Psicologia Educacional
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Browsing Psicologia Educacional by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- Avaliação de crianças com necessidades educativas especiais na promoção da educação inclusivaPublication . Almeida, Maria de Guadalupe Comparada; Morgado, JoséA avaliação é fundamental para a promoção da educação inclusiva, sendo fulcral para determinar as competências, conhecimentos e capacidades dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE), fornecendo ao professor o conhecimento das reais dificuldades dos seus alunos, subsidiando o apoio, recursos e suporte adequado ao desenvolvimento das suas competências e aprendizagens. Este processo requer uma análise pormenorizada e uma reflexão meticulosa sobre os conhecimentos dos alunos nos diferentes domínios da sua aprendizagem e áreas de desenvolvimento. O processo de avaliação especializada é realizado de forma faseada por professores de ensino regular, de educação especial, psicólogos e sempre que necessário recorrem a outros técnicos especializados como terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, médicos, entre outros. Com este estudo pretendemos contribuir para o desenvolvimento e melhoria de boas práticas na avaliação especializada de alunos com NEE, na promoção da educação inclusiva, podendo constituir-se como um contributo para a valorização e reconhecimentos das práticas educativas dos docentes e outros técnicos que desenvolvam o seu trabalho com alunos com NEE. O trabalho empírico utilizou como metodologia o Estudo de Caso Múltiplo em três agrupamentos de escolas de diferentes municípios do país. Os resultados indicam que deve ser dada maior atenção à formação de professores na área da avaliação especializada. Os resultados do estudo evidenciam a necessidade de se desenvolverem instrumentos, metodologias e estratégias de avaliação específicas e fiáveis, que suportem os professores na avaliação especializada de acordo com os objetivos pedagógicos preconizados, por forma a garantir uma avaliação inclusiva para o sucesso e promoção da educação inclusiva. O processo de avaliação para documentar a necessidade educativa especial não é padronizado, esta decisão é tomada pela equipa multidisciplinar de cada agrupamento de escolas. Este fator pode contribuir para que hajam alguns desafios e limitações para a determinação de apoio em educação especial, isto porque existe subjetividade no processo de referenciação e critérios inconsistentes. Para que a avaliação do aluno seja fidedigna, este deverá ser valorado, de forma contínua, tudo o que o aluno faz no seu dia-a-dia em contexto educativo. Este tipo de procedimentos vai permitir a recolha de dados de forma permanente sobre os pontos fortes e fracos do aluno, para que os objetivos da aprendizagem possam ser alcançados. Para tal só uma avaliação especializada, apropriada e direcionada para a diversidade e inclusão, centrada não só em resultados normativos, mas no processo, no desempenho e contextualizada, possibilita a cada aluno a participação efetiva na escola e consequentemente na sociedade, permitindo a sua progressão de acordo com o seu ritmo, facultando assim as condições de suporte e aprendizagem mais adequadas ao sucesso educativo.
- As crenças dos professores sobre a motivação dos alunos no ambiente de sala de aula : estudo no 3º ciclo de escolas públicas brasileiras e portuguesasPublication . Silva, Rita Martins da; Peixoto, FranciscoO presente estudo investiga as crenças dos professores sobre a motivação dos alunos no ambiente de sala de aula e teve como objetivo principal fazer um levantamento das crenças dos professores sobre a motivação dos alunos e relacioná-las com as perceções de clima de sala de aula e a motivação dos alunos. Este objetivo subdividiu-se em objetivos mais específicos, nomeadamente: Estudar as crenças dos professores sobre a motivação dos alunos; Construir e validar um questionário sobre as crenças dos professores, acerca da motivação dos alunos; Analisar a relação entre as crenças dos professores sobre a motivação dos alunos e a perceção que os alunos têm do ambiente de sala de aula; Analisar a relação entre as crenças dos professores sobre a motivação dos alunos e a motivação dos alunos; Comparar as crenças dos professores brasileiros e portugueses sobre a motivação dos alunos. Atendendo ao problema que se propõe estudar e à questão de partida à qual se procura responder recorreu-se a abordagens quantitativas e qualitativas. Desta forma, através dos resultados obtidos constatou-se uma conexão entre a componente prática e a componente teórica desta investigação, onde é possível verificar que os profissionais de educação identificaram o fator “Estratégias de Ensino” como sendo uma das principais causas para a motivação do aluno em sala de aula. Concluiu-se ainda que os professores entrevistados consideraram a motivação como elemento fundamental para a aprendizagem em sala de aula e se reconheceram como maior responsável por motivar o aluno nesse contexto. Do ponto de vista da comparação entre os professores brasileiros e portugueses e das variáveis desta pesquisa, a variável “Relação professor aluno”, mostrou uma diferença, por ser considerada pelos professores brasileiros, um fator mais significativo para a motivação dos alunos no ambiente de sala de aula. Esta dimensão é, no entanto, a mais valorizada por ambos os grupos. Nas outras duas dimensões, apesar de as diferenças não serem estatisticamente significativas, verifica-se um padrão de respostas diferente entre os professores portugueses e os professores brasileiros. A análise da relação entre as crenças dos professores sobre a motivação dos alunos e a motivação destes permitiu verificar que os alunos dos professores que se atribuem mais responsabilidade pela motivação destes, apresentam tendencialmente níveis mais elevados de motivação intrínseca.
- A diversificação das modalidades de trabalho no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Nunes, Joana Ramos Luís Correia; Gaitas, SérgioNo contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o atual relatório, no ano letivo 2020/2021. A prática decorreu numa escola pública, numa turma de 3º ano de escolaridade, composta por 24 alunos – 19 do sexo feminino e 8 do sexo masculino. A problemática do estudo surgiu após observação do contexto, onde foi possível notar a utilização recorrente do modo de trabalho simultâneo e a desmotivação expressa pelos alunos por trabalhar na modalidade de trabalho individual. A metodologia utilizada para a realização deste relatório foi a investigação qualitativa. Para o efeito, a estratégia usada foi a observação não participante e participante, durante a realização das atividades, por meio de observação direta com registo no diário de bordo, grelhas de observação, conversas informais, entrevistas aos alunos. Os objetivos desta investigação foram: aprofundar o estudo da diferenciação pedagógica, com destaque para a dimensão da organização do trabalho dos alunos; ouvir a voz dos alunos para conhecer as suas opiniões sobre o modo como são organizados para trabalhar e sobre a modalidade de trabalho a pares. A partir das suas opiniões, o intuito foi agir sobre elas para melhorar a prática pedagógica, nomeadamente na implementação de momentos de aprendizagem a pares e na diversificação da forma como os pares foram constituídos.
- Educação positiva : Promoção do bem-estar e da resiliência nos professoresPublication . Fernandes, Luísa Cristina Valério da Silva; Peixoto, Francisco José Brito; Gouveia, Maria João Pinheiro MoraisEsta tese de doutoramento pretende contribuir para a promoção do bem-estar e da resiliência dos professores, numa perspetiva positiva e visando o seu empoderamento. Pesquisas sobre a promoção da resiliência e do bem-estar nos professores mostram uma relação positiva entre esses dois construtos e revelam que essas competências podem ser ensinadas e desenvolvidas por meio de intervenções formais e bem estruturadas. O objetivo principal deste trabalho foi analisar os efeitos de intervenções de desenvolvimento profissional na promoção do bem-estar e da resiliência nos professores. Procurámos dar resposta a este objetivo através dos três artigos que constituem esta tese. No 1.º artigo, “Fostering teachers`resilience and well-being through professional learning: Effects from a training programme”, apresentamos os resultados quantitativos da aplicação do programa de formação presencial, “Educação Positiva– Promoção do bem-estar e da resiliência nos professores”, com 18 horas de duração e com foco na resiliência e no bem-estar. O estudo seguiu um design quasi-experimental, envolvendo 59 professores portugueses no ativo (35 em dois grupos experimentais e 24 no grupo de controlo), pertencentes a todos os níveis de ensino (com exceção do universitário). Os efeitos do programa de formação foram avaliados através das seguintes medidas: motivação, resiliência global, compromisso com a profissão, autoeficácia, suporte escolar, afetos negativos e positivos, bem-estar no trabalho e sentido no trabalho. Os resultados mostraram efeitos positivos para todas as variáveis, com exceção do Compromisso com a profissão e Suporte escolar. No 2.