Browsing by Issue Date, starting with "2023-07-28"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- O professor como mediador na construção das aprendizagensPublication . Cunha, Maria Madalena Barradas MC Carthy Ferro da; Martins, Margarida AlvesO presente relatório emerge da Prática Supervisionada do final do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho de investigação apresentado surge do estágio numa instituição privada com um grupo do 2º ano de escolaridade que integra 21 alunos. Tendo como objetivos caracterizar as estratégias de mediação de interações nos momentos de trabalho em grande grupo, e compreender de que forma promovem o avanço da discussão coletiva, elaboraram-se duas questões de investigação: 1) Que tipo de estratégias são usadas nos momentos coletivos? e 2) De que forma é que contribuem para avanços nos processos de aprendizagem?. Adotou-se uma metodologia qualitativa tendo sido realizada uma observação participante. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram gravações áudio e excertos do Diário de Bordo. Analisaram-se as dinâmicas e diálogos do grupo e construíram-se duas grelhas, fazendo a ponte entre a teoria e experiência vivida, com categorias de intervenção do professor e categorias de intervenção das crianças. Consideraram-se cinco excertos de discussão, dois deles mediados pela professora cooperante e três mediados pela professora estagiária. Observou-se uma dinâmica de co-construção, em que o adulto promovia uma participação ativa das crianças através de práticas de questionamento, reformulação, sistematização e apelo ao envolvimento por meio de perguntas relacionadas com experiências anteriores das crianças. Observou-se que as crianças se apropriaram deste tipo de dinâmica, elaborando também elas, sistematizações e reformulações, associando-as ao pensamento de outros intervenientes do grupo. Verificou-se que as estratégias utilizadas contribuíram para o avanço nos processos de aprendizagem.
- Participação ativa: Um olhar atento sobre o caminho de aprendizagem da criançaPublication . Alves, Marta Filipa Gil; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesO presente relatório apresenta um estudo sobre a participação ativa das crianças em idade PréEscolar. O estudo foi desenvolvido numa sala de Jardim de Infância com um grupo de vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos. Através da realização deste estudo, procurou-se conhecer as conceções da educadora cooperante e respetivo grupo, alusivas à prática de participação ativa, tais como os obstáculos e estratégias na sua mobilização. Assim, o objetivo foi compreender a importância da participação das crianças no jardim de infância, como é concebida, concretizada e vivenciada e que fatores a podem condicionar. O presente estudo é de cariz qualitativo e recorreu-se a técnicas e instrumentos como a observação, fundamentada através das notas de campo, a análise documental, as entrevistas realizadas às educadoras cooperantes e uma entrevista informal realizada às crianças que pertenciam à sala onde o estudo foi desenvolvido. Os resultados revelaram que as educadoras valorizavam a participação ativa das crianças como um elemento indispensável nas suas práticas através do respeito pelas necessidades e singularidades das crianças, envolvendo-as nas rotinas e nas decisões do seu processo de aprendizagem; a utilização de instrumentos de pilotagem; a partilha de responsabilidade entre adultos-crianças e entre as próprias crianças. Importa ressalvar a necessidade de as crianças terem consciência do seu papel e se sentirem apoiadas e independentes. Assim, o papel do adulto é determinante através da sua observação atenta, podendo oferecer suporte e incentivar a participação das crianças.
- Interdisciplinaridade no 1.º ciclo: Derrubar barreiras e criar pontesPublication . Gomes, Maria do Carmo de Sousa e Faro; Brito, Ana TeresaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, decorrente da Prática de Ensino Supervisionada. O ensino interdisciplinar nasce de uma nova pedagogia, assente em novos objetivos, novos métodos, cujo primeiro ponto seria a supressão do monólogo e a abertura a uma prática dialógica, que não se destina a propor a superação de um ensino organizado por disciplinas, mas a criação de condições de ensino em função das relações dinâmicas entre as diferentes disciplinas. No contexto onde a prática supervisionada teve lugar, observaram-se, numa primeira fase, práticas e instrumentos interdisciplinares desenvolvidos pelo professor titular e pela própria instituição. A segunda fase centrou-se na implementação de propostas interdisciplinares, que permitiram compreender e analisar de forma, ainda mais, detalhada os benefícios que a abordagem interdisciplinar tem no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A prática foi desenvolvida numa instituição de cariz privado, numa turma do 4.º ano de escolaridade, com vinte e cinco crianças. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, recorrendo-se a um estudo de caso. A observação, o questionamento, as entrevistas semiestruturadas e a análise documental foram os instrumentos de recolha de dados utilizados. A informação recolhida foi registada em notas de campo e registos fotográficos e áudio. A informação recolhida, bem como a sua análise permitiram compreender melhor a contribuição da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
- Diferenciação pedagógicaPublication . Figueiredo, Beatriz Peseiro; Brito, Ana TeresaO presente relatório apresenta uma investigação realizada sobre a Diferenciação Pedagógica, procurando melhor compreender o que a caracteriza, e as estratégias mobilizadas em contexto de educação de infância para a concretizar. A investigação foi desenvolvida numa sala de Jardim de Infância com um grupo de vinte e seis crianças com quatro anos de idade. Com esta investigação. procurou-se conhecer as conceções e práticas de diferenciação pedagógica da educadora cooperante, perceber como o ambiente educativo estava preparado para receber todas e cada uma das crianças e construir alicerces para a futura prática educativa. Assim, foram definidas duas questões de partida: (1) Que estratégias são usadas pela educadora no que diz respeito à diferenciação pedagógica? (2) Como é que a minha ação pode apoiar o desenvolvimento, o bem-estar e as aprendizagens, tendo em conta a Diferenciação Pedagógica? O estudo é de cariz qualitativo, recorrendo-se a técnicas e instrumentos, como a observação, dando origem a notas de campo, consulta documental e à entrevista à educadora cooperante, analisando e refletindo sobre os dados recolhidos. Como resultado desta investigação, conhecemos melhor o conceito de Diferenciação Pedagógica, as conceções que a educadora cooperante tem sobre a mesma e as estratégias que mobiliza no dia-a-dia e/ou perante situações mais complexas. No âmbito desta investigação mobilizaram-se também os conhecimentos adquiridos na realização das propostas de trabalho com as crianças, com a finalidade de, no futuro, apoiar uma prática educativa que permita, mais e melhor, responder a todas as crianças.
- A importância do envolvimento parental no sucesso e aprendizagem das criançasPublication . Pires, Ana Rita Mestre; Salvador, LilianaA presente investigação tem como objetivo compreender a influência da Cultura Organizacional na relação entre o Ajustamento Pessoa-Função (Person-Job Fit) e o Ajustamento Pessoa-Organização (Person-Organization Fit) com a Intenção de Saída. Este estudo contou com a participação de 210 indivíduos, dos quais 84 são do sexo masculino, 123 do sexo feminino e 2 de outro género. As idades dos participantes estão compreendidas entre os 19 e os 63 anos. Para testar estas variáveis foram utilizadas a escala Ajustamento Pessoa-Função e a escala Ajustamento Pessoa-Organização ambas desenvolvidas por Lauver e Kristof-Brown (2001), a escala Turnover Cognition de Bozeman e Perrewé (2001) e, por último, a escala Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI) de Cameron e Quinn (2006). Os resultados demonstram que um alto ajustamento quer à função quer à organização contribui para a redução da intenção de a abandonar voluntariamente. Para além disso, verificouse que a Cultura de Inovação modera a relação entre o Ajustamento Pessoa-Função e a Intenção de Saída e que a Cultura de Objetivos modera a relação entre o Ajustamento Pessoa-Organização e a Intenção de Saída. Com este estudo, destaca-se a importância da Cultura e como esta deve assumir um papel importante no processo de gestão organizacional, ainda mais numa altura onde progressivamente as organizações enfrentam dificuldades em reter e atrair colaboradores.