UIPS - Actas de reuniões cientificas
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Recent Submissions
- 1st international conference on LGBT psychology and related fieldsPublication . Pereira, Henrique Marques; Costa, Pedro AlexandreDuring the last decades there has been an increase in the theoretical and empirical body of knowledge in LGBT Psychologyandrelatedfields. However, thisnew bodyof knowledgeis still somewhatdispersedandnot widespread, which makes the process of affirming LGBT topics very difficult in the current international scientific scenario.
- Práticas educativas em professores portugueses: A influência das preocupações profissionais, condições organizacionais e reconhecimento profissionalPublication . Patrão, Ivone Alexandra Martins; Rita, Joana SantosA pesquisa com base na evidência alerta para a importância de práticas educativas efectivas na gestão da relação com os alunos e os pais. A gestão do comportamento do aluno não começa na sala de aula, implicando um conjunto de práticas que se relacionam com o empowerment do aluno no seu percurso académico e com o aumento do bem-estar e do sucesso profissional nos professores (Hart, 2010; Simonsen, Fairbanks, Briesch, Myers & Sugai, 2008). Actualmente, num contexto de mudança no sistema educativo, discute-se um modelo de prática educativa emergente. Não obstante, nem sempre a formação dos professores acompanha todas estas mudanças e exigências (Del Carlo, Hinkhouse & Isbell, 2010; Recalde, 2009). Neste sentido, alguns estudos demonstram que o bem-estar docente pode ser um factor de influência no sucesso das aprendizagens e gestão dos comportamentos dos alunos (Carlotto, 2002; Jesus, 2005; Rita, Patrão & Sampaio, 2010; Picado & Pinto, 2011). O presente estudo teve como objectivo avaliar a relação entre as práticas educativas e o bem-estar profissional de 513 professores portugueses dos vários níveis de ensino básico e secundário. Foram utilizados o QPPE (questionário de percepção de praticas educativas, Rita & Patrão, 2010) e o CBP-R (questionário burnout professores revisto, Patrão & Rita, 2012). Os resultados indicam que os professores com práticas educativas facilitadoras são aqueles que sentem menos preocupações profissionais, maior reconhecimento pelo papel que desempenham e condições adequadas para a aprendizagem. Existem também algumas diferenças de acordo com os níveis de ensino e género.
- Hábitos de sono e ansiedade, depressão e stresse: Que relação?Publication . Pinto, Teresa Rebelo; Amaral, Cátia; Silva, Vera Neves da; Silva, Joana; Leal, Isabel Pereira; Paiva, TeresaEste trabalho procura explorar as relações entre os hábitos de sono, os níveis de sonolência diurna e as queixas de ansiedade, depressão e stresse em adolescentes portugueses. 1613 jovens entre os 12 e os 18 anos (média=14,23, DP=1,752) responderam ao Questionário para Adolescentes AS, que incluía variáveis demográficas e sobre hábitos de sono, queixas de saúde, uma escala de ansiedade, depressão e stresse (EADS 21) e uma escala de sonolência (CASQ). 53,3% dos participantes eram do sexo feminino. Os resultados indicam que os níveis de sonolência diurna e os sintomas de depressão (Rs=0,371), ansiedade (Rs=0,327) e sobretudo stresse (Rs=0,405) estão significativamente correlacionados. Os jovens que apresentam maior sonolência diurna e sintomas de ansiedade, depressão e stresse são os que têm piores hábitos de higiene do sono, mais dificuldades em dormir bem ou adormecer, excesso de peso ou dores de cabeça. Conclui-se que a promoção de hábitos de sono saudáveis nos jovens será um factor importante na prevenção/tratamento de sintomas de depressão, ansiedade e stresse.
- Bem-estar e estratégias de gestão das exigências em professores portugueses dos diferentes níveis de ensinoPublication . Patrão, Ivone Alexandra Martins; Pinto, Carina; Rita, Joana SantosO bem-estar dos professores é considerado essencial para o sucesso de todo o projecto educativo. Tendo em conta todas as mudanças sociais e políticas o burnout começa a ser um problema social de extrema relevância (Capelo & Pocinho, 2009; Benevides-Pereira & Yaegashi, 2009; Carlotto, 2002; Carlotto & Câmara, 2008; Pinto, Lima & Silva, 2003; Picado, 2010; Rita, Patrão & Sampaio, 2010, Correia, Gomes & Moreira, 2010). A exaustão emocional e a falta de realização profissional são os aspectos mais desmarcados, que implicam o recurso a estratégias inadequadas por parte dos professores na gestão das situações de conflito em todo o contexto escolar. Este estudo teve como objectivo a avaliação do bem-estar e das estratégias de gestão das exigências em professores de todos os níveis de ensino. A amostra é constituída por 170 professores portugueses que preencheram o CBP-R (questionário burnout professores revisto, Patrão, Rita & Maroco, 2012) e a CJS (Coping Job Scale, Latack, 1986). Os resultados indicam que os professores do Ensino Básico apresentam níveis inferiores de bem-estar, uma vez que têm mais preocupações profissionais, maior exaustão emocional, falta de reconhecimento profissional e maiores níveis de stress de papel comparativamente com os professores do Ensino Secundário. Relativamente às estratégias os professores no geral recorrem a estratégias menos eficazes para gerir as exigências na gestão da relação com os alunos e pais, contudo não existem diferenças significativas entre os diferentes níveis de ensino.
- Crenças e atitudes sobre a violência doméstica e satisfação com o suporte social em sujeitos adictos e não-adictosPublication . Soares, Marta Filipa Gonçalves; Cláudio, VictorEste estudo teve como objectivo a investigação das crenças sobre a violência doméstica e satisfação com o suporte social em sujeitos adictos e não-adictos. A amostra foi constituída por 120 sujeitos, sendo 60 adictos e 60 não-adictos, com idades entre os 18 e os 66 anos, residentes na região de Lisboa e Vale do Tejo. Foram aplicados dois questionários: 1) Escala de Crenças sobre a Violência Conjugal; 2) Escala de Satisfação com o Suporte Social. Os resultados foram obtidos através de análise estatística. Os principais resultados revelam que os sujeitos adictos têm uma menor satisfação com o suporte social. Relativamente a legitimação da violência verifica-se que não existem diferenças entre os sujeitos adictos e não-adictos. Os homens adictos apresentam maior legitimação da violência quando comparado às mulheres, facto que não se verificou entre os sujeitos não-adictos. Neste sentido os sujeitos adictos apresentam indicadores de vulnerabilidade mais evidentes.
- Crenças e atitudes dos estudantes de enfermagem, engenharia e psicologia acerca da violência domésticaPublication . Mendes, Ema Rute Barros; Cláudio, VictorEste estudo teve por objectivo investigar as crenças dos estudantes de enfermagem, engenharia e psicologia acerca da violência doméstica. As crenças foram avaliadas através da Escala de Crenças em relação à Violência Conjugal (ECVC) construída por Machado, Matos & Gonçalves (2006). No geral os estudantes manifestaram uma baixa legitimação da violência doméstica, contudo foram encontrados valores superiores de legitimação, no género masculino, na faixa etária mais jovem (18 aos 20 anos) e nos estudantes de engenharia. Os resultados obtidos remetem para a necessidade de desenvolver acções de formação nesta área, uma vez que a informação acerca desta tem influência nas crenças dos estudantes, sendo fundamental que se debatam questões socioculturais e o papel-género desde cedo nas camadas mais jovens, não só pela propensão que parece existir para banalizar a violência, como pela tendência que existe para este padrão relacional se perpetuar no futuro e nalguns casos agravar-se.
- Crenças acerca da violência doméstica em diferentes classes profissionais ligadas à elaboração e execução da legislação em vigorPublication . Matos, Teresa; Cláudio, VictorO objectivo deste estudo passou por avaliar as crenças acerca da violência doméstica presentes em profissionais que lidam com esse tipo de situações diariamente. Analisámos as crenças acerca da violência doméstica em agentes da Polícia de Segurança Pública, militares da Guarda Nacional Republicana, magistrados do Ministério Público, juízes do Tribunal Penal e deputados da Assembleia da República em Portugal, utilizando para isso a Escala de Crenças acerca da Violência Doméstica desenvolvida por Machado, Matos e Gonçalves (2006). Os resultados indicam que os profissionais inquiridos tendem a não verbalizar crenças de legitimação da violência conjugal, expressando discórdia perante atitudes de passividade e desculpabilização relativamente a situações deste género. Questões metodológicas e implicações para futuras investigações são apresentadas e discutidas.
- Metacognição: Qual o valor incremental no rendimento da formação profissionalPublication . Ribeiro, Rui Bártolo; Almeida, Leandro da Silva; Simões, Mário R.; Maroco, JoãoA aptidão mental geral é apontada como um preditor estável da aprendizagem (Ree & Earles, 1991). Estudos mais recentes (e.g., Bell & Kozlowski, 2008) atribuem à metacognição capacidade para incrementar a capacidade de previsão do rendimento na formação. Este estudo de validade relativa ao critério foi desenvolvido em contexto real e longitudinalmente, tendo participado 37 militares recém-admitidos à Força Aérea Portuguesa. Foram aplicadas duas provas de aptidão cognitiva, a escala Metacognitive Awareness Inventory e recolhidos os resultados de duas situações de aprendizagem com diferentes durações e programas formativos. Os resultados evidenciam uma maior capacidade preditiva das aptidões cognitivas de g-cristalizado comparativamente com as de g-fluído. Apesar dos oito indicadores metacognitivos considerados não apresentarem uma correlação simples estatisticamente significativa com as duas variáveis critério, a monitorização da aprendizagem incrementa entre 0,08 e 0,13 (R2Aj.) o modelo de regressão linear univariado com as duas provas g-cristalizado.
- Percepção de saúde e percepção de competência: A psicologia positiva no tratamento da obesidadePublication . Mestre, Sónia Alexandra Zacarias Varga; Ribeiro, José Luís PaisNos últimos anos, inúmeros foram os estudos acerca das implicações de variáveis psicológicas no tratamento da obesidade. No entanto, o desafio continua a ser o de perceber o que leva o indivíduo obeso a continuar num tratamento médico. O objectivo deste estudo foi o de examinar, num período de 6 meses, a relação entre a percepção de saúde e de competência, no tratamento do sujeito com diagnóstico de obesidade (N=90). Os resultados demonstram elevadas correlações entre a saúde física e saúde mental ao longo de todo o tratamento. Os indivíduos percepcionam-se como mais competentes no final do tratamento, sendo nesta fase que todas as variáveis em estudo se correlacionam positivamente. Estes resultados demonstram a importância de regulações comportamentais no estudo da obesidade.
- Importância e satisfação com competências de comunicação: A percepção de universitários portuguesesPublication . Meneses, Rute F.; Miyazaki, Cristina; Ribeiro, José Luís PaisA comunicação eficaz é uma das “habilidades de vida” preconizadas pela OMS, tornando-se pertinente avaliá-la. O Questionário de Competências de Comunicação (QCC), de 26 itens, foi administrado a 177 universitários Portugueses (n=128 mulheres; idade: M=22,18, DP=3,70; 18-47). A Escala de Importância (EI) apresentou um Alfa de Cronbach de α=0,897; a de Satisfação (ES) de α=0,929. Na EI, os mínimos oscilaram entre 0 e 4, na ES, entre 0 e 2, sendo o 10 (máximo) atingido em todos os itens de ambas. Em ambas, o item 19 apresentou a média mais baixa (EI: M=6,24; ES: M=6,03). Verificaram-se correlações estatisticamente significativas entre todos os itens da EI e os equivalentes da ES (0,330<=r<=0,664, p<0,0001). Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre os itens da EI e os respectivos itens da ES apenas em 7 itens. Assim, os resultados preliminares sugerem a relevância da intervenção num grupo em que tal não se esperava.