Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 10
  • Educar hoje: diálogos entre psicologia, educação e currículo
    Publication . Monteiro, Vera; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Martins, Margarida Alves; Morgado, José Antonio Marques; Silva, José Maria Castro; Silva, Ana Cristina; Gomes, Marta
    Nos dias 9 e 10 de Julho de 2018 realizou-se em Lisboa, no ISPA – Instituto Universitário, o XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, subordinado ao tema geral “Educar Hoje: Diálogos entre Psicologia, Educação e Currículo”. O evento, organizado pelo Departamento de Psicologia da Educação e o Centro de Investigação em Educação do ISPA – Instituto Universitário (CIE-ISPA), pretendeu criar um espaço de encontro entre os actores do universo da Psicologia e da Educação no âmbito da investigação e da intervenção, desde a educação de infância ao ensino superior, promovendo trocas interdisciplinares que promovessem a partilha de conhecimento e a divulgação de praticas em contextos educativos, formais ou informais. Vivem-se tempos caracterizados por rápidas mudanças sociais, culturais e cientificas e pela diversidade das comunid2019-04-08 - ades educativas. Esta nova realidade exige continua reflexão sobre o conhecimento e a intervenção da Psicologia, em particular, no domínio da Educação, pelo que a estruturação de espaços de divulgação e discussão de natureza interdisciplinar são cruciais.
  • Factores contributivos para o sucesso escolar de alunos com necessidades educativas
    Publication . Morgado, José António Marques; Silva, José Maria Castro
    O presente estudo teve por objectivo estudar os factores que os professores que desempenham funções nos apoios educativos (n=76) consideram determinantes para o sucesso educativo de alunos com necessidades educativas especiais. Afim de estudar as crenças dos professores, solicitou-se para responderem a um conjunto de itens que visavam analisar as suas atitudes face às variáveis ‘Desenho Curricular’, ‘Estilos de Ensino’, ‘Implementação do Programa’ e ‘Interacções Professor-Aluno’. O tratamento estatístico dos dados quantitativos do questionário utilizado evidencia algumas diferenças ao nível das variáveis demográficas. Relativamente à «Idade», verificou-se que os professores com idades compreendidas entre os 40 e os 50 anos centram-se em variáveis explicativas do sucesso escolar que remetem para o ‘Desenho Curricular’. Esta análise veio pôr ainda em evidência que os professores que possuem «Tempo de Serviço Docente » entre os 15 e os 25 anos atribuem uma maior importância à variável identificada atrás. Constatou-se, igualmente, que os professores que possuem menos Tempo de Serviço Docente valorizam mais as variáveis ligadas à cooperação entre os vários técnicos envolvidos no processo de ensino. Os resultados da prova de Kruskall-Wallis mostraram que os professores que têm tempo de experiência docente na área da educação especial entre os 10 e os 20 anos atribuem uma maior relevância à categoria identificada por ‘Implementação do Programa Educativo’. O estudo de diferenças entre os grupos constituídos para a variável «Habilitações Profissionais» revelou que os professores com formação específica no ensino especial valorizam mais os aspectos ligados ao ‘Desenho Curricular’, contrariamente aos professores que não têm formação que dão maior importância à ‘Implementação do Programa Educativo’ e à qualidade das ‘Interacções entre Professor e Aluno’. ------- ABSTRACT ------- To investigate the nature of beliefs about educational outcomes of children with special needs we asked 76 special educational teachers (71 women and 5 men) to complete a questionnaire concerning their attitudes toward the following variables – ‘Curriculum Development’, ‘Teaching Practices’, ‘Program Implementation’ and ‘Teacher-Student Interactions’. Also investigated were teacher background variables associated with beliefs concerning schooling outcomes. Statistically significant variations in teacher responses were found for the variables of age, teaching experience and experience with special needs students. ANOVA’s comparing teachers’ beliefs indicated that subjects aged between 40-50 differ significantly from others. Comparison of means showed that those teachers had higher scores on the variable ‘Curriculum Development’. The overall F-test on the variable Teaching Experience revealed that teachers in the group aged 15-25 had higher scores than teachers who had few or many years of experience on the variable identified above. Kruskal-Wallis test highlighted differences between groups. The post hoc analysis showed that teachers who received Training in Special Education focused on the variable ‘Curriculum Design’, while teachers with no training emphasized the variables ‘Program Implementation’ and ‘Teacher-Student Interactions’.
  • 12º Colóquio Psicologia e Educação - Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática - Actas
    Publication . Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Peixoto, Francisco; Morgado, José António Marques; Silva, José Maria Castro; Monteiro, Vera
    De 21 a 23 de Junho de 2012 o ISPA-Instituto Universitário organizou o 12º Colóquio de Psicologia e Educação subordinado ao tema “Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática”. À semelhança das edições anteriores, a organização teve como objectivo central promover o debate e a reflexão sobre a investigação e práticas no âmbito da Psicologia da Educação e, de forma mais alargada, os contributos da Psicologia para a qualidade dos processos educativos nos seus diferentes contextos e níveis. Pretendeu-se ainda que o Colóquio se constituísse como espaço de debate e partilha entre investigadores e profissionais de diferentes áreas, promovendo-se a interdisciplinaridade e a ligação entre a teoria e a prática. Esta articulação é, naturalmente, imprescindível, num tempo caracterizado pelas rápidas mudanças sociais, culturais e científica, alargando o campo de reflexão e de intervenção da Psicologia, em particular, no universo da educação. O 12º Colóquio de Psicologia e Educação sendo especialmente direccionado para investigadores, professores, educadores de infância e, técnicos da área da psicologia e/ou da educação recebeu uma apreciável quantidade de contributos científicos ou de reflexões sobre as práticas e questões que abarcaram múltiplos campos e temáticas, de acordo com o Programa, o que permitiu construir um conjunto muito rico e significativo de trabalhos científicos que, em diversos formatos, foram apresentados a que se juntou um conjunto de conferências cuja qualidade merece registo. Finalmente, com este livro de actas pretende-se potenciar a divulgação das conferências, trabalhos e reflexões apresentados no 12º Colóquio de Psicologia e Educação, cuja qualidade e pertinência assim o exige.
  • School climate, principal support and collaboration among portuguese teachers
    Publication . Silva, José Maria Castro; Amante, Lúcia da Graça; Morgado, José António Marques
    This article analyses the relationship between school principal support and teacher collaboration among Portuguese teachers. Data were collected from a random sample of 234 teachers in middle and secondary schools. The use of a combined approach using linear and multiple regression tests concluded that the school principal support, through the influence of the variables ‘emotional and informational support’ and ‘support for professional development’, can predict teacher’s involvement in collaboration. This global data is discussed in light of a theoretical framework and compared to data from previous research. The implications of the main findings are discussed and some recommendations are made.
  • The relationship between portuguese adolescent perception of parental styles, social support, and school behaviour
    Publication . Silva, José Maria Castro; Morgado, José António Marques; Maroco, João
    The present article describes preliminary results of a study that aims to analyse the relationship among Portuguese adolescent perception of parental styles, social support received from family and peers and their school behaviour. Participants were 537 adolescents aged between 14 and 16. The “Parental Author- ity Questionnaire”, the “Perceived Social Support-Friends Scale” and “Perceived Social Support-Family Scale” were used to measure adolescent perceptions. Overall, Portuguese adolescents perceive their par-ents as using predominantly a democratic parental style. Associations between school behaviour and pa-rental styles show that “well-behaved” adolescents perceive their parents as less permissive. On the other hand, adolescents who misbehave perceive their parents as more permissive and authoritarian. As regards the relationship between perceived school behaviour and social support, adolescents recognise receiving greater support from peers than from family, and adolescents who “often behave badly” are those who re-fer to receiving less social support, either from the family or peers.
  • Support teachers’ beliefs about the academic achievement of students with special educational needs
    Publication . Silva, José Maria Castro; Morgado, José António Marques
    José Castro Silva, lecturer in sciences of education, and José Morgado, assistant professor, both work at the Instituto Superior de Psicologica Aplicada in Lisboa, Portugal. In this article, they describe their study of support teachers’ beliefs about the academic achievement of school students with special educational needs. The ‘support teachers’ who were the subject of this study work in mainstream schools where the majority of pupils with special educational needs are educated in mainstream classes run by ‘general teachers’. The work of the support teachers is supervised and supported by ‘special education team co-o rd i n a t o r s ’ . The study reported here set out to elicit the support teachers’ beliefs about the factors that contribute to success at school for pupils with special educational needs. Results suggest that the support teachers consider that factors including ‘school climate’, ‘curriculum design’ and ‘teaching approach’ contribute significantly to achievements among these pupils. On the other hand, analysis reveals that the support teachers attribute difficulties and lack of achievement significantly to ‘out-of-school’ contextual variables. These findings are related to a detailed review of the literature and the authors discuss the implications for policy, practice and professional development.
  • Atitudes de alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade face à integração escolar de alunos com Trissomia 21
    Publication . Morgado, José António Marques; Silva, José Maria Castro
    Este trabalho teve como objectivo estudar as atitudes de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico (10-12 anos de idade) face à integração escolar de alunos com Trissomia 21, considerando como variável principal a existência (ou não) de contacto com esses alunos. Foram entrevistados dois grupos de trinta alunos. O primeiro grupo frequentava uma turma de ensino regular com uma criança com Trissomia 21 (Grupo de Contacto Próximo) e o segundo grupo frequentava escolas onde não existiam crianças com Trissomia 21 ou qualquer outra deficiência integrada (Grupo de Contacto Nulo). Os dados recolhidos através de entrevistas foram sujeitos a análise de conteúdo sendo posteriormente objecto de análise estatística de tipo descritivo e inferencial (teste não paramétrico de Mann-Whitney, considerando o nível de significância a=0.05). Os resultados mostraram que os alunos com contacto próximo manifestam atitudes mais positivas relativamente à integração escolar de crianças com Síndrome de Down do que os alunos com contacto nulo. Podemos, no entanto, concluir que ambos os grupos revelaram, na generalidade, atitudes positivas face à possível integração de crianças com a Síndrome de Down no meio escolar. ------ RESUMÈ ------ L’article a pour but d’étudier les attitudes d’élèves du 2ème Cycle de l’Ensei-gnement Basique (10-12 annés d’âge) par rapport à l’intégration scolaire d’élèves atteints de Trisomie 21, en considérant comme variable principale l’existence (ou non) de contact avec ces élèves. Deux groupes de trente élèves ont été interrogés le premier groupe fréquentait un établissement scolaire régulier intégrant un enfant atteint de Trisomie 21 (Groupe de Contact Proche) et le second groupe fréquentait des écoles dans lesquelles il n’y avait pas d’intégration d’enfants trisomiques (Groupe de Contact Nul). Les données rassemblées à travers les entrevues ont été soumises à une analyse de contenu, puis dans un deuxième temps à une analyse statistique descriptive. Les résultats ont montré que les élèves qui fréquentent un établissement scolaire qui accueille un enfant atteint de Trisomie 21 manifestent des attitudes plus positives à l’égard de l’intégration scolaire d’enfants avec Syndrome de Down que ceux qui ne côtoient pas d’enfants atteint de Trisomie 21 dans leur établissement. Par ailleurs, l’étude a permis de montrer que l’ensemble des enfants interrogés ont manifesté, en géneral, une attitude positive à l’égard d’une éventuelle intégration d’enfants trisomiques.
  • Atas XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
    Publication . Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Martins, Margarida Alves; Monteiro, Vera; Morgado, José António Marques; Peixoto, Francisco; Silva, Ana Cristina; Silva, José Maria Castro
    O Departamento de Psicologia da Educação e o Centro de Investigação em Educação do ISPA-Instituto Universitário organizaram de 25 a 27 de Junho de 2015 o 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação subordinado ao tema “Diversidade e Educação: Desafios Atuais. Um dos grandes desafios que as comunidades atuais enfrentam é justamente a diversidade, a heterogeneidade de atores e contextos. Neste sentido, a Organização do 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação propôs-se promover o debate e a reflexão sobre a investigação e práticas no âmbito da Psicologia da Educação e dos seus contributos para as respostas aos desafios que a diversidade nos coloca e exige. Pretendeu-se assim, que o Colóquio se constituísse como espaço de debate e partilha entre investigadores e profissionais de diferentes áreas, promovendo-se a interdisciplinaridade e a ligação entre a teoria e a prática. Esta articulação é naturalmente, imprescindível, num tempo caracterizado pelas rápidas mudanças sociais, culturais e científicas, alargando o campo de reflexão e de intervenção da Psicologia, em particular, no universo da Educação. O programa do 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação integrou uma apreciável quantidade de comunicações que abarcaram múltiplos campos e temáticas, e que foram apresentados em diversos formatos e organizados em simpósios, mesas de comunicações orais e sessões de posters, para além de contemplar cinco conferências plenárias de elevada qualidade. Com este livro de Atas pretende-se reunir uma parte significativa dos trabalhos apresentados no 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, de modo a promover uma divulgação mais alargada dos mesmos dando, deste modo, mais
  • Diversidade e educação: Desafios atuais
    Publication . Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Martins, Margarida Alves; Monteiro, Vera; Morgado, José António Marques; Peixoto, Francisco; Silva, Ana Cristina; Silva, José Maria Castro
    As sociedades de hoje e consequentemente as comunidades educativas deparam-se hoje em dia com grandes desafios, alguns dos quais decorrentes da diversidade e da heterogeneidade dos diferentes intervenientes e contextos aos quais é necessário dar respostas adequadas. Deste modo, é importante refletir sobre esta(s) nova(s) realidade(s) e investigar sobre as suas caraterísticas de modo a encontrar respostas adequadas aos desafios que esta diversidade nos coloca e exige. Este livro pretende dar mais um contributo para esta reflexão ao reunir um conjunto de trabalhos que foram apresentados no âmbito do 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação organizado pelo Departamento de Psicologia da Educação e pelo Centro de Investigação em Educação do ISPA-Instituto Universitário, entre 25 e 27 de Junho de 2015. Neste colóquio, investigadores e profissionais de diferentes áreas refletiram sobre estas mudanças sociais, culturais e científicas e sobre o papel da Psicologia e da Educação para a compreensão e procura de respostas perante estes novos desafios. A variedade de temas aqui reunidos reflete, de algum modo, parte da diversidade com que os profissionais da Psicologia e da Educação se deparam no dia-a-dia da sua intervenção. Não só se contemplam problemáticas em contextos mais formais como a escola ou as instituições educativas, como também em contexto familiar, evidenciando a importância cada vez maior do papel que se atribui às famílias enquanto parceiros no processo educativo. Os temas contemplados abrangem múltiplas problemáticas atuais que colocam desafios constantes aos profissionais da Psicologia da Educação na sua prática, e que se prendem não só com aspetos ligados à disrupção e bullying, ou respostas a crianças com necessidades educativas especiais, mas também a aspetos transversais ao processo educativo e de aprendizagem de todos os alunos, como a sua motivação ou o papel das emoções.
  • XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação - Atas
    Publication . Martinho, Vera; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Martins, M. A.; Morgado, José Antonio Marques; Silva, José Maria Castro; Silva, Ana Cristina; Gomes, Marta
    Realizou-se no ISPA – Instituto Universitário, o XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, subordinado ao tema geral “Educar Hoje: Diálogos entre Psicologia, Educação e Currículo”, nos dias 9 e 10 de julho de 2018 realizou-se em Lisboa. A organização do evento esteve a cabo do Departamento de Psicologia da Educação e o Centro de Investigação em Educação do ISPA-Instituto Universitário (CIE-ISPA). Foram objetivos deste Colóquio: a) promover o encontro entre profissionais da Psicologia e da Educação no âmbito da investigação e da intervenção, desde a educação de infância ao ensino superior, b) promover trocas interdisciplinares que levassem à partilha de conhecimento e à divulgação de práticas em contextos educativos, formais ou informais. Este Livro de Atas conta com contribuições de especialistas de várias partes do mundo, e explora uma variedade de temas, nomeadamente: Avaliação em Contexto Educativo, Contextos Educativos e Comportamentos, Contextos sociais e Desenvolvimento, Diversidade e Educação, Educação, Família(s) e Comunidade, Ensinar e Aprender, Interculturalidade e Educação, Literacia e Educação, Motivação e Emoções e Problemáticas do Currículo, que examinam novas sinergias, na procura do alargamento e partilha de conhecimentos e práticas. Com a divulgação deste volume espera-se disponibilizar informação que possa contribuir para um aprofundamento da reflexão das temáticas abordadas, sendo que os conteúdos apresentados são da responsabilidade dos seus autores. Agradecemos a todos aqueles que tornaram possível a realização deste Colóquio Internacional, em particular aos participantes e oradores convidados. Agradecemos ao ISPA-Instituto Universitário pelo apoio institucional bem como ao CIE-ISPA pelo suporte científico e organizativo. Agradecemos ainda a todos os colaboradores do ISPA, estudantes e professores que nos ajudaram a realizar com sucesso este evento. Com a colaboração deste leque diversificado de pessoas e estruturas, a quem renovamos o agradecimento, foi possível atingir o nosso objetivo também traduzido neste Livro de Atas A Coordenação do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação