Educação Pré-escolar
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Browsing Educação Pré-escolar by Subject "1.º Ciclo do Ensino Básico"
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- Apropriação da escrita e da leitura no primeiro ano de escolaridade: Ensino e aprendizagemPublication . Ganhão, Mariana Pimpão Costa; Martins, Margarida Alves; Santana, InáciaA presente investigação surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino básico, decorrente da prática supervisionada numa instituição de carácter privado numa turma de 1.º ano do Ensino Básico. Na instituição são implementadas práticas educativas inspiradas no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna, onde a escrita e a leitura estão presentes em todas as rotinas do grupo e onde se dá particular relevo à estratégia de trabalho de texto dos alunos em coletivo. O principal objetivo desta investigação foi compreender como é que a escrita e a leitura estavam integradas nas rotinas e perceber em que medida o trabalho de texto promove a aprendizagem da escrita e da leitura. Foi desenvolvida uma investigação qualitativa com base na observação participante e não-participante, tendo sido recolhidas evidências do contexto através da elaboração do Diário de Bordo. Foram também realizadas duas entrevistas: uma à professora cooperante, com o objetivo de compreender as suas intencionalidades pedagógicas, e outra aos alunos para compreender a sua perceção do processo de aprendizagem da escrita e da leitura. Para além disso, foram feitas três gravações, e respetivas transcrições, de momentos coletivos de trabalho de texto. Através da análise dos dados, foi possível compreender como a escrita e a leitura são utilizadas funcionalmente no quotidiano escolar. Destaca-se, neste contexto, o trabalho de texto enquanto estratégia privilegiada de aprendizagem formal, pelas crianças, do código alfabético e de todas as dimensões da língua refletidas ao longo do processo de organização textual.
- Como implementar atividades interdisciplinares de abordagem STEAM num contexto de ensino tradicional?Publication . Rebelo, Isabel do Carmo Pinto Basto Montanha; Martins, Margarida AlvesO presente relatório foi realizado no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Esta investigação teve como base a observação e participação na dinâmica de uma turma de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Tivemos como objetivo implementar atividades interdisciplinares com abordagem STEAM, abordagem que engloba áreas como as ciências, a tecnologia, a engenharia, as artes e a matemática. A metodologia do estudo foi de natureza qualitativa, utilizando a observação participante e registos das sequências de atividades de abordagem STEAM como instrumentos de investigação. Através destas atividades mostrámos como é possível planificar e implementar atividades interdisciplinares de abordagem STEAM e de que forma os alunos reagiram e participaram nas atividades propostas e o que consideram ter aprendido com essas atividades. Concluímos que o desenvolvimento destas atividades foram uma mais valia para o desenvolvimento e aprendizagem destas crianças, incentivandoas a ser mais curiosas e a querer saber mais sobre o mundo que as rodeia
- A Diferenciação Pedagógica - Implementação de Estratégias para a superação de BarreirasPublication . Canha, Inês Jorge; Gaitas, Sérgio Miguel ProtásioO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, articulado com a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio foi desenvolvido numa Instituição Privada e Internacional, mais especificamente numa turma do 3.º ano de escolaridade, com dezasseis alunos, sendo sete do sexo masculino e nove do sexo feminino. A turma conta com duas professoras titulares, sendo que ambas se regem pelo Modelo do Movimento Escola Moderna, Montessori e Pedagogia Positiva, cada uma leciona uma área curricular distinta. Conheceu-se que estratégias de diferenciação pedagógica foram aplicadas, tendo-se verificado que em Tempo de Estudo Autónomo os alunos mostraram uma grande capacidade de autonomia nas suas aprendizagens, enquanto nas restantes unidades curriculares Português e Matemática, as professoras mostraram ter certas dificuldades na implementação de estratégias. Desta forma, surgiu o interesse de perceber que dificuldades sentiram, o porquê e que estratégias podiam ser implementadas para responder a essas mesmas dificuldades. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, recorrendo a instrumentos de investigação desenvolvidos ao longo deste relatório que se centraram numa observação naturalista e realização de duas entrevistas. A informação recolhida, bem como a sua análise permitiram conhecer melhor as estratégias que as professoras implementaram bem como as suas intencionalidades e as barreiras sentidas, podendo assim desenvolver outras estratégias que ajudem na superação dessas barreiras.