º artigo, “Positive Education: A professional learning programme to foster teachers`resilience and well-being”, são discutidos os conceitos e tópicos de cada um dos mó-dulos do programa “Educação Positiva”, adaptado do projeto europeu ENTREE (ENhancing Teachers REsilience in Europe), com sete módulos de formação: 1-Resiliência; 2-Construção de Relacionamentos; 3-Bem-estar emocional; 4-Gestão do stresse; 5-Ensino eficaz; 6-Gestão da sala de aula; e um módulo nuclear 7-Educação para o bem-estar. Neste artigo são apresentadas as estratégias implementadas na promoção de um ambiente de formação colaborativo e são descritos os principais resultados qualitativos do programa, obtidos através de entrevistas, e que foram, na generalidade, muito positivos. No 3.º artigo, “Effects of interventions on teachers’ well-being and resilience: A systematic review”, apresentamos uma revisão da literatura sobre os efeitos de intervenções em resiliência e/ou bem-estar nos professores, em estudos quantitativos e qualitativos, desenvolvidos de 2000 a 2019. Analisaram-se 27 estudos, de diversos países, com intervenções com foco e abordagem diversificada, aplicadas a professores de todos os níveis de ensino (abaixo do ensino superior) e com resultados diferenciais nas variáveis consideradas. No geral, os resultados mostraram que o número de efeitos positivos e neutros foi igual e que os estudos com um desenho de pesquisa mais rigoroso obtiveram mais efeitos neutros do que positivos. Também houve um maior número de efeitos positivos nas intervenções com professores do ensino secundário e nas que utilizaram uma abordagem positiva. O presente trabalho permite evidenciar que programas de desenvolvimento profissional eficazes podem representar uma estratégia adequada na promoção das competências de bem-estar e resiliência dos professores, com consequentes benefícios pessoais, profissionais e organizacionais.
- O envolvimento parental em contexto pré-escolarPublication . Durão, Filipa Maria Roquette Álvares; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesNas últimas décadas, o envolvimento parental, tem vindo a assumir uma posição de relevo relativamente ao seu impacto no percurso educativo da criança. A definição deste conceito e os benefícios do mesmo, têm vindo a abraçar, um novo olhar sobre a participação das famílias no contexto escolar. Com o objetivo de compreender o envolvimento parental no contexto onde foi realizada a prática supervisionada em Pré-Escolar, foi desenvolvido um trabalho tendo em conta as diferentes perspetivas teóricas, as práticas do contexto educativo e a perspetiva das famílias em questão. O objetivo é compreender a comunicação entre a instituição e as famílias e vice-versa, no sentido de entender quais os meios utilizados e os conteúdos abordados. Também conhecer o olhar dos pais sobre esta colaboração e as práticas educativas em prol do envolvimento dos pais e os respetivos benefícios sentidos deste envolvimento. De forma a entender o olhar das famílias e as práticas utilizadas foram utilizados questionários e registadas notas de campo. Participaram 15 mães de crianças da sala onde foi realizada a pratica supervisionada. Foi possível compreender que os canais de comunicação mais utilizados entre a instituição e as famílias são os mesmos que as famílias utilizam para comunicar com a instituição. Os conteúdos utilizados nestas comunicações divergem entre a instituição e as famílias mas ambos acabam por se complementar pois dizem respeito de uma forma geral, a informações ou dúvidas referentes a cada interveniente tendo em conta as suas funções distintas. Por fim, foi possível constatar que os momentos de acolhimento às famílias e a participação das mesmas nas festas e nas atividades pedagógicas tem uma forte adesão. Apesar de a instituição promover a participação das famílias no seu projeto educativo, serão analisados os aspetos mais fortes nas práticas de envolvimento desenvolvidas e avançados outros aspetos a melhorar.
