Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-02"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Perceção de perigosidade e distância social em crianças e pais em relação a crianças com austismo e com perturbação de hiperatividade e défice de atençãoPublication . Fragoso, Margarida Estrela; Martins, Ana Cristina CarvalhoO estigma da doença mental é um fenómeno complexo e amplamente investigado em adultos. Contudo, estas atitudes emergem em idades precoces e, neste contexto, a literatura destaca a importância de compreender o papel das crianças e influência dos pais na perpetração do estigma. Esta investigação pretendeu estudar as atitudes estigmatizantes em relação à doença mental, o efeito da familiaridade e semelhanças na expressão do estigma entre pais-filhos. A amostra incluiu 82 crianças de uma escola primária da região do Alentejo e seus encarregados de educação (N= 82). Após a leitura da vinheta atribuída (Sem Rótulo/Perturbação do Espectro do Autismo/Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção), os participantes responderam aos questionários de Perigosidade, Distância Social, Familiaridade e de dados sociodemográficos. De um modo geral, as crianças apresentaram atitudes mais estigmatizantes face à doença mental do que os adultos. A descrição de comportamentos típicos de condições de saúde mental, foram suficientes para a expressão de estigma, principalmente nas crianças. O estigma variou consoante a familiaridade, sendo que os sujeitos com um familiar com experiência de doença mental e os sujeitos sem familiaridade com a doença mental demonstraram maiores níveis de estigma. Foram encontradas semelhanças na expressão do estigma das crianças e dos adultos relativamente à perceção de controlo que o alvo teria sobre o seu comportamento e na previsibilidade deste. Os resultados forneceram uma compreensão da expressão do estigma das crianças, e seus encarregados de educação, e, desta forma, discutese a necessidade de incluir as crianças nas intervenções de combate ao estigma.
- Streamlining baited remote underwater video surveys to assess the fish community in the desertas islands nature reserve, MadeiraPublication . Graça, António Carlos da Costa; Alves, FilipeABSTRACT: To guide the development of efficient and effective management plans it is crucial to implement an appropriate sampling technique that provides a comprehensive assessment, whilst mitigating potential biases. This project aims to attain a streamlined approach to assess fish communities in sub-tropical coastal areas by eliminating unnecessary steps, reducing complexity, and optimizing workflow. Thus, we sought out to discover (1) how the fish assemblage composition relates to the deployment time and (2) if it interacts with substrate type, affecting the assemblage. We then compared the current methodology, which involves 60-minute surveys of BRUV (Baited Remote Underwater Video), with the alternative, that proposes conducting only 30-minute surveys. Our focus was on the surrounding coastal habitats of the Desertas islands, which have been recognized as being vital for the Mediterranean monk seal, Monachus monachus, sub-population that inhabits this area. This species is regarded as one of the most endangered marine mammal species worldwide, and, in the Northeastern Atlantic, the Madeira archipelago stands as one of their last sanctuaries. Our results show that while longer deployments tended to detect a higher number of species, the overall community structure, or species assemblage, was not significantly different when comparing the 30-minute and 60-minute observation periods. From a conservation management perspective this implies that shorter BRUV deployments can be an effective tool for routine monitoring, particularly of prey species that are of interest in maintaining the ecological balance, whilst simultaneously supporting predator species such as the Mediterranean monk seal. Furthermore, most of the deployments in consolidated substrate (rock) presented higher abundance and diversity in comparison with the deployments made in unconsolidated substrate (sand). We advocate for the adoption of shorter BRUV deployments in routine fish community monitoring, signifying a methodological shift that can lead to more agile and responsive conservation management strategies. This promotes also the assessment of existing approaches for BRUVs use in conservation, which aligns with the broader goals of sustainable resource use and biodiversity conservation, ensuring that we remain vigilant guardians of our marine ecosystems while optimizing our methods to the rhythm of the natural world we aim to protect. Balancing efficiency with comprehensiveness is the key, therefore, conservation plans should be tailored to the specific objectives of the monitoring program considering the target species, habitat type, and ecological questions at hand.
- Quem somos nós sem a nossa memória? A experiência de musicoterapeutas no trabalho com pessoas com demênciaPublication . Jesus, Andreia Sofia Bonito de; Gonzalez, António JoséA presente dissertação visa compreender a eficácia da Musicoterapia na Demência, sendo a musicoterapia uma estratégia não-farmacológica que utiliza a música como forma de aceder a memórias através da ativação de processos neurológicos, emocionais e sensoriais, além de contribuir para um bem-estar geral maior. Embora se reconheça a eficácia da musicoterapia nesta população, são poucos os estudos que exploram o papel desta intervenção segundo a perspetiva de musicoterapeutas. Esta investigação é realizada com o intuito de nutrir valor e adicionar conhecimento à literatura existente, focando-se na experiência de musicoterapeutas no contacto com população com demência, com o objetivo de compreender os benefícios associados à musicoterapia e o seu papel na revitalização da identidade e na elaboração de novas histórias nesta população. Foram selecionados oito Musicoterapeutas com percursos diversos e idades compreendidas entre os 24 e os 59 anos, com experiência no trabalho com idosos demenciados. Foram efetuadas entrevistas semi-estruturadas via zoom, com a duração média de uma hora, como forma de obter informação relativa à sua experiência pessoal e profissional ao longo do contacto com população demencial. De seguida, foi utilizada a Análise Temática que possibilitou o emergir de diversos temas como: Musicoterapia como Mediador Expressivo Não-Verbal; Repertório da Afetividade do Cliente; Grupo enquanto Sistema Terapêutico; Benefícios Musicoterapêuticos e Resgate de Identidade. Este estudo baseou-se nas diretrizes determinadas pela comissão de ética da instituição e foi obtido o consentimento informado de todos os participantes, assim como os dados sociodemográficos. Os dados obtidos reforçam a aplicabilidade e eficácia da intervenção com musicoterapia em indivíduos diagnosticados com demência, sendo concordante com a informação obtida anteriormente na literatura e acrescentando valor sobre temas relevantes para a comunidade científica, Associação Musicoterapêutica e Musicoterapeutas.
- Influência da qualidade da relação com a pessoa perdida no processo de lutoPublication . Roque, Joana Isabel MorgadoIntrodução: A qualidade da relação com a pessoa perdida tem impacto na adaptação ao luto. É necessário desenvolver mais investigação no sentido de compreender de que forma os aspetos da qualidade da relação influenciam o desenvolvimento da Perturbação de Luto Prolongado, nomeadamente na sua relação com a sintomatologia depressão e ansiedade. Objetivo: O presente estudo pretende analisar de que forma a qualidade da relação influencia a Perturbação de Luto Prolongado (PLP) e a sintomatologia ansiosa e depressiva. Método: A amostra inclui 269 adultos, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, que perderam, nos últimos 5 anos, um ente-querido. A recolha dos dados foi feita via online, através do preenchimento de um Questionário Sociodemográfico, seguido da aplicação de três instrumentos: (1) Escala da Qualidade da Relação; (2) Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) e (3) Prolonged Grief Disorder Revised (PG-13-R). Resultados: A proximidade e o conflito entre o cuidador e o seu ente-querido tiveram um impacto significativo nos sintomas de PLP, ansiedade e depressão. Conclusão: O presente estudo contribui para corroborar a importância da qualidade da relação na adaptação à perda, salientando a necessidade de avaliar e intervir nos aspetos relacionais de forma a prevenir complicações no processo de luto
- A persuasão do psicoterapeuta: Mecanismos e impactos em diferentes abordagens psicoterapêuticasPublication . Simões, Alice Correia; Sousa, Daniel Cunha Monteiro DeProblema: As competências interpessoais dos psicoterapeutas são um elemento crucial para resultados positivos ao longo do processo terapêutico. Diversas características do psicoterapeuta, já foram amplamente exploradas. Este estudo foi conduzido devido à lacuna no conhecimento científico sobre um desses atributos que permanece pouco explorado, a persuasão. Uma competência de considerável relevância para a eficiência na psicoterapia. Objetivo: Este estudo observacional tem como objetivo avaliar as habilidades persuasivas dos psicoterapeutas, bem como verificar e comparar se existem diferenças significativas nos níveis de persuasão, em cinco abordagens terapêuticas diferentes e ao longo das sessões de psicoterapia. Método: Por meio da análise de vinte e três vídeos de sessões individuais de psicoterapia, foi aplicada a Escala de Avaliação de Persuasão do Psicoterapeuta (Afonseca et al., 2022), avaliada individualmente por três observadoras, a fim de garantir maior autenticidade e precisão nos resultados. Os procedimentos estatísticos foram realizados através do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Resultados: Observou-se um aumento progressivo nos níveis de persuasão ao longo das sessões terapêuticas, evidenciando uma melhoria constante na eficiência das intervenções persuasivas à medida que o tratamento avançava. Além disso, foram identificadas algumas diferenças significativas na efetividade das características persuasivas ao comparar as diversas abordagens psicoterapêuticas, salientando-se especialmente a psicoterapia Dinâmica Experiencial Acelerada (AEDP), seguida da psicoterapia Centrada na Pessoa (PCT), e a que apresentou uma efetividade menor, mas ainda assim relevante, a terapia dos Esquemas (ST).
