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- As pessoas significativas no universo do adolescentePublication . Ramos, VirgíniaDefinem-se, com base nos trabalhos de Rodrigues (1965, 1971, 1971-72), as pessoas significativas como «as pessoas com as quais os adolescentes julgam poder contar quando se encontram numa situação imaginária difícil e as pessoas às quais eles preferem fazer apelo em caso de necessidade». Um inquérito aplicado a 476 adolescentes, alunos de estabelecimentos de ensino preparatório e liceal da área de Lisboa, permitiu fazer um inventário pormenorizado das pessoas significativas, ou seja das que são mencionadas pelos sujeitos como correspondendo à definição dada inicialmente (preenchendo a primeira, a segunda ou as duas condições postas) em situações difíceis de ordem moral, material e sentimental. Os pais e os camaradas aparecem como as pessoas mais significativas para o adolescente, mas observa-se em relação à idade uma clivagem entre os respectivos papéis, exprimindo um processo genético de formação da personalidade. Os papéis do pai e da mãe estão diferenciados de acordo com o tipo de situação considerada. O estudo diferencial evidencia certas variações associadas à idade e ao sexo. O estudo comparativo com os resultados obtidos na população de adolescentes franceses permite analisar, numa perspectiva intercultural, as influências do meio e o efeito do tempo entre a passagem às duas amostras, sobre O universo de pessoas significativas na adolescência.
- Uso terapêutico do «biofeedback» do E.M.G. do músculo frontal em cefaleias de tensãoPublication . Paiva, Teresa; Nunes, J. Silveira; Teixeira, Jorge; Moreira, Ana; Pargana, OlgaEight patients with tension headache were treated with biofeedback of frontalis E.M.G., four in a true and four in a false condition. Results showed that true biofeedback is more effective than false in lawering frontalis muscle tenson; however, both conditions reduced headache indexes which shows the lack of relationship between muscle tension and clinical simptoms. Other implications are discussed.
- A terapia familiar como processoPublication . Prata, Francisco Xavier PinaA T.F. insere-se num movimento de diagnóstico e de tratamento do comportamento perturbado que tenta superar os limites dos modelos médico e psicanalítico anteriores. A perspectiva sistémica relacional que, teoricamente, se apoia, em particular, no processo de comunicação, constitui o modelo de T.F. que mais investigação e intervenções terapêuticas suscita actualmente. O processo terapêutico visa a restruturação do sistema de relações patológicas, mediante a emergência de novos comportamentos e atitudes ou pela desarreigar de padrões anteriores de interacções já estabelecidas na dinâmica da estabilidade-mudança do sistema familiar. É possível uma certa ponderação quantitativa das dimensões cognitiva, sócio-afectiva e operativa inerentes a quaisquer sistemas ou subsistemas intefi-relacionais, o que facilita a elucidação e, simultaneamente, a modificação progressiva das inter-relações familiares em desiquilíbrio tensional. ------- RESUMÉ ------- La T.F. s’inscrit dans un mouvement de diagnostique et de traitement du comportement perturbé qui essaie de dépasser les limites du modèle médical et psychanalytique antérieurs. La perspective systémique relationnel qui s’appuie théoriquement surtout dans le processus de communication, constitue le modèle de T.F. le plus suivi et celui que suscite davantage des interventions thérapeutiques actuallement. Le processus thérapeutique vise la restructuration du système de relations pathologiques,grâce d l'émergence de comportements nouveaux ou moyennant le déracinement de patterns antérieurs d'interaction déjà établis dans la dynamique du processus de stabilité-changement du système familial. C'est possible une certaine pondération quantitative des dimemsions cognitive, socio-affective et opérative propres à n'import quel système ou sous-systèmes inter-relationnel, ce qui facilite la l'élucidation et, en même temps, la modification progressive des inter-relations familiales en désequilibre tensionnel.
- Autismo: Um síndromo resultante da disfunção de um sistema cerebral específico?Publication . Damásio, António Rosa; Maurer, Ralph G.The syndrome of childhood autism possibly results from dysfunction in a system of bilateral neural structures that includes the ring of mesolimbic cortex located in the mesial frontal and temporal lobes, the neostriatum, and the anterior and medial nuclear groups of the thalamus. Since part of these structures constitute the target of dopaminergic mesencephalic neurons, autism may be related to neuromediator imbalance in those structures. The dysfunction could be consequent to macroscopic or microscopic changes in the target area or in structures functionally influencing them, and result from a variety of causes such as perinatal viral infection, insult to the periventricular watershed area, or genetically determined neurochemical abnormalities.
- Organizações de comunicação de massa e representações sociais: Ensaio de metodologiaPublication . Vala, JorgeTout en questionnant les effets des représentations sur le contexte interne des organisations, l'auteur analyse la representation sociale des organisations de radiodiffusion. Les résultats obtenus confirment la portée du différenciateur semantique en tant qu'instrument d'analyse des représentations sociales, instrument sensible à la determination des attitudes et du champ de représentation. L'auteur termine en proposant une nouvelle approche de la problématique sousjacente à ce travaille, approche centrée sur la disruption des isolements entre les systèmes, ici en présence. à travers l'exploration active du politique.
- Reaprender a falar. Um esboço de metodologia experimental para o tratamento de alguns processos dislálicosPublication . Curia, Madalena Guilardi; Cardoso, Rui MotaOs autores propõem uma metodologia experimental para o tratamento de alguns processos dislálicos, resultante do desenvolvimento do processo clássico de recondicionamento do débito silábico e do ritmo da voz, nas seguintes direcções teórico-práticas: 1. A ultrapassagem da behavior-therapy do sintoma e o reconhecimento da análise do comportamento individual do dislálico; 2. O alargamento do processo de aprendizagem às demais qualidades da voz: 3. A importância do estudo do aparelho fonador e do mecanismo de regulaçáo da voz humana; 4. Vantagem do reproduzir das etapas de aquisição do processo sonoro, nomeadamente do períodos do balbuceio e da ecolália. ------ ABSTRACT ------- Experimental methodology has been suggested for the management of some speech disorders. The procedure are based on the classical speech rate and rhythm conditioning and also related with the following points: I . To overpass the symptom behavior therapy bearing in mind the analysis of the dyslalic subject behavior; 2. To extent the training procedure to other specific attributes of the voice; 3. To take in consideration the importance of the knowledge of the voice's apparatus and how it works; 4. Advantages of the reproduction of some periods of the oral language acquisition such as the echolalia and babling stages.
- Instituição e institucionalistasPublication . Gomes, Adelino DuarteL'article présente la genèse sociale et la genèse théorique du mouvement institutionnaliste, une perspective historique sur l'élaboration des concepts et ses différentes phases. les différents courants institutionrialistes: 1) l'analyse institutionnelle socianalytique: 2) la sociopsychanalyse institutionnelle; 3) la sociologie institutionneile et 4) la conscientisation institutionnelle.
- O psicótico na família e na instituição: A propósito de dois casos clínicosPublication . Gameiro, José; Cardoso, José Maria Neves; Sampaio, DanielA propos de deux cas de malades psychotiques, les auteurs analysent les problèmes institutionels découlant de leurs séjour à l'hopital. On décrit leurs histoires cliniques, leurs dynamiques familiiales et le rapport de ces variables avec la vie à l'institution. Les auteurs sont d'avis que l'intervention auprès de la famille du malade psychotique est une alternative therapeutique et institutionelle qu'il faut développer.
- Prolegómeno a uma neurologia artificialPublication . Pereira, Luís MonizExploram-se algumas potencialidades de aproximação entre a neurologia e as ciências da computação, com particular ênfase na distinção hardware/software e suas consequências. ------ ABSTRACT ------ Potential bridging points between neurology and computer science are explored, with special emphasis on the hardware7software distinction and its consequences.