- O estado da inclusão escolar nas escolas públicas de Angola e a formação de professores, experiências realizadas em Bengo, Cabinda, Huila, Luanda e MalangePublication . Ndala, Deolinda Ângela Baca; Silva, José CastroTendo como premissa a realidade vivenciada por inúmeras crianças em Angola com necessidades educativas especiais e a carência de programas capazes de responder a esta realidade, numa abordagem inclusiva, revelou-se pertinente a compreensão deste fenómeno, tendo sido definido como objetivo geral conhecer e compreender a realidade do ensino em Angola, numa perspetiva de enquadramento dos princípios da inclusão escolar. Para concretizar este propósito considerou-se como essencial identificar as principais necessidades de formação de professores em áreas específicas das necessidades educativas especiais, analisar as principais dificuldades de formação de professores no âmbito da escola inclusiva, caracterizar que tipo de iniciativas de natureza política deverão ser tomadas para concretizar as reais necessidades de formação de professores. Como linha condutora a investigação incidiu sobre a análise do estado da inclusão escolar nas escolas públicas angolanas, bem como, sobre a configuração atual referente à formação de professores no campo da educação especial. Em virtude de se pretender conhecer a visão dos professores que experimentam esta realidade, recorreu-se a procedimentos de investigação qualitativa e quantitativa, alicerçados na realização de inquéritos por questionário, aplicados a quatrocentos e quarenta e um indivíduos, que desempenham funções letivas em escolas públicas do ensino primário, secundário e ensino superior nas regiões de Cabinda, Bengo, Huila, Luanda e Malange. Como meio de aprofundamento da investigação, foram ainda realizadas vinte entrevistas, das quais, cinco a professores do ensino regular, cinco a professores do ensino especial, cinco professores do ensino superior e cinco a gestores escolares. Todos os dados recolhidos pelo inquérito por questionário foram analisados com recurso ao software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 23. Para a análise de conteúdo das entrevistas utilizou-se o software NVivo com o apoio sempre que necessário do Microsoft Excel. Face aos dados obtidos evidenciou-se como pertinente a apresentação de uma Proposta de Plano de Intervenção para a formação de professores em Angola. É importante destacar que não existem face às dimensões analisadas diferenças estatisticamente significativas entre as províncias de Cabinda, Huíla e Luanda. De um modo geral é essencial apostar na formação de professores como garante de melhoria do sistema educativo. A concretização dos objetivos e ideais da inclusão só é viável com a dotação de recursos materiais e humanos alicerçados numa Política Inclusiva clara e exequível, que minimize as dificuldades agora vivenciadas e identificadas pelos inquiridos. A motivação e a liderança são duas temáticas, que se evidenciaram como essenciais na construção de escolas verdadeiramente inclusivas. Foram também identificadas as formações mais valorizadas pelos inquiridos para exercer a atividade de professor em escola inclusiva.
- Estilos educativos parentais e autorregulação na aprendizagem de matemática em alunos dos 6º e 9º anos: Uma abordagem dimensionalPublication . Segismundo, Carolina de Almeida; Monteiro, VeraA parentalidade manifesta forte impacto nos jovens, inclusive no desenvolvimento de competências autorregulatórias da aprendizagem. Para que tal ocorra eficazmente, a Teoria da Autodeterminação revela serem necessárias práticas parentais promotoras de autonomia. Assim, o presente trabalho por meio de uma abordagem dimensional, procurou (1) explorar as relações entre a perceção dos discentes face aos estilos educativos parentais (autonomia psicológica, clima interacional positivo e conhecimento) e as suas estratégias de autorregulação da aprendizagem (cognitivas/metacognitivas, comportamentais e motivacionais) em Matemática; e (2) analisar como os estilos educativos parentais, se caracterizam e diferenciam segundo o sexo, o ano de escolaridade e o desempenho académico do aluno. Com esta finalidade, nesta investigação quantitativa e do tipo comparativa e correlacional, aplicou-se o Questionário de Estilos Educativos Parentais revisto (QEE-r), a Escala da Autorregulação Cognitiva e Metacognitiva, a Escala de Autorregulação Comportamental e a Escala de Autorregulação Motivacional a 281 estudantes do 6º e 9º anos de um colégio privado. O estudo revelou que os jovens percecionam os estilos educativos parentais de maneira diferenciada para o pai e para a mãe, que existe um efeito da variável sexo, ano de escolaridade e desempenho académico na forma como os jovens percecionam os estilos educativos dos seus progenitores e ainda se constatou uma correlação positiva, entre as dimensões parentais e as dimensões de autorregulação da aprendizagem, à exceção da motivação controlada que não se correlacionou com nenhuma dimensão parental.
- Gerir salas de aula culturalmente diversasPublication . Conceição, Ana Carla Cunha da; Morgado, JoséInexistente
- Highscope no 1º Ciclo : A aprendizagem ativa e organização das aprendizagens dos alunos em contexto de sala de aulaPublication . Rodrigues, Inês Ferreira; Martins, Margarida AlvesO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2020/2021. A prática decorreu numa instituição de natureza jurídica privada numa sala do 4º ano do Ensino Básico. A turma era composta por 18 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. O ambiente de aprendizagem onde decorreu a prática supervisionada era semelhante a uma sala de pré-escolar, uma vez que a sala se encontrava organizada por áreas compostas por diferentes materiais. Para além desta questão, o trabalho por projetos e em pequenos grupos eram métodos de trabalho muito presentes e, desta forma, as crianças estavam constantemente ativas e geriam os seus próprios processos de aprendizagem resultando em momentos de aprendizagem ativa. Estas estratégias iam ao encontro de alguns dos princípios orientadores da instituição e do modelo seguido, tais como: a aprendizagem ativa e o ensino diferenciado. Posto isto, procurei compreender a forma como o modelo era implementado focando-me, essencialmente, na questão referida anteriormente, a aprendizagem ativa. A metodologia utilizada para a execução deste relatório foi a metodologia qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação direta participante através de registos do diário de bordo e entrevistas aos diretores, professora cooperante e alunos da turma onde estava inserida. Desta forma, a análise dos resultados, tem como objetivo dar respostas às questões colocadas a fim de compreender as estratégias adotadas pelo modelo Highscope bem como perceber a importância da aprendizagem ativa nos contextos de ensino do 1º ciclo de ensino básico. A realização deste estudo permitiu-me compreender, de forma mais sólida, o ambiente de aprendizagem vivido em 1º ciclo com base no Highscope. Apesar das diferentes estratégias e metodologias escolhidas pelos profissionais de educação, o trabalho pedagógico com as crianças de 1º CEB, deve ser sempre contínuo e fundamentado. Para que isso aconteça, é fundamental que os professores procurem constantemente novas abordagens teóricas e modelos pedagógicos que se adequem às crianças com que se está a trabalhar.
- Literacia na Educação Pré-EscolarPublication . Semedo, Gracinda Tavares; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesO presente Relatório da Prática do Ensino Supervisionada nasceu da vontade de compreender melhor a intervenção pedagógica na Educação Infantil, no âmbito da literacia emergente. Assim, estabelecemos como principais objetivos: motivar as crianças para a descoberta e exploração de leitura e da escrita; promover oportunidades de uma maior participação das famílias no processo da aprendizagem das crianças; criar condições de o grupo desenvolver os seus conhecimentos sobre a funcionalidade da linguagem escrita. Implementámos as atividades com crianças do JI, de cinco e seis anos, promovendo a interação das famílias, a fim de chegar à melhor forma de construir uma pedagogia de qualidade na Educação Pré-Escolar (EPE) e de motivar as crianças para a leitura e escrita. Para a recolha de dados reorganizámos e dinamizámos a área da Biblioteca, com a escolha de um novo móvel, num outro recanto da sala, apetrechado de novos livros, que as crianças requisitassem. E ainda realizámos entrevistas às crianças, que contemplassem a funcionalidade da leitura e da escrita, e promovemos atividades de descoberta e de exploração da leitura e da escrita. Para este trabalho usámos a metodologia qualitativa definida como investigação-ação, a qual implica um processo de avaliação contínua. Os resultados das atividades permitiram concluir que os pais acompanharam efetivamente os seus filhos no processo de aprendizagem; verificámos que ocorreram mudanças no ambiente educativo da sala e houve algum crescimento no grupo alvo, dada a crescente motivação das crianças no âmbito da literacia emergente.