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- Acolher para aprender: O papel da dinâmica de acolhimento no currículo HighScopePublication . Simões, Maria Mendonça de Carvalho Bento; Salvador, LilianaO presente relatório emerge de um trabalho de investigação de natureza qualitativa, realizado ao longo de um estágio curricular numa turma de 1.º ano, inserida num contexto educativo privado que se rege pela abordagem HighScope. O estudo foca-se na análise da dinâmica de acolhimento, mais especificamente, o quadro de mensagens e o check-in emocional, enquanto estratégias pedagógicas que promovem a aprendizagem ativa, o sentido de pertença e o desenvolvimento socioemocional das crianças – tendo como ponto de partida, as seguintes questões de investigação: 1) “De que forma ocorre a dinâmica inicial de acolhimento, mais especificamente, o quadro de mensagens e qual a sua intencionalidade educativa?”, 2) “De que forma o check-in das emoções promove o desenvolvimento de competências socioemocionais nas crianças?” e, por fim, 3) “Qual o contributo da dinâmica de acolhimento para o ambiente de sala de aula e para a aprendizagem, tanto na perspetiva do docente como das crianças?”. Através da observação participante, entrevistas, conversas focus group e análise reflexiva, procurou-se compreender a intencionalidade pedagógica subjacente a estes momentos e o seu papel na promoção de competências sociais, emocionais e cognitivas. Este estudo evidenciou que o momento de quadro de mensagens deve ser intencionalmente planeado, de forma a estimular o pensamento das crianças e acolhê-las emocionalmente. Por sua vez, o check-in, enquanto prática da instituição educativa, revelou-se um espaço privilegiado de aprendizagem socioemocional. Desta forma, constatou-se que o momento de acolhimento é perspetivado por profissionais e crianças, como um momento imprescindível da rotina diária, uma vez que promove um clima emocionalmente seguro, fortalecendo os vínculos entre os membros do grupo e potenciando a participação ativa no processo de aprendizagem dos alunos.
- Ensino e aprendizagem da leitura no 1º anoPublication . Soares, Cláudia Cristina Ribeiro; Martins, Margarida AlvesEste Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (RPES) teve como principal objetivo perceber o processo de ensino da leitura numa turma de 1º ano de escolaridade. Este estudo foi realizado durante a prática de ensino supervisionada com um grupo de vinte e um alunos que constituíam uma turma de 1º ano de escolaridade, com o objetivo de encontrar resposta para as duas questões formuladas e nas quais este estudo se baseia: (1) Como ocorre o ensino da leitura numa turma de 1º ano de escolaridade? e (2) Qual a intencionalidade pedagógica da docente ao utilizar este método? Com recurso a uma metodologia de investigação qualitativa, foram realizadas entrevistas, observações e análises documentais, dos cadernos e das fichas de trabalhado realizadas pelas crianças. Analisámos a sequência didática de ensino da leitura definida e realizada pela professora, que usava uma adaptação do método das 28 palavras, assim como a sua intencionalidade educativa, o material pedagógico utilizado e as práticas de leitura que eram desenvolvidas neste contexto. Com este estudo foi possível aprofundar um método de ensino da leitura, que era usado pela professora, conhecer as suas vantagens e as suas limitações, e perceber que a leitura e contagem de histórias é fundamental para o envolvimento das crianças na aprendizagem da leitura.
