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Advisor(s)
Abstract(s)
O autoconceito engloba os valores, imagens e perceções que temos em relação a nos
próprios, resultando de interações e experiências sociais (Schaffer, 1998; Peixoto, 2003; Navarro,
2007; Miranda, 2005).
O objetivo deste estudo é compreender a relação entre as autoperceções das crianças pré-escolares
e as heteroperceções dos pais e educadores. Os instrumentos usados foram a Escala Pictórica de
Competências Percebidas e Aceitação Social (EPCPAS) (Harter & Pike, 1984) e um questionário
para pais e educadores contemplando as mesmas dimensões.
Os participantes constituem um conjunto de 40 crianças com uma média de idades de 5.33 anos,
frequentando dois jardins de infância na cidade de Setúbal, oito educadoras e 40 pais.
Os resultados demonstram uma forte relação entre as autoperceções das crianças e as
heteroperceções dos pais e educadores, sobretudo nas dimensões de Aceitação Social,
Competências Físicas e Competências Cognitivas, confirmando a hipótese inicial. Verificou-se,
ainda, que as auto e heteroperceções das crianças e adultos significativos são mais elevadas nas
dimensões de Competências, especialmente as Competências Cognitivas, sugerindo que em idades
precoces atribui-se maior importância às aprendizagens realizadas, descurando outros aspetos
sócio-emocionais.
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Keywords
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 521-535). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário