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Authors
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Abstract(s)
Common accounts on socialization are predominantly slanted towards cognitive conceptions.
When emotions are considered, most of the time emphasis lays upon negative emotions. Against this
background, this study refines prior research in two ways. First, we offer an emotion-oriented perspective
of socialization processes. Second, we concentrate on the socialization of positive emotions. We confirm
these assumptions by means of an explorative case study in the field of consulting firms. Results suggest
that positive emotions play a crucial role throughout the different socialization phases, and can manifest
themselves over time in a virtuous cycle. In addition, conventional notions on socialization agents are
refined by this research, while arguing that clients ought to be taken similarly into consideration. The
article concludes by offering managerial implications, as well as suggestions for future research activities
with regard to the socialization of positive emotions.
As perspectivas correntes sobre socialização apresentam uma visão predominantemente cognitiva do assunto. Mesmo nos casos em que as emoções são levadas em conta, a maior parte das vezes a ênfase é colocada nas emoções negativas. Contrariamente a este quadro, este estudo refina a investigação de duas grandes formas. Primeiro, oferecemos uma perspectiva do processo de socialização orientada para as emoções. Segundo, concentramo-nos na socialização das emoções positivas. De seguida, confirmamos os nossos pressupostos através de um estudo de caso exploratório no campo das empresas de consultoria. Os resultados sugerem que as emoções positivas desempenham um papel crucial ao longo das diferentes fases de socialização, e podem manifestar-se ao longo do tempo, num ciclo virtuoso. Para além disso, refinamos as noções convencionais sobre os agentes de socialização, ao mesmo tempo que defendemos uma inclusão dos clientes neste processo. O artigo conclui com um conjunto de implicações para a gestão, bem como com sugestões para futuros estudos relativos à socialização das emoções positivas.
As perspectivas correntes sobre socialização apresentam uma visão predominantemente cognitiva do assunto. Mesmo nos casos em que as emoções são levadas em conta, a maior parte das vezes a ênfase é colocada nas emoções negativas. Contrariamente a este quadro, este estudo refina a investigação de duas grandes formas. Primeiro, oferecemos uma perspectiva do processo de socialização orientada para as emoções. Segundo, concentramo-nos na socialização das emoções positivas. De seguida, confirmamos os nossos pressupostos através de um estudo de caso exploratório no campo das empresas de consultoria. Os resultados sugerem que as emoções positivas desempenham um papel crucial ao longo das diferentes fases de socialização, e podem manifestar-se ao longo do tempo, num ciclo virtuoso. Para além disso, refinamos as noções convencionais sobre os agentes de socialização, ao mesmo tempo que defendemos uma inclusão dos clientes neste processo. O artigo conclui com um conjunto de implicações para a gestão, bem como com sugestões para futuros estudos relativos à socialização das emoções positivas.
Description
Keywords
Positive emotions Socialization Consulting Case study Emoções positivas Socialização Consultoria Estudo de caso
Citation
Comportamento Organizacional e Gestão, 13(1), 55-70.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada