Browsing by resource type "master thesis"
Now showing 1 - 10 of 4281
Results Per Page
Sort Options
- As 24 horas – Cooperação e performance em dois eventos formativosPublication . Evangelista, Ana Rita da Silva; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deA cooperação é definida como “um grupo de indivíduos que trabalham juntos para atingir um objectivo comum” (Deutsch, 1949, 1962, cit. por Tauer e Harackiewicz, 2004). A performance é definida como comportamentos/acções relevantes para os objectivos da organização (McCloy, Campbell e Cudeck, 1994, cit. por Shao e Skarlicki, 2009, p. 195). Um trabalho complexo pode obter melhores resultados se for efectuado em equipa, uma vez que os colaboradores ao cooperarem vão obter uma maior performance (Tjosvold, 1995, cit por Levi, 2001). Este estudo teve como objectivo analisar a relação entre a cooperação e a performance, e a existência de diferenças significativas na percepção de cooperação nos dois momentos avaliativos. A amostra foi constituída por 107 participantes, 63 do sexo masculino e 44 do sexo feminino, com idades entre os 17 e os 48 anos, que participaram em dois eventos formativos (gestão – 62 sujeitos; logística – 45 sujeitos). Os resultados mostraram que no primeiro momento de aplicação do questionário foram encontradas correlações negativas entre a subescala de cooperação incondicionada e a performance para o grupo de gestão, e no segundo momento de aplicação do questionário foram encontradas correlações negativas entre a subescala cooperação incondicionada e a performance para a amostra total, e para o grupo de logística entre a subescala de cooperação condicionada e a performance e entre a subescala de cooperação com a chefia e colegas e a performance. Nos dois momentos em que a cooperação foi medida não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas.
- A afetividade da relação pedagógica na gestão de comportamentos em contexto de jardim de infânciaPublication . Lacerda, Maria Magalhães Ramalho de Andrade e Sousa Pereira de; Mata, LourdesThis investigation focuses on a reflection on affectivity in the pedagogical relationship and its role in behavior management in educational contexts, addressing the role of the early childhood educator in this process. The study was conducted within the framework of supervised practice in a kindergarten classroom, with a group composed of 25 children. The study addresses three guiding questions: (i) how can the educator create affective and trusting relationships with children; (ii) what strategies can the educator implement to promote group cohesion, participation, and affective relationships in order to prevent situations of indiscipline; (iii) what strategies can the educator use to deal with disruptive behaviors? A qualitative methodology was employed, using techniques such as observation and data collection instruments, including field notes and an interview conducted with the classroom educator. The results showed the importance of the educator's competence in emotionally self-regulating in order to support the child in developing the same competencies and in solving behavioral problems, and having embedded in their practice the appropriate strategies to deal with challenges that may arise. In this regard, the need for continuous reflection by the educator is also highlighted, as well as training, so that they have intentionality in their educational practice, supported by what research presents to us as strategies that promote the child's best development. Empathy also proves to be fundamental as a means to better understand the origin of the child's behaviors and thus be able to adapt strategies to their affective needs. Finally, the study demonstrates that behavior management is more effective when the educator invests in promoting participation, group autonomy, and affective relationships among children, which in turn promote emotional, social, and behavioral self-regulation competencies. Keywords:
- À descoberta da matemática e do conhecimento do Mundo com o projeto: Como vivem os coelhos?Publication . Amaro, Jessica Kelly Thorne dos Santos; Malhão, Vera Lúcia de FerreiraOs projetos realizados em sala são “fontes” de conhecimento, tanto para as crianças como para o educador, pois, para as primeiras, é algo que promove o contato com os diversos materiais existentes para o efeito e a possibilidade de utilização de outros que não sendo os apropriados, são também manuseados e utilizados (por exemplo, os materiais recicláveis). Já para o educador, os projetos poderão tornar-se enriquecedores e promovem, com certeza, o surgimento de novas ideias educativas, as quais poderão ser aplicadas na prática do quotidiano. Os objetivos deste trabalho centraram-se na construção de uma maquete com as crianças, o qual representasse o habitat do coelho e no aprofundamento de conhecimento matemático e do conhecimento do mundo nas crianças, durante as atividades na realização da maquete. A recolha de dados realizou-se entre 8 e 24 de Março de 2017 e teve lugar numa instituição com valência de creche e jardim de infância, pertencente ao Concelho de Cascais, através da observação das atividades realizadas pelas crianças. Após a realização do projeto, as aprendizagens foram notórias, pois as crianças ao terem feito uma pesquisa inicial em casa com os pais, dialogaram posteriormente com a educadora sobre o que tinham aprendido. Todo este momento fez com que as crianças adquiressem conhecimento em como era o habitat e a alimentação do coelho, tendo sido colocado seguidamente em prática, com o auxílio da investigadora, na concretização da maquete.
- À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar.Publication . Palha, Sebastião de Andrade e Sousa Pereira; Martins, Margarida AlvesO presente estudo teve como objetivo geral desenvolver um programa de intervenção capaz de promover a evolução do desenvolvimento da linguagem escrita de crianças surdas, no pré-escolar. Recorreu-se a um estudo de caso com uma criança surda do tipo neuro sensorial e de grau profundo. Foi realizado um pré teste em que se avaliou os conhecimentos da criança sobre linguagem escrita, um programa de intervenção baseado em princípios construtivistas com 22 sessões e um pós-teste. O programa visou, através de atividades relacionadas com a linguagem escrita e adaptadas às características cognitivas e motivacionais da criança, levá-la a compreender que as palavras são compostas por letras numa determinada sequência, a reforçar as relações entre os gestos, as imagens e as palavras impressas e a desenvolver a linguagem em situações comunicativas. Foi realizada uma análise exaustiva do tipo de estratégias usadas que demonstraram um impacto significativo do programa de intervenção na evolução do desenvolvimento da linguagem escrita desta criança. Conclui-se, portanto, que promover a reflexão acerca da linguagem escrita permitiu à criança colocar novas hipóteses infantis acerca do mundo da escrita, adquirindo conhecimentos relacionados com o princípio alfabético. Analisaram-se finalmente as implicações educativas deste estudo.
- À espera do comboio na paragem do autocarro: Ou as implicações do stresse em meio urbano sobre a saúde e a qualidade de vidaPublication . Aguiar, Sandra Cristina FialhoO crescimento exponencial das áreas urbanas e o elevado número de estímulos, códigos, barreiras e desafios semelhantes que diariamente são colocados aos habitantes da cidade torna imperativo o estudo dos condicionantes urbanos da saúde e das suas implicações sobre a qualidade de vida. O stress, enquanto produto desse contacto, tem implicações importantes sobre a vida do indivíduo, atingindo a esfera pessoal, familiar, social e laborai, entre outras. Constitui por isso e cada vez mais uma preocupação para a saúde pública, que exige uma análise dos aspectos ambientais, urbanísticos e sociais que lhes estão associados, bem como o estudo das características individuais que contribuem para este fenómeno. Para estudar a relação entre stress em meio urbano, saúde e qualidade de vida, assim como a influência da dimensão de personalidade abertura à experiência sobre as mesmas, foi desenvolvido um estudo transversal, de carácter exploratório, no qual foram levantadas as seguintes questões: (a) Qual a associação entre a variável stress em meio urbano e as variáveis saúde e qualidade de vida? (b) A abertura à experiência mostra um efeito moderador sobre esta relação? Participaram nesta investigação 668 indivíduos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos, residentes em áreas predominantemente urbanas. As variáveis foram avaliadas através do World Health Organization Quality of Life Survey -Bref (WHOQoL Group, 1998), da subescala Abertura à Experiência do Inventário de Personalidade NEO PI Revisto (Costa & MacCrae, 1992) e da Escala de Percepção de Stresse (Cohen, Kamarck & Mermelstein, 1983). Para avaliar a percepção do stress em meio urbano, foi desenvolvido um questionário, composto por quatro subescalas – Ambiente Físico, Ambiente Laborai, Espaços Interpessoais e Prestação de Cuidados de Saúde e de Serviços Sociais - tendo por base o conceito de saúde urbana, conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde e o modelo transaccionai de stress, de Lazarus e Folkman. Os resultados indicam que os indivíduos que experimentam maiores níveis de stress em meio urbano, em todas as suas dimensões, possuem uma pior satisfação relativamente à sua saúde e uma pior percepção da sua qualidade de vida. Verifica-se ainda que a abertura à experiência exerce um efeito moderador que, apesar de pouco expressivo, amplia os efeitos de algumas dimensões do stress em meio urbano sobre as variáveis saúde e qualidade de vida. Estes resultados, que serão discutidos à luz dos conceitos apresentados, realçam o impacto que o planeamento urbano pode exercer sobre a saúde e a qualidade de vida das populações que residem na cidade e salientara o contributo da Psicologia da Saúde para o estudo da relação entre personalidade e stress.
- À flor da pele: Algumas reflexões a propósito de um estudo de caso sobre autolesãoPublication . Borges, Carolina Nunes Leal de OliveiraOs comportamentos autolesivos, como comportamentos de violência autodirigida, de caracter não suicida são, cada vez mais, um fenómeno que exige investigação e compreensão por parte dos clínicos e dos investigadores. A autolesão poderá ser compreendida como um modo de expressão do corpo, pelo corpo. Na procura dos limites entre o Eu e o outro, entre o externo e o interno a autolesão é uma forma de individualização, em que as experiências subjectivas podem ser comunicadas e, nesse sentido, ser (re)conhecido pelo outro. O presente estudo de caso tem como objectivo uma leitura clínica e psicanalítica desta conduta - explorando detalhadamente a história de vida do indivíduo - pela compreensão e apreensão dos elementos subjacentes à mesma. Pelo método da análise de conteúdo das entrevistas, definiram-se categorias transversais ao discurso do sujeito. Sugere-se uma Depressão Borderline, consequência de uma falha da função do objecto externo, predominando o sentimento de vazio e de desamparo. Esta depressão anaclítica poderá ser exteriorizada, sob a forma de manifestações violentas ou, noutras situações, por um desprendimento- quase inerte. ------ ABSTRACT ------- Self-injurious behaviors, such as nonsuicidal self-injury, are an increasingly phenomenon, that requires research and understanding on the part of clinicians and researchers. Self-injury may be understood as a mode of expression in the body, by the body. In search of boundaries between the self and others, between the external and internal, self-injury is a way of individualization, in which the subjective experiences can be communicated and, therefore, recognized by others. This case study aims a clinical and psychoanalytic reading of this kind of behavior – exploring in detail the history life of the individual - through apprehension and comprehension of the elements underlying the same. Using content analysis’ method, transversal categories were defined to the discourse of the subject. We suggest a Borderline Depression, consequence of a failure in the external object, prevailing the sense of emptiness and helplessness. This anaclitic depression can be externalized in the form of violent manifestations or, in other cases, by a detachment - almost inert.
- À procura da identidade masculina cabo-verdiana, no oculto das relações intersubjetivas (e no seu feminino)Publication . Sousa, Manuel Maria Ramires Blanc de; Marques, Maria EmíliaO objetivo deste estudo é o de explorar os processos de construção identitária, inerentes a uma fase já adulta, assim como o universo representacional do masculino cabo-verdiano numa lógica etnopsicanalítica. Devido à ausência de estudos etnopsicanalíticos sobre o masculino cabo-verdiano, e de estudos que não tentavam aferir o impacto e a profunda influência do feminino sobre o masculino; considerou-se relevante estudar a identidade do masculino ao abrigo da noção de cultura, fortemente mediada pelas relações objetais próximas e ao abrigo da noção de que o masculino é também conduzido e constituído a partir do feminino. Os participantes deste estudo são dois jovens adultos cabo-verdianos, com a idade de 32 e 33 anos, que vivem em Portugal, mas que nasceram e são originários da ilha cabo-verdiana de São Vicente. O instrumento utilizado foi o da Entrevista Narrativa em Associação livre, através da qual se analisaram duas narrativas. Num primeiro momento, foram analisadas em contexto de grupo, e num segundo individualmente, após se terem destacado, alguns dos seus aspetos fundamentais. Os resultados evidenciaram uma configuração complexa e distinta, que em comum, mostravam uma tendência psíquica bastante forte para aquilo que decidimos denominar de a fuga do feminino, como consequência ambígua de se ter estado demasiado próximo da sua profunda influência, ainda que de formas muito diferentes.
- À procura de Narcíso: Relação entre narcisismo, fear of missing out e adição à internetPublication . Nykon, Vladyslav; Juhos, CsongorA adição à internet é um problema relativamente recente, mas que tem cada vez mais peso no nosso quotidiano. O presente trabalho visa compreender a relação entre o narcisismo, Fear of Missing Out e a adição à internet. Para tal, foi designado um estudo correlacional que permitisse testar a relação entre os três fenómenos em questão. Foram recolhidos dados de 54 indivíduos de ambos os sexos com as idades entre 18 e 28 anos. Foram utilizadas três escalas diferentes, sendo que cada uma delas mediu um dos construtos. Após à interpretação dos resultados obtidos confirmou-se a existência de uma relação entre a dependência da internet e o Fear of Missing Out, sendo que o narcisismo não demonstrou qualquer relação com estes dois fenómenos. O presente estudo confirma a existência de novos construtos que podem ser ligadas â questão de adição à internet, sugerindo assim novas propostas de investigação.
- À procura de uma identidade... Ou transexualismo e bissexualidade psíquicaPublication . Basso, Soraia Filipa Prates; Marques, Maria EmíliaA presente dissertação tem como objecto a análise, mediante a utilização do método Rorschach, da função mediadora da bissexualidade psíquica no sujeito transexual. Procura-se perceber de que modo a perturbação desta função influi na perturbação da constituição da identidade de género no caso de um transexual F-M. A análise do protocolo revelou as dificuldades de integração dos opostos feminino e masculino no sujeito transexual; dando conta de uma fraca capacidade mediadora da função bissexual. Verificou-se a presença da temática da incompletude, a ausência de simbolização, angústias de fragmentação e de aniquilação e fragilidade do envelope psíquico. A procura de reatribuição sexual parece constituir uma forma de reparação narcísica, numa procura identitária.
- À procura do esquecimento: A mulher toxicodependentePublication . Alexandre, Tânia Raquel da Silva; Pires, António Augusto PazoA toxicodependência é um problema que engloba toda a sociedade, revelando a necessidade de ser aprofundada, sendo que novas perspectivas e conceitos surgem a cada dia. Esta revisão de literatura reúne conceitos que de alguma forma clarificam este comportamento aditivo, a forma, subtil, como surge na adolescência de forma a camuflar uma dinâmica familiar disfuncional, baseada em alianças patológicas, métodos simbióticos ou outras formas de comunicação, igualmente agressivas, conduzem à formação de uma baixa auto-estima. Mais do que uma dependência, os consumos mantêm-se com uma necessidade de absorver o mundo envolvente do sujeito, por este motivo analisarmos as diversas funcionalidades destas substância aditiva. Torna-se indispensável, pela escassa informação, compreender todo este funcionamento como um todo em especifico na mulher toxicodependente. O que nos leva a conhecer o verdadeiro caminho desta doença, que não é de todo a omissão de sentimentos e pensamentos, mas uma degradação da sua auto-imagem.
