PORG - Tese de doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing PORG - Tese de doutoramento by Title
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- A avaliação e o feedback na gestão de desempenho : Um outro olharPublication . Rodrigues, Antero Miguel Monteiro; Cesário, Francisco José Santos; Castanheira, Filipa Vieira da SilvaNesta dissertação estudou-se o impacto da gestão de desempenho e a reação ao feedback em assistentes de contact center de diversos tipos de serviço, tendo como objetivo compreender o impacto que as variáveis anteriormente referidas têm sobre a relação de troca entre supervisor-colaborador e a satisfação laboral (i.e. intrínseca e extrínseca) do colaborador. No primeiro estudo, com uma amostra de 1815 assistentes de contact center, desenvolveu-se uma análise das qualidades psicométricas de um instrumento de medida multidimensional sobre a gestão de desempenho, tendo como intuito validar e adaptar esta medida em Portugal. No segundo estudo, de carácter transversal, com uma nova amostra de 1815 assistentes de contact center, verificou-se o efeito sincrónico direto entre a gestão de desempenho e a relação de troca supervisor-colaborador e a inexistência de um efeito direto entre a gestão de desempenho e a satisfação laboral. Além disso, constatou-se que a reação ao feedback medeia totalmente a relação entre gestão e desempenho e a satisfação laboral e parcialmente a relação entre a gestão de desempenho e a relação de troca supervisor-colaborador. Por fim, o terceiro estudo, longitudinal e com uma terceira amostra de 301 assistentes de contact center, centrou-se na replicação dos resultados obtidos no estudo anterior, mas sem o efeito de mediação. Desta forma, verificou-se o efeito diacrónico da gestão de desempenho sobre a reação ao feedback e o efeito sincrónico da gestão de desempenho e da reação ao feedback face à satisfação laboral e relação de troca supervisor-colaborador. Os resultados deste terceiro estudo permitiram verificar que os efeitos da gestão de desempenho em contact center relativamente à satisfação laboral e relação de troca supervisor-colaborador não perduram ao longo do tempo. Em suma, esta investigação permitiu contribuir para entender a importância que a gestão de desempenho e a reação ao feedback tem na atitude relacional entre supervisor-colaborador e na satisfação laboral de cada colaborador em contexto organizacional.
- Contributos para a explicação do funcionamento das equipas de trabalho: O papel da diversidade e do conflito intragrupalPublication . Passos, Ana Margarida Soares LopesEste trabalho visa, globalmente, contribuir para a explicação do funcionamento das equipas, analisando especificamente o papel da diversidade e do conflito intragrupal para os resultados do desempenho da equipa. A dissertação integra, além da revisão de literatura, 5 estudos empíricos sobre esta problemática. As contribuições principais deste trabalho incidem sobre os aspectos teórico, metodológico e pragmático. Do ponto de vista teórico, os resultados sugerem que a multidimensionalidade da diversidade e as inter-relações entre os diferentes tipos de diversidade constituem um aspecto dinâmico da estrutura das equipas, desafiando os modelos lineares que analisam o funcionamento das equipas numa perspectiva sincrónica. Ao nível do conflito intragrupal, este estudo contribui para a compreensão das inter-relações entre diferentes tipos de conflito bem como da relação entre conflito intragrupal e desempenho das equipas, nomeadamente, ao sugerir que as percepções de eficácia do processo de tomada de decisão constituem um mediador importante da relação entre estas duas variáveis. Do ponto vista metodológico, salienta-se o esforço por desenvolver abordagens inovadoras para o estudo do impacto da diversidade e do conflito intragrupal no funcionamento das equipas. O estudo do desempenho como um percurso contribuiu para compreender os aspectos diferenciadores das equipas eficazes, constituindo, por si, uma nova proposta para investigações futuras. A construção de um paradigma experimental para testar os efeitos do conflito intragrupal sobre o desempenho e as respostas afectivas dos membros traduz-se numa nova linha de investigação que contribui para compreender os resultados, nem sempre consistentes, produzidos essencialmente por investigações de natureza correlacionai. Do ponto de vista prático, este trabalho pretende igualmente contribuir para melhorar a organização do trabalho e eficácia da gestão das organizações, as quais são confrontadas com a necessidade de constituir equipas que, naturalmente, se pretendem motivadoras e de alto desempenho. ------ ABSTRACT ------ The goal of the present work is to provide a contribution to the explanation of teamwork functioning. Its main focus is the analysis of the role played by diversity and intragroup conflict on team performance outcomes. The submitted dissertation comprehends, apart from a review of literature, 5 empirical studies. The main contributions here presented address the theoretical, methodological and pragmatic aspects of the problem. Theoretically, results suggest that the multidimensionality of diversity and the interrelations between the different types of diversity are a dynamic aspect of team structure. This result challenges the linear models which analysis of team functioning is conducted from a synchronic perspective. On the issue of intra-group conflict, this study contributes to the understanding of both the inter-relations between different types of conflict and the relation between intragroup conflict and team performance. Specifically, it suggests that the perceptions of team decision making effectiveness constitute a significant mediator in the relation between these two variables. Methodologically, the present work attempted to develop innovative approaches for studying the impact of diversity and intragroup conflict on team functioning. Studying performance as an on-going process contributes to understand the differentiating aspects of effective teams. This approach is, in itself, a new proposal for further research. Both the development of an experimental paradigm for testing the impact of intragroup conflict on team performance and members' affective responses represent a new line of research which cast significant light on the not always consistent results emerging, almost exclusively, in studies of correlational nature. On a practical level, the present work is also expected to contribute to an improvement of work organization and to the effectiveness of organizational management - organizations face the need to build teams and, naturally, to expect them to be highly motivating and capable of high performance.
- Dos grupos às categorias sociais: Contributos para a compreensão dos processos de fusões e aquisições de empresasPublication . Moreira, Manuel JoãoA dissertação pretende ser um contributo para a compreensão da complexidade dos processos de fusão e aquisição de empresas no que diz respeito ao seu lado humano. Sendo a formação das equipas de trabalho um dos aspectos cruciais no sucesso da combinação das estruturas organizacionais, a dissertação procura perceber a natureza distinta de dois sistemas sociais que coexistem sob a mesma etiqueta de grupo nos processos de consolidação das novas estruturas pós-fusão. A investigação procura pontos de ancoragem na articulação entre duas teorias de grupo, a da identidade social, em torno de uma definição categorial, e a dos modelos de inspiração sociotécnica, em torno de uma definição dinâmica (Wilder & Simon, 1998). A revisão da literatura é orientada no sentido de perceber a natureza distinta dos dois sistemas sociais (grupo - categoria social), ao mesmo tempo que fornece uma abordagem sobre os estudos que têm sido efectuados à volta dos processos de fusão e aquisição de empresas no que diz respeito ao comportamento organizacional, em particular ao intergrupo. Os estudos empíricos permitem, num primeiro momento: a) a emergência de categorias sociais ligadas às empresas pré-fusão, para além dos calendários formais estabelecidos, quando o processo de fusão foi declarado já formalmente extinto; e b) a caracterização das forças tensionais - impulsoras ou restritivas - do desenvolvimento das equipas de trabalho em situação pós-fusão. Num segundo momento, os estudos procuram perceber as condições de emergência dessas categorias sociais, confrontando a teoria da identidade social (Tajfel, 1984), no que diz respeito às estratégias de mobilidade social versas mudança sociai, com o recurso às dimensões de eficácia grupai, tal como são concebidas por Savoie & Beaudin (1995). ------ ABSTRACT ------ The dissertation aims to be a contribution to the understanding of company merger and acquisition processes complexity regarding their human side, Work teams formation being one of the crucial aspects of the success in the combination of organizational structures, the dissertation tries to understand the different nature of two social systems co-existing under the same group label in the new post-merger structures consolidation processes. The research attempts to find support points in the enunciation of two group theories: that of social identity around a categorical definition, and that of socio-technical inspiration models around a dynamic definition (Wilder & Simon, 1998). The bibliography is directed to realize the different nature of the two social systems (group - social category). At the same time, it supplies an approach to the studies which have been performed on company merger and acquisition processes concerning the organizational behaviour, mainly the intergroup, At a first stage, the empirical studies allow: a) the emersion of social categories related to pre-merger companies, beyond the established formal timings when the merger process is already officially concluded; and b) the characterization of the tensional strengths - driving or restrictive - of the work teams development in a post-merger situation. At a second stage, the studies attempt to understand the emersion conditions of those social categories by confronting the social identity theory (Tajfel, 1984) regarding the social mobility strategies versus social change with the resort to group efficacy dimensions, such as they are understood by Savoie & Beaudin (1995).
