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Advisor(s)
Abstract(s)
Muitas são as evidências de que o sucesso no Ensino Superior depende
muito dos métodos e aptidões de estudo que os alunos utilizam. Nesse intuito, o
presente trabalho pretende adaptar e validar a Escala de Competências e Métodos de
Estudo no Ensino Superior para a população angolana. A amostra foi constituída por
286 alunos, de ambos os géneros, com médias de idade de 22.58 anos (DP=4.65),
que frequentavam os primeiros anos das licenciaturas de um Instituto Superior em
Angola. O instrumento de avaliação utilizado foi a Escala de Competências de
Métodos de Estudo (ECME-ES), com escala tipo Likert, constituída na sua versão
final por 47 itens e na versão original 63 itens. Os resultados indicaram que esta
escala (ECME-ES), constituída por seis subescalas, apresentou como resultados
médios mais elevados, por ordem decrescente, as seguintes dimensões: (I)
Motivação, (II) Compreensão, (III) Avaliação, (IV) Organização diária da área de
estudo, (V) Gestão do Tempo e VI. Procrastinação. Os valores de fidelidade e
validade dos resultados que integram a escala mostram-se consentâneos com as
exigências métricas para este tipo de instrumento: a variância explicada variou entre
47.4% e 60.6% e as cargas fatoriais variaram entre 0.40 e 0.81. Tais resultados,
permitem-nos evidenciar a utilidade deste instrumento como medida de avaliação de
competências e métodos de estudo, em contexto do Ensino Superior. São referidas
algumas implicações ao nível do ensino angolano, no sentido de sensibilizar os
estudantes para a utilização de adequados métodos de estudo que possam facilitar o
sucesso académico.
Description
Keywords
Métodos de estudo Ensino superior Competências e sucesso académico Angola
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (163-176). Lisboa: Edições ISPA.
Publisher
Edições ISPA