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- 2º Encontro de Bibliotecas do Ensino Superior, Aveiro 2013: Sessão de AberturaPublication . Lopes, CarlosInexistente
- Acerca das estórias da História da PsicologiaPublication . Carvalho, Cláudia Maria Constante Ferreira deO presente artigo nasce de algumas breves reflexões sobre a História da Psicologia em torno dos seus conteúdos – os sistemas teóricos – e da sua forma – as estratégias que organizam a sua narrativa. Sabendo que não há abordagens neutras da História, a autora sublinha a importância das estórias (ficções) como elementos importantes na construção e narração da História da Psicologia, bem como o papel que as histórias (ou estórias) das pessoas comuns poderão assumir no discurso da Psicologia científica.
- Acesso remoto fácil e seguro ao conhecimento : OpenAthensPublication . Lopes, Carlos; Rodrigues, Arturo; Fernandes, TiagoNeste encontro o Prof. Carlos Lopes irá ilustrar a sua experiência de como, durante o confinamento por COVID-19, os utilizadores do ISPA acederam de forma pacífica, flexível e segura, aos conteúdos do Centro de Documentação sem depender do endereço IP, desde qualquer dispositivo. Simplesmente necessitaram de uma única senha de acesso para “abrir à porta e entrar” no Centro de Documentação ISPA.
- Autoavaliação das competências de informação em estudantes universitáriosPublication . Lopes, Carlos; Pinto, MaríaNas últimas décadas foram feitos grandes esforços para definir, conhecer e avaliar quais são as competências informativas que os estudantes universitários necessitam para poder progredir na sua aprendizagem e na sua inserção no mercado laboral. Apesar do argumento de que os avanços tecnológicos facilitaram o acesso à informação, existe uma preocupação constante, porque os estudantes universitários não possuem competências suficientes para gerir e usar a informação: gerem quantidades enormes de informação através da Internet, mas não sabem o que fazer com ela, como avaliá-la, de que modo devem usá-la ou aproveitá-la de forma estratégica e ética. O questionário IL-HUMASS sobre literacia da informação foi concebido e desenhado com o objetivo de avaliar competências de informação e para ser aplicado à população de estudantes, professores e profissionais da informação dos diversos níveis na área das Ciências Sociais e Humanas nas universidades espanholas e portuguesas. Contém 26 itens agrupados em quatro categorias (pesquisa, avaliação, processamento e comunicação e difusão da informação) e em três dimensões de autoavaliação (importância, autoavaliação e fonte favorita de aprendizagem). A avaliação das qualidades psicométricas do IL-HUMASS para Português foi feita numa amostra de 1.077 estudantes universitários portugueses. A análise fatorial exploratória do questionário indicou um ajustamento aceitável, apoiando a estrutura original composta por quatro categorias para cada dimensão. O IL-HUMASS apresentou características psicométricas aceitáveis de consistência interna e validade de constructo. As características psicométricas do IL-HUMASS validam a sua utilização no nosso país em estudos que requeiram a avaliação de múltiplos indicadores, apresentando-se como particularmente útil para avaliar e diagnosticar competências em literacia da informação. Conclui-se com um diagnóstico do nível de competências de informação dos estudantes universitários, destacando algumas forças e debilidades, assim como uma proposta de intervenção subjacente nas oportunidades de melhoria e de necessidades de aprendizagem.
- Autoavaliação das competências de informação em estudantes universitários – IL-HUMASS: estudo quantitativo (Parte II)Publication . Lopes, Carlos; Pinto, MariaNas últimas décadas foram feitos grandes esforços para definir, conhecer e avaliar quais são as competências informativas que os estudantes universitários necessitam para poder progredir na sua aprendizagem e na sua inserção no mercado laboral. Apesar do argumento de que os avanços tecnológicos facilitaram o acesso à informação, existe uma preocupação constante, porque os estudantes universitários não possuem competências suficientes para gerir e usar a informação: gerem quantidades enormes de informação através da Internet, mas não sabem o que fazer com ela, como avaliá-la, de que modo devem usá-la ou aproveitá-la de forma estratégica e ética. O questionário IL-HUMASS sobre literacia da informação foi concebido e desenhado com o objetivo de avaliar competências de informação e para ser aplicado à população de estudantes, professores e profissionais da informação dos diversos níveis na área das Ciências Sociais e Humanas nas universidades espanholas e portuguesas. Contém 26 itens agrupados em quatro categorias (pesquisa, avaliação, processamento e comunicação e difusão da informação) e em três dimensões de autoavaliação (importância, autoavaliação e fonte favorita aprendizagem). A avaliação das qualidades psicométricas do IL-HUMASS para Português foi feita numa amostra de 1.077 estudantes universitários portugueses. A análise fatorial exploratória do questionário indicou um ajustamento aceitável, apoiando a estrutura original composta por quatro categorias para cada dimensão. O IL-HUMASS apresentou características psicométricas aceitáveis de consistência interna e validade de constructo. As características psicométricas do IL-HUMASS validam a sua utilização no nosso país em estudos que requeiram a avaliação de múltiplos indicadores, apresentando-se como particularmente útil para avaliar e diagnosticar competências em literacia da informação. Conclui-se com um diagnóstico do nível de competências de informação dos estudantes universitários, destacando algumas forças e debilidades, assim como uma proposta de intervenção subjacente nas oportunidades de melhoria e de necessidades de aprendizagem.
- Autoavaliação das competências de informação em estudantes universitários: validação portuguesa do IL-HUMASS (Parte II)Publication . Lopes, Carlos; Pinto, MariaNas últimas décadas foram feitos grandes esforços para definir, conhecer e avaliar quais são as competências informativas que os estudantes universitários necessitam para poder progredir na sua aprendizagem e na sua inserção no mercado laboral. Apesar do argumento de que os avanços tecnológicos facilitaram o acesso à informação, existe uma preocupação constante, porque os estudantes universitários não possuem competências suficientes para gerir e usar a informação: gerem quantidades enormes de informação através da Internet, mas não sabem o que fazer com ela, como avaliá-la, de que modo devem usá-la ou aproveitá-la de forma estratégica e ética. O questionário IL-HUMASS sobre literacia da informação foi concebido e desenhado com o objetivo de avaliar competências de informação e para ser aplicado à população de estudantes, professores e profissionais da informação dos diversos níveis na área das Ciências Sociais e Humanas nas universidades espanholas e portuguesas. Contém 26 itens agrupados em quatro categorias (pesquisa, avaliação, processamento e comunicação e difusão da informação) e em três dimensões de autoavaliação (importância, autoavaliação e fonte favorita de aprendizagem). A avaliação das qualidades psicométricas do IL-HUMASS para Português foi feita numa amostra de 926 estudantes universitários portugueses. A análise fatorial exploratória do questionário indicou um ajustamento aceitável, apoiando a estrutura original composta por quatro categorias para cada dimensão. O IL-HUMASS apresentou características psicométricas aceitáveis de consistência interna (o α de Cronbach variou entre .77 e .84) e validade de construto. As caraterísticas psicométricas do IL-HUMASS validam a sua utilização no nosso país em estudos que requeiram a avaliação de múltiplos indicadores, apresentando-se como particularmente útil para avaliar e diagnosticar competências em literacia da informação. Conclui-se com um diagnóstico do nível de competências de informação dos estudantes universitários, destacando algumas forças e debilidades, assim como uma proposta de intervenção subjacente nas oportunidades de melhoria e de necessidades de aprendizagem.
- B-on’s evolution and its contribution to the development of Portuguese sciencePublication . Costa, Teresa; Lopes, Carlos; Vaz, FranciscoIn recent years several initiatives have taken place to promote universal access to the Information and Knowledge Society. It was in this context that in 2004 the Online Knowledge Library (bon) was launched in Portugal. With it, it became easier to get access to full text international scientific publications. This study aims to present and analyze some bibliometric indicators of the Portuguese scientific output seeking to evaluate its link it with bon. It was analyzed the usage of b-on resources by the public universities members of the consortium from 2004 to 2010, and we chose as sample the five universities with more downloads per FTE (full time equivalent).In addition to the usage data of the consortium, we used the Web of Science (WoS) and Scopus from which we identified the articles indexed with Portuguese affiliation and by the five Portuguese universities between 2000- 2010. In WoS we found 79.192 articles indexed with at least one Portuguese author, published in the years under analysis, 40.413 have affiliation at least in one of the five universities considered in this study (51%). In Scopus the number of articles is similar, 62.634 articles for Portugal from which 33.417 have affiliation in at least one of the five universities (54%).We identified the research areas with the largest number of articles. The national scientific production concerning the scientific areas is relatively diverse in accordance with both databases: Chemistry, Physics Engineering, Materials Sciences and Biochemistry Molecular Biology are the subject areas with more indexed articles in WoS; Medicine, Engineering, Physics and Astronomy, Biochemistry, Genetics and Molecular Biology and Chemistry in Scopus . The same article can have multiple authors, with different institutional affiliations from different nationalities. The Portuguese international co-authorship is growing in the recent years, mainly with the USA, Spain and United Kingdom. We conclude that the availability and access to electronic resources contributes to the increased of the scientific productivity of the universities and that the study and analysis of its use and output are essential.
- Bibliotecas de ensino superior : Novas e saudáveis tendênciasPublication . Lopes, CarlosO que há no horizonte para os próximos anos para as bibliotecas de ensino superior? Que tendências e tecnologias dirigirão a mudança nas bibliotecas de ensino superior? Quais são os desafios considerados solucionáveis ou difíceis de superar e como podemos criar estratégias efetivas para solucioná-las? Estas questões associadas à adoção tecnológica e à mudança educacional são o propósito desta comunicação sobre tendências para as bibliotecas de ensino superior. São apresentadas as dez recomendações elaboradas pelo grupo de trabalho das bibliotecas de ensino superior da BAD (Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas) como vetores de reflexão para a área da saúde, nomeadamente: 1. Reafirmar a relevância das competências de literacia da informação na comunidade académica; 2. Desenvolver competências dos profissionais das bibliotecas para apoio às atividades de ensino e aprendizagem; 3. Apoiar projetos editoriais de publicação académica e científica; 4. Assegurar repositórios institucionais alinhados com os padrões de interoperabilidade e preservação; 5. Criar serviços de apoio à gestão de dados científicos; 6. Potenciar o papel da biblioteca no apoio à investigação; 7. Fomentar parcerias com estruturas de apoio à comunidade académica; 8. Promover e facilitar o acesso às fontes de informação; 9. Reinventar e potenciar os espaços das bibliotecas; e 10. Aprofundar redes de colaboração entre profissionais e instituições.
- Capacitação de pais de pessoas com deficiência : Projeto oficinas de paisPublication . Dias, Sandra Cristina Camisão; Pimentel, Júlia van Zeller de SerpaEste trabalho pretende dar uma panorâmica das necessidades, competências parentais e redes de apoio dos pais de filhos com deficiência, em Portugal, e perceber quais os processos cognitivos e emocionais ocorridos nas Oficinas de Pais e os impactos da participação neste projeto, centrado na família. Foram efetuados 3 estudos empíricos que trataram os dados recolhidos aos 279 participantes das Oficinas de Pais, entre 2011 e 2012: no estudo 1, os dados dos questionários de caracterização das famílias, de identificação das necessidades dos pais e das redes de apoio, obtidos no início e no final do 1.º nível das Oficinas (GAE), foram analisados com técnicas estatísticas inferenciais; no estudo 2, os dados do questionário sobre competências parentais percebidas, preenchido por 54 pais, no início do 2.º nível das Oficinas (COR), e do questionário de auto-percepção da evolução dessas competências, preenchido no final do COR, foram analisados com técnicas estatísticas descritivas, e; no estudo 3, os conteúdos de 25 entrevistas presenciais foram analisados qualitativamente com vista à compreensão dos processos ocorridos, da adequação e dos impactos do projeto. Quanto às necessidades de apoio, considerando a amostra global, os pais raramente necessitam de ajuda para explicar o problema do filho e frequentemente precisam de alguém para falar de coisas que os preocupam. A análise sincrónica confirma que as necessidades de apoio se diferenciam consoante a idade e patologia do filho. A análise diacrónica, antes e depois do GAE, confirma que as necessidades de apoio se alteram. Quanto às redes de apoio, considerando a amostra global, os pais recorrem sempre ao cônjuge. A este juntam-se, nas necessidades práticas, os familiares, nas técnicas, os profissionais e, nas emocionais, os amigos. A análise sincrónica confirma que as redes de apoio se diferenciam consoante a idade e a patologia do filho. A análise diacrónica, evidencia, a nível global, a sua diversificação e consequente alívio do cônjuge e confirma que a participação nesta ação influenciou alterações nas redes de apoio social. A análise da competência parental percebida, antes do COR, indica uma avaliação global positiva nas competências de orientação e de controlo, negativa nas de resistência ao stress e mista nas emocionais. A autoavaliação da mudança na competência parental percebida, no final do COR, confirma que a mudança positiva foi influenciada pela participação nesta ação e que ela se diferencia com a idade e patologia do filho. A análise do conteúdo das entrevistas presenciais destaca: nos GAE, a processos de partilha, de reflexão, de consciencialização e de aprendizagens; no COR, a processos de consciencialização e de aprendizagens. Os entrevistados apreciaram positivamente as Oficinas de Pais e destacam como factores distintivos o ser uma escola de pais de filhos com diagnósticos diversos, que partilham em grupo as suas preocupações, reflexões e experiências, e o foco da capacitação ser a pessoa-pai e não só só o pai de filho com deficiência. Os impactos no participante são avaliados positivamente e refletem-se em equilíbrio emocional, alteração de perspetiva da deficiência, identificação e partilha com outros pais e reposicionamento social e familiar.