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- Coping strategies for menopausal woman with urinary incontinence: Validation of the coping strategies instrumentPublication . Porto, Marta; Maroco, Joao Paulo; Mascarenhas, Teresa; Leitão, Mafalda; Queiroz-Garcia, Inês; Pimenta, FilipaInexistente
- Symptoms Impact and eHealth Intervention for Menopausal Women with Urinary IncontinencePublication . Porto, Marta; Maroco, João Paulo; Mascarenhas, Teresa; Pimenta, Filipainexistente
- Evolução dos cuidados parentais e da parentalidade em peixes ósseos da subclasse actinopterygii : uma abordagem filogenéticaPublication . Crespo, Ana Maria de Azambuja Farinha da Conceição PereiraOs cuidados parentais referem-se ao investimento pós-fertilização realizado pelo(s) progenitor(es), que possibilita o aumento da sobrevivência e do sucesso reprodutor dos descendentes, enquanto a parentalidade diz respeito ao(s) sexo(s) cuidador(es). A subclasse Actinopterygii exibe considerável diversidade de comportamentos parentais, encontrando-se igualmente presentes todas as formas de parentalidade. Os estudos filogenéticos da evolução dos cuidados parentais são escassos, assentando alguns na parentalidade, com resultados contraditórios entre estudos. A abordagem filogenética actual consiste no mapeamento de caracteres em filogenias, através da associação dos estados dos caracteres aos taxa terminais, permitindo a reconstituição histórica da evolução dos caracteres, mediante a utilização de "software" adequado (e.g., Mesquite). Foram conduzidos alguns mapeamentos de cuidados parentais e de parentalidade em filogenias aos níveis da família e do género, tal como foi mapeada a parentalidade numa filogenia da subclasse Actinopterygii, não sendo porém conhecido à escala global nenhum estudo de mapeamento de cuidados parentais. A presente dissertação pretendeu, através do mapeamento de caracteres, testar um conjunto de hipóteses, de acordo com as quais, a guarda evoluiu da ausência de cuidados parentais e originou independentemente a incubação oral e o transporte externo de ovos, tendo a parentalidade evoluído direccionalmente através da sequência de transições «ausência de parentalidade, uniparentalidade masculina, biparentalidade, uniparentalidade feminina» (i.e., modelo "stepping-stone"). Foi recolhida e compilada informação respeitante aos cuidados parentais e à parentalidade numa base de dados compreendendo 389 famílias. Da análise da base de dados, constatou-se a presença de cuidados parentais em 23,9 % das famílias amostradas, nas quais a guarda e a uniparentalidade masculina constituíram as formas predominantes de cuidados parentais e de parentalidade, respectivamente. Os caracteres em estudo foram mapeados em três filogenias moleculares, incidindo nos seguintes taxa: coorte Osteoglossomorpha, ordem Siluriformes e subclasse Actinopterygii. Na subclasse em estudo, os cuidados parentais e a parentalidade evoluíram de ancestrais sem cuidados parentais nem parentalidade. Ao nível global, a transição do estado ancestral para a guarda, bem como a transição do estado ancestral para a uniparentalidade masculina foram as mais observadas, tendo as restantes registado ocorrências minoritárias. Relativamente à evolução dos cuidados parentais, os dados apoiaram a origem da incubação oral na guarda, ao passo que o transporte externo de ovos evoluiu da guarda e directamente do estado ancestral, sugerindo a não existência de um padrão evolutivo único. No que diz respeito à evolução da parentalidade, os dados não apoiaram o modelo stepping-stone, não tendo sido observada a sequência predita completa. Apenas foram registadas cinco a sete sequências transicionais «estado ancestral, uniparentalidade masculina, biparentalidade», não tendo sido apoiada a assunção da biparentalidade como estado intermédio entre a uniparentalidade masculina e a uniparentalidade feminina. Adicionalmente, a evolução da parentalidade revelou uma diversidade de transições entre estados superior àquela observada na evolução dos cuidados parentais, sugerindo a não existência de um padrão sequencial evolutivo único aplicável à subclasse Actinopterygii. A congruência, geralmente observada, entre estados inferidos de cuidados parentais e de parentalidade para as famílias não documentadas sugeriu o interesse do mapeamento de caracteres no fornecimento de dados relativos a estas famílias.
- A criança como sujeito e agente ativo da sua aprendizagemPublication . Silva, Vânia Patrícia Rodrigues da; Brito, Ana TeresaO tema do presente Relatório de Prática do Ensino Supervisionada (RPES), desenvolve-se no âmbito das seguintes questões: “No contexto de estágio, as crianças são ouvidas?; As crianças influenciam as atividades propostas e realizadas?; A Educadora pode promover, intencionalmente, mecanismos e práticas participativas com as crianças?; Como estagiária finalista do MEPE, poderei desenvolver propostas potenciando a participação das crianças?”. A instituição onde decorreu a Prática Supervisionada (estágio) é de natureza jurídica pública, situa-se na cidade de Lisboa, tendo o grupo com que estagiei 25 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Este relatório procura compreender a importância da participação das crianças no seu âmbito educativo em Educação Pré-Escolar, potenciando práticas participativas com as crianças. Para a sua concretização foi realizada uma investigação qualitativa, onde foram recolhidos dados através de observação participante e não-participante e de uma entrevista estruturada à educadora cooperante que teve como principal objetivo compreender as estratégias que utiliza na sala e compreender como define o nível de participação do grupo. Relativamente às estratégias utilizadas ao longo desta intervenção, foi muito relevante evidenciar a contenção do adulto para dar voz à criança, permitindo que o grupo fosse ativo na programação de todas as atividades desenvolvidas. Conclui-se que o nível de participação das crianças no seu âmbito educativo é bastante significativo, tornando as atividades muito mais ricas e motivadoras para o grupo, sendo a intencionalidade educativa um fator determinante na promoção efetiva desta participação.
- Porque é que as pessoas existem : a voz ativa da criança no movimento da escola modernaPublication . Barreto, Rita Pinto de Moniz; Brito, Ana TeresaEste relatório tem como tema “A voz ativa da criança no contexto do Movimento da Escola Moderna”. Como objetivos, procura compreender que impacto tem no desenvolvimento da criança, o facto de esta ser mais participativa e ativa num ambiente de Educação pré-escolar (EPE), qual a influência do Movimento da Escola Moderna (MEM) na promoção da voz ativa da criança e perceber que papel tem o educador ao promover a participação e voz da criança. Este tema e objetivos surgiram no decorrer da minha prática supervisionada, realizada numa Instituição Privada de Solidariedade Social, onde a pedagogia utilizada é o MEM, sendo que a sala que me recebeu, era composta por um grupo de 23 crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e os 5 anos, um grupo heterogéneo. Para a realização deste estudo, contei com a participação ativa das crianças, que observei atentamente recorrendo às notas de campo com o fim de me ajudar a compreender os objetivos traçados para a realização deste Relatório Final sobre a Prática Supervisionada. Também, para melhor esclarecer os objectivos delineados e os aspetos observados, realizei uma entrevista a educadora cooperante. A Metodologia utilizada foi, assim, qualitativa, permitindo-me refletir, de modo fundamentado, que a pedagogia aplicada pela instituição, bem como o trabalho realizado pela educadora, contribui para que as crianças sejam seres ativos no seu quotidiano em EPE, num contexto democrático em que desenvolvem um bom sentido interventivo e crítico face a si mesmas, aos outros e ao mundo que as rodeia. Permitiu-me ainda reconstruir a minha visão sobre a educação pré-escolar e de como profissionais podemos tornar melhor o dia a dia de uma criança, ouvindo-a, proporcionandolhe espaços e momentos para que esta seja autónoma e construindo a fundação para ser uma boa cidadã.
- Diálogos nas interações : reflexões sobre a ação educativa de uma futura educadora de infânciaPublication . Fernandes, Silvia Andreia Cordeiro; Lacerda, Maria Cerveira Serra ForjazO presente relatório realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, pretende explanar a prática reflexiva de uma futura educadora de infância e o modo como essa reflexão remete para a ação e para o diálogo com as crianças. Com o intuito de focar a minha atenção para posterior reflexão recorri aos seguintes objetivos: i) dialogar com as crianças para potenciar as interações , a partilha e a aceitação pelo outro; (ii) refletir sobre a ação do adulto como agente ativo na valorização de opiniões e escolhas das crianças; (iii) refletir sobre a ação educativa como espaço de diálogo das interações entre crianças e entre adultos e crianças. A investigação é alicerçada numa abordagem qualitativa com recolha de informação baseada na observação e análise das situações vivenciadas, como também na análise documental. A apresentação, a análise e a reflexão das intervenções permitiu compreender que a escuta das crianças pode sugerir o caminho de aprendizagem, bem como tornar visível a intencionalidade pedagógica e potenciar a construção da profissionalidade docente.