- A importância do envolvimento parental no sucesso e aprendizagem das criançasPublication . Pires, Ana Rita Mestre; Salvador, LilianaA presente investigação tem como objetivo compreender a influência da Cultura Organizacional na relação entre o Ajustamento Pessoa-Função (Person-Job Fit) e o Ajustamento Pessoa-Organização (Person-Organization Fit) com a Intenção de Saída. Este estudo contou com a participação de 210 indivíduos, dos quais 84 são do sexo masculino, 123 do sexo feminino e 2 de outro género. As idades dos participantes estão compreendidas entre os 19 e os 63 anos. Para testar estas variáveis foram utilizadas a escala Ajustamento Pessoa-Função e a escala Ajustamento Pessoa-Organização ambas desenvolvidas por Lauver e Kristof-Brown (2001), a escala Turnover Cognition de Bozeman e Perrewé (2001) e, por último, a escala Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI) de Cameron e Quinn (2006). Os resultados demonstram que um alto ajustamento quer à função quer à organização contribui para a redução da intenção de a abandonar voluntariamente. Para além disso, verificouse que a Cultura de Inovação modera a relação entre o Ajustamento Pessoa-Função e a Intenção de Saída e que a Cultura de Objetivos modera a relação entre o Ajustamento Pessoa-Organização e a Intenção de Saída. Com este estudo, destaca-se a importância da Cultura e como esta deve assumir um papel importante no processo de gestão organizacional, ainda mais numa altura onde progressivamente as organizações enfrentam dificuldades em reter e atrair colaboradores.
- Interdisciplinaridade no 1.º ciclo: Derrubar barreiras e criar pontesPublication . Gomes, Maria do Carmo de Sousa e Faro; Brito, Ana TeresaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, decorrente da Prática de Ensino Supervisionada. O ensino interdisciplinar nasce de uma nova pedagogia, assente em novos objetivos, novos métodos, cujo primeiro ponto seria a supressão do monólogo e a abertura a uma prática dialógica, que não se destina a propor a superação de um ensino organizado por disciplinas, mas a criação de condições de ensino em função das relações dinâmicas entre as diferentes disciplinas. No contexto onde a prática supervisionada teve lugar, observaram-se, numa primeira fase, práticas e instrumentos interdisciplinares desenvolvidos pelo professor titular e pela própria instituição. A segunda fase centrou-se na implementação de propostas interdisciplinares, que permitiram compreender e analisar de forma, ainda mais, detalhada os benefícios que a abordagem interdisciplinar tem no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A prática foi desenvolvida numa instituição de cariz privado, numa turma do 4.º ano de escolaridade, com vinte e cinco crianças. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, recorrendo-se a um estudo de caso. A observação, o questionamento, as entrevistas semiestruturadas e a análise documental foram os instrumentos de recolha de dados utilizados. A informação recolhida foi registada em notas de campo e registos fotográficos e áudio. A informação recolhida, bem como a sua análise permitiram compreender melhor a contribuição da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
- O respeito como língua materna: as novas tecnologias como aliadas na construção de uma parceria escola-família imigrantePublication . Tavares, Tatiana Sofia Formas; Salvador, Liliana Ferreira dos SantosA investigação na esfera educacional partilha, de grosso modo, o objetivo de perceber de que forma podemos melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, nas últimas décadas, observou-se uma crescente sensibilização e reconhecimento do papel de todos os elementos de influência na formação, enquanto forças invisíveis que moldam e interferem diretamente no desenvolvimento holístico e harmonioso da criança. Reconhecê-las leva-nos a ter em consideração a multicontextualidade e multirreferencialidade humana e os vários contextos que esta abarca — escola, família e comunidade. No âmbito da Prática Supervisionada no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nasce este relatório, fruto de uma reflexão contínua e, consequente, intervenção prática, à volta do tema da parceria escola-família; mais precisamente, sobre o papel que a escola e os seus diferentes membros, possuem na emancipação e inserção social de todos os membros, em especial daqueles que estão em risco de maior exclusão social - a família imigrante com Português Língua Não Materna (PLNM). Com esta investigação-ação realizada numa turma de 3.º ano - com 17 famílias, sendo quatro de nacionalidade asiática - tencionou-se perceber quais as barreiras destas famílias à participação na educação dos seus educandos e quais estratégias as poderão ultrapassar, usando as novas tecnologias como principal recurso de mediação. Para atingir os objetivos do estudo, foram recolhidas descrições de observações naturalistas e realizados questionários às famílias. Concluiu-se que as novas tecnologias podem ser um dos aliados ao envolvimento parental e inclusão da família imigrante, obtendo resultados muito positivos e, mais importante, um processo fomentador de vínculos.