Browsing by Issue Date, starting with "2014"
Now showing 1 - 10 of 326
Results Per Page
Sort Options
- A actualidade de Karl Jaspers face a uma psico(pato)logia geralPublication . Perdigão, AntóniaVolvido um século sobre a data da edição original da obra intitulada Psicopatologia Geral, o argumento favorável à plena atualidade do pensamento de Karl Jaspers colhe ampla consensualidade no “nosso” tempo.
- Significados de empowerment psicológico na experiência de doença oncológica: Reiki como técnica promotora: Um estudo exploratórioPublication . Ferreira, Rita Susana Évora; Ornelas, José H.As componentes do Empowerment Psicológico demonstram ser relevantes para as pessoas com experiência de doença oncológica, devido às inúmeras formas em que estas tendem a perder o controlo. Esta dissertação procurou investigar o papel do Reiki no Empowerment de pessoas com experiência nesta doença, numa perspectiva comunitária. Teve como seu principal objectivo, conhecer experiências subjectivas vividas através do Reiki, a percepção que têm as pessoas no que respeita aos benefícios na saúde e a forma como o Reiki se pode tornar num recurso de promoção da saúde, como processo de Empowerment, contribuindo assim para o estudo das suas dimensões nesta comunidade. A execução empírica do presente trabalho, de carácter exploratório, foi desenvolvida em duas abordagens distintas - quantitativa e qualitativa. A amostra do estudo é constituída por 25 participantes oncológicos, 15 que utilizaram apenas tratamento convencional e outro grupo de 10 que complementaram estes tratamentos com o Reiki. Numa primeira fase, foi dado a conhecer ao participante a conceptualização do processo de E.P, tendo em vista a aplicação do Questionário de Empowerment Psicológico (adaptado de Mok, 1998), com o objectivo de entender as diferenças, quanto aos seus níveis, entre aqueles que utilizaram a abordagem complementar Reiki e os que recorreram apenas ao tratamento convencional. Numa segunda fase, através da entrevista explorámos o significado que 5 dos participantes utilizadores de Reiki atribuíam ao E.P, com o objectivo de analisar o papel empoderador do Reiki. Pela análise temática, procurou-se verificar os temas inerentes às dimensões de E.P atribuídos ao Reiki, pelas participantes. Os principais resultados apontam para 7 temas principais no processo empoderador do Reiki e indicam uma diferença significativa nos níveis do Empowerment Psicológico, entre os dois grupos. Concluímos que estes resultados reforçam a necessidade de conceptualizar o E.P para este contexto, enquanto processo individual, social e colectivo.
- Does spirituality really matter?: A study on the potential of spirituality for older adult’s adjustment to agingPublication . von Humboldt, Sofia; Leal, I.; Pimenta, FilipaThis study intended to analyze the indicators of adjustment to aging (AtA) and to investigate the latent constructs that can work as major determinants in spirituality for a cross-national older community-dwelling population. Questionnaires were completed to assess the participants’ background information. Interviews were performed, addressing one core area: indicators of AtA. Complete data were available for 154 older adults from two nationalities (German and Portuguese), aged between 75 and 103 years (M = 86.6; SD = 6.98). The data were subjected to content analysis. Representations of the associations and latent constructs were analyzed using a multiple correspondence analysis (MCA). The most prevalent response of the interviewed participants for indicators of AtA was spirituality (43.2%). Spiritual activities was the most reported response regarding spirituality (20.0%). A significant moderate association was found between spiritual activities and nationality (V = .365; p < .001). Spirituality for older adults was explained by a three-dimensional overall model: spiritual and existential meaning, limit-related awareness and community embeddedness. The findings presented in this paper emphasized the need to explore the potential of spirituality for AtA and the need for improving the spiritual dimension of health care for the older cross-national population.
