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Browsing Outras Áreas by Subject "Acesso aberto"
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- Evolução do Repositório do ISPA (2009-2018)Publication . Lopes, Carlos; Nunes, Paulo Pinhão; Santos, Ana PatríciaApresenta-se um poster com informação relativa à evolução do Repositório do ISPA entre os anos 2009 e 2018. Com o presente poster procura-se traçar a evolução e caracterização do repositório do ISPA (2009-2018) e seus contributos para a Ciência Aberta. Objetivo: Partilhar a experiência e o trabalho desenvolvido numa instituição de ensino superior, ISPA – Instituto Universitário, no âmbito da difusão da evolução do repositório do ISPA, através de indicadores de desempenho ao nível de conteúdos e utilização. Metodologia: Módulo de estatísticas do repositório do ISPA, através de análise descritiva de indicadores. Resultados: O repositório do ISPA nasceu em outubro de 2009, caracteriza-se por integrar 27 comunidades, 114 coleções e disponibiliza 6.284 documentos (50% artigos de revistas nacionais e internacionais, 41% teses e dissertações de mestrado e 9% são outro tipo de documentos). O número médio de depósitos por ano é de 698. A análise à sua utilização permite-nos constatar que, no ano de 2018, ultrapassou-se o número mágico de um milhão de downloads, tendo atingido o número de 1.715.331, sendo a maioria – 73% – realizada por países lusófonos: Portugal e Brasil. Os autores que mais artigos disponibilizam no repositório são: Leal, Isabel; Marôco, João; Garcia-Marques, Teresa e Teixeira, José A. Carvalho. As comunidades que contemplam mais documentos são: Psicologia Clínica, Psicologia Educacional e Psicologia da Saúde. Na análise à utilização regista-se que os três títulos de artigos com maior número de downloads são: QUAL A FIABILIDADE DO ALFA DE CRONBACH? QUESTÕES ANTIGAS E SOLUÇÕES MODERNAS? (25.236); HOW ARE HABITS FORMED : MODELLING HABIT FORMATION IN THE REAL WORLD (22.922) e SPORT SPONSORSHIP: THE RELATIONSHIP BETWEEN TEAM LOYALTY, SPONSORSHIP AWARENESS, ATTITUDE TOWARD THE SPONSOR, AND PURCHASE INTENTIONS (18.546). Por fim, os três autores de artigos com maior número de downloads são: João Marôco (87.575); Isabel Pereira Leal (55.206) e Teresa Garcia-Marques (37.248). O perfil do repositório do ISPA caracteriza-se por 75% dos documentos estarem em acesso aberto, 20% em acesso restrito e 5% em acesso embargado. Conclusões: A divulgação de estatísticas anuais da evolução do repositório à comunidade académica traduz transparência nos processos e possibilita a monitorização do desempenho realizado pela equipa de suporte na sua gestão e administração. O trabalho apresentado procura contribuir para a importância dos repositórios no Acesso Aberto como nova via de comunicação em ciência. Acreditamos que as palavras-chave «comunicação», «disseminação» e «impactos dos repositórios institucionais» são o presente no futuro, como garantia de qualidade no Acesso Aberto e nos contributos à Ciência Aberta.
- Evolução do Repositório do ISPA (2009-2019)Publication . Lopes, Carlos; Nunes, Paulo Pinhão; Santos, PatríciaApresenta-se um poster com informação relativa à evolução do Repositório do ISPA entre os anos 2009 e 2019. Com o presente poster procura-se traçar a evolução e caracterização do repositório do ISPA (2009-2019) e seus contributos para a Ciência Aberta. Objetivo: Partilhar a experiência e o trabalho desenvolvido numa instituição de ensino superior, ISPA – Instituto Universitário, no âmbito da difusão da evolução do repositório do ISPA, através de indicadores de desempenho ao nível de conteúdos e utilização. Metodologia: Módulo de estatísticas do repositório do ISPA, através de análise descritiva de indicadores. Resultados: O repositório do ISPA nasceu em outubro de 2009, caracteriza-se por integrar 27 comunidades, 120 coleções e disponibiliza 6.792 documentos (50% artigos de revistas nacionais e internacionais, 41% teses e dissertações de mestrado e 9% são outro tipo de documentos). O número médio de depósitos por ano é de 698. O número de downloads, foi de 2.238.439, sendo a maioria – 72% – realizada por países lusófonos: Portugal e Brasil. Os autores que mais artigos disponibilizam no repositório são: Leal, Isabel; Marôco, João; Garcia-Marques, Teresa e Teixeira, José A. Carvalho. As comunidades que contemplam mais documentos são: Psicologia Clínica, Psicologia Educacional e Psicologia da Saúde. Na análise à utilização regista-se que os três títulos de artigos com maior número de downloads são: How are habits formed: modeling habit formation in the real world (34.193); Práticas de gestão de recursos humanos e desempenho organizacional(25.942); Auto-estima, auto-conceito e dinâmicas relacionais em contexto escolar (13.847) . Por fim, os três autores de artigos com maior número de downloads são: João Marôco (96.782); Isabel Pereira Leal (67.450) e José A. Carvalho Teixeira (42.453). O perfil do repositório do ISPA caracteriza-se por 75% dos documentos estarem em acesso aberto, 20% em acesso restrito e 5% em acesso embargado. Conclusões: A divulgação de estatísticas anuais da evolução do repositório à comunidade académica traduz transparência nos processos e possibilita a monitorização do desempenho realizado pela equipa de suporte na sua gestão e administração. O trabalho apresentado procura contribuir para a importância dos repositórios no Acesso Aberto como nova via de comunicação em ciência. Acreditamos que as palavras-chave «comunicação», «disseminação» e «impactos dos repositórios institucionais» são o presente no futuro, como garantia de qualidade no Acesso Aberto e nos contributos à Ciência Aberta.
- Evolução do Repositório do ISPA (2009-2020)Publication . Lopes, Carlos; Nunes, Paulo Pinhão; Santos, Patrícia
- Literacia da informação: Da identidade digital à visibilidade científicaPublication . Alonso Arévalo, Julio; Lopes, Carlos; Antunes, Maria da LuzAs novas possibilidades de comunicação também oferecem novas oportunidades para a formação, análise e avaliação da investigação. Cientistas e investigadores usam com frequência as aplicações baseadas na web em investigação. Praticamente em todas as áreas de investigação, as ferramentas digitais converteram-se em indispensáveis; o aparecimento de novos paradigmas como o acesso aberto, as métricas alternativas e as redes sociais são um importante exemplo de como estas mudanças afetaram a forma como os estudiosos pensam no futuro das publicações académicas. Estes acontecimentos criaram novas possibilidades e novos desafios na avaliação da qualidade da investigação, ao nível dos investigadores individuais e do desenvolvimento profissional. É a este nível que a biblioteca desempenha um papel indispensável na formação de competências e habilidades informativas que se repercutirá na valorização social do profissional, na sua satisfação profissional e, em última instância, na qualidade da própria instituição. Destacam-se os aspetos mais relevantes nos novos paradigmas de comunicação e difusão científica e, a esse respeito, recomendam-se as ações mais adequadas.
- Repositório do ISPA: Contributos para a ciência abertaPublication . Nunes, Paulo Pinhão; Santos, Ana Patricia; Oliveira, MiguelIntrodução: Todos os anos no mês de outubro, o Centro de Documentação participa com a equipa do Repositório na Semana Internacional de Acesso Aberto, através de um conjunto de iniciativas e atividades. Uma das atividades visa desenvolver um estudo com dados sobre a evolução do repositório institucional. Este estudo é afixado, em formato de póster, durante um ano na sala de informática, depositado no repositório e difundido através do microsite a toda a comunidade académica. Trata-se de uma iniciativa que visa comunicar a importância dos repositórios institucionais de acesso aberto como sistemas de informação no modelo de difusão e publicação de conhecimento científico. Com o presente póster procura-se traçar a evolução e caracterização do repositório do ISPA (2009-2017) e seus contributos para a Ciência Aberta. Objetivo: Partilhar a experiência e o trabalho desenvolvido numa instituição de ensino superior, ISPA – Instituto Universitário, no âmbito da difusão da evolução do repositório do ISPA, através de indicadores de desempenho ao nível de conteúdos e utilização. Metodologia: Módulo de estatísticas do repositório do ISPA, através de análise descritiva de indicadores. Resultados: O repositório do ISPA nasceu em outubro de 2009, caracteriza-se por integrar 25 comunidades, 104 coleções e disponibiliza 5.729 documentos (50% artigos de revistas nacionais e internacionais e 40% teses e dissertações de mestrado). O número médio de depósitos por ano é de 636. A análise aos conteúdos permite-nos constatar que, no ano de 2017, foi atingido o número mágico de um milhão de downloads, sendo a maioria – 75% – realizada por países lusófonos: Portugal e Brasil. Os autores que mais artigos disponibilizam no repositório são: João Marôco, Vítor Almada, Isabel Leal e Rui Oliveira. As comunidades que contemplam mais documentos são: Psicologia Clínica, Psicologia Educacional e Psicologia da Saúde. Na análise à utilização regista-se que os três títulos de artigos com maior número de downloads são: QUAL A FIABILIDADE DO ALFA DE CRONBACH? QUESTÕES ANTIGAS E SOLUÇÕES MODERNAS? (24.130); SPORT SPONSORSHIP: THE RELATIONSHIP BETWEEN TEAM LOYALTY, SPONSORSHIP AWARENESS, ATTITUDE TOWARD THE SPONSOR, AND PURCHASE INTENTIONS (16.401) e ESTUDOS SOBRE A INTERVENÇÃO PRECOCE EM PORTUGAL: IDEIAS DOS ESPECIALISTAS, DOS PROFISSIONAIS E DAS FAMÍLIAS (12.339). Por fim, os três autores de artigos com maior número de downloads são: João Marôco (70.876); Isabel Pereira Leal (34.176) e Teresa Garcia-Marques (33.274). O perfil do repositório do ISPA caracteriza-se por 75% dos documentos estarem em acesso aberto, 20% em acesso restrito e 5% em acesso embargado. Conclusões: A divulgação de estatísticas anuais da evolução do repositório à comunidade académica traduz transparência nos processos e possibilita a monitorização do desempenho realizado pela equipa de suporte na sua gestão e administração. O trabalho apresentado procura contribuir para a importância dos repositórios no Acesso Aberto como nova via de comunicação em ciência. Acreditamos que as palavras-chave «comunicação», «disseminação» e «impactos dos repositórios institucionais» são o presente no futuro, como garantia de qualidade no Acesso Aberto e nos contributos à Ciência Aberta.
- The Contribution of Information Literacy for Open SciencePublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, TatianaO campo de atuação da Ciência Aberta traduz-se num processo colaborativo, transparente, de disseminação, criação e de transferência de conhecimento, acessível à investigação e assente nos princípios do acesso aberto. Os diferentes agentes do processo de investigação, munidos de um conjunto de competências de literacia da informação, adquirem a aptidão, em ambientes de informação impressa ou digital, e tendo por base o seu próprio pensamento crítico e reflexivo, de transformar a informação em novo conhecimento. Este artigo explora a integração dos conceitos da Ciência Aberta na literacia da informação. Apresenta-se uma reflexão teórica que evidencia os contributos da literacia da informação em contexto académico e na dinâmica da produção de ciência. Conclui-se que a literacia da informação se assume como uma ferramenta de aprendizagem essencial para o desenvolvimento da Ciência Aberta, potenciando o entendimento crítico dos conteúdos, a par do desenvolvimento e do progresso da investigação.