Browsing by Author "Pereira, Anabela"
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- Attentional bias toward forest fires-related stimuli among firefighters and general populationPublication . Rodrigues, Fabiana; Bártolo, Ana; Santos, Isabel M.; Pereira, Anabela; Silva, Carlos Fernandes
- O autocuidado do cuidador familiar: intervenção psicoeducativa para o desenvolvimento de competências pessoais/sociaisPublication . Castro, Lisneti; Neri de Souza, Dayse; Pereira, AnabelaCapacitar cuidadores familiares para a tarefa de cuidar, exige que no processo de ensino e aprendizagem sejam comtemplados aspetos relacionados com o desenvolvimento da vida adulta. Objetivo: apresentar na íntegra uma proposta de intervenção psicoeducativa fundamentada no desenvolvimento de competências pessoais/sociais nos cuidadores familiares. Método: estudo de cariz qualitativo e paradigma interpretativo. Participaram 10 cuidadores de ambos os sexos. Os utentes foram contactados pela equipa de enfermagem das Unidades de saúde de Aveiro e Ovar em Portugal. Todas as sessões de intervenção foram conduzidas por meio de dinâmica de grupo, e as competências abordadas foram: autoconhecimento, empatia, autoestima, assertividade, resiliência e suporte social. Os dados foram recolhidos no período de janeiro a julho/2016. A análise de conteúdo foi realizada com o apoio do Software webQDA. Resultados: pode-se verificar que os cuidadores possuíam as competências, porém não conseguiam nomeá-las nem identificá-las no seu repertório comportamental. Após a intervenção estes, denotaram consciencialização sobre a necessidade de terem maior atenção com o seu autocuidado. Conclusão: Este estudo trouxe ao de cima um novo olhar para o autocuidado dos cuidadores familiares.
- Biofeedback e bem-estar no ensino superior : seis anos de estudos na intervenção sobre stresse e ansiedade elevadaPublication . Chalo, Paulo; Pereira, Anabela
- Contributos da atenção visual na promoção da saúde de crianças surdasPublication . Dele, João; Santos, Paula; Pereira, Anabela; Alves, Paulo
- Dependência da internet, psicopatologia e qualidade de vida: Estudantes de ensino superiorPublication . Marques, Marisa; Melo, Ana; Queirós, António; Pereira, Anabela; Oliveira, CarlaInexistente
- Escala de Competências e Métodos de Estudo (ECME – ES): adaptação e validação no contexto do ensino superior angolanoPublication . Mendes, Laurinda; Pereira, Anabela; Eduardo, Agatângelo; Mendes, Jéssica; Santos, Evelyn; Mesquita, Edgar; Castro, LisnetiMuitas são as evidências de que o sucesso no Ensino Superior depende muito dos métodos e aptidões de estudo que os alunos utilizam. Nesse intuito, o presente trabalho pretende adaptar e validar a Escala de Competências e Métodos de Estudo no Ensino Superior para a população angolana. A amostra foi constituída por 286 alunos, de ambos os géneros, com médias de idade de 22.58 anos (DP=4.65), que frequentavam os primeiros anos das licenciaturas de um Instituto Superior em Angola. O instrumento de avaliação utilizado foi a Escala de Competências de Métodos de Estudo (ECME-ES), com escala tipo Likert, constituída na sua versão final por 47 itens e na versão original 63 itens. Os resultados indicaram que esta escala (ECME-ES), constituída por seis subescalas, apresentou como resultados médios mais elevados, por ordem decrescente, as seguintes dimensões: (I) Motivação, (II) Compreensão, (III) Avaliação, (IV) Organização diária da área de estudo, (V) Gestão do Tempo e VI. Procrastinação. Os valores de fidelidade e validade dos resultados que integram a escala mostram-se consentâneos com as exigências métricas para este tipo de instrumento: a variância explicada variou entre 47.4% e 60.6% e as cargas fatoriais variaram entre 0.40 e 0.81. Tais resultados, permitem-nos evidenciar a utilidade deste instrumento como medida de avaliação de competências e métodos de estudo, em contexto do Ensino Superior. São referidas algumas implicações ao nível do ensino angolano, no sentido de sensibilizar os estudantes para a utilização de adequados métodos de estudo que possam facilitar o sucesso académico.
- Escala de Comportamento Interpessoal: Adaptação para a língua portuguesaPublication . Vagos, Paula; Pereira, AnabelaO presente trabalho apresenta o resultado da tradução e adaptação de uma medida de assertividade para a língua portuguesa, indo de encontro a trabalhos recentes que indicam a multidimensionalidade deste constructo. A tradução do instrumento foi avaliada pelo método de reflexão falada e retroversão. A versão portuguesa foi aplicada a uma amostra de 1125 estudantes do ensino secundário e superior nacional. Os resultados obtidos indicam a fidelidade e validade factorial do instrumento, sendo composto por duas escalas de medida, divididas em quatro subescalas correspondentes. A versão portuguesa da Escala de Comportamento Interpessoal parece ter adequabilidade psicométrica. Estudos futuros serão importantes, nomeadamente para avaliar a validade de constructo e outro tipo de amostras.
- Estratégias de promoção do sucesso académico: Uma intervenção em contexto curricularPublication . Tavares, José; Pereira, Anabela; Gomes, Ana A.; Cabral, Ana Paula; Fernandes, Cláudia; Huet, Isabel; Bessa, José; Carvalho, Rita; Monteiro, SaraApresentamos uma intervenção curricular, na Universidade de Aveiro, no âmbito de uma disciplina de opção livre, denominada Estratégias de Promoção do Sucesso Académico no Ensino Superior (E.P.S.A.E.S.). Discutimos os princípios orientadores, concepção, estruturação, execução e avaliação desta disciplina que entrou em funcionamento no ano lectivo de 2004/05. Os seus conteúdos foram organizados em módulos decorrentes de investigações realizadas em projectos de doutoramento. A interacção entre alunos e equipa docente e de investigação foi feita mediante sessões presenciais e através de uma plataforma de e-learning (Blackboard). Realçamos a pertinência da escolha dos conceitos que estiveram na base da nomenclatura da disciplina e apresentamos a estruturação e implementação da sua primeira edição. Descrevemos os seus cinco módulos nucleares: (1) “Ritmo de sono e vigília em estudantes universitários e sucesso académico”; (2) “Literacias e sucesso académico”; (3) “Técnicas de discurso e apresentação de trabalhos”; (4) “Experiências de aprendizagem e auto-regulação académica”; (5) “Promoção da saúde e bem-estar no Ensino Superior”. Apresentamos os objectivos de E.P.S.A.E.S. e a forma como estes poderão contribuir para fornecer aos alunos estratégias para o sucesso académico e futura vida profissional. Por último, apresentamos e discutimos os resultados obtidos nesta sua primeira edição.
- Estudo das motivações para o voluntariado numa amostra de voluntários hospitalares em contexto oncológico: Relação com bem-estar psicológico e qualidade de vidaPublication . Monteiro, Sara; Gonçalves, Eliana; Pereira, AnabelaObjetivo: Tendo em conta o crescente número de indivíduos que se propõem a realizar actividades de voluntariado, é cada vez mais pertinente perceber quem são estas pessoas e o que as motiva. Assim, o presente estudo pretende: (1) caracterizar uma amostra de voluntários hospitalares em contexto oncológico, relativamente a variáveis sócio demográficas, variáveis específicas do voluntariado hospitalar e motivações para o voluntariado, e (2) analisar a relação entre as motivações para o voluntariado e indicadores de bem-estar psicológico e de qualidade de vida. Método: A amostra é constituída por 53 voluntários hospitalares da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro a realizarem voluntariado no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Coimbra. Os instrumentos de avaliação utilizados incluíram um questionário sócio demográfico e de caracterização do voluntariado, o Inventário de Motivações para o Voluntariado (IMV; Gonçalves, Monteiro, & Pereira, 2011), a Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico (EMMBEP; Monteiro, Tavares, & Pereira, 2006) e o WHO Quality of Life-Bref (WHOQOF-BREF; Vaz Serra et al., 2006). Resultados: De entre os resultados obtidos destaca-se que as funções motivacionais mais valorizadas são as funções “valores”, “experiência” e “crescimento/auto-estima”. Adicionalmente, salienta-se a existência de uma associação positiva entre as funções “valores”, “experiência” e “crescimento/auto-estima” e subescalas de bem-estar psicológico e bem-estar total; e uma associação negativa entre a função “protectora” e os domínios psicológicos e ambiente da qualidade de vida. Conclusão: As interpretações dos resultados bem como as suas implicações são discutidas à luz de literatura relevante. ------ ABSTRACT ------ Aim: Taking into account the increasing number of people who carry out voluntary activities, it becomes relevant to understand who these people are and what motivates them. Therefore, the present study aims at: (1) characterizing a sample of hospital volunteers within an oncologic context regarding socio-demographic variables, specific variables of a hospital volunteer and motivations for volunteering; and (2) analyzing the relation between motivations for volunteering, and indicators of psychological well-being and quality of life. Method: The sample is composed by 53 hospital volunteers, from Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro, who work at the Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Coimbra. The assessment tools included a socio-demographic and volunteering characterization questionnaire, the Volunteer Functions Inventory (VFI; Portuguese version: Gonçalves, Monteiro, & Pereira, 2011), the Psychological Well-Being Manifestation Measure Scale (PWBMMS; Portuguese version: Monteiro, Tavares, & Pereira, 2006), and the WHO Quality of Life-Bref (WHOQOF-BREF; Portuguese version: Vaz Serra et al., 2006). Results: From the results obtained, we highlight that the most valued motivational functions are “values”, “experience”, and “enhancement”. Additionally, there was a positive association between the “values”, “experience”, “enhancement” functions, and the psychological well-being subscales and global well-being; and a negative association between the “protective” function and psychological and environment domains of quality of life. Conclusion: Interpretations of the results as well as their implications are discussed in the light of relevant literature.
- Gender occupational health : how to support higher education teachers?Publication . Souto, Isabel; Pereira, Anabela; Brito, Elisabete; Direito, Inês Gomes
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