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- Educação positiva : Promoção do bem-estar e da resiliência nos professoresPublication . Fernandes, Luísa Cristina Valério da Silva; Peixoto, Francisco José Brito; Gouveia, Maria João Pinheiro MoraisEsta tese de doutoramento pretende contribuir para a promoção do bem-estar e da resiliência dos professores, numa perspetiva positiva e visando o seu empoderamento. Pesquisas sobre a promoção da resiliência e do bem-estar nos professores mostram uma relação positiva entre esses dois construtos e revelam que essas competências podem ser ensinadas e desenvolvidas por meio de intervenções formais e bem estruturadas. O objetivo principal deste trabalho foi analisar os efeitos de intervenções de desenvolvimento profissional na promoção do bem-estar e da resiliência nos professores. Procurámos dar resposta a este objetivo através dos três artigos que constituem esta tese. No 1.º artigo, “Fostering teachers`resilience and well-being through professional learning: Effects from a training programme”, apresentamos os resultados quantitativos da aplicação do programa de formação presencial, “Educação Positiva– Promoção do bem-estar e da resiliência nos professores”, com 18 horas de duração e com foco na resiliência e no bem-estar. O estudo seguiu um design quasi-experimental, envolvendo 59 professores portugueses no ativo (35 em dois grupos experimentais e 24 no grupo de controlo), pertencentes a todos os níveis de ensino (com exceção do universitário). Os efeitos do programa de formação foram avaliados através das seguintes medidas: motivação, resiliência global, compromisso com a profissão, autoeficácia, suporte escolar, afetos negativos e positivos, bem-estar no trabalho e sentido no trabalho. Os resultados mostraram efeitos positivos para todas as variáveis, com exceção do Compromisso com a profissão e Suporte escolar. No 2.º artigo, “Positive Education: A professional learning programme to foster teachers`resilience and well-being”, são discutidos os conceitos e tópicos de cada um dos mó-dulos do programa “Educação Positiva”, adaptado do projeto europeu ENTREE (ENhancing Teachers REsilience in Europe), com sete módulos de formação: 1-Resiliência; 2-Construção de Relacionamentos; 3-Bem-estar emocional; 4-Gestão do stresse; 5-Ensino eficaz; 6-Gestão da sala de aula; e um módulo nuclear 7-Educação para o bem-estar. Neste artigo são apresentadas as estratégias implementadas na promoção de um ambiente de formação colaborativo e são descritos os principais resultados qualitativos do programa, obtidos através de entrevistas, e que foram, na generalidade, muito positivos. No 3.º artigo, “Effects of interventions on teachers’ well-being and resilience: A systematic review”, apresentamos uma revisão da literatura sobre os efeitos de intervenções em resiliência e/ou bem-estar nos professores, em estudos quantitativos e qualitativos, desenvolvidos de 2000 a 2019. Analisaram-se 27 estudos, de diversos países, com intervenções com foco e abordagem diversificada, aplicadas a professores de todos os níveis de ensino (abaixo do ensino superior) e com resultados diferenciais nas variáveis consideradas. No geral, os resultados mostraram que o número de efeitos positivos e neutros foi igual e que os estudos com um desenho de pesquisa mais rigoroso obtiveram mais efeitos neutros do que positivos. Também houve um maior número de efeitos positivos nas intervenções com professores do ensino secundário e nas que utilizaram uma abordagem positiva. O presente trabalho permite evidenciar que programas de desenvolvimento profissional eficazes podem representar uma estratégia adequada na promoção das competências de bem-estar e resiliência dos professores, com consequentes benefícios pessoais, profissionais e organizacionais.