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Advisor(s)
Abstract(s)
Capacitar cuidadores familiares para a tarefa de cuidar, exige que no
processo de ensino e aprendizagem sejam comtemplados aspetos relacionados com
o desenvolvimento da vida adulta. Objetivo: apresentar na íntegra uma proposta de
intervenção psicoeducativa fundamentada no desenvolvimento de competências
pessoais/sociais nos cuidadores familiares. Método: estudo de cariz qualitativo e
paradigma interpretativo. Participaram 10 cuidadores de ambos os sexos. Os utentes
foram contactados pela equipa de enfermagem das Unidades de saúde de Aveiro e
Ovar em Portugal. Todas as sessões de intervenção foram conduzidas por meio de
dinâmica de grupo, e as competências abordadas foram: autoconhecimento, empatia,
autoestima, assertividade, resiliência e suporte social. Os dados foram recolhidos no
período de janeiro a julho/2016. A análise de conteúdo foi realizada com o apoio do
Software webQDA. Resultados: pode-se verificar que os cuidadores possuíam as
competências, porém não conseguiam nomeá-las nem identificá-las no seu
repertório comportamental. Após a intervenção estes, denotaram consciencialização
sobre a necessidade de terem maior atenção com o seu autocuidado. Conclusão: Este
estudo trouxe ao de cima um novo olhar para o autocuidado dos cuidadores
familiares.
Description
Keywords
Cuidador familiar Competências pessoais/sociais Psicoeducação Autocuidado
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (231-240). Lisboa: Edições ISPA.
Publisher
Edições ISPA