- Mudanças na vida dos familiares cuidadores de doentes com cancroPublication . Duarte, Isabel Maria Duarte Pulquério; Furlan, MajaCuidar de um familiar que sofre de cancro provoca uma mudança profunda, no modo de organização da família cuidadora, ao nível das necessidades físicas, emocionais e sociais. Embora todos os membros da família sejam influenciados pelas mudanças introduzidas pelo processo da doença, o cuidador principal é especialmente afetado. É ele que vive mais de perto todo o processo e, numa segunda fase, sofre a perda do próprio doente. Pretende-se com este estudo, uma melhor compreensão das vivências e das mudanças mais sentidas na vida dos familiares cuidadores de doentes com cancro. Para o efeito, realizámos um estudo qualitativo, através da análise de um grupo focal de três familiares ex cuidadores de doentes com cancro, assistidos num Hospital no interior do país. Da análise, emergiram temas que tiveram um impacto significativo nas vivências familiares, como sejam os primeiros sintomas do doente, associados ao diagnóstico da doença; mudanças ocorridas no processo inicial, ao nível dos comportamentos, das capacidades físicas e da imagem; mudanças ao nível da reorganização das famílias para o processo de cuidar. O desgaste emocional, associado à adaptação às perdas em vida e após a morte, teve uma ampla manifestação. Ao longo de todo o processo existem momentos de grande dualidade de sentimentos, a vida passa a ser em função do doente, face à necessidade de cuidar e à sua eminente perda. O ex cuidador revelou sofrimento decorrente da sobrecarga vivida, com especial enfoque na quebra das rotinas e na reorganização da sua vida para cuidar.
- Tipo de ensino e autoconceito artístico de adolescentesPublication . Pipa, Joana; Peixoto, Francisco José BritoEste estudo teve como principal objetivo realizar uma análise diferencial do autoconceito artístico entre adolescentes que frequentavam o ensino artístico e os que frenquentavam o ensino regular. Responderam à Escala de Autoconceito Artístico e à Escala de Autoconceito e Autoestima para Adolescentes 226 estudantes de escolas da zona metropolitana de Lisboa, dos quais 108 frequentavam o ensino regular e 118 eram alunos de escolas artísticas de música, artes visuais e dança. Os resultados demonstraram que os níveis de autoconceito artístico diferiram de acordo com o contexto educativo: foram favorecidos os alunos do ensino artístico na maioria das dimensões artísticas. Contemplando apenas os alunos do ensino artístico, foi verificado que eles apresentaram níveis superiores na dimensão artística correspondente a sua área de especialização, comparativamente aos seus pares das outras áreas artísticas.
- Memórias autobiográficas em adultos idososPublication . Balola, Michele Ferreira; Cláudio, VictorObjetivo: Os autores pretendem rever os principais aspetos no estudo das memórias autobiográficas em adultos idosos. Método: Neste trabalho foi efetuada, através da PsycINFO, uma pesquisa da literatura publicada de 1 de Janeiro de 2000 a 30 de Abril de 2013, utilizando como palavras-chave: "autobiographical memory", "aging" e "older adults". Um total de 59 artigos foram revistos, dos quais 18 foram incluídos na seleção final. Resultados: A revisão dos diferentes estudos permitiu observar que existe um declínio da memória episódica. Este efeito não se observou em relação à memória semântica. Os adultos idosos quando comparados com adultos mais jovens, evocam um maior número de memórias de valência positiva. Conclusão: A qualidade de vida do adulto idoso tem sido objeto de interesse por parte da sociedade atual. Neste sentido, o estudo das funções cognitivas em geral e da memória em particular pode dar um contributo importante, tendo em vista uma melhor compreensão do adulto idoso e dos processos mnésicos a si inerentes, nomeadamente na preservação da memória semântica.
- A origem dos maus-tratos: Revisão sobre a evolução histórica das perceções de criança e maus-tratosPublication . Oliveira, Raquel Lara Velez; Pais, Lúcia Maria de Sousa Gomes GouveiaObjetivo: Neste trabalho elabora-se, com base em revisão bibliográfica, a evolução histórica das perceções acerca de maus-tratos e de criança. Começa-se por abordar o constructo de maus-tratos, passando seguidamente pela Antiguidade e Idade Média, onde as crianças eram sujeitas a constantes maus-tratos, sendo prevalentes os maus-tratos físicos, abuso sexual e o trabalho infantil, progredindo até à Idade Moderna, onde a criança passa a ser vista como um ser com características particulares e merecedor de cuidados especiais. Aborda-se de forma breve as tipologias de maus-tratos na atualidade e as variações culturais. Conclusão: Torna-se fulcral compreender o impacto que os maus-tratos têm vindo ao longo da histórico e que continuam a ter na atualidade, sendo fundamental a considerar estes aspetos nas intervenções a serem desenvolvidas nesta área, tendo em particular consideração o amplo leque de variações culturais cada vez mais presentes e evidentes.