- Traços de personalidade, engagement, intenções de saída e o efeito mediador do clima organizacional : um estudo de caso numa empresa de animaçãoPublication . Silva, Joana Filipa Lopes; Ribeiro, Rui BártoloO principal objetivo da presente investigação passou por analisar a relação estabelecida entre os cinco grandes Traços de Personalidade e os níveis de Engagement dos colaboradores de uma empresa de animação e organização de eventos. Procedeu-se ainda ao estudo da relação estabelecida entre o Engagement e as Intenções de Saída organizacionais, bem como o papel mediador exercido pelo Clima Organizacional sobre a relação supracitada. A amostra total contou com a participação de 106 colaboradores da empresa em estudo. A fim de avaliar as variáveis em análise, foi aplicado um protocolo online, composto por quatro instrumentos: Big Five Inventory (Bártolo-Ribeiro & Aguiar, 2008), Utrecht Work Engagement Scale, (Schaufeli & Bakker, 2003), escala de Clima Organizacional- CLIOR (Peña-Suárez, Muñiz, Campillo-Álvarez, Fonseca-Pedrero & García-Cueto, 2012) e por fim, a escala de Intenções de Saída Organizacional (Bártolo- Ribeiro, 2018). No que se refere à análise dos resultados obtidos quanto à relação dos Traços de Personalidade com o Engagement, os resultados alcançados revelaram que apenas a Amabilidade e a Abertura à Experiência apresentam correlações significativas com o Engagement. Quanto à relação estabelecida entre o Engagement e as Intenções de Saída, também esta demonstrou correlações significativas entre as variáveis em vista. Por fim, foi realizada a análise da variável mediadora, o Clima Organizacional, corroborando-se o papel mediador do Clima sobre a relação entre o Engagement e as Intenções de saída. Como tal, é possível afirmar que o Engagement e o Clima Organizacional se encontram negativamente correlacionados com as intenções de saída dos colaboradores.
- Organização etária dos grupos em educação pré-escolar reflexões sobre a gestão de um grupo etário homogéneoPublication . Vieira, Patricia Daniela Moutinho; Mata, LourdesO tema do presente relatório trata a organização etária dos grupos em Educação Pré-Escolar, aprofundando a reflexão sobre o modo como um grupo etário homogéneo é gerido. Foram colocadas quatro questões orientadoras sobre o tema considerando como principal objetivo compreender quais as características e específicidades (vantagens e desvantagens) da organização de um grupo homogéneo por idades através da análise das interações criança-criança, da organização do ambiente educativo, bem como do papel do educador. O estudo desenvolvido foi de origem qualitativa, na qual foram utilizadas como abordagens metodológicas para a recolha de informações a observação naturalista não-participante, a observação sistemática, os registos escritos em notas de campo, as conversas informais com a Educadora Cooperante e os três inquéritos por questionário aos Educadores de Infância da instituição onde ocorreu a Prática Supervisionada em Jardim de Infância, cujo grupo era constituído por vinte crianças com quatro anos de idade. Durante o estudo verificou-se que os Educadores de Infância que atuam com uma organização de grupos etários homogéneos apontam, maioritariamente, vantagens quanto à ação educativa e planeamento do ambiente educativo/sala. Constataram-se inúmeras desvantagens quanto ao nível do desenvolvimento global de cada criança através das interações entre pares da mesma idade. Verificou-se, também, que perante um grupo homogéneo em idades, os Educadores de Infância tendem a focar a sua abordagem no papel do adulto como dinamizador de todas as aprendizagens e, consequentemente a uniformizar as aprendizagens das crianças.
- Agressores sexuais de pessoas com especial vulnerabilidade : dinâmicas abusivas, distorções cognitivas, estratégias de coping e atitudes sexuaisPublication . Baúto, Ricardo Jorge Ventura; Leal, Isabel Pereira; Cardoso, Jorge Manuel SantosA presença de limitações físicas e/ou intelectuais, assim como a idade da vítima, são referidas na literatura internacional como características de especial vulnerabilidade para a vitimação sexual. Contudo, os estudos são escassos no que diz respeito aos fatores motivacionais relacionados com a agressão de pessoas com especial vulnerabilidade. As Teorias/Modelos etiológicos sugerem, como característica comum específica das vítimas, o facto de, na sua maioria, estarem dependentes de terceiros. De acordo com a literatura sobre a agressão sexual perpetrada sobre esta franja populacional, a facilidade de acesso à vítima, representa um importante fator motivacional na passagem ao ato. Contudo, para que esta ocorra, outros fatores terão de estar presentes. As distorções cognitivas reúnem consenso na literatura, suportando a minimização ou legitimação dos comportamentos. Paralelamente, défices ao nível da regulação emocional dos agressores, tendem a ser compensados com recurso a estratégias de coping sexual, contribuindo para o acentuar de comportamentos compulsivos, fortemente associados à agressão sexual. Alicerçadas nas dinâmicas sexuais dos sujeitos, as atitudes sexuais tendem a surgir associadas a práticas impessoais e de instrumentalização, com vista à gratificação sexual. Este estudo teve como objetivo principal consolidar o conhecimento acerca das características associadas à perpetração de violência sexual em grupos com especial vulnerabilidade. Para tal, recorreu-se-se a três amostras de forma a dar resposta aos objetivos específicos. A primeira amostra resultou de 72 processos individuais de reclusos, a cumprir pena de prisão efetiva por crimes de abuso sexual de crianças e menores dependentes e teve como objetivo desenvolver um Modelo exploratório baseado na técnica dos perfis criminais, que permitisse descrever as práticas abusivas, relação com as vítimas e oportunidade, assim como a capacidade de assumir a responsabilidade pelo crime; A segunda amostra foi constituída por quatro abusadores sexuais condenados pelo crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência por razão de anomalia, psíquica ou físicas, aos quais foram realizadas quatro entrevistas visando identificar e descrever o conteúdo das suas narrativas, permitindo assim definir diferenças/especificações em comparação com outras tipologias de agressores; A terceira, e última amostra, foi constituída por 141 sujeitos, sendo que 41.8% (n=59) eram reclusos a cumprir pena de prisão efetiva por crimes de abuso sexual de crianças e menores dependentes e 58.2% (n=82) sujeitos pertencentes à população geral, tendo-se como objetivo analisar diferenças entre abusadores sexuais e a população geral, ao nível das distorções cognitivas, estratégias de coping sexual, e atitudes sexuais. Procurou-se assim estabelecer os pressupostos necessários para desenvolver um Modelo preditivo hierárquico baseado nestas variáveis. Dos resultados obtidos no primeiro estudo, foi possível definir um Modelo com quatro tipologias criminais, sendo que em 78.8% dos casos configuravam agressão ocrrida em contexto intrafamiliar, com um acesso privilegiado às vítimas. Os resultados do segundo estudo revelaram que as cognições formuladas pelos abusadores de pessoa incapaz de resistência, por razão de anomalia psíquica ou física, apresentam contornos de legitimação e/ou minimização das situações de abuso semelhantes aos presentes na literatura, ainda que com uma argumentação específica ao nível da capacidade da vítima consentir nos contactos sexuais. O terceiro estudo permitiu demonstrar que a presença de distorções cognitivas, estratégias de coping sexual e atitudes sexuais, permitem distinguir com uma acuidade 82% entre um grupo de agressores sexuais e a população geral. Em suma, esta investigação consolida o conhecimento existente sobre a agressão sexual e apresenta resultados empíricos que apontam para a relevância das variáveis cognitivas, no comportamento sexual violento. Paralelamente, os resultados obtidos sugerem a necessidade de aprofundar a investigação junto de vítimas especialmente vulneráveis, uma vez que as características dos seus agressores tendem a ser diferenciadas face a outras tipologias, o que poderá ter impacto na definição dos planos de intervenção e na avaliação de risco futuro destes sujeitos.
- Impacto das orientações para as atividades e da personalidade nos níveis de bem-estar espiritualPublication . Fialho, José Maria Verdelho Butes; Gouveia, Maria João Pinheiro MoraisA espiritualidade é uma dimensão que exerce uma influência sobre o bem-estar dos indivíduos, na medida em que possui um papel fundamental nos comportamentos, pensamentos e na vida geral das pessoas (Hadzic, 2011). Este trabalho teve como objetivo principal compreender o papel das caraterísticas disposicionais (Orientações para as Atividades e dos Fatores de Personalidade Básica) nas respostas de Bem-Estar Espiritual. Os instrumentos utilizados neste estudo foram o Hedonic and Eudaimonic Motives for Activities Revised (HEMA-R), o Inventário de Personalidade dos Cinco Fatores (NEO-FFI-20), e o Spiritual Health and Life Orientation Measure (SHALOM). Neste estudo participaram 264 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 80 anos (M=37.17; DP=13.88), sendo que 78% são do sexo feminino e 22% do sexo masculino. Globalmente, os resultados deste estudo indicam que a orientação para as atividades mais eudemónica, os traços de personalidade amabilidade, conscienciosidade e abertura à experiência são os preditores significativos da maioria dos domínios de Bem-Estar Espiritual dos indivíduos. Ainda a extroversão demonstrou-se preditora significativa e negativa da maioria dos domínios da discrepância espiritual, indicando que os indivíduos com níveis elevados neste traço tendem a desenvolver o que corresponde ao seu ideal de espiritualidade. Consideramos que seria relevante mais estudos acerca da relação entre estes construtos, bem como acerca de mais caraterísticas disposicionais, de forma a explorar o que pode contribuir para a saúde espiritual dos indivíduos.