularly in a dimension salient to pre-school years such as teaching/discipline. This can help build tailored empirical-sustained programs aiming to encourage and support fathers’ positive involvement.
  • Viabilidade da monitorização da intervenção psicoterapêutica com adolescentes com recurso a aplicações móveis
    Publication . Dias, Pedro; Lima, Vânia Sousa; Machado, B. C.; Campos, Joana; Teixeira, Luís; Torres, Nuno; Lopes, Luiz; Veiga, Elisa
    Resumo: A monitorização sistemática da intervenção psicoterapêutica é determinante na avaliação da eficácia clínica de uma intervenção e na adequação da mesma às necessidades do indivíduo. Ao longo da última década, a tecnologia foi evoluindo rapidamente, bem como as aplicações tecnológicas associadas aos processos de psicoterapia. A inclusão da monitorização psicoterapêutica nos processos de intervenção psicológica surgiu enquanto necessidade atual, a par da evolução tecnológica. Assim, este trabalho de investigação surge no âmbito de um projeto dirigido à construção de uma aplicação móvel para a monitorização psicoterapêutica nos processos de intervenção psicológica. Com o objetivo de conhecer as perceções de terapeutas, acerca da viabilidade de uma aplicação móvel na realização da monitorização psicoterapêutica, provenientes de diferentes contextos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 14 terapeutas. As entrevistas têm em vista a exploração da viabilidade da monitorização da intervenção psicoterapêutica com adolescentes e a pertinência do recurso a aplicações móveis no processo terapêutico. Previamente à entrevista, os terapeutas preencheram o consentimento informado, o acordo de confidencialidade e uma ficha sociodemográfica. As entrevistas foram transcritas e foi realizada uma análise semi-indutiva do seu conteúdo com recurso ao software NVivo 10. Os resultados obtidos evidenciaram que a monitorização psicoterapêutica é percecionada como relevante pelo terapeuta, não só para a sua prática profissional, como também para o próprio cliente. Os entrevistados identificaram igualmente fatores facilitadores na utilização deste tipo de aplicações móveis na prática clínica atual. Da sua reflexão acerca da viabilidade das novas tecnologias na monitorização psicoterapêutica emerge a identificação de ganhos e constrangimentos para o terapeuta e para o cliente.