- O efeito do rótulo de doença mental (BPD) numa testemunha nas perceções de jurados simulados numa audiência de julgamentoPublication . Durão, Ana Sofia Cunha; Martins, Ana Cristina CarvalhoNa última década têm-se realizado estudos com o intuito de compreender qual o impacto da presença de um rótulo de doença mental (DM) em indivíduos que participam em audiências de julgamento (e.g., réu, vítima, testemunha) nas perceções de jurados simulados. No presente estudo os participantes (N = 127) foram instruídos para formular julgamentos, com base em vinhetas que descreviam um caso de abuso sexual, sobre o depoimento de uma testemunha com perturbação de personalidade borderline (BPD), nomeadamente sobre a sua competência, fiabilidade e credibilidade, assim como sobre a sua perceção do grau de culpa do réu, grau de consentimento e validade da queixa da vítima e interpretação do crime cometido. Os participantes completaram também uma escala de atitudes perante a doença mental (APWMI) e um questionário de familiaridade com a mesma. Os resultados não evidenciaram nenhuma influência do rótulo de BPD nas variáveis anteriormente referidas. Estes dados sugerem que os participantes deste estudo possuem atitudes menos estigmatizantes para com sujeitos com DM, contudo podem não ser representativos da população geral, sendo necessário aprofundar a literatura sobre esta temática.
- The effect of psychological factors on cognitive impairment after cancer treatmentsPublication . Dantas, Bárbara Isabel da Silva Ferreira; Lemos, RaquelIntrodução: O cancro é uma das doenças com mais mortalidade no mundo, no entanto, devido aos avanços na medicina, cada vez há mais sobreviventes. Tanto no decorrer do tratamento como após o tratamento, cada vez mais pacientes se queixam de problemas cognitivos, nomeadamente na memória e na atenção. O défice cognitivo relacionado ao cancro (Cancer Related Cognitive Impairment - CRCI) é o nome dado ao fenómeno do impacto do cancro na cognição. Para além dos sintomas do CRCI, é cada vez mais notório que outros fatores como os psicológicos (depressão, stress e ansiedade) impactam tanto o declínio cognitivo como a qualidade de vida destes pacientes. Com isto, torna-se necessário analisar os resultados referentes a estes estudos. Objetivo: Rever sistematicamente a literatura existente de forma a explorar a associação entre fatores psicológicos e défice cognitivo em pacientes que sejam submetidos a tratamentos oncológicos sistémicos. Método: Foi realizada uma pesquisa sistemática nas seguintes bases de dados: PubMed/MEDLINE, EBSCO, Web of Science e Scopus. Resultados: Foram identificados 19716 artigos e após processo de triagem foram incluídos 47 artigos na revisão sistemática. Conclusão: Uma grande percentagem dos estudos revela que os fatores psicológicos como depressão, ansiedade e stress têm correlação com as funções cognitivas de pacientes com cancro.
