Browsing by Issue Date, starting with "2024-02"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Componentes afetivas nos processos de aprendizagemPublication . Peixoto, Francisco
- EMPOWER-Grief: Reforçar e mobilizar o potencial para o bem-estar e resiliência emocional prevenção no luto no lutoPublication . Coelho, Alexandra; Albuquerque, Sara; Dias Neto, David; Silva, Ana Nunes Da; Resende, Andrea; Nogueira, Daniela; Tavares, Tatiana; Minhós, InêsO EMPOWER-Grief é uma intervenção cognitivo-comportamental baseada na aceitação, destina-se a pessoas que vivenciam o luto após a perda de um ente querido. Desenvolvido para prevenir a Perturbação de Luto Prolongado (PLP), o programa visa reduzir o evitamento experiencial, comum entre as pessoas em luto, através da exposição regulada ao distress e estratégias baseadas na aceitação. O EMPOWER-Grief por seis sessões, cada uma com duração de 50 minutos e duas adicionais de follow-up. O presente manual fornece descrições detalhadas das sessões, incluindo objetivos específicos e tarefas a serem administradas de forma flexível. Além disso, oferece materiais de apoio, como exercícios de grounding e treino de respiração, destinados a ajudar as pessoas em luto na regulação emocional e no processamento cognitivo. O propósito do manual é capacitar os profissionais a implementar uma intervenção eficaz, promovendo o bem-estar e a resiliência emocional das pessoas durante o processo de luto.
- O papel do educador na organização do ambiente educativoPublication . Santos, Sara Joana Marques Melo dos; Pereira, MonicaO presente relatório apresenta um estudo acerca do papel do educador na organização do espaço educativo, tendo como objetivo mostrar qual o papel do educador dentro do espaço físico da instituição e na organização do tempo e do grupo, bem como das relações existentes. O estudo foi desenvolvido com um grupo de trinta e seis crianças com idades entre os 2 e os 6 anos, sendo um grupo bastante heterogéneo no que concerne a faixa etária. Para o referido estudo foram observadas as práticas da educadora, procurando observar de que forma foi feita a gestão do ambiente educativo. O estudo é de cariz qualitativo, tendo recorrido a técnicas como a observação, com instrumentos como as notas de campo e os registos fotográficos, consulta documental, analisando e refletindo de forma a responder às questões de investigação. Os resultados obtidos indicam que o papel do educador na organização do ambiente educativo é fundamental para o desenvolvimento da autonomia dado que a sua ação sobre o mesmo proporciona estratégias de ensino-aprendizagem adequadas e oportunidades para que a criança tome decisões e assuma responsabilidades, tendo um impacto significativo não só na autonomia, mas no desenvolvimento global.
- Intergenerational transmission of attachment: The role of intelligencePublication . Jana Runze; Van IJzendoorn, Marinus H.; Witte, Annemieke M.; Cecil, Charlotte A. M.; Bakermans‐Kranenburg, Marian J.Background: In their recent paper, Del Giudice and Haltigan argue that attachment in childhood and attachment representations in adulthood are influenced by the cognitive capabilities of children and parents, that would causally link parents' attachment states of mind to children's attachment. In the current pre‐registered study, we empirically explored the idea of an association between attachment and cognition using phenotypic child IQ and parent and child IQ‐related polygenic scores as predictors of children's attachment behavior and attachment representations. Methods: We used data from the Leiden Consortium on Individual Development study (L‐CID, n = 992), a two‐cohort longitudinal twin study, in which attachment representations were measured in parents and their 9‐year‐old children using the Attachment Script Assessment (ASA). Polygenic scores of IQ were computed for parents and their children using PRSice‐2 and phenotypic child IQ was measured as well. We split the twin sample in two groups randomly to prevent non‐independence of data and conducted structural equation models. Results: Neither parental nor child polygenic scores of IQ predicted representations of attachment. In one cohort, phenotypically measured IQ predicted attachment. Conclusions: This preliminary study did not find convincing support for a role of IQ in the intergenerational transmission of attachment.