Browsing by Author "Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves"
Now showing 1 - 10 of 43
Results Per Page
Sort Options
- 12º Colóquio Psicologia e Educação - Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática - ActasPublication . Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Peixoto, Francisco; Morgado, José António Marques; Silva, José Maria Castro; Monteiro, VeraDe 21 a 23 de Junho de 2012 o ISPA-Instituto Universitário organizou o 12º Colóquio de Psicologia e Educação subordinado ao tema “Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática”. À semelhança das edições anteriores, a organização teve como objectivo central promover o debate e a reflexão sobre a investigação e práticas no âmbito da Psicologia da Educação e, de forma mais alargada, os contributos da Psicologia para a qualidade dos processos educativos nos seus diferentes contextos e níveis. Pretendeu-se ainda que o Colóquio se constituísse como espaço de debate e partilha entre investigadores e profissionais de diferentes áreas, promovendo-se a interdisciplinaridade e a ligação entre a teoria e a prática. Esta articulação é, naturalmente, imprescindível, num tempo caracterizado pelas rápidas mudanças sociais, culturais e científica, alargando o campo de reflexão e de intervenção da Psicologia, em particular, no universo da educação. O 12º Colóquio de Psicologia e Educação sendo especialmente direccionado para investigadores, professores, educadores de infância e, técnicos da área da psicologia e/ou da educação recebeu uma apreciável quantidade de contributos científicos ou de reflexões sobre as práticas e questões que abarcaram múltiplos campos e temáticas, de acordo com o Programa, o que permitiu construir um conjunto muito rico e significativo de trabalhos científicos que, em diversos formatos, foram apresentados a que se juntou um conjunto de conferências cuja qualidade merece registo. Finalmente, com este livro de actas pretende-se potenciar a divulgação das conferências, trabalhos e reflexões apresentados no 12º Colóquio de Psicologia e Educação, cuja qualidade e pertinência assim o exige.
- Atas XIII Colóquio Internacional de Psicologia e EducaçãoPublication . Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Martins, Margarida Alves; Monteiro, Vera; Morgado, José António Marques; Peixoto, Francisco; Silva, Ana Cristina; Silva, José Maria CastroO Departamento de Psicologia da Educação e o Centro de Investigação em Educação do ISPA-Instituto Universitário organizaram de 25 a 27 de Junho de 2015 o 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação subordinado ao tema “Diversidade e Educação: Desafios Atuais. Um dos grandes desafios que as comunidades atuais enfrentam é justamente a diversidade, a heterogeneidade de atores e contextos. Neste sentido, a Organização do 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação propôs-se promover o debate e a reflexão sobre a investigação e práticas no âmbito da Psicologia da Educação e dos seus contributos para as respostas aos desafios que a diversidade nos coloca e exige. Pretendeu-se assim, que o Colóquio se constituísse como espaço de debate e partilha entre investigadores e profissionais de diferentes áreas, promovendo-se a interdisciplinaridade e a ligação entre a teoria e a prática. Esta articulação é naturalmente, imprescindível, num tempo caracterizado pelas rápidas mudanças sociais, culturais e científicas, alargando o campo de reflexão e de intervenção da Psicologia, em particular, no universo da Educação. O programa do 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação integrou uma apreciável quantidade de comunicações que abarcaram múltiplos campos e temáticas, e que foram apresentados em diversos formatos e organizados em simpósios, mesas de comunicações orais e sessões de posters, para além de contemplar cinco conferências plenárias de elevada qualidade. Com este livro de Atas pretende-se reunir uma parte significativa dos trabalhos apresentados no 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, de modo a promover uma divulgação mais alargada dos mesmos dando, deste modo, mais
- Attitudes towards mathematics: Effects of individual, motivational, and social support factorsPublication . Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Monteiro, Vera; Peixoto, FranciscoThis paper aims to understand how certain different but interrelated variables such as background, motivation, and social support could lead to an explanation of student attitudes towards math and to an understanding of the defining characteristics of these attitudes in the school environment. Participants consisted of 1719 Portuguese students, from fifth-to-twelfth grade. The study utilizes an adaptation of the “Intrinsic Motivation Inventory” assessing main determinants of intrinsic motivation. One section of the questionnaire—“InmyMath Class”—also assesses student perceptions of teacher and peer support as well as student attitudes. The results revealed that, in general, students held positive attitudes towards mathematics and also highlighted the main effects of grade and math achievement on these attitudes. No gender effect was identified although the girls showed a continuous decline in attitudes the further they progressed in school. A hierarchical analysis using structural equation modeling showed that motivationrelated variables are the main predictors of attitudes towards mathematics and that teachers and the social support of peers are also highly significant in understanding these attitudes.
- O aumento das competências educativas das famílias: Um efeito dos Centros Novas OportunidadesPublication . Salgado, Lucília; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Cardoso, Carolina; Ferreira, Joana; Patrão, CarloInexistente
- Autoconceito e autoconceito artístico em alunos do 1º e 2º anos do ensino básico abrangidos por um programa de educação pela arte. Um estudo comparativoPublication . Rodrigues, Margarida; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesO objetivo do presente estudo foi avaliar a forma como o autoconceito e autoconceito artístico em crianças em idade escolar são influenciados por atividades artísticas circunscritas por um projeto de Educação pela Arte. Participaram neste estudo 80 crianças do 1º ciclo do ensino básico, das quais 43 frequentam as atividades do programa de Educação pela Arte, e 37 não frequentavam as mesmas. Os resultados obtidos evidenciaram a existência de diferenças nos níveis de autoconceito artístico e autoconceito entre os alunos que frequentam as atividades do programa de Educação pela Arte, alunos que possuem atividade extracurriculares artísticas fora da escola e alunos que não possuem quaisquer atividades extracurriculares.
- Autoconceito e motivação para as aprendizagens em crianças do 1º e 2º ano de escolaridadePublication . Simões, Joana Vargas; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesO presente estudo tem como objetivos caracterizar o autoconceito e as características motivacionais, perceber que variáveis estão associadas a diferenças nessas características, bem como analisar as relações entre o autoconceito e a motivação. Autores como Marsh, Craven e Debus (1991) ou Mantzicopoulos (2006) referem a importância de conduzir este tipo de investigações com crianças em idade pré-escolar e início de escolaridade, pois esta fase do desenvolvimento poderá ser crucial para a formação de um autoconceito positivo. Participaram nesta pesquisa 57 crianças em início escolaridade. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Autoconceito para crianças de 1º e 2º ano de escolaridade, uma Escala de Motivação para as Aprendizagens para crianças em início de escolaridade e um Questionário de Avaliação de Competências Académicas. Os principais resultados confirmaram que os perfis de auto perceções e motivação, em crianças pequenas, são bastante elevados, ou seja, estas têm uma perceção de si próprias bastante positiva nas várias áreas do autoconceito e apresentam elevados níveis de motivação para aprender. Constatámos diferenças tanto no autoconceito como na motivação destas crianças em função do seu desempenho, tendo-se verificado que os alunos com melhor desempenho académico diferem, significativamente, dos alunos com pior desempenho. Confirmou-se também a existência de relações entre o autoconceito e a motivação, identificando diferenças no autoconceito em função de diferentes níveis motivacionais. Tais diferenças revelaram que quanto mais positivas são as autoperceções das crianças nos domínio da Competência e Aceitação de Pares, mais elevado é o seu nível de motivação, quer de maneira geral, quer em dimensões mais específicas.
- Autoconceito no pré-escolar: Comparação das autopercepções das crianças e as heteroperceções dos pais e educadoresPublication . Custódio, Lara Valente; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesO autoconceito engloba os valores, imagens e perceções que temos em relação a nos próprios, resultando de interações e experiências sociais (Schaffer, 1998; Peixoto, 2003; Navarro, 2007; Miranda, 2005). O objetivo deste estudo é compreender a relação entre as autoperceções das crianças pré-escolares e as heteroperceções dos pais e educadores. Os instrumentos usados foram a Escala Pictórica de Competências Percebidas e Aceitação Social (EPCPAS) (Harter & Pike, 1984) e um questionário para pais e educadores contemplando as mesmas dimensões. Os participantes constituem um conjunto de 40 crianças com uma média de idades de 5.33 anos, frequentando dois jardins de infância na cidade de Setúbal, oito educadoras e 40 pais. Os resultados demonstram uma forte relação entre as autoperceções das crianças e as heteroperceções dos pais e educadores, sobretudo nas dimensões de Aceitação Social, Competências Físicas e Competências Cognitivas, confirmando a hipótese inicial. Verificou-se, ainda, que as auto e heteroperceções das crianças e adultos significativos são mais elevadas nas dimensões de Competências, especialmente as Competências Cognitivas, sugerindo que em idades precoces atribui-se maior importância às aprendizagens realizadas, descurando outros aspetos sócio-emocionais.
- Avaliação em língua materna e matemática do 1.º ciclo do ensino básico: Critérios referidos e utilizados por professores e percepcionados por alunos com sucesso e insucesso escolar.1991Publication . Martins, Margarida Alves; Matta, Isabel; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Nunes, Cristinainexistente
- Brincar com a escrita: Um assunto sérioPublication . Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesInexistente
- Classroom talk: The ubiquity of feedbackPublication . Monteiro, Vera; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Santos, Natalie; Sanches, Cristina; Gomes, MartaClassroom interactions play an important role in the learning and teaching of mathematics, and feedback emanating from these interactions is a powerful tool for enhancing student learning. These exchanges have been widely studied in higher education, but very few investigations have been carried out at the level of elementary students and teachers. This study aimed to contribute to existing knowledge of feedback, and to formulate guidelines to improve teacher feedback in elementary school. The specific objectives were to analyse the focus of feedback (a) by lesson purpose and type of interaction, (b) by type of question and student's answer, and (c) by gender and student achievement. Participants comprised five teachers and their 82 third-grade students attending an elementary school in Portugal. Mathematics lessons were video-recorded and a categorisation system to assess teacher-student interaction was developed, based on a review of the literature and empirical data. The results showed that most of the teacher–student interactions contained feedback, which was usually focused on a specific task, and less frequently on the ways in which tasks were processed. In terms of lesson purpose, teachers' feedback was evaluative, especially when they had initiated the interaction. Feedback became more effective when the initial move was made by the students. The focus of feedback was not related to the type of question asked, but it was associated with the certitude of the students' answers. We also observed an interaction effect between the focus of feedback, gender and achievement, with high-achievement boys receiving advantages. Our results hold important implications for teachers' classroom practices and professional development.