APPsyCI - Comunicações / Posters
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing APPsyCI - Comunicações / Posters by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- SciELO Portugal: História com memória (2003-2018)Publication . Lopes, CarlosA comunicação descreve alguns tópicos da história da SciELO Portugal. Memória com história (2003-2018) apresenta a gênese e desenvolvimento da SciELO Portugal, desde os seus primórdios em 2000-2003 até aos marcos importantes alcançados ao longo dos anos. Destacam-se momentos como o lançamento do site em 2005 com seis revistas pioneiras, a criação do Comité Consultivo em 2006 para orientar o desenvolvimento da coleção, a certificação da coleção, e a crescente importância da SciELO Portugal para a divulgação da investigação científica em Acesso Aberto. Aborda também a evolução da preparação de arquivos para o modelo SciELO e a integração na SciELO Citation Index na Web of Science, ampliando a visibilidade internacional da produção científica portuguesa.
- As tutorias no ensino superior: Avaliação pelos estudantesPublication . Almeida-Rocha, T.; Queiroz, F.; Loureiro, F.; Primoroso, D.; Vargas-Moniz, M. J.; Ispa - Instituto UniversitárioNo contexto académico, a Tutoria abrange todo o apoio e orientação disponibilizado por um/a responsável (o/a Tutor/a) a um/a estudante (o/a tutorando/a) que estabelecem um contacto formal focado no processo de superação de eventuais dificuldades e/ou na aquisição de competências específicas relacionadas com a vida académica . 1 As tutorias no Ensino Superior são uma estratégia que facilita a integração académica e social dos/as estudantes, uma vez que promove : Dinâmicas de integração do estudante na comunidade académica; conhecimento acerca de procedimentos e práticas institucionais; formação académica, profissional e pessoal do estudante; gestão de expetativas e de dificuldades reais e antecipadas. 2 Desde 2010 que o ISPA adotou um sistema de Tutorias para orientação e suporte que procura desenvolver competências académicas, cognitivas, afetivas, de autonomia, comunicacionais, sociais e culturais dos/as estudantes. Objetivo: Introduzir uma dinâmica de reflexão e análise conjunta para compreender o contributo do programa tutoria para o desenvolvimento académico e pessoal de estudantes, orientadas para o bem-estar e integração de estudantes nos contextos do ensino superior.
- UNI_RPublication . Vargas-Moniz, M.J.; Queirós. F; Almeida-Rocha, T.; Belo, S; Brandão, T.; Gouveia, M. J; Loureiro, F; Martins, A. C.; Neto, D; Ispa - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da VidaIntrodução: Este poster foi desenvolvido pelo projeto “UNI_R: Resposta Integrada na Promoção Saúde Mental no Ensino Superior” no âmbito do convite da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) para a conferência "Inovação e Bem-estar para o Sucesso: Inovação Pedagógica, Saúde Mental e Sucesso no Ensino Superior" na Universidade de Coimbra, nos dias 24 e 25 de outubro de 2024. Objetivo: Este poster procurou apresentar o projeto UNI_R, a sua equipa, os seus principais objetivos e alguns resultados preliminares de uma primeira recolha de dados. Procedimento: Foi realizada uma primeira recolha de dados (T0), em setembro de 2024, para avaliar o sentimento de comunidade, o bem-estar psicológico, as dificuldades antecipadas e os estilos de vida de 669 estudantes (até ao momento) da comunidade do ISPA. Resultados: Os resultados desta primeira recolha permitem definir o perfil dos estudantes do Ispa e compreender a correlação existente entre algumas variáveis (e.g., Sentimento de Comunidade, Dificuldades Antecipadas), de modo a delinear modelos de investigação e análise futuros.