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- A Diferenciação Pedagógica - Implementação de Estratégias para a superação de BarreirasPublication . Canha, Inês Jorge; Gaitas, Sérgio Miguel ProtásioO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, articulado com a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio foi desenvolvido numa Instituição Privada e Internacional, mais especificamente numa turma do 3.º ano de escolaridade, com dezasseis alunos, sendo sete do sexo masculino e nove do sexo feminino. A turma conta com duas professoras titulares, sendo que ambas se regem pelo Modelo do Movimento Escola Moderna, Montessori e Pedagogia Positiva, cada uma leciona uma área curricular distinta. Conheceu-se que estratégias de diferenciação pedagógica foram aplicadas, tendo-se verificado que em Tempo de Estudo Autónomo os alunos mostraram uma grande capacidade de autonomia nas suas aprendizagens, enquanto nas restantes unidades curriculares Português e Matemática, as professoras mostraram ter certas dificuldades na implementação de estratégias. Desta forma, surgiu o interesse de perceber que dificuldades sentiram, o porquê e que estratégias podiam ser implementadas para responder a essas mesmas dificuldades. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, recorrendo a instrumentos de investigação desenvolvidos ao longo deste relatório que se centraram numa observação naturalista e realização de duas entrevistas. A informação recolhida, bem como a sua análise permitiram conhecer melhor as estratégias que as professoras implementaram bem como as suas intencionalidades e as barreiras sentidas, podendo assim desenvolver outras estratégias que ajudem na superação dessas barreiras.
- Entrei no Ensino Superior. E agora? Fatores que influenciam a adaptação dos estudantes ao Ensino SuperiorPublication . Mouquinho, Mariana Ramos; Peixoto, Francisco José Brito; Campos, MafaldaA temática da adaptação ao ensino superior tem vindo a ganhar destaque na investigação nacional e internacional pela forma como é comumente sentida como uma fase desafiante, caracterizada por mudanças de caráter pessoal, cognitivo, académico, profissional, afetivo e social que fomentam o desenvolvimento pessoal e a autonomia dos discentes e às quais os mesmos nem sempre conseguem responder de forma eficaz. Neste contexto, as vivências académicas, o estabelecimento de relações positivas com colegas, amigos e família, bons níveis de motivação intrínseca e autoeficácia académica são alguns dos fatores destacados como fundamentais nos primeiros tempos no ensino superior para uma boa adaptação e, consequentemente, para menor intenção de abandono académico. O presente estudo contou com a participação de 284 alunos de ensino superior e teve como objetivo caracterizar os discentes no que se refere à sua adaptação ao ensino superior e às componentes que estão a si associadas. Para tal, recorreu-se a um instrumento constituído por questionário de vivências académicas, uma medida de risco de abandono do ensino superior, questionário de relacionamento com os outros, uma medida de motivação intrínseca e um questionário de autoeficácia académica. Os resultados mostraram a existência de relações entre as variáveis relacionamento com os outros, motivação, autoeficácia académica e a adaptação ao ensino superior assim como, com a decorrente intenção de abandonar os estudos quando a adaptação não é bem-sucedida.
- A representação dos professores em relação ao papel dos psicólogos a trabalhar em contexto escolarPublication . Santos, Rita Carmo Westerman; Peixoto, Francisco José BritoA psicologia escolar é uma especialidade da psicologia que se concentra na aplicação da psicologia da educação no contexto escolar, bem como no processo de escolarização. Os psicólogos escolares desempenham um papel crucial na promoção da igualdade de oportunidades no acesso aos serviços educacionais e psicológicos, onde podem coordenar e facilitar a colaboração entre diversos profissionais quando trabalham na interseção de diferentes sistemas. De modo a gerir as expetativas dos professores em relação ao papel do psicólogo, é essencial estabelecer clareza quanto aos objetivos, e promover um ambiente de colaboração e relação eficazes, entre ambos. No entanto, são poucos e recentes, os estudos que abordam a perceção dos professores em relação ao papel do psicólogo a trabalhar em contexto escolar, e por isso, este é o principal objetivo deste estudo. O presente estudo conta com a participação de 768 professores de 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que responderam a um questionário acerca de diferentes atividades/tarefas que poderiam ser desempenhadas por psicólogos a trabalhar em contexto escolar. Os resultados demonstraram que, genericamente, os professores pensam que o trabalho principal do psicólogo está relacionado com práticas associadas ao envolvimento com as crianças, seja de carácter remediativo, ou carácter interventivo, seguindo um modelo médico de intervenção. Contudo, as expetativas que os professores possuem, podem variar consoante os níveis de ensino em que atuam, bem como, com a sua experiência.
