Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
463.9 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
No contexto académico, a Tutoria abrange todo o apoio e orientação disponibilizado por um/a responsável (o/a Tutor/a) a um/a estudante (o/a tutorando/a) que
estabelecem um contacto formal focado no processo de superação de eventuais dificuldades e/ou na aquisição de competências específicas relacionadas com a vida
académica .
1
As tutorias no Ensino Superior são uma estratégia que facilita a integração académica e social dos/as estudantes, uma vez que promove : Dinâmicas de integração
do estudante na comunidade académica; conhecimento acerca de procedimentos e práticas institucionais; formação académica, profissional e pessoal do estudante;
gestão de expetativas e de dificuldades reais e antecipadas.
2
Desde 2010 que o ISPA adotou um sistema de Tutorias para orientação e suporte que procura desenvolver competências académicas, cognitivas, afetivas, de
autonomia, comunicacionais, sociais e culturais dos/as estudantes.
Objetivo: Introduzir uma dinâmica de reflexão e análise conjunta para compreender o contributo do programa tutoria para o desenvolvimento académico e pessoal
de estudantes, orientadas para o bem-estar e integração de estudantes nos contextos do ensino superior.
Description
Keywords
Ensino superior estudantes Tutoriais Integração
Citation
Almeida-Rocha, T., Queirós, Loureiro, F., Primoroso, D., & Vargas-Moniz, M. J. (2025, Maio, 28). As tutorias no ensino superior: Avaliação pelos estudantes. Poster apresentado no Congresso "XII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia" - APP & FPCEUP 2025. Porto, Portugal
Publisher
Ispa - Instituto Universitário