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Advisor(s)
Abstract(s)
O bem-estar dos professores é considerado essencial para o sucesso de todo o
projecto educativo. Tendo em conta todas as mudanças sociais e políticas o burnout começa a
ser um problema social de extrema relevância (Capelo & Pocinho, 2009; Benevides-Pereira &
Yaegashi, 2009; Carlotto, 2002; Carlotto & Câmara, 2008; Pinto, Lima & Silva, 2003; Picado,
2010; Rita, Patrão & Sampaio, 2010, Correia, Gomes & Moreira, 2010). A exaustão
emocional e a falta de realização profissional são os aspectos mais desmarcados, que implicam
o recurso a estratégias inadequadas por parte dos professores na gestão das situações de
conflito em todo o contexto escolar.
Este estudo teve como objectivo a avaliação do bem-estar e das estratégias de gestão das
exigências em professores de todos os níveis de ensino. A amostra é constituída por 170
professores portugueses que preencheram o CBP-R (questionário burnout professores revisto,
Patrão, Rita & Maroco, 2012) e a CJS (Coping Job Scale, Latack, 1986).
Os resultados indicam que os professores do Ensino Básico apresentam níveis inferiores de
bem-estar, uma vez que têm mais preocupações profissionais, maior exaustão emocional, falta
de reconhecimento profissional e maiores níveis de stress de papel comparativamente com os
professores do Ensino Secundário. Relativamente às estratégias os professores no geral
recorrem a estratégias menos eficazes para gerir as exigências na gestão da relação com os
alunos e pais, contudo não existem diferenças significativas entre os diferentes níveis de
ensino.
Description
Keywords
Bem-estar Professores Nível Ensino
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 575-585). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário