UIPS - Actas de reuniões cientificas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing UIPS - Actas de reuniões cientificas by Title
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- 1st international conference on LGBT psychology and related fieldsPublication . Pereira, Henrique Marques; Costa, Pedro AlexandreDuring the last decades there has been an increase in the theoretical and empirical body of knowledge in LGBT Psychologyandrelatedfields. However, thisnew bodyof knowledgeis still somewhatdispersedandnot widespread, which makes the process of affirming LGBT topics very difficult in the current international scientific scenario.
- Avaliação da qualidade de vida em doentes com insuficiência cardíaca submetidos a terapêutica com cardioversor desfibrilhador implantávelPublication . Leal, Elisabete Nave; Ribeiro, José Luís Pais; Oliveira, Mário Martins; Silva, Manuel Nogueira da; Feliciano, Joana; Cunha, Pedro; Soares, Rui; Santos, Sofia; Alves, Sandra; Silva, Nélia Rebelo da; Ferreira, RuiO cardioversor desfibrilhador implantável (CDI) tem sido associado à redução da morte súbita. O impacto nas dimensões da qualidade de vida (QV) permanece controverso. Método: 36 doentes foram submetidos a implantação de CDI. Foram avaliados antes da intervenção e após ao 3º e 6º mês pelo Kansas City Cardiomiophathy Questionnaire. Resultados: Os sintomas e conhecimento da situação clínica não se modificaram. Ao 3º mês, houve melhoria das actividades de vida diária, funcionalidade e QV, não mantida aos 6 meses. Aos 3º e 6º meses houve melhoria da percepção da satisfação com a vida e estilo de vida. A esperança associou-se à melhoria da percepção da satisfação com a vida. Conclusão: A implantação de CDI, associa-se a um benefício mantido na dimensão social e de percepção pessoal da QV e a um benefício transitório da condição física e percepção global da QV, sem influenciar os sintomas e conhecimento da condição clínica.
- Bem-estar e estratégias de gestão das exigências em professores portugueses dos diferentes níveis de ensinoPublication . Patrão, Ivone Alexandra Martins; Pinto, Carina; Rita, Joana SantosO bem-estar dos professores é considerado essencial para o sucesso de todo o projecto educativo. Tendo em conta todas as mudanças sociais e políticas o burnout começa a ser um problema social de extrema relevância (Capelo & Pocinho, 2009; Benevides-Pereira & Yaegashi, 2009; Carlotto, 2002; Carlotto & Câmara, 2008; Pinto, Lima & Silva, 2003; Picado, 2010; Rita, Patrão & Sampaio, 2010, Correia, Gomes & Moreira, 2010). A exaustão emocional e a falta de realização profissional são os aspectos mais desmarcados, que implicam o recurso a estratégias inadequadas por parte dos professores na gestão das situações de conflito em todo o contexto escolar. Este estudo teve como objectivo a avaliação do bem-estar e das estratégias de gestão das exigências em professores de todos os níveis de ensino. A amostra é constituída por 170 professores portugueses que preencheram o CBP-R (questionário burnout professores revisto, Patrão, Rita & Maroco, 2012) e a CJS (Coping Job Scale, Latack, 1986). Os resultados indicam que os professores do Ensino Básico apresentam níveis inferiores de bem-estar, uma vez que têm mais preocupações profissionais, maior exaustão emocional, falta de reconhecimento profissional e maiores níveis de stress de papel comparativamente com os professores do Ensino Secundário. Relativamente às estratégias os professores no geral recorrem a estratégias menos eficazes para gerir as exigências na gestão da relação com os alunos e pais, contudo não existem diferenças significativas entre os diferentes níveis de ensino.
- Burnout, stress profissional e ajustamento emocional em professores portugueses do ensino básico e secundárioPublication . Rita, Joana Santos; Patrão, Ivone Alexandra Martins; Sampaio, DanielNa actualidade, as questões ligadas ao papel do professor, desde a avaliação do desempenho profissional até à utilização de estratégias eficazes face às mudanças no contexto educativo, são consideradas de extrema importância para o seu bem-estar. Várias investigações nacionais (Capelo, Pocinho, Jesus, 2009; Gomes, Silva, Mourisco, Silva, Mota & Montenegro, 2006; Pinto, Lima & Silva, 2003; Quirino, 2007) e internacionais (Friedman, 2000; Kokkinos, 2007; Moreno- Jiménez, Garrosa-Hernández, Gálvez, González & Benevides-Pereira, 2002; Moreno-Jiménez, Fernández, Benadero & Garrosa-Hernández, 2005; Pozo- Munoz, Salvador-Ferrer, Alonso-Morillejo & Martos-Mendes, 2008; Sabanci, 2009) reportam a presença de níveis de burnout, stress, depressão e ansiedade nos professores dos diferentes graus de ensino. Para avaliar estes constructos utilizou-se o CBP-R (Moreno Jiménez, Garrosa-Hernández & Gutiérrez, 2000) e a DAS (Ribeiro, Honrado & Leal, 2004) numa amostra de professores portugueses.Os resultados alertam para a importância da identificação de factores associados aos elevados níveis de burnout, stress, depressão e ansiedade em professores.
- Contributos da psicologia comunitária para a inovação em políticas públicasPublication . Ornelas, José; Moniz, Maria João VargasA Psicologia Comunitária integra na sua tradição a aspiração de ser fonte inspiradora de movimentos de mudança social; nesta esteira procura documentar-se como desde o final dos anos 80, esforços de implementação de iniciativas na comunidade, têm vindo a ser desenvolvidos em Portugal com base nos seus princípios e valores. As iniciativas abordadas foram organizadas pela sociedade civil. Através do seu percurso de desenvolvimento e dos seus contributos para a formulação de políticas públicas no contexto sociopolítico português, apresentam-se a AEIPS (Associação para o Estudo e Integração Psicossocial), criada em 1987 e a AMCV (Associação de Mulheres Contra a Violência), fundada em 1992. A primeira intervém na área da criação de um sistema comunitário de apoio à desinstitucionalização da população com doença mental e a segunda, igualmente na criação de um sistema comunitário de apoio, mas direccionado para mulheres e crianças sobreviventes de violência doméstica. As principais influências documentadas estão relacionadas, por um lado, com os contributos para a visibilidade dos fenómenos associados ao isolamento e vulnerabilidade dos grupos abrangidos e, por outro, na participação efectiva em eventos ou na produção de documentos e regulamentos de implementação de políticas públicas nas duas áreas em análise.
- Coping na doença neurológica: Epilepsia vs. esclerose múltiplaPublication . Meneses, Rute F.; Ribeiro, José Luís Pais; Silva, Isabel; Pedro, Luísa Maria Reis; Vilhena, Estela; Mendonça, Denisa; Silva, António Martins daAs doenças neurológicas têm consequências biopsicossociais marcadas e exigem um conjunto de cuidados que podem interferir consideravelmente com o estilo de vida pré-diagnóstico. Não sendo homogéneas, questiona-se até que ponto os indivíduos com diferentes doenças neurológicas tendem a usar o mesmo tipo de estratégias para lidar com o stress pós-diagnóstico. Foram avaliados 134 doentes: 101 com esclerose múltipla e 33 com epilepsia, entre os 18 e os 65 anos (M=35,9, DP=8,29), 82 dos quais do sexo feminino, através do COPE-R. Verificou-se que os dois grupos clínicos diferiam apenas na frequência de utilização de quatro das 14 estratégias avaliadas. A escolaridade estava relacionada com apenas duas estratégias, a idade com uma e os anos de diagnóstico com outra. As semelhanças identificadas nos presentes dados, preliminares, não contra-indicam a planificação de grupos heterogéneos ao nível da doença, idade, escolaridade e anos de diagnóstico se o objectivo for trabalhar as estratégias de coping.
