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Quem somos nós sem a nossa memória? A experiência de musicoterapeutas no trabalho com pessoas com demência

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Abstract(s)

A presente dissertação visa compreender a eficácia da Musicoterapia na Demência, sendo a musicoterapia uma estratégia não-farmacológica que utiliza a música como forma de aceder a memórias através da ativação de processos neurológicos, emocionais e sensoriais, além de contribuir para um bem-estar geral maior. Embora se reconheça a eficácia da musicoterapia nesta população, são poucos os estudos que exploram o papel desta intervenção segundo a perspetiva de musicoterapeutas. Esta investigação é realizada com o intuito de nutrir valor e adicionar conhecimento à literatura existente, focando-se na experiência de musicoterapeutas no contacto com população com demência, com o objetivo de compreender os benefícios associados à musicoterapia e o seu papel na revitalização da identidade e na elaboração de novas histórias nesta população. Foram selecionados oito Musicoterapeutas com percursos diversos e idades compreendidas entre os 24 e os 59 anos, com experiência no trabalho com idosos demenciados. Foram efetuadas entrevistas semi-estruturadas via zoom, com a duração média de uma hora, como forma de obter informação relativa à sua experiência pessoal e profissional ao longo do contacto com população demencial. De seguida, foi utilizada a Análise Temática que possibilitou o emergir de diversos temas como: Musicoterapia como Mediador Expressivo Não-Verbal; Repertório da Afetividade do Cliente; Grupo enquanto Sistema Terapêutico; Benefícios Musicoterapêuticos e Resgate de Identidade. Este estudo baseou-se nas diretrizes determinadas pela comissão de ética da instituição e foi obtido o consentimento informado de todos os participantes, assim como os dados sociodemográficos. Os dados obtidos reforçam a aplicabilidade e eficácia da intervenção com musicoterapia em indivíduos diagnosticados com demência, sendo concordante com a informação obtida anteriormente na literatura e acrescentando valor sobre temas relevantes para a comunidade científica, Associação Musicoterapêutica e Musicoterapeutas.
ABSTRACT: This dissertation aims to understand the effectiveness of music therapy in dementia. Music therapy is a non-pharmacological strategy that uses music as a way of accessing memories by activating neurological, emotional and sensory processes, as well as contributing to greater general well-being. Although the effectiveness of music therapy in this population is recognized, there are few studies that explore the role of this intervention from the perspective of music therapists. This research is carried out in order to add value and knowledge to the existing literature, focusing on the experience of music therapists in contact with people with dementia, with the aim of understanding the benefits associated with music therapy and its role in revitalizing identity and making new stories in this population. Eight music therapists were selected, with different backgrounds and ages ranging from 24 to 59, with experience in working with elderly people with dementia. Semi-structured interviews were carried out via zoom, lasting an average of one hour, as a way of obtaining information about their personal and professional experience of working with people with dementia. Thematic analysis was then used, which enabled various themes to emerge, such as: Music Therapy as a Non-Verbal Expressive Mediator; the Client's Affective Repertoire; the Group as a Therapeutic System; Music Therapy Benefits and Identity Recovery. This study was based on the guidelines determined by the institution's ethics committee and informed consent was obtained from all participants, as well as sociodemographic data. The data obtained reinforces the applicability and effectiveness of music therapy intervention in individuals diagnosed with dementia, agreeing with the information previously obtained in the literature and adding value on relevant issues for the scientific community, the Music Therapy Association and music therapists.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica

Keywords

Musicoterapia Demência Intervenção com arte na demência Musicoterapia e resgate de Identidade Music therapy Dementia Art intervention in dementia Music therapy Identity recovery

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