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APPsyCI - Artigos em revistas científicas nacionais

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  • Citizen science for health in the co-creation of evidence summaries for citizens
    Publication . Silva, Sílvia Manuela Dias Tavares da; Santana, Elaine dos Santos; Bernardo, Joana Vanessa Ribeiro; Silva, Aline Conceição; Lopes, Carlos; Almeida, Cristina Vaz de; Apóstolo, João Luís Alves; Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
    Background: Citizen science (CS) and health literacy (HL) promote citizen involvement in scientific research and access to health information. CS enables citizen involvement in co-creating knowledge, while HL enhances citizens’ ability to make informed decisions.Objective: To systematize older citizen involvement in the co-creation of evidence summaries for citizens (ESC), creating a replicable process and making health information more accessible.Methodology: Methodological, qualitative study based on the assumptions of Polit and Beck and conducted with older people residing in the community. The data were analyzed according to Bardin’s content analysis methodology.Results: The participants were actively involved. They reflected on each step and contributed to en-hancing the understanding of the information. This collaborative process results in a guide for ESC co-creation and co-validation.Conclusion: The methodology proved effective in involving citizens in the ESC co-creation, promot-ing health literacy and increasing the social relevance of scientific research. The guide can be replicated and used by other professionals and researchers.
  • Linking organizational cynicism to prosocial voice and defensive silence through the mediating role of bullying at work
    Publication . Sabino, Ana; Gonçalves, Sónia P.; Cesário, Francisco José Santos
    ABSTRACT: Purpose – The purpose of this study is to investigate the influence of organizational cynicism on prosocial voice and defensive silence and to verify the mediating role of workplace bullying in these relationships. Design/methodology/approach – A cross-sectional survey design with a sample of 205 individuals was used in this study. Findings – The hypotheses were confirmed as organizational cynicism plays a significant and negative influence on prosocial voice and a significant and positive influence on defensive silence. In addition, workplace bullying partially mediates both relationships. Originality/value – This study contributes to a deeper understanding of organizational cynicism and workplace bullying influences on prosocial voice and defensive silence. It investigates a relationship that, to the best of the authors’ knowledge, has not been studied yet. It also contributes to the discussion regarding the close relationship between prosocial voice and defensive silence.
  • A versão portuguesa do NEO-FFI: Caracterização em função da idade, género e escolaridade
    Publication . Pedroso de Lima, Margarida; Gonçalves Macedo, Eunice; Salgueira, AP; Gonzalez, António-José; Costa, José Joaquim; Costa, Manuel João; Costa, Patrício
    O presente estudo tem como objetivo apresentar dados descritivos e multivariados obtidos com o NEO-FFI, uma versão reduzida do NEO-PI-R, com uma amostra de participantes portugueses. Para tornar possível este objetivo, o inventário de personalidade foi administrado a 1178 sujeitos, 68% do sexo feminino, e com idades compreendidas entre os 18 e os 90 anos (M = 41.8, DP = 22.3). A versão portuguesa do NEO-FFI reflete a universalidade das dimensões básicas da personalidade podendo, por conseguinte, ser usada como uma versão fiável do NEO-PI-R. Estes dados reforçam os resultados obtidos internacionalmente, e serão discutidos no presente artigo à luz da literatura sobre o modelo dos cinco fatores. Os resultados revelam ainda um efeito significativo do sexo e da escolaridade ao nível da personalidade (controlando a variável idade), especificamente, no que diz respeito às dimensões de Abertura à Experiência, Neuroticismo, Conscienciosidade e Amabilidade. No que se refere à Extroversão não foram encontrados efeitos significativos das variáveis individuais referidas. Verificámos ainda que à medida que a idade avança diminuem as pontuações de Extroversão e de Abertura à Experiência.
  • A análise dos projetos pessoais em psicoterapia: As potencialidades de uma abordagem idiográfica
    Publication . Albuquerque, Isabel; Gonzalez, António J.; Martins, Paulo; P. De Lima, Margarida
    A investigação tem mostrado que a monitorização do progresso do cliente em processo terapêutico mediante uma abordagem idiográfica que contemple a sua individualidade, pode trazer benefícios substantivos na superação de dificuldades e de problemas específicos. A utilização de metas pessoais é uma das formas propostas para a concretização desta abordagem. A metodologia de Análise de Projetos Pessoais proporciona meios para reformular o sistema de projetos, encorajar o indivíduo a investir em novos projetos, observar o modo como estes se promovem entre si ou criam conflitos ou resistências, reconhecer e trabalhar as estruturas ecológicas que os impedem de ser sustentáveis, realizar uma hierarquização que ajude o indivíduo a organizar o seu sistema de projetos, de modo a que ele seja funcional, exequível e tenha coerência e significado. Todas estas características dotam esta metodologia de potencialidades para ser implementada na psicoterapia e aconselhamento, como forma de ultrapassar as fragilidades de uma abordagem apenas nomotética.
  • Perceções dos investigadores face ao ecossistema da Ciência Aberta
    Publication . ML, Antunes; Lopes, Carlos; Borges, Maria Manuel; Sanches, Tatiana
    Resumen Estudio preliminar sobre el impacto de la Ciencia Abierta en todo el ciclo científico, desde el inicio de la investigación hasta su publicación, buscando comprender, describir y explicar las percepciones de un grupo de investigadores sobre el ecosistema de la Ciencia Abierta. Se utilizó una metodología cualitativa, mediante entrevista semiestructurada. Los resultados identifican las dudas de los investigadores sobre el cumplimiento de las premisas de la ciencia abierta. La sistematización de sus ideas permite cuestionar si estarán preparados para estas nuevas experiencias en el campo de la ciencia y si tendrán las habilidades necesarias para garantizar su autonomía en la identificación de dónde publicar, cómo publicar, cómo gestionar los datos de investigación, cómo difundir los resultados de la investigación, cómo y por qué elegir los canales formales e informales de la ciencia, cómo utilizar las tecnologías en beneficio de su visibilidad y, finalmente, cómo asegurar la continuidad de su producción científica. El nuevo lenguaje utilizado también plantea muchas dificultades para los investigadores. Por ello, la creación de programas de formación para investigadores es un objetivo estratégico en los procesos de implementación de este paradigma de la ciencia.
  • A nova plataforma PubMed: análise dos peritos
    Publication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Roque, Licínio
    Introdução: A PubMed é a plataforma científica da área biomédica mais utilizada pelos profissionais de saúde em todo o mundo para realizar pesquisas de informação, validação de diagnósticos, procura da evidência científica e para efeitos académicos. Objetivo: Analisar a nova plataforma PubMed a partir do contributo de cinco peritos, contrastando experiências e averiguando como a visualizam face à sua prática profissional. Métodos: Metodologia qualitativa, com uma entrevista semiestruturada sobre as perceções de cinco peritos, representativos de um conjunto de utilizadores (bibliotecário, investigador, professor do ensino superior, médico e gestor editorial). Resultados: Constata-se que se perdeu a oportunidade de renovar de forma efetiva e válida a PubMed. Os perfis do investigador, do médico e do gestor editorial consideraram que a nova plataforma só é nova no visual, nada trazendo de novo para as suas práticas profissionais. Professor e bibliotecário, recorrendo à sua experiência pedagógica, consideraram-na um sinónimo de mudança de paradigma, assente na agilidade e na interoperabilidade de processos, mais amigável para os utilizadores, possibilitando a proximidade desta ferramenta ao cidadão comum. Conclusão: Diferentes utilizadores, com diferentes experiências, têm uma visão própria da PubMed. Os peritos esperavam também mais da nova plataforma, mais qualidade e mais maturidade tecnológica.