- A delinquência juvenil e as relações familiares: Qual o papel da resiliênciaPublication . Lopes, Inês Loures Xavier Correia; Vila Real, ÂngelaO presente projeto de investigação diz respeito ao papel que as relações familiares têm na capacidade de resiliência dos adolescentes e consequentemente na possibilidade de estes enveredarem pelo comportamento delinquente. Assim, pretende-se verificar se relações familiares de boa qualidade aumentam a capacidade de resiliência dos jovens e se esta diminui a probabilidade dos mesmos adotarem comportamentos desviantes. O estudo terá um design quantitativo correlacional e comparativo, sendo a amostra constituída por 200 participantes, de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, que serão divididos em dois grupos após a aplicação das escalas, sendo um primeiro grupo constituído por jovens que apresentam comportamentos desviantes e um segundo grupo por jovens que não os apresentam. Os instrumentos utilizados para a recolha da informação serão, a Escala de perceção da relação com a família - EPRF (Peixoto, 1999), California Healthy Kids Survey Resilience Assessment Module – IKRA, adaptada para a população portuguesa por Martins (2005) e a Escala de Comportamentos Desviantes – ECD (Sanches e Gouveia-Pereira, 2013).
- The importance of novelty: Male–female interactions among blue-black grassquits in captivityPublication . Dias, Raphael I.; Oliveira, Rui Filipe; Podos, Jeffrey; Macedo, Regina H.Mate choice is a primary mechanism driving the evolution of sexually selected traits such as elabo-rate displays and ornaments. In a majority of taxa studied to date, females are seen to actively sampleand evaluate multiple males, presumably to optimize mating opportunities. During this process femalesmay encounter males both familiar and novel, a distinction that might influence how mate choice pro-ceeds. Using a socially monogamous passerine, the blue-black grassquit (Volatinia jacarina), we studiedhow females respond to novel versus familiar (“paired”) males, and how encounters with novel malesinfluence subsequent interactions with their paired males. Additionally, we measured the hormonalresponse of males after visualizing their paired females interacting with novel males. We found thatfemales were attentive to novel males irrespective of these males’ phenotypic attributes, suggesting thatin these interactions novelty is highly relevant. After exposure to novel males, females tended to respondaggressively towards their paired males; by contrast, the behaviour of males towards their paired femalesdid not change. Moreover, we did not detect any hormonal responses of males to viewing their pairedfemales interacting with novel males. Together these results suggest that the distinction between famil-iarity and novelty may hold special relevance for females in mate choice, a finding that bears upon ourunderstanding of the evolution of extra-pair paternity and reproductive behaviour.
- Sente-se um maior desenvolvimento pessoal e um sentimento de grandeza … ou o impacto dos processos de coaching no bem-estar e na melhoria das competências profissionais, em coordenadores de equipasPublication . Anjos, Maria Helena Lopes dos; Gouveia, Maria João Pinheiro MoraisO presente estudo tem como objetivo identificar, não só o impacto do coaching na melhoria do desempenho e no bem-estar psicológico, subjetivo e no trabalho, em coachees de uma grande empresa, mas também explorar a motivação como variável mediadora entre as competências profissionais, no início e no fim da intervenção. A amostra é constituída por 86 gestores, que iniciaram o seu processo de coaching entre Janeiro e Junho de 2014 – período para recolha de dados da amostra. Todos os gestores, 38 homens e 48 mulheres, entre os 30 e os 60 anos, desempenham as suas funções, maioritariamente, na área operacional e passaram por 8 sessões de coaching ao longo deste período. Utilizaram-se, como instrumentos de investigação, questionários que permitem avaliar as dimensões em estudo, e que foram aplicados antes da intervenção (desenvolvimento de competências de liderança, bem-estar psicológico, subjetivo e no trabalho), a meio do processo (Inventário de Motivação Intrínsica para o processo de coaching) e depois da intervenção de coaching (desenvolvimento de competências de liderança, bem-estar psicológico, subjetivo e no trabalho). Os resultados obtidos permitem confirmar que houve uma melhoria nas competências profissionais, assim como no bem-estar subjetivo, psicológico e no trabalho entre o início e o fim do processo de coaching; os resultados mostraram que existe uma relação positiva entre as expectativas para o coaching e as competências já detidas pelos sujeitos da amostra no início da intervenção; pelo contrário, não se confirma que a motivação seja mediadora das competências profissionais entre o início e o fim do processo de coaching. Os resultados evidenciam que o processo de coaching pode mostrar-se eficaz e valioso para o desenvolvimento pessoal e profissional dos recursos humanos das organizações.