- A influência da prática deliberada na reparação de ruturas na aliança terapêutica e a sua auto-avaliaçãoPublication . Alface, Carlota Rebelo; Sousa, Daniel Cunha Monteiro deA prática deliberada (PD) tem-se demonstrado uma aliada em diversas áreas para que os profissionais alcancem a expertise, no entanto, observa-se ainda uma lacuna na área da psicologia. Este estudo vem reforçar a necessidade de investigação que aprofunda a experiência e o uso da PD na formação de psicoterapeutas. Objetivos: Verificar o impacto da PD na capacidade de resposta na reparação de ruturas na aliança terapêutica e noutras competências. Pretende também observar como os terapeutas se autoavaliam nessas mesmas competências. Métodos: Realizou-se um estudo quantitativo onde um grupo de terapeutas em formação frequentou sessões semanais de PD durante 3 meses. Foram submetidas respostas a vídeos-estímulo na plataforma SkillSetter e respostas a um questionário auto avaliativo (FIS-SR) no Qualtrics. Resultados: Os participantes apresentaram uma pequena melhoria entre o primeiro e o último vídeo na dimensão reparação de ruturas na aliança (RRA) e noutras dimensões da FIS. Adicionalmente, observaram-se algumas diferenças na comparação entre os valores da FIS e da FIS-SR na dimensão RRA, mas coerência no valor médio. Conclusão: Os resultados obtidos neste estudo reforçam os benefícios da PD direcionada para os psicoterapeutas, como esta pode ser importante a combater a sobrevalorização que os terapeutas tendem a ter sobre as suas competências, e sugerem que perante novos e mais elevados desafios vêm também novas dificuldades. Observam-se vantagens e melhorias que se forem consideradas poderão impactar de forma ainda mais positiva a prática clínica e a obtenção de expertise nos psicoterapeutas.
- O respeito como língua materna: as novas tecnologias como aliadas na construção de uma parceria escola-família imigrantePublication . Tavares, Tatiana Sofia Formas; Salvador, Liliana Ferreira dos SantosA investigação na esfera educacional partilha, de grosso modo, o objetivo de perceber de que forma podemos melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, nas últimas décadas, observou-se uma crescente sensibilização e reconhecimento do papel de todos os elementos de influência na formação, enquanto forças invisíveis que moldam e interferem diretamente no desenvolvimento holístico e harmonioso da criança. Reconhecê-las leva-nos a ter em consideração a multicontextualidade e multirreferencialidade humana e os vários contextos que esta abarca — escola, família e comunidade. No âmbito da Prática Supervisionada no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nasce este relatório, fruto de uma reflexão contínua e, consequente, intervenção prática, à volta do tema da parceria escola-família; mais precisamente, sobre o papel que a escola e os seus diferentes membros, possuem na emancipação e inserção social de todos os membros, em especial daqueles que estão em risco de maior exclusão social - a família imigrante com Português Língua Não Materna (PLNM). Com esta investigação-ação realizada numa turma de 3.º ano - com 17 famílias, sendo quatro de nacionalidade asiática - tencionou-se perceber quais as barreiras destas famílias à participação na educação dos seus educandos e quais estratégias as poderão ultrapassar, usando as novas tecnologias como principal recurso de mediação. Para atingir os objetivos do estudo, foram recolhidas descrições de observações naturalistas e realizados questionários às famílias. Concluiu-se que as novas tecnologias podem ser um dos aliados ao envolvimento parental e inclusão da família imigrante, obtendo resultados muito positivos e, mais importante, um processo fomentador de vínculos.
