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APPsyCI - Comunicações / Posters

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Recent Submissions

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  • Não te deixes enganar! Projeto de literacia no combate à desinformação no ensino superior
    Publication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Luz; Sanches, Tatiana
    O projeto “Be careful!” assenta numa relação de confiança e parceria entre as bibliotecas, os seus profissionais, estudantes e investigadores. O objetivo é combater a dimensão académica e científica do fenómeno da desinformação e garantir a integridade académica, desenvolvendo melhores e mais apuradas competências para o estudo, investigação, publicação e divulgação do conhecimento científico. Para tal, serão traduzidos e adaptados instrumentos e ferramentas que melhorem a qualidade do trabalho académico através do reforço de critérios baseados na literacia da informação, quer na seleção da credibilidade das fontes, quer na aferição de critérios de qualidade das publicações científicas, quer na prevenção do plágio e de outras práticas académicas ilícitas.
  • O porquê da importância do desenvolvimento de competências de literacia da informação no ensino superior? Exemplos com IA
    Publication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria da Luz; Sanches, Tatiana
    O ensino superior representa um ambiente complexo, exigente e exigente. Os estudantes desejam ampliar o seu conhecimento e compreensão da informação, necessitando navegar e utilizar as fontes de informação de forma ética e legal. Em 2023, a tecnologia de IA generativa registou taxas de adoção sem precedentes, tornando a tecnologia solicitada mais rapidamente na história. Assistimos a uma exploração contínua das ferramentas de IA geradoras de impacto potencial e, regularizando o seu potencial, dividindo-nos entre excitação e escrutínio cauteloso. Vamos avaliar o impacto e as experiências que já existem na implementação destas tecnologias. Questões como enganos, falácias e desinformação podem prejudicar o ensino e formação. Portanto, é vital que a utilização da IA ​​seja feita com cautela e que se desenvolvam proteções contra o uso indevido. Existe uma possível resposta ou ajuda proveniente da alfabetização da informação?
  • As tutorias no ensino superior: Avaliação pelos estudantes
    Publication . Almeida-Rocha, T.; Queiroz, F.; Loureiro, F.; Primoroso, D.; Vargas-Moniz, M. J.; Ispa - Instituto Universitário
    No contexto académico, a Tutoria abrange todo o apoio e orientação disponibilizado por um/a responsável (o/a Tutor/a) a um/a estudante (o/a tutorando/a) que estabelecem um contacto formal focado no processo de superação de eventuais dificuldades e/ou na aquisição de competências específicas relacionadas com a vida académica . 1 As tutorias no Ensino Superior são uma estratégia que facilita a integração académica e social dos/as estudantes, uma vez que promove : Dinâmicas de integração do estudante na comunidade académica; conhecimento acerca de procedimentos e práticas institucionais; formação académica, profissional e pessoal do estudante; gestão de expetativas e de dificuldades reais e antecipadas. 2 Desde 2010 que o ISPA adotou um sistema de Tutorias para orientação e suporte que procura desenvolver competências académicas, cognitivas, afetivas, de autonomia, comunicacionais, sociais e culturais dos/as estudantes. Objetivo: Introduzir uma dinâmica de reflexão e análise conjunta para compreender o contributo do programa tutoria para o desenvolvimento académico e pessoal de estudantes, orientadas para o bem-estar e integração de estudantes nos contextos do ensino superior.
  • UNI_R
    Publication . Vargas-Moniz, M.J.; Queirós. F; Almeida-Rocha, T.; Belo, S; Brandão, T.; Gouveia, M. J; Loureiro, F; Martins, A. C.; Neto, D; Ispa - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida
    Introdução: Este poster foi desenvolvido pelo projeto “UNI_R: Resposta Integrada na Promoção Saúde Mental no Ensino Superior” no âmbito do convite da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) para a conferência "Inovação e Bem-estar para o Sucesso: Inovação Pedagógica, Saúde Mental e Sucesso no Ensino Superior" na Universidade de Coimbra, nos dias 24 e 25 de outubro de 2024. Objetivo: Este poster procurou apresentar o projeto UNI_R, a sua equipa, os seus principais objetivos e alguns resultados preliminares de uma primeira recolha de dados. Procedimento: Foi realizada uma primeira recolha de dados (T0), em setembro de 2024, para avaliar o sentimento de comunidade, o bem-estar psicológico, as dificuldades antecipadas e os estilos de vida de 669 estudantes (até ao momento) da comunidade do ISPA. Resultados: Os resultados desta primeira recolha permitem definir o perfil dos estudantes do Ispa e compreender a correlação existente entre algumas variáveis (e.g., Sentimento de Comunidade, Dificuldades Antecipadas), de modo a delinear modelos de investigação e análise futuros.