- Crenças acerca da violência doméstica em diferentes classes profissionais ligadas à elaboração e execução da legislação em vigorPublication . Matos, Teresa; Cláudio, VictorO objectivo deste estudo passou por avaliar as crenças acerca da violência doméstica presentes em profissionais que lidam com esse tipo de situações diariamente. Analisámos as crenças acerca da violência doméstica em agentes da Polícia de Segurança Pública, militares da Guarda Nacional Republicana, magistrados do Ministério Público, juízes do Tribunal Penal e deputados da Assembleia da República em Portugal, utilizando para isso a Escala de Crenças acerca da Violência Doméstica desenvolvida por Machado, Matos e Gonçalves (2006). Os resultados indicam que os profissionais inquiridos tendem a não verbalizar crenças de legitimação da violência conjugal, expressando discórdia perante atitudes de passividade e desculpabilização relativamente a situações deste género. Questões metodológicas e implicações para futuras investigações são apresentadas e discutidas.
- Crenças e atitudes dos estudantes de enfermagem, engenharia e psicologia acerca da violência domésticaPublication . Mendes, Ema Rute Barros; Cláudio, VictorEste estudo teve por objectivo investigar as crenças dos estudantes de enfermagem, engenharia e psicologia acerca da violência doméstica. As crenças foram avaliadas através da Escala de Crenças em relação à Violência Conjugal (ECVC) construída por Machado, Matos & Gonçalves (2006). No geral os estudantes manifestaram uma baixa legitimação da violência doméstica, contudo foram encontrados valores superiores de legitimação, no género masculino, na faixa etária mais jovem (18 aos 20 anos) e nos estudantes de engenharia. Os resultados obtidos remetem para a necessidade de desenvolver acções de formação nesta área, uma vez que a informação acerca desta tem influência nas crenças dos estudantes, sendo fundamental que se debatam questões socioculturais e o papel-género desde cedo nas camadas mais jovens, não só pela propensão que parece existir para banalizar a violência, como pela tendência que existe para este padrão relacional se perpetuar no futuro e nalguns casos agravar-se.
- Crenças e atitudes sobre a violência doméstica e satisfação com o suporte social em sujeitos adictos e não-adictosPublication . Soares, Marta Filipa Gonçalves; Cláudio, VictorEste estudo teve como objectivo a investigação das crenças sobre a violência doméstica e satisfação com o suporte social em sujeitos adictos e não-adictos. A amostra foi constituída por 120 sujeitos, sendo 60 adictos e 60 não-adictos, com idades entre os 18 e os 66 anos, residentes na região de Lisboa e Vale do Tejo. Foram aplicados dois questionários: 1) Escala de Crenças sobre a Violência Conjugal; 2) Escala de Satisfação com o Suporte Social. Os resultados foram obtidos através de análise estatística. Os principais resultados revelam que os sujeitos adictos têm uma menor satisfação com o suporte social. Relativamente a legitimação da violência verifica-se que não existem diferenças entre os sujeitos adictos e não-adictos. Os homens adictos apresentam maior legitimação da violência quando comparado às mulheres, facto que não se verificou entre os sujeitos não-adictos. Neste sentido os sujeitos adictos apresentam indicadores de vulnerabilidade mais evidentes.
- Estudo da eficácia e resultados de parcerias em contextos comunitáriosPublication . Moniz, Maria João Vargas; Morgado, José António MarquesO estudo analisa a eficácia percepcionada e a resposta na comunidade das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Portugal. São Comissões criadas por Lei (147/ 99 1 de Set.), sendo obrigatório que cada Concelho de todo o território nacional crie pelo menos uma Comissão para coordenar acções a nível local. Apesar de a Lei abranger conteúdos formais e programáticos, constata-se um enorme grau de variabilidade da eficácia percepcionada e das dificuldades de colaboração relatadas. Sendo um estudo multi-contexto procura-se: 1) explorar em que medida as Comissões promovem mudança em termos de prevenção e de resposta articulada na comunidade; 2) delinear os factores que contribuem para o envolvimento dos membros e o seu conhecimento e 3) identificar factores que contribuem para a mudança social face às situações de risco ou perigo de crianças e jovens em Portugal.