PORG - Artigos em revistas nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing PORG - Artigos em revistas nacionais by Title
Now showing 1 - 10 of 168
Results Per Page
Sort Options
- 25 years of knowledge creation processes in pharmaceutical contemporary trendsPublication . Kofinas, Alexander; Saur-Amaral, IrinaThe pharmaceutical industry is knowledge and research-intensive. Due to technological, socio-political and organisational changes there has been a continuous evolution in the knowledge base utilized to achieve and maintain competitive advantages in this global industry. There is a gap in analysing the linkages and effects of those changes on knowledge creation processes associated with pharmaceutical R&D activities. Our paper looks to fill this gap. We built on an idiosyncratic research approach – the systematic literature review – and looked to unearth current trends affecting knowledge creation in international/global pharmaceutical R&D. We reviewed scientific papers published between 1980 and 2005. Key findings include promising trends in pharmaceutical innovation and human resource management, and their potential implications on current R&D practices within the pharmaceutical industry, from managerial and policy-making perspectives.
- Abordagem socio-económica das organizaqóesPublication . Teixeira, CláudioO presente artigo relaciona contrastivamente «cultura tecnológica» e «cultura organizacional» argumentando, a propósito das Novas Tecnologias (N. T.), que as questões e soluções «relevantes» são vantajosamente formuláveis em termos organizacionais e não em termos tecnológicos. As questões da sociedade pós-industrial, informacional ou «comunitária», na medida em que com o taylorismo se interligam e, por vezes, com ele se confundem, são objecto de discussão. A representação dominante e a prática corrente vêem na introdução das N.T. um meio eficaz para substituir o trabalho tradicional por «máquinas» capazes de poupar tempo, obter maior eficiência e reduzir custos. Neste sentido, a automatização apresenta-se como a tecnologia disponível mais avançada que permite realizar, ao nível do terceário, o velho sonho de Taylor. A mudança técnica não articulada com a mudança organizacional é um logro. A excelência organizacional - de que o caso japonês é ilustrativo - é explicável - argumentamos - em termos de cultura organizacional, que não tecnológica, entendida esta de forma exclusiva e restritiva. ------ ABSTRACT ------- This paper is concerned with «technological culture» and «organizationa1 culture» and argues that the relevants questions and answers concerning «New Technologies » (NT) are better described in terms of organization than in terms of technology. We discuss the problems of the «communal» informational or post-industrial society, as far as they are concerned or confounded with Taylorism. The introdution of N.T. is seen by the dominating representation and comrnon practices as an effective means of saving time an costs. Therefore automation is presented as the most advanced os available technologies and able to achieve (at the tertiary level) the old dream of Taylor. Technological change without organizational change is misleading. Organizational excellency - as for instance in Japan - can, we think, be explained in terms of organizational culture rather than in terms os technological culture, when this seen in a exclusive and restrictive way.
- Absentismo: Conceito, métodos de análisePublication . Miguez, JoséBased, for his analysis, on several published works, the author of this study approaches the absenteeism concept, its operating definition and evaluating instruments. The goal of this work is not only to explain the difficulty/impossibility in achieving an extended analysis of absenteeism so as to enable an added knowledge, but also to put forward possibilities to position the absentist behaviour within a broader reference field in order to help overpass the present situaiion.
- A Administração pública do século XXI: Aprendizagem organizacional, mudança comportamental e reforma administrativaPublication . Madureira, César; Rodrigues, MiguelEste artigo pretende salientar a importância da Aprendizagem Organizacional, e consequentemente da mudança comportamental, no contexto da reforma da Administração Pública no século XXI. Para tal começamos por fazer uma breve resenha sobre a evolução dos mais proeminentes paradigmas da Ciência Administrativa da segunda metade do século XX. De seguida apresentamos o conceito de Aprendizagem Organizacional na perspectiva mais tradicionalista, mas sobretudo enquanto elemento dependente versus potenciador de novos tipos de relacionamento e de comportamento organizacional. Por fim, explorase a questão da importância da mudança dos comportamentos no contexto da reforma administrativa. Para tal desenvolvemos os conceitos de: 1) mudança dos comportamentos; 2) resistência à mudança na Administração Pública; 3) associação “inovação/rotina” como força motriz das organizações públicas; 4) recurso à “ciência da complexidade” como tónico para a mudança comportamental na Administração Pública.
