Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância do envolvimento parental no sucesso e aprendizagem das crianças

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
27814.pdf701.19 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente investigação tem como objetivo compreender a influência da Cultura Organizacional na relação entre o Ajustamento Pessoa-Função (Person-Job Fit) e o Ajustamento Pessoa-Organização (Person-Organization Fit) com a Intenção de Saída. Este estudo contou com a participação de 210 indivíduos, dos quais 84 são do sexo masculino, 123 do sexo feminino e 2 de outro género. As idades dos participantes estão compreendidas entre os 19 e os 63 anos. Para testar estas variáveis foram utilizadas a escala Ajustamento Pessoa-Função e a escala Ajustamento Pessoa-Organização ambas desenvolvidas por Lauver e Kristof-Brown (2001), a escala Turnover Cognition de Bozeman e Perrewé (2001) e, por último, a escala Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI) de Cameron e Quinn (2006). Os resultados demonstram que um alto ajustamento quer à função quer à organização contribui para a redução da intenção de a abandonar voluntariamente. Para além disso, verificouse que a Cultura de Inovação modera a relação entre o Ajustamento Pessoa-Função e a Intenção de Saída e que a Cultura de Objetivos modera a relação entre o Ajustamento Pessoa-Organização e a Intenção de Saída. Com este estudo, destaca-se a importância da Cultura e como esta deve assumir um papel importante no processo de gestão organizacional, ainda mais numa altura onde progressivamente as organizações enfrentam dificuldades em reter e atrair colaboradores.
ABSTRACT: The supervised teaching practice was carried out in a public institution, with a class of the 2nd year of schooling, with 25 children, 12 male and 13 female, and the teacher of the class. Currently, the importance of establishing an effective relationship with families is known, in order to create favorable environments for children and their motivation for learning. Thus, having knowledge about these assumptions, the following research questions were elaborated: 1) According to the parents, teachers and children perspectives, how is parental involvement defined and what is its importance? 2) What are the teacher's practices to promote parental involvement? 3) From the perspective of parents and teachers, does parental involvement have any impact on children's success and learning? The investigation carried out was of a qualitative nature. The instruments for data collection were field notes, interviews with the teacher and some children, a questionnaire for parents and an analysis of the ClassDojo application, which is usually used in school group routine. Data analysis made it possible to understand the importance of parental involvement in the context under study, to identify the teacher's practices to promote parental involvement and to assess whether there is any relationship, in this context, between parental involvement and the learning and success of the group of children.

Description

Relatório da Prática de Ensino apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

1.º Ciclo do Ensino Básico Envolvimento parental Aprendizagem Sucesso 1st Cycle of Basic Education Parental involvement Learning Success

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue