Browsing by Author "Albuquerque, Pedro B."
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- Collaborative inhibition effect: The role of memory task and retrieval methodPublication . Saraiva, Magda; Albuquerque, Pedro B.; Garrido, Margarida V.It is well established that the recall of collaborative groups is lower than the pooled recall of an equal number of lone individuals—the collaborative inhibition efect (Weldon and Bellinger, J Exp Psychol Learn Memory Cogn 23(5):1160–1175, 1997). This is arguably the case because group members have conficting retrieval strategies that disrupt each other's recall—the retrieval strategies disruption hypothesis (Basden et al., J Exp Psychol Learn Memory Cogn 23(5):1176–1191, 1997). In two experiments, we further examined this hypothesis by testing whether the memory task (free recall vs. serial recall) and the recall method (turn-taking vs. unconstraint) moderate collaborative inhibition. Experiment 1 compared the performance of collaborative and nominal groups in a free recall and a serial recall task. Results revealed collaborative inhibition in free recall, but this efect was reduced in serial recall. In Experiment 2, collaborative and nominal performance was compared in the same tasks with collaborative but also nominal groups, using the turn-taking method. The collaborative inhibition efect was still observed in free recall, although to a lesser extent when participants in nominal groups used the turn-taking method. In the serial recall task, the collaborative inhibition efect was eliminated. Taken together, these results further support retrieval strategies disruption as an explanation for the collaborative inhibition efect.
- A confiança em testemunhas : o papel das diferenças individuaisPublication . Fundinho, João; Luna, Karlos; Albuquerque, Pedro B.Resumo: Por vezes, a confiança com que uma testemunha recorda um crime relaciona-se com a exatidão da recordação. A investigação sugere que esta relação é complexa e pode ser influenciada por diferenças individuais. Neste estudo procurou-se perceber qual a influência da autoestima, impulsividade e tipo de tomada de decisão nesta relação. No procedimento apresentou-se um vídeo de um assalto, questões sobre este, e pediu-se a atribuição de julgamentos de confiança sobre as respostas. Os participantes responderam e julgaram também questões de conhecimento geral e responderam a escalas de autoestima (Rosemberg Self-esteem Scale), impulsividade (Barratt Impulsiveness Scale) e tipo de tomada de decisão (Cognitive Reflection Test). Os resultados revelam não haver influência das variáveis estudadas na calibração, sobreconfiança e exatidão das respostas, e também mostram maior subconfiança em questões de conhecimento geral comparativamente com as questões de testemunho. Os resultados indicam também que os participantes que utilizam um processo mais racional nas suas tomadas de decisão (sistema 2) apresentam maior exatidão e confiança do que os participantes que utilizam um processo mais intuitivo (sistema 1).
- Construção e validação de questões de conhecimento geralPublication . Fundinho, João; Luna, Karlos; Albuquerque, Pedro B.Várias linhas de investigação da memória recorrem a questões de conhecimento geral como estímulo, utilizando dados de exatidão e confiança na resposta às mesmas. Estudos prévios revelam que a dificuldade das questões pode dificultar o estudo de vários fenómenos, pelo que é necessário controlo sobre a sua seleção. O presente estudo procurou desenvolver e testar um conjunto de questões de conhecimento geral que possam ser utilizados no futuro. Os participantes responderam a 40 questões de conhecimento geral e teceram julgamentos de confiança relativos à resposta a cada uma das questões. Nos resultados são apresentadas as médias de exatidão e confiança de cada questão. Este estudo providencia novo material a ser utilizado em investigações futuras, permitindo a escolha de questões pela sua exatidão e confiança ou até pelo viés de resposta.
- Determinação de atributos verbais para a análise sensorial : Estudo para a avaliação táctil de tecidos finos de lãPublication . Albuquerque, Pedro B.; Fernandes, AlexandraAtravés das tarefas apresentadas neste trabalho, procurou-se definir um conjunto de adjectivos que permitissem uma descrição consistente das propriedades tácteis de um conjunto de tecidos, durante provas de análise sensorial. Os atributos foram seleccionados recorrendo a participantes não – especialistas, uma estratégia distinta da habitual em estudos de análise sensorial. Procurou-se ainda definir rigorosamente os adjectivos utilizados previamente à introdução dos produtos a avaliar. Desta forma, as primeiras tarefas realizadas exploram os adjectivos de forma puramente conceptual, sendo introduzidos os tecidos a avaliar apenas na fase final do estudo de vocabulário, procurando validar os atributos seleccionados na ausência dos tecidos. Através de quatro tarefas – identificação categorial, caracterização do produto, clarificação de significado e eliminação de conceitos sobrepostos – foi possível isolar 8 atributos, bons descritores dos tecidos finos de lã, referentes a propriedades diferenciadas: delicado, grosso, leve, liso, macio, maleável, quente e resistente.
- Dissociações entre tarefas de memória: Evidência para uma distinção entre as memórias implícita e explícitaPublication . Vasconcelos, Marco; Albuquerque, Pedro B.As investigações sobre memória humana têm revelado dissociações entre diferentes tarefas de memória, quer em sujeitos normais, quer em pacientes com défices de memória. O presente estudo procurou avaliar a aplicabilidade das abordagens teóricas dominantes nesta área em participantes normais. A abordagem dos múltiplos sistemas de memória prevê dissociações entre um sistema de memória implícita e um sistema de memória explícita. Alternativamente, a abordagem da transferência apropriada de processamento prevê dissociações baseadas no grau de sobreposição das operações cognitivas requeridas na codificação e recuperação da informação, prevendo dissociações entre tarefas conceptuais e perceptivas. Os resultados obtidos revelaram que o desempenho nas tarefas de memória explícita de evocação livre e evocação guiada por pistas grafémicas se dissociou do desempenho nas tarefas de memória implícita de completamento de fragmentos de palavras e de conhecimento geral. A manipulação do nível de processamento de informação durante o estudo potenciou o desempenho nas tarefas explícitas, mas não teve qualquer efeito nas tarefas implícitas, independentemente do carácter conceptual ou perceptivo das mesmas. Estes resultados sugerem que as dissociações entre diferentes tarefas de memória são melhor compreendidas assumindo a existência de diferentes sistemas de memória subjacentes às diferentes tarefas.
- Identificabilidade dos temas de listas formadas por associação retrógrada (backward) : Contributo para o estudo das memórias falsasPublication . Carneiro, Paula; Ramos, Tânia; Costa, Rui S.; Garcia-Marques, Leonel; Albuquerque, Pedro B.O paradigma DRM tem sido frequentemente usado no estudo das memórias falsas e baseia-se na utilização de listas de palavras associadas convergindo para um determinado tema. Neste estudo são apresentadas as percentagens de identificabilidade dos temas de 79 listas formadas por associação retrógrada. Cada grupo de listas (composto por 15/16 listas) foi testado por um número mínimo de 98 participantes. Após a apresentação auditiva de cada lista DRM, os participantes geraram uma palavra que consideraram como o melhor definidor do tema dessa lista. Os resultados evidenciam grande variabilidade na percentagem de identificação dos temas das listas e incentivam a realização de estudos futuros para melhor compreender o papel da identificabilidade dos temas das listas na formação de memórias falsas.
- Normas de associação livre de 16 palavras portuguesas para crianças de diferentes faixas etáriasPublication . Carneiro, Paula; Albuquerque, Pedro B.; Fernandez, AngelNeste estudo são apresentadas as normas de associação livre de 16 palavras portuguesas para 3 faixas etárias de crianças – 3/4 anos, 7/8 anos e 11/12 anos – e adultos. As comparações efectuadas entre as faixas etárias revelaram uma diferença significativa entre os 3/4 anos e os 7/8 anos ao nível do número de associados obtidos, provavelmente atribuída a um aumento considerável do vocabulário nesta fase do desenvolvimento. Mudanças conceptuais na organização do conhecimento foram também analisadas, verificando-se nos pré-escolares associações que revelam relações funcionais e um predomínio de relações taxonómicas a partir dos 7/8 anos.
- Normas de completamento de radicais de palavras portuguesasPublication . Pimentel, Eduarda; Albuquerque, Pedro B.O uso da memória implícita revela-se quando o desempenho numa tarefa é facilitado mesmo na ausência de recordação consciente da experiência prévia (Graf & Schacter, 1985). Grande parte da investigação sobre a recuperação não consciente baseou-se na utilização de tarefas de memória implícita que têm vindo igualmente a ser utilizadas no estudo da produção não consciente de memórias falsas no paradigma DRM (Deese, 1959; Roediger & McDermott, 1995). Este procedimento experimental consiste na apresentação de listas de palavras associadas a uma palavra-chave não apresentada, designada de item crítico, seguida de tarefas de evocação e/ou reconhecimento. O presente estudo debruça-se sobre a construção de normas de completamento de 223 radicais de palavras portuguesas, elaboradas a partir de listas de associados criadas de raiz para o contexto português (Albuquerque, 2005). O material aqui apresentado poderá ser usado em vários estudos, nomeadamente os que envolvam tarefas de memória implícita de completamento de palavras.
- Normas de familiaridade subjectiva, concreteza e valência emocional de itens críticos de listas de associados semânticos em língua portuguesaPublication . Pimentel, Eduarda; Albuquerque, Pedro B.O presente estudo apresenta dados normativos de familiaridade subjectiva, concreteza e valência emocional de 12 itens críticos de listas de associados semânticos em língua portuguesa (Albuquerque, 2005). Estas normas visam apoiar outros investigadores interessados em estudar o fenómeno de memórias falsas a partir do paradigma Deese-Roediger-McDermott.
- Normas de familiaridade, emocionalidade e actividade motora de acçõesPublication . Freitas, Marta C.; Albuquerque, Pedro B.Para a construção destas normas recorremos a 59 adultos de duas Universidades de Portugal, e aplicamos a adaptação de um instrumento de avaliação de normas para eventos de acções publicado por Molander e Arar (1998). O presente estudo avalia acções em três dimensões diferentes: familiaridade, emocionalidade e envolvimento motor. Os resultados demonstram que as acções presentes no questionário são susceptíveis de gerar uma variação suficiente de resposta quanto à avaliação das acções nas suas três dimensões. Ao contrário dos resultados de Molander e Arar (1998) constata-se uma independência das dimensões avaliadas.