Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
64.71 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Na actualidade, as questões ligadas ao papel do professor, desde a avaliação
do desempenho profissional até à utilização de estratégias eficazes face às
mudanças no contexto educativo, são consideradas de extrema importância
para o seu bem-estar.
Várias investigações nacionais (Capelo, Pocinho, Jesus, 2009; Gomes, Silva,
Mourisco, Silva, Mota & Montenegro, 2006; Pinto, Lima & Silva, 2003;
Quirino, 2007) e internacionais (Friedman, 2000; Kokkinos, 2007; Moreno-
Jiménez, Garrosa-Hernández, Gálvez, González & Benevides-Pereira, 2002;
Moreno-Jiménez, Fernández, Benadero & Garrosa-Hernández, 2005; Pozo-
Munoz, Salvador-Ferrer, Alonso-Morillejo & Martos-Mendes, 2008;
Sabanci, 2009) reportam a presença de níveis de burnout, stress, depressão e
ansiedade nos professores dos diferentes graus de ensino. Para avaliar estes
constructos utilizou-se o CBP-R (Moreno Jiménez, Garrosa-Hernández &
Gutiérrez, 2000) e a DAS (Ribeiro, Honrado & Leal, 2004) numa amostra de
professores portugueses.Os resultados alertam para a importância da
identificação de factores associados aos elevados níveis de burnout, stress,
depressão e ansiedade em professores.
Description
Keywords
Burnout Stress profissional Ajustamento emocional Professores
Citation
In C. Nogueira, et al. (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, (pp. 1151-1161). Braga: Universidade do Minho