Browsing by Issue Date, starting with "2018-01"
Now showing 1 - 10 of 78
Results Per Page
Sort Options
- A filosofia para crianças e o contributo para a formação das crianças no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Mendes, Ana Carolina Simões; Frazão, Rogério MartinsO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada e para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação denominada de “A Filosofia para Crianças e o contributo para a formação das crianças no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, tem como objetivo de investigação compreender como a Filosofia para Crianças pode ser trabalhada, sendo articulada com as áreas de conteúdo previstas na Matriz do 1.º Ciclo do Ensino, numa turma de 3.º ano de escolaridade, com 26 alunos de 8 e 9 anos de idade. Este tema surgiu do interessem em perceber como a Filosofia para Crianças é trabalhada com um grupo de alunos do 1.º Ciclo e como esta pode ajudar no desenvolvimento da criança a todos os níveis. De modo a se conseguir responder de forma justificada à questão principal deste tema, foi indispensável recorrer a um enquadramento teórico que permitiu fundamentar as ações pedagógicas desenvolvidas em contexto de estágio, levando a uma reflexão que liga estas duas partes da investigação. As atividades realizadas e o permanente contacto com o contexto de estágio permitiu perceber como estas sessões de Filosofia são desenvolvidas e quais as vantagens e dificuldades ao implementar este programa com crianças do 1.º Ciclo. No fim da realização desta investigação qualitativa e de levantados os resultados é possível concluir que a Filosofia para Crianças contribui para a formação integral das crianças. É possível constatar através dos resultados obtidos que, o programa de Filosofia para Crianças permite não só a formação do aluno, bem como fomenta o espírito de trabalho em grupo, de respeito pelos outros, de conseguir realizar trabalhos interdisciplinares e de motivar alunos e professores a serem agentes ativos na construção de aprendizagens e saberes.
- Diferenças de género no bem-estar sexual em idososPublication . Silva, Sara Pedro da; von Humboldt, Sofia; Leal, Isabel PereiraInexistente
- Crenças de jovens adultos sobre relações intergeracionaisPublication . Matos, Carlota Kong Varela de; Leal, Isabel PereiraO presente estudo tem como principal objetivo compreender e descrever as crenças dos jovens adultos sobre a relação intergeracional entre avós e netos, construindo e validando uma escala de crenças. O delineamento é de natureza quantitativa e caracteriza-se por ser um estudo exploratório e correlacional. A amostra, não-probabilística, de conveniência, usando o método de propagação geométrica - "snowball", é composta por 520 jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 26 anos, de nacionalidade portuguesa e o Português como língua materna. O material usado consistiu num questionário sociodemográfico de caracterização da amostra e das relações intergeracionais e numa escala de crenças sobre as relações entre avós e netos. Os instrumentos foram construídos com base na literatura e em sete entrevistas de pré-teste semiestruturadas em profundidade. As entrevistas foram sujeitas a análise de conteúdo, de onde resultaram os itens da escala. Para a validação psicométrica da escala, procedeu-se à análise factorial exploratória que permitiu validar e destacar 3 fatores que remetem as dimensões emocional e simbólico, social e instrumental. Os resultados mostram diferenças estatisticamente significativas entre géneros em função da dimensão emocional e simbólica. Também se verifica diferenças significativas conforme o tempo presencial que os netos passam com os avós.
- Atuação psicológica em IST/HIV-AIDS: A ampliação do repertório profissional em construçãoPublication . Lima, Mônica; Sala, Emilly
- Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino BásicoPublication . Carocho, Catarina da Conceição Pires; Montiel, António LuísO presente relatório foi elaborado de acordo com as orientações da Prática Educativa Supervisionada (PES) no 1º ciclo do ensino básico (CEB) e estuda o modo como o professor deste ciclo, mais precisamente do 3º ano de escolaridade, pode propor atividades promotoras do desenvolvimento socioemocional. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, tendo sido os dados recolhidos através de registos de observação, como notas de campo e análise documental das atividades implementadas. Após a análise e reflexão da minha prática, apresento as considerações finais onde refiro a pertinência deste estudo no âmbito do trabalho realizado em 1º CEB, salientando o modo como esta investigação contribuiu para comprovar a possibilidade de integrar a área de formação pessoal e social num contexto educativo mais formal e transmissivo.
- Estudo de validação do instrumento IPOP-APublication . Silva, Sara Bailote Ferreira da; Pedreira, Marta Mateus de Ornelas; Leal, Isabel PereiraInexistente
- O Processo de ser mãe pela primeira vez - numa grávida da etnia Papel (Guiné Bissau)Publication . Menezes, Sarha Haila Pereira de; Marques, Maria EmíliaO presente estudo parte da necessidade de conhecer e compreender os processos transformativos experienciados por uma grávida guineense, mãe pela primeira vez, pertencente à etnia Papel. Interessados nas relações intra e intersubjectivas estabelecidas por esta gestante durante o terceiro trimestre de gravidez, e na influência que a cultura poderá ter na formação da sua identidade de grávida, procurámos descobrir qual o lugar, ocupado e atribuído, do bebé no mundo interno desta gestante. Para aceder ao nosso objectivo, foi realizado um estudo de caso exploratório onde recorremos a dois instrumentos metodológicos: a prova de Rorschach e a Entrevista Narrativa de Associação Livre, de Hollway & Jefferson. Estes instrumentos foram considerados os mais adequados uma vez que permitem o acesso ao mundo interno e subjectivo da participante, mostrando-nos as associações, emoções e identificações derivadas da experiência vivida. Posteriormente foi realizada a discussão e a reflexão, tentando compreender a importância da integração dos vários papéis da gestante, como mulher, criança e grávida e as transformações psíquicas vividas, condicionadas pela cultura, pela relação com os outros e pela mudança experienciada na formação desta nova identidade.
- Sintomatologia depressiva e conflitos no contexto das relações íntimas de estudantes universitáriosPublication . Nunes, Raquel; Alves, Marta; Cunha, Ana; Loureiro, Manuel JoaquimInexistente
- Suicídio: Estamos mesmo falando disso?Publication . Ortolan, Maria Lúcia; Santos, Hernani Pereira dosInexistente
- Facultative cleaner species in marine temperate waters: The ecological role of juvenile Diplodus sargus (Sparidae)Publication . Neto, José Nuno de Oliveira; Almada, Frederico José Oliveira deinexistente