- Ambigüidades identitárias na “Feira Hippie”/ BrasilPublication . Pimentel, Duarte Nuno Gonçalves; Carrieri, Alexandre de Pádua; Leite-da-Silva, Alfredo RodriguesEste trabalho tem por objetivo discutir as ambigüidades identitárias vivenciadas pelos atores sociais, representantes de organizações familiares que se agrupam na “Feira Hippie” de Belo Horizonte (Minas Gerais/Brasil). O embasamento teórico da discussão está ancorado na abordagem de identidade e nos processos de identificação social, enquanto que o material empírico provém de uma investigação em organizações familiares. O método de pesquisa adotado foi o qualitativo, baseado na Análise do Discurso e na história de vida dos gestores familiares ao longo dos seus 36 anos de atuação na Feira. A análise evidenciou os processos de construção e desconstrução de determinadas identificações por parte dos gestores familiares em relação à Feira em determinados contextos ao longo de sua história. Além disso, foi possível perceber que tais processos de identificação mantiveram uma estreita relação com a dinâmica dos grupos sociais na ocupação de um dado espaço físico e simbólico – onde os dois elementos: os grupos e o espaço – desempenharam papel ativo na construção dessas identificações sociais e organizacionais, no início como feira de artesanato e depois como feira de variedades.
- An analysis of workforce efficiency using organization expenses indicatorsPublication . Ortega, RaquelThe objective of this paper is to carry out an evaluation of employee efficiency in the United States using a professional data base, namely the ECS Survey on Workforce Efficiency (2000/2001) conducted by Watson Wyatt, which includes the responses of 453 organizations covering 1,685,336 employees. To that end, we measure workforce efficiency of US organizations, differentiated by profit status, industry sector and employee size, using expenses indicators. Our findings reveal that new employee strengths will depend upon developing and using the kinds of information and analyzes that can keep workers, educators, employers and employee program administrators abreast or ahead of changing conditions.
- An explorative analysis of the socialization of positive emotions: Insights from the consulting fieldPublication . Kaiser, StephanCommon accounts on socialization are predominantly slanted towards cognitive conceptions. When emotions are considered, most of the time emphasis lays upon negative emotions. Against this background, this study refines prior research in two ways. First, we offer an emotion-oriented perspective of socialization processes. Second, we concentrate on the socialization of positive emotions. We confirm these assumptions by means of an explorative case study in the field of consulting firms. Results suggest that positive emotions play a crucial role throughout the different socialization phases, and can manifest themselves over time in a virtuous cycle. In addition, conventional notions on socialization agents are refined by this research, while arguing that clients ought to be taken similarly into consideration. The article concludes by offering managerial implications, as well as suggestions for future research activities with regard to the socialization of positive emotions.
- Análise comparativa das metodologias de remuneração adotadas pelas empresas no Brasil e sua influência na mudança organizacionalPublication . Boas, Ana Alice Vilas; Batista, Luciene GouveiaEste trabalho foi realizado partindo do pressuposto que os salários e benefícios praticados nas organizações podem influenciar significativamente o desempenho e/ou os resultados empresariais até então apresentados pelas empresas; o que é de extrema importância para empresas que vivenciam um momento de mudança organizacional. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo principal revisar as metodologias de remuneração de pessoal e, realizar uma análise comparativa das práticas adotadas pelas empresas no Brasil e da sua influência na mudança organizacional. Esta pesquisa teórica e prática foi implementada através da revisão bibliográfica e da pesquisa de campo. Devido ao nível de complexidade do tema em questão foi utilizada a pesquisa exploratória, para melhor verificar como a remuneração influencia no processo de mudança organizacional. Com base em quatro (4) estudos de caso que foram desenvolvidos a partir de uma análise de conteúdo documental e da análise de questionários, observou-se que a remuneração variável é bastante utilizada como complemento do salário base. O resultado deste trabalho leva-nos a conclusão de que as metodologias de remuneração praticadas pelas empresas analisadas neste estudo foram capazes de influenciar positivamente seus resultados, auxiliando a implementação da mudança organizacional.
- Análise do trabalho em agentes de contatopaciente: Investigação das táticas utilizadasPublication . Tavares, José da CunhaA análise do trabalho a que nos propusemos transforma as operações da ação analisada não em instrumento de referência para reproduzilas ou corrigilas, mas sim em instrumento de descoberta de alternativas diversas a partir das quais a ação se constrói. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é verificar as táticas utilizadas pelos agentes de contatopaciente no atendimento de internação em um hospital, no intuito de avaliar o distanciamento entre o trabalho prescrito e o trabalho efetivamente real. Para tanto, utilizouse a entrevista de explicitação como metodologia qualitativa. Também foi analisado o processo de atendimento ao paciente, identificandose tarefas, ações e recursos para obterse melhoria nos resultados com vistas na satisfação do cliente. As táticas específicas de contatocliente foram classificadas em três categorias, baseadas numa tipologia de cliente. A primeira consiste em alterar as demandas que recaem sobre o agente de contatopaciente; a segunda, em tentar impedir os remetentes de dirigir demandas ao agente de contatopaciente; e a terceira em evitar e incluir táticas que permitem ao agente manipular e alterar as demandas recebidas. Nesse sentido, nove táticas foram identificadas.