- Distribuição espácio-temporal da Enguia-europeia na Ilha da MadeiraPublication . Costa, Délia Micaela Sousa; Dias, Inês OrfãoA enguia-europeia (Anguilla anguilla), uma espécie globalmente ameaçada, enfrenta um declínio populacional significativo. A Ilha da Madeira possui ecossistemas de água doce adequados para sustentar a subpopulação de enguias. Contudo, as suas necessidades ecológicas e de conservação permanecem pouco explorados na região. Com o intuito de identificar padrões sazonais específicos na região, este estudo investigou a relação entre a distribuição espáciotemporal da enguia-europeia e fatores ambientais (temperatura) e geográficos (altitude, distância ao mar e número de potenciais barreiras à colonização). Para tal, as enguias foram capturadas com o método de pesca elétrica em três troços de seis ribeiras da Ilha, durante dois anos e em três épocas anuais. Modelos lineares e lineares generalizados mistos foram utilizados para testar a correlação entre densidade populacional, tamanho corporal, estágio de vida e sexo das enguias e os fatores ambientais e geográficos. Esperava-se observar uma diminuição da densidade de enguias e um aumento no número de enguias de maior tamanho ao longo das ribeiras no sentido montante. Era também esperado que a distribuição espacial fosse distinta entre machos e fêmeas, e entre enguias em diferentes fases de vida em função da época do ano. Observou-se uma maior abundância de enguias a jusante, negativamente correlacionado com os açudes e a distância ao mar. Além disso, observou-se um padrão sazonal mais evidente para as fêmeas migratórias- mais abundantes em troços a montante no outono. Estes resultados contribuem para a compreensão da distribuição sazonal das enguias em ilhas oceânicas, relevantes no planeamento de estratégias de conservação eficazes.
- Papel do educador de infância na gestão de conflitos entre crianças em educação pré-escolarPublication . Marques, Carolina Ferreira; Pereira, MónicaO presente relatório apresenta um estudo sobre o papel do educador de infância na mediação e gestão de conflitos entre crianças em contexto de educação pré-escolar. A investigação foi realizada numa sala de educação pré-escolar de um estabelecimento educativo cuja missão é promover a igualdade de direitos e deveres para todos os envolvidos. O estudo contou com a colaboração da educadora cooperante e com a participação de um grupo crianças com idades entre 4 e 5 anos. O interesse pelo tema surgiu no âmbito da Área de Conteúdo da Formação Pessoal e Social (OCEPE), levando à reflexão sobre intervenções que promovam um ambiente de respeito mútuo entre as crianças. A escolha do tema reflete a importância de estratégias educativas que favoreçam o desenvolvimento social e pessoal, proporcionando às crianças um espaço onde possam sentir-se ouvidas e respeitadas nos seus conflitos interpessoais. Tendo como base uma metodologia de investigação do tipo qualitativo, seguiu-se as suas características e, como instrumentos de recolha de dados, foi usada a observação, notas de campo e uma entrevista à educadora cooperante, sobre o seu papel na gestão de conflitos entre crianças em educação pré-escolar. A articulação entre os dados e o suporte teórico permitiu uma análise aprofundada sobre a temática, proporcionando respostas às questões de investigação. Destacou-se a importância de promover a autonomia das crianças e de valorizar o seu protagonismo no próprio processo de aprendizagem. Constatou-se que o educador de infância, ao intervir diante de conflitos, adota um papel mediador - seja de modo direto ou indireto -, com o objetivo de garantir que todos se sintam respeitados e de incentivar progressivamente a autogestão dos conflitos pelas próprias crianças, promovendo, assim, a sua autonomia e competência social.
- A homofobia internalizada no ajustamento psicológico pós-separação: O papel moderador da vinculaçãoPublication . Redondo, Mariana Lourenço; Neto, David DiasA homofobia internalizada provoca diversas consequências negativas nas vivências dos indivíduos LGBQ+, a nível individual e nos relacionamentos que estabelecem, levando a ruturas nos mesmos. Estas separações revelam-se processos complexos, acarretando diversos níveis sofrimento, aos quais se mostra necessário um ajustamento psicológico. O presente estudo tem como objetivo uma compreensão das consequências dos níveis de homofobia internalizada na capacidade de ajustamento psicológico ao término de um relacionamento, questionando se a formação e manutenção de um estilo de vinculação na idade adulta poderá mitigar ou exacerbá-las. Para este efeito, 170 indivíduos responderam a um questionário, com medidas dos níveis de homofobia internalizada, dos níveis de ajustamento psicológico ao término do relacionamento sentido como mais significativo e uma medida avaliadora do estilo de vinculação estabelecido, analisadas através de análises de correlação e um modelo de moderação simples. Os resultados sugerem uma correlação positiva forte entre a homofobia internalizada e o ajustamento psicológico pósseparação, moderada pelo estilo de vinculação. Estes propõem ainda que indivíduos com um estilo de vinculação insegura, apresentaram níveis mais elevados tanto de homofobia internalizada, como de ajustamento psicológico. O presente estudo sugere, em conclusão, que a influência da homofobia internalizada na capacidade de ajustamento psicológico pós-separação depende, entre outras coisas, do estilo de vinculação estabelecido.