  • Revisões sistemáticas e meta-análises: a capacitação requerida aos profissionais de saúde
    Publication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos
    Introdução: Para garantir a constante atualização de conhecimentos e exercer a prática clínica de forma segura e responsável, um profissional de saúde teria de ler vários artigos diariamente; ainda assim, dificilmente conseguiria abarcar o conjunto da literatura científica publicada na sua área. Dadas as dificuldades de rastreio de todos os estudos originais, os artigos de revisão sistemática e as meta-análises acabam por ser uma importante fonte de evidência resumida sobre uma temática específica; ajudam os profissionais de saúde a fazer uma gestão do conhecimento científico anualmente publicado, reúnem a evidência relevante e utilizam uma metodologia de análise clara e transparente, minimizando o viés e conduzindo estes profissionais à melhoria da prática baseada em evidências. O objetivo do presente estudo é o de identificar as competências que os profissionais de saúde devem adquirir para que as revisões sistemáticas e as meta-análises representem um contributo válido na sua atualização de conhecimentos e uma mais-valia na prática clínica. Métodos: A metodologia seguida envolve duas etapas: a revisão da literatura e o uso da técnica do cross-referencing. Para a revisão da literatura realizou-se uma pesquisa nas bases de dados MEDLINE (via plataforma PubMed), Scopus e Web of Science, que respondesse ao objetivo em estudo. Para a segunda etapa, a do exercício de cross-referencing, foram submetidos os artigos mais relevantes para recolha de literatura científica similar e para análise paralela das referências citadas nos estudos. Resultados: A análise dos resultados permite compreender a complexidade das revisões sistemáticas e das meta-análises e identificar um conjunto de competências que os profissionais de saúde devem adquirir, refletir e atualizar regularmente para que a sua prática clínica beneficie dos resultados alcançados por estas tipologias de estudo, a saber: saber pesquisar e avaliar informação científica; saber recuperar informação científica a partir de diferentes bases de dados; evidenciar capacidade de gestão da informação; evidenciar pensamento crítico; saber trabalhar em equipa; saber colaborar eficazmente com os outros; saber avaliar a literatura científica; evidenciar capacidade de análise e de síntese; saber tratar e processar a informação científica; saber tratar estatisticamente a informação; saber usar um software de análise estatística; assumir a tomada de decisão; evidenciar competência metodológica e estatística; evidenciar domínio das metodologias; saber aplicar conhecimentos de escrita académica/científica. Algumas destas competências são do foro biblioteconómico, pelo que a colaboração dos bibliotecários em equipas de investigação é destacada, valorizada e incentivada. Conclusões: As revisões sistemáticas e as meta-análises são estudos que apresentam evidências essenciais para a prática clínica. Espera-se que os profissionais de saúde e os investigadores compreendam e adquiram as competências necessárias, metodologicamente sólidas, para a preparação e condução destes estudos, em estreita colaboração com bibliotecários e bibliotecas. .
  • Improving the academic writing experience in higher education ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes
    Publication . Andrade, Isabel
    Analisa-se a obra de Sanches, Antunes e Lopes (2019) que, começando por abordar os conceitos subjacentes ao referencial teórico relativo ao desenvolvimento da escrita em contexto académico, nos convida a reflectir sobre o impacto que a regularidade desta prática pode ter no sucesso académico dos estudantes do ensino superior. Apresenta-se, ainda, a noção de que as competências associadas ao planeamento, orientação, divulgação e análise da informação científica assentam em saber ler de forma cuidada, em pensar correctamente, em argumentar de modo lógico e em escrever claramente, o que, na obra em análise, os autores consideram constituir condição basilar para a transferência do conhecimento. Conclui-se procedendo à abordagem da implicação e desafio que essas condições formativas constituem para a capacidade de comunicar ciência através de uma nova estrutura arquitectónica e morfológica que, se bem que tradicionalmente já existente, desafia agora os autores, mas também os docentes e os bibliotecários, acrescentado que foi o novo e disruptivo paradigma de publicação em modelos associados à Ciência Aberta.
  • The supervision relationship in psychotherapists
    Publication . Oliveira, Miguel; Pazo Pires, António; Serra de Almeida, João
    A supervisão tem vindo a ser estudada com acrescida intensidade ao longo dos últimos vinte anos, no entanto, a relação de supervisão nomeadamente as suas dimensões têm sido pouco estudadas em psicoterapeutas. Pretende-se estudar as dimensões relacionais Abertura, Desafio, Estrutura, Base Segura, Educação Reflexiva e Suporte da relação. Utilizou-se um questionário em internet ao qual responderam 229 sujeitos portugueses e brasileiros com formação em psicoterapia. Foi efectuada a análise descritiva de alguns dos dados obtidos, análise da validade interna confirmatória e validade convergente referente às dimensões das escalas. Após a aplicação da validade interna confirmatória obtém-se que, de um modo geral, existe concordância entre o modelo obtido e o modelo original, contudo com a exclusão do item 4 da escala S-SRQ. Ambas as escalas demonstraram avaliar aspectos diferentes sobre a relação, contudo, suficientemente capazes de se relacionarem entre si.