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Advisor(s)
Abstract(s)
Atualmente o contexto informacional é marcado por uma proliferação de
informações e notícias provenientes de várias fontes, incluindo meios de
comunicação tradicionais, redes sociais, blogs e outros canais online. A
disseminação rápida e ampla de informações, muitas vezes acompanhada
pela desinformação, pode criar desafios significativos para os cidadãos na sua
busca por informações precisas e confiáveis.
A desinformação, definida como o conjunto de informações falsas ou
enganosas deliberadamente divulgadas com o objetivo de enganar, também é
um desafio no contexto informacional em Portugal, assim como em muitos
outros países ao redor do mundo. A desinformação pode ser disseminada em
várias áreas, como política, saúde, ambiente, economia e noutras matérias
importantes, e pode ter consequências negativas para a sociedade, incluindo a
formação de opiniões distorcidas, a polarização e a perda de confiança nas
instituições e nos media.
No entanto, também há esforços para combater a desinformação e promover
a literacia da informação em Portugal. Organizações da sociedade civil,
instituições de ensino, entidades governamentais e outras partes interessadas
têm trabalhado na promoção de habilidades de literacia da informação,
educação mediática e consciencialização sobre a desinformação. Isso inclui o
desenvolvimento de programas educacionais, a promoção de ferramentas de
verificação de factos, a realização de campanhas de sensibilização e a
promoção de princípios éticos na disseminação de informações.
É importante notar que o contexto informacional está em constante evolução e
pode variar ao longo do tempo e em diferentes contextos. É fundamental que
os cidadãos estejam cientes dos desafios associados à desinformação e
desenvolvam habilidades de literacia da informação para avaliar criticamente
as informações que encontram, verificar a confiabilidade das fontes e formar
opiniões informadas com base em evidências confiáveis.
Foi este o contexto que mobilizou os autores do presente livro a desenvolver o
Projeto Literacia da Informação e Pensamento Crítico no Ensino Superior:
Combater a Desinformação.
Introdução
Literacia da Informação e pensamento crítico n
Description
Keywords
Citation
Sanches, T., Antunes, M. L., Lopes, C.(2023). Literacia da informação e pensamento crítico no Ensino Superior: combater a desinformação: relatório final do projeto [ebook]. BAD. https://doi.org/10.48798/ebooksbad.23
Publisher
BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecas e Arquivistas