  • SciELO Portugal: História com memória (2003-2018)
    Publication . Lopes, Carlos
    A comunicação descreve alguns tópicos da história da SciELO Portugal. Memória com história (2003-2018) apresenta a gênese e desenvolvimento da SciELO Portugal, desde os seus primórdios em 2000-2003 até aos marcos importantes alcançados ao longo dos anos. Destacam-se momentos como o lançamento do site em 2005 com seis revistas pioneiras, a criação do Comité Consultivo em 2006 para orientar o desenvolvimento da coleção, a certificação da coleção, e a crescente importância da SciELO Portugal para a divulgação da investigação científica em Acesso Aberto. Aborda também a evolução da preparação de arquivos para o modelo SciELO e a integração na SciELO Citation Index na Web of Science, ampliando a visibilidade internacional da produção científica portuguesa.
  • Entre proyetos. La sostenibilidad de la alfabetización informacional para combatir la desinformación
    Publication . Lopes, Carlos; ML, Antunes; Sanches, Tatiana
    RESUMEN: Aborda la sostenibilidad de la alfabetización informacional como una herramienta esencial en la lucha contra la desinformación. Su investigación y trabajo se centran en promover habilidades que permitan a las personas identificar, analizar y comprender la información que consumen, especialmente en un contexto digital lleno de contenidos imprecisos o manipulados. Nesta sessão destacamos la importancia de capacitar a la sociedad para ser crítica y selectiva con las fuentes de información, desarrollando habilidades que ayuden a mitigar los efectos negativos de la desinformación y promoviendo un entorno informativo más saludable y responsable.
  • Public libraries fighting disinformation: An analysis of knowledge, resources, and actions of portuguese librarians
    Publication . Sanches, Tatiana; Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz
    The disinformation fight is global and urgent, making it relevant to train librarians from all walks of life so that they can use its multiplier effect in training strategies for users. In the case of public libraries in Portugal, the actions developed in this regard are unknown. This exploratory study aims to better understand the level of knowledge, practices, and resources available in Portuguese public libraries to combat misinformation. To this end, a questionnaire was created and launched at public libraries in Portugal. The results show a consistent knowledge of librarians on the subject, but still incipient actions to combat disinformation, which anticipates the pressing need to carry out more targeted training for these professionals, as well as to provide pedagogical resources and strategies to encourage learning among populations, which can contribute to achieving a culture of more attentive, integrated and critical citizens.
  • Serviços de bibliotecas para apoiar aprendizagem à distância: Estudo de caso em Portugal e Brasil
    Publication . Melo, Luiza Baptista; Sanches, Tatiana; Sampaio, Maria Imaculada Cardoso
    Perante o surgimento da pandemia em 2020, os governos mundiais tomaram medidas restritivas para proporcionar o distanciamento social e impedir a propagação da doença. As bibliotecas de ensino superior tiveram que se organizar no acesso a serviços a distância. A pesquisa tem como objetivo analisar o apoio no ensino a distância e os recursos oferecidos on-line pelas bibliotecas acadêmicas no Brasil e em Portugal. Analisamos o apoio no ensino a distância fornecido pelas bibliotecas no Brasil e em Portugal, observado em um inquérito baseado nos Standards for Distance Learning Library Services (ACRL, 2016). Os dados obtidos demonstram que houve benefícios para estes serviços.
  • Distress among healthcare professionals during the first two years of COVID-19 pandemic in Portugal
    Publication . Costa, A; Fialho, M; Rasga, C; Martiniano, H; Santos, O; Virgolino, A; Moura Vicente, A; Heitor, M J
  • Perceptions of LIS professionals on ACRL Framework: Understanding and fostering concepts, skills and attitudes in academic students
    Publication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos
    The recently translated Framework for Information Literacy for Higher Education is generating considerable interest among Portuguese professionals. As pedagogical approaches and constructivist learning gain prominence, librarians are recognizing the crucial role they play in facilitating research skills, employing diverse pedagogical methods, and fostering information literacy as essential elements of education. This study, conducted as part of a national project focused on information literacy for academic students, aims to analyze Portuguese librarians' perceptions regarding the translated Framework. Through an extensive literature review and an online survey, the initial findings indicate that librarians possess a basic understanding of the topic while demonstrating a strong commitment to acting. Building upon the translated Framework, pedagogical materials and training opportunities have been introduced. As information literacy programs continue to be integrated, implemented, and evaluated in libraries and academic curricula, the Framework serves as a valuable reference document for information professionals and educators, offering inspiration and guidance.