- Estratégias e tácticas em negociação: Para um modelo de eficácia negocialPublication . Cunha, Pedro Fernando Santos Silva da; Martínez, Gonzalo Serrano; Fernandez, Dámaso RodríguezInexistente
- “Good vibrations”: Optimism, social network position and resource-attraction capabilityPublication . Lopes, Luis Miguel Pereira; Cunha, Miguel Pina eThe work reported in this thesis addresses the research question of when and how positive psychological states impact positive behaviour and positive organizational development. We present two theoretical essays and three empirical studies to find possible answers to this question and we use a multitude of methodologies with different epistemological assumptions, including quantitative correlation analysis, social network analysis and qualitative grounded theory analysis. In the whole, our work shows that positive psychological states are fundamental to promote individual and organizational higher-levels of performance and well-being. It also points that the capability to induce positive psychological states in others (an “alter-positive” approach) is a powerful way to develop outstanding individuals and organizations. In a broader sense, it stresses the need to promote good vibrations as a fundamental route to create a better world.
- Investe em mim se queres que fique! : desenvolvimento de competências como redutor das intenções de saída da organizaçãoPublication . Moreira, Ana Maria da Palma; Cesário, Francisco José SantosNos tempos atuais, em que o mercado laboral se tornou extremamente competitivo, um dos principais problemas que se levanta às organizações é a retenção dos seus melhores colaboradores, ou seja, do seu melhor capital humano, capital humano esse muitas vezes difícil de imitar e de substituir. Acresce ainda que neste momento trabalham nas organizações colaboradores que pertencem a diferentes gerações e, segundo Saba (2013) estes colaboradores têm diferentes objetivos e atitudes no que respeita ao seu trabalho que por vezes não são compatíveis, valorizando também de diferente modo as práticas organizacionais de desenvolvimento de competências. Esta dissertação pretende fornecer às organizações indicações sobre as práticas que cada geração mais valoriza, assim como outras indicações que as ajudem a reter os seus melhores colaboradores. Esta investigação desenvolveu-se através de três estudos quantitativos, com a aplicação de dois questionários em dois momentos diferentes. Em relação ao primeiro questionário, a amostra foi constituída por 302 participantes a trabalharem em organizações sediadas no território português. As respostas dadas por estes participantes foram utilizadas no primeiro e no segundo estudo. O primeiro teve como objetivo adaptar e validar para a população portuguesa um instrumento de práticas organizacionais de desenvolvimento de competências, desenvolvido por De Vos, De Hauw e Van der Heijden (2011). Quanto à sua estrutura fatorial este instrumento revelou ser composto por três fatores. Na análise fatorial exploratória apresentou um KMO no valor de .89, com uma variância explicada de 71%. A posterior análise fatorial confirmatória aos três fatores identificados, revelou uma fiabilidade de constructo entre .73 e .95 apresentando uma boa validade discriminante. Depois de realizada a análise semântica aos itens que compõem os três fatores decidiu-se atribuir ao fator 1 a designação de “formação”, ao fator 2 de “suporte individualizado” e ao fator 3 de “rotação funcional”. O segundo estudo teve como principais objetivos testar não só o efeito indireto da perceção de empregabilidade interna na relação entre as práticas organizacionais de desenvolvimento de competências e o compromisso afetivo para com a organização, como o efeito moderador das diferentes gerações (baby boomer, geração X e Geração Y) nesta relação. Comprovou-se um efeito direto, significativo e positivo das práticas organizacionais de desenvolvimento de competências no compromisso afetivo, assim como o efeito indireto parcial da perceção de empregabilidade interna nesta relação. Comprovou-se ainda o efeito moderador das gerações nesta relação. Quanto ao segundo questionário, a amostra foi constituída por 313 participantes a trabalharem em organizações sediadas no território português, mas todos eles contactos do Fórum Pessoas e Organizações. As respostas dadas pelos participantes a este questionário foram utilizadas no terceiro estudo, cujo principal objetivo foi testar o efeito indireto em série da perceção de empregabilidade interna e do compromisso organizacional afetivo na relação entre as práticas organizacionais de desenvolvimento de competências e as intenções de saída da organização. Conseguiu-se comprovar este objetivo assim como o efeito significativo e negativo das práticas organizacionais de desenvolvimento de competências, perceção de empregabilidade interna e do compromisso organizacional afetivo nas intenções de saída.
- Les facteurs psychosociaux de l'efficacité organisationnelle : étude comparative des mairies portugaisesPublication . Coelho, Joaquim José V. Pinto; Ficher, Gustave-NicholasCette recherche examine les variables qui ínfluencent l’eflicacité dans les services publics. Les mairies constituent 1'unité d'analyse. 92 maires et 236 directeurs de 109 municipalités portugaises ont participe à 1'étude. Les construits leadership general (G), oriente vers Ia stratégie (S) et prédisposé au risque (R) du maire, satisfaction et engagement des directeurs, climat de confiance et de coopération ont été opérationnalisés. En s'appuyant sur des modeles d'équations structurelles, la recherche a mis en évidence des relations d'intermédiation entre: G et satisfaction, G et coopération, S et engagement, S et confiance, R et satisfaction, satisfaction et engagement et engagement et confiance. Des relations négatives d'intermédiation ont été validées entre G et engagement, entre R et confiance et entre R et coopération. Des effets directs de Ia confiance sur Fefficacité perçue et le taux d'exécution des investissements ont été démontrés. Les antécédents des variables financières n'ont pas été prouvés. Des différences entre les maires et les directeurs ont été montrées dans les relations entre G et satisfaction, R et satisfaction, S et confiance et engagement et confiance. Des différences significatives entre R et coopération ont été révélées entre les mairies d'idéologie de droite et celles de gaúche. Des différences ont été également trouvées entre les municipalités à niveau économique inférieur et supérieur sur Ia relation entre R et satisfaction et entre R et coopération. Des styles comportementaux de maire sont proposés. Le modele a spécifié d'autres comportements de maire tels que perçus par les directeurs. ------ ABSTRACT ------ This research required to examine variables that influence the organizational effectiveness in local government services. The mayoralty was used as the unity of analysis and 92 mayors and 236 directors in 109 municipalities in Portugal participated in this study. The latent variables mayor's extensive leadership (G), strategic oriented leadership (S) and risk predisposed leadership (R), director's satisfaction and commitment, trust and cooperation climate were operationalized using factor analysis. Through structural equations modeling the research revealed significant positive mediate relationship between: G and satisfaction, G and cooperation, S and commitment, S and trust, R and satisfaction, satisfaction and commitment and commitment and trust. Significant negative mediate relationship was found between G and commitment; and, on one hand, between R and, on the other, trust and cooperation. Direct effects from trust to overall perceived effectiveness and to level of investments execution rate were found. Financial indicators were not found to be significantly explained by the model. Significant differences for mayors and directors were found in the relation between G and satisfaction, R and satisfaction, S and trust and commitment and trust. Mayoralties supported by right and left ideologies were found to have significantly different perceptions between R and cooperation. Also, significant differences for lower and upper economic level municipalities were found between R and satisfaction and between R and cooperation. Behavioral styles of mayor are proposed and analyzed their effectiveness. The model was specified for others factors of leadership as perceived by the directors.
- Mercado de Trabajo y Flexibilidad Laboral: Una perspectiva operativa en PortugalPublication . Cesário, Francisco José Santos
- Psychological safety, authentic leadership and social networks : A psycho-structural approach to the study of groupsPublication . Soares, André Escórcio; Lopes, Miguel PereiraA investigação recente acerca de grupos e equipas tem-se desenvolvido fundamentalmente em torno de duas tradições: a dos constructos psicológicos partilhados, primordialmente ligada à psicologia e a da perspetiva estrutural, mais ligada à sociologia, aos estudos organizacionais e à teoria acerca da análise de redes sociais. Esta tese pretende integrar estas duas perspetivas numa lógica mais holística, aqui apelidada de perspetiva psico-estrutural no estudo de grupos e equipas. Assim, esta tese tem como objetivo explorar a relação entre a relação entre a segurança psicológica, a liderança autêntica e a análise de redes sociais. A relação entre estas três componentes permitiu o desenvolvimento de três artigos baseados numa visão psico-estrutural das dinâmicas dos grupos. Por fim, esta tese teve como objetivo estender o estudo da segurança psicológica, liderança autêntica e redes sociais ao contexto do ensino superior. Esta opção parte duma perspetiva que realça a importância do desenvolvimento de conhecimento dentro da psicologia numa lógica multi-contextual. Com vista ao alcance destes objetivos foram submetidos três artigos para três revistas científicas de cariz internacional. O primeiro artigo, já publicado, diz respeito ao desenvolvimento de um modelo conceptual de influência das redes sociais no desenvolvimento da segurança psicológica do grupo. Neste sentido, apresenta proposições relacionadas com a influência dos membros centrais das redes na segurança psicológica dos grupos e equipas, através de um processo de contágio social. O segundo artigo é de natureza empírica e tem como principal objetivo estudar a relação entre a liderança autêntica, a segurança psicológica e a performance académica de alunos do ensino superior. Os resultados deste artigo permitem concluir que tanto a segurança psicológica como a liderança autêntica têm um impacto positivo na performance académica. Testou-se ainda o papel da segurança psicológica enquanto mediadora da relação entre a liderança autêntica e a performance académica, sendo que, no entanto, os resultados não suportam a existência deste efeito de mediação. Por fim, o terceiro artigo desta tese tem um formato empírico e teve como objetivo dar seguimento aos estudos sugeridos no segundo artigo ao avançar com a densidade enquanto medida de rede social como uma variável importante na relação entre segurança psicológica, ensino autêntico e performance académica. Uma das contribuições deste artigo prende-se com o desenvolvimento do conceito de ensino autêntico (authentic teachership) a partir da teoria acerca de liderança autêntica. Os resultados deste estudo permitem concluir que existe uma relação positiva entre a densidade e o ensino autêntico, a segurança psicológica e a performance académica. No global, os resultados dos estudos incluídos nesta tese ilustram as oportunidades que se podem abrir na compreensão das dinâmicas dos grupos e equipas, através da utilização de uma abordagem psico-estrutural. Mais concretamente, os resultados dos estudos incluídos nesta tese permitem concluir que a liderança autêntica e a segurança psicológica estão positivamente relacionadas com as redes sociais, e mais explicitamente com a densidade, e que exercem um impacto positivo na performance académica de estudantes do ensino superior. Desta forma, a presente tese contribui para o desenvolvimento de uma nova abordagem não só no estudo da performance académica de estudantes do ensino superior mas também na compreensão na importância das dinâmicas de grupos e equipas em geral.
- Todos diferentes ou todos iguais : o desenvolvimento da identidade nas organizações empreendedoras de baixo e de elevado crescimentoPublication . Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da; Cunha, Miguel Pina ePerante as evidências de morte prematura das organizações recém-criadas, a comunidade científica tem afastado o foco da criação para o crescimento. O crescimento, contudo, tem sido limitado a uma progressiva institucionalização e aumento do número de colaboradores. Face ao ritmo diferencial de crescimento das organizações empreendedoras, importa explorar como as características centrais e distintivas se desenvolvem, por forma a incentivar as organizações que crescem mais e geram mais valor para a sociedade. Desta forma, o presente estudo tem como objectivo explorar como as mudanças organizacionais afectam a identidade das organizações empreendedoras de crescimento elevado e de crescimento modesto. Seis organizações empreendedoras com dois anos de vida foram estudadas durante dois anos. Utilizando os designs do estudo de caso e da Grounded Theory, emergiram dois modelos – um que explica como as mudanças organizacionais afectam a identidade organizacional e um outro que analisa as quatro formas de identidade organizacional que derivam desse impacto. Com vista a determinar a razão pela qual as organizações empreendedoras de elevado crescimento desenvolveram uma identidade organizacional partilhada por todos os membros da organização, procedeu-se a uma nova fase de recolha de dados - segunda fase do estudo. Da análise dos dados emergiu um novo conceito - a entrega - que define a forma como empreendedores e colaboradores das organizações empreendedoras de elevado crescimento se dedicam à sua organização por forma a fazê-la crescer. No final, são discutidas as principais implicações para o campo do empreendedorismo e da identidade organizacional. ***** ABSTRACT ***** Several studies have evidenced the high propensity that new ventures have to die. As such, the cientific community are now moving away their focus from the creation to the organizational growth. However, growth has been mostly related with higher institutionalization and more employees. Given that the entrepreneurial firms have different growth rates, it is importante to explore how the central and distinctive properties of the organization develop, in order to promote the emergence of highgrowth organizations. The purpose of our study is to explore how organizational changes affect the organizational identity of both the high and modest-growth organizations. We have studied six two-year-old ventures for two years. Using case study and Grounded Theory approach two models have emerged. The first model explains how organizational changes affect identity and the second one deals with the four forms of organizational identity that we can find in new ventures. After that, we run the second phase of the study to understand why high-growth firms have developed a common identity. From data analysis, a new construct have emerged, which we called selfgiving, defining the process through which both entreprepreneurs and employees give themselves to the organization in order to make it grow. Main implications to the state of the art in entrepreneurship and organizational identity are discussed.