EDUPRE - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EDUPRE - Dissertações de Mestrado by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Autorregulação das aprendizagens no Tempo de Estudo Autónomo (TEA) numa turma de 2º anoPublication . Guerra, Mariana Mano; Alves Martins, MargaridaO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (RPES) foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio decorreu numa turma do 2.º ano de escolaridade de uma escola pública, composta por 21 alunos, cuja professora titular seguia o Modelo do Movimento da Escola Moderna. O principal objetivo deste estudo foi investigar o papel do Plano Individual de Trabalho (PIT) e do Tempo de Estudo Autónomo (TEA) na promoção da autorregulação das aprendizagens dos alunos. O estudo baseou-se numa abordagem qualitativa, tendo por base a observação naturalista e sistemática, entrevistas semiestruturadas e a análise de grelhas de observação. As questões de investigação centraram-se na importância do TEA e do PIT na autorregulação, nas estratégias de melhoria do TEA e nas perceções dos alunos sobre o processo. Os resultados indicam que tanto o TEA como o PIT desempenham um papel crucial no desenvolvimento da autonomia dos alunos, promovendo a sua capacidade de planear, monitorizar e avaliar as suas aprendizagens. Verificou-se que os alunos demonstram perceções positivas em relação ao TEA e PIT, reconhecendo-os como ferramentas importantes para a organização e autogestão do seu trabalho. Conclui-se que a implementação de critérios claros de avaliação e a participação ativa das crianças no processo de aprendizagem potenciam a sua autorregulação.