- A consciência do fim: Um estudo qualitativo da visão dos psicoterapeutas sobre a presença da morte em psicoterapiaPublication . Morais, Filipa Rodrigues de Carvalho; Neto, David Manuel DiasProblema: A morte está sempre presente na vida e, consequentemente, na psicoterapia. A literatura tende a associar o estudo da morte aos clientes, porém, é fundamental compreender o ponto de vista dos psicoterapeutas, uma vez que é um tema que suscita dificuldades de abordar em psicoterapia, devido a potenciais barreiras. Objetivo: O presente estudo pretende compreender a visão dos psicoterapeutas sobre a presença da morte em psicoterapia, bem como a relação entre a perspetiva dos psicoterapeutas sobre a morte e a intervenção dos psicoterapeutas face à morte. Método: Realizaram-se seis entrevistas semiestruturadas a três psicoterapeutas cognitivo-comportamentais e a três psicoterapeutas fenomenológicoexistenciais. As entrevistas foram analisadas de acordo com o método da Análise Temática. Para efeitos de triangulação de dados, aplicou-se a Escala de Avaliação do Perfil de Atitudes acerca da Morte. Resultados: Foi possível identificar três temas e sete subtemas relativos à presença da morte em psicoterapia. Foram criados oitos temas e 25 subtemas relativos à relação entre a perspetiva dos psicoterapeutas sobre a morte e a intervenção na morte. Discussão: Os psicoterapeutas percecionam a morte como presente em psicoterapia associada ao cliente, não referindo formas de estar presente através dos próprios. Mesmo para os psicoterapeutas que nunca haviam refletido sobre se existe relação entre a perspetiva da morte e a intervenção na morte, esta é percecionada como positiva. Foi discutida a capacidade de autorreflexão dos psicoterapeutas, bem como a sua relação com a morte. Identificou-se dificuldades em abordar a dimensão pessoal.
- Teatro playback: Online vs presencialPublication . Antunes, Inês Bento; Gonzalez, António JoséO Teatro Playback (TP) pode definir-se como um tipo de teatro que tem como princípio a partilha de narrativas pessoais por parte da audiência, que vê as suas histórias serem representadas por um grupo de atores e músicos em cena, por meio da arte do improviso e tendo como premissas a espontaneidade e a ausência de julgamento. Face a tais características, o TP é facilitador de um ambiente de confiança e segurança para os participantes, podendo surgir uma componente reparadora entre quem participa. Existe já literatura no que diz respeito ao impacto positivo que o TP tem nos sujeitos nas mais diversas áreas, como por exemplo o desenvolvimento de empatia e bem-estar. No entanto, e face a uma nova vivência a que toda a população esteve sujeita na época do covid-19, foram adaptadas e desenvolvidas por todo o mundo, as sessões de TP online tendo sido encontrada uma lacuna no que diz respeito à investigação deste tema. Posto isto, este estudo teve como questão de investigação “Qual a experiência das pessoas que participam no teatro playback online e presencial? ” bem como identificar se existem diferenças significativas entre estas modalidades. O estudo teve como amostra 8 participantes e teve como premissa a análise de conteúdo das entrevistas sem conhecimento da investigadora da modalidade (online ou presencial) a que correspondia cada entrevista, tendo assentado sobre uma metodologia qualitativa. Os resultados deste estudo revelaram que não existem diferenças significativas nas qualidades essenciais da experiência vivida entre as pessoas que frequentam sessões de TP na modalidade online ou na presencial. Este resultado é de grande relevância teórica e prática, uma vez que tal contribui para a possibilidade de uma maior população poder experienciar os benefícios da prática de TP, nas suas variantes de aplicação quer presencial quer online.
- A relação entre os conflitos interparentais e os comportamentos autolesivos na adolescência: o papel da identidade e da identificação à famíliaPublication . Bento, Laura Coelho Correia Leitão; Pereira, Maria GouveiaNo presente estudo pretendeu-se analisar a relação entre as dimensões do conflito interparental e a história de comportamentos autolesivos e se essa relação é mediada pela identidade e pela identificação à família. Esperava-se que os indivíduos que relatassem maiores níveis de culpa face ao conflito interparental, revelassem um maior envolvimento em comportamentos autolesivos do que os níveis de ameaça e as propriedades do conflito. Esperava-se também que, indivíduos que demonstrassem um tipo de exploração ruminativa, tivessem uma associação positiva aos comportamentos autolesivos. Foram recolhidos dados a 443 participantes pertencentes a três escolas secundárias em Portugal, com idades compreendidas entre os 12 e 21 anos. Os instrumentos utilizados foram: o Inventário dos Comportamentos Autolesivos (ICAL), o Questionário de Perceção do Conflito Interparental (CPIC), a Medida de identificação social (SISI), e a Escala do Desenvolvimento Identitário (DIDS). Os resultados mostraram um efeito mediador significativo da exploração em amplitude, da identificação com o compromisso (dimensões identitárias) e da identificação à família, na relação entre o conflito interparental e os comportamentos autolesivos. A dimensão compromisso, não foi, na presente pesquisa, um mediador significativo desta relação. Os resultados demonstraram que níveis altos de exploração em amplitude, de identificação com o compromisso e de identificação à família, atuam como agentes protetores contra o impacto que os conflitos interparentais tem na prática dos comportamentos autolesivos. Concluindo, salientam-se assim os potenciais benefícios destes conceitos, na promoção da saúde mental e prevenção de comportamentos de risco.
- A importância da fé e do suporte social no luto antecipatório dos cuidadores familiaresPublication . Lima, Laís Nahara Ferreira; Coelho, AlexandraO luto antecipatório é um processo emocional complexo que ocorre quando indivíduos enfrentam uma perda iminente de um ente querido devido a uma doença terminal. A prestação de cuidados a um ente querido, pode ocasionar uma sobrecarga ao cuidador, e consequentemente, a necessidade do suporte social. O suporte social desempenha um papel significativo na redução do estresse inerente aos cuidados e também nos sintomas do luto. Por outro lado, a componente espiritual emerge como um recurso importante para alguns cuidadores que tenham a prática religiosa como um meio de enfrentamento das adversidades da vida. Este estudo visa explorar a importância da fé e do suporte social no luto antecipatório dos cuidadores familiares. Uma amostra de 155 participantes com idades compreendidas entre os 18 e 79 anos (M=51,86, DP=12,28) realizaram as entrevistas por telefone, online ou presencial, conforme a preferência do participante. Foram efetuadas analises estáticas descritivas, correlações e análises de regressão linear. Os resultados deste estudo, indicaram que a associação entre o luto antecipatório e a fé não foram significativas. Contudo, o suporte social demonstrou-se ser um recurso com maior impacto para os cuidadores familiares. Constata-se que o suporte emocional é mais relevante do que suporte prático levando a que este perca a sua significância no modelo.
- "Sonos Partilhados: A influência do Co-Sleeping na Vinculação Mãe-bebé”Publication . Bastos, Beatriz Freitas; Schiro, Eva Diniz Bensaja DeiA vinculação tem um enorme impacto no desenvolvimento do bebé. A qualidade das interacções entre mãe-bebé, inclusive as interacções nocturnas, influenciam a estrutura do vínculo, de forma que, os arranjos de sono praticados podem influenciar a qualidade da vinculação. Tem havido um crescente interesse na prática do co-sleeping mas ainda pouco se sabe sobre a sua relação com a vinculação. O presente estudo tem como objectivo descrever esta prática em Portugal e tentar compreender a sua associação com a qualidade da vinculação mãe-bebé. Participaram 984 mães (M= 32.8; DP= 4.24) de bebés entre os 6 e os 24 meses (M= 14.08; DP= 5.36). Os resultados mostram que a realização de co-sleeping parece associar-se a um maior prazer da mãe na interação com o bebé. Contudo, a maior influência na vinculação parece vir de variáveis ligadas a outros factores relativos aos hábitos sono, independentemente do arranjo escolhido, como por exemplo a satisfação materna. Os resultados evidenciam a complexidade do tema, destacando-se a necessidade de uma análise mais objectiva e profunda da vinculação e do sono.