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- Perceptions of LIS professionals on ACRL framework: understanding and fostering concepts, skills and attitudes in academic studentsPublication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, CarlosThe recently translated Framework for Information Literacy for Higher Education is generating considerable interest among Portuguese professionals. As pedagogical approaches and constructivist learning gain prominence, librarians are recognizing the crucial role they play in facilitating research skills, employing diverse pedagogical methods, and fostering information literacy as essential elements of education. This study, conducted as part of a national project focused on information literacy for academic students, aims to analyze Portuguese librarians' perceptions regarding the translated Framework. Through an extensive literature review and an online survey, the initial findings indicate that librarians possess a basic understanding of the topic while demonstrating a strong commitment to acting. Building upon the translated Framework, pedagogical materials and training opportunities have been introduced. As information literacy programs continue to be integrated, implemented, and evaluated in libraries and academic curricula, the Framework serves as a valuable reference document for information professionals and educators, offering inspiration and guidance.
- Public libraries fighting disinformation: an analysis of knowledge, resources, and actions of Portuguese librariansPublication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, CarlosThe disinformation fight is global and urgent, making it relevant to train librarians from all walks of life so that they can use its multiplier effect in training strategies for users. In the case of public libraries in Portugal, the actions developed in this regard are unknown. This exploratory study aims to better understand the level of knowledge, practices, and resources available in Portuguese public libraries to combat misinformation. To this end, a questionnaire was created and launched at public libraries in Portugal. The results show a consistent knowledge of librarians on the subject, but still incipient actions to combat disinformation, which anticipates the pressing need to carry out more targeted training for these professionals, as well as to provide pedagogical resources and strategies to encourage learning among populations, which can contribute to achieving a culture of more attentive, integrated and critical citizens.
- Relações entre Amizade, Regulação Emocional e Autoestima na AdolescênciaPublication . Oliveira, Soraia Cristina Santos; Santos, António José Freitas dosA adolescência é um período de desenvolvimento bastante complexo e significativo na vida do indivíduo sendo que ocorrem diversas mudanças a níveis biológicos, comportamentais, psicológicos, entre outros, sendo que algumas destas dizem respeito à qualidade da amizade, regulação emocional e autoestima. Diversos autores revelam que a amizade está bastante relacionada com a regulação emocional e a autoestima. Ademais, estudos indicam que as jovens do género feminino apresentam qualidades de amizade superiores, não existe consenso sobre qual o género que apresenta melhor capacidade de regulação emocional e os rapazes apresentam melhor autoestima. O presente estudo, foca-se em compreender estas variáveis, como é que elas interagem uma com as outras e averiguar se existem diferenças de género e de idade. Deste modo, foi aplicado um inquérito a adolescentes dos 15 aos 19 anos onde foram aplicados o Friendship Quality Questionnaire, o Emotion Regulation Questionnaire for Children and Adolescents e o Self Perception Profile for Adolescents. Como resultados descritivos deste trabalho, a qualidade da amizade, a regulação emocional e a autoestima estão correlacionadas, as raparigas demonstram níveis mais elevados de qualidade da amizade e os adolescentes mais novos apresentaram níveis mais altos no conflito e traição e na capacidade de resolução de problemas. Análises de regressão revelaram que a regulação emocional é um mediador entre a qualidade da amizade e a autoestima.
- Ser pessoa na relação e na mudança - Um estudo qualitativo com clientes pós terapiaPublication . Lopes, Ana Rita Ribeiro da Costa Candeias; Neto, David Manuel DiasProblema: Os estudos realizados sobre o processo terapêutico têm procurado compreender as mudanças resultantes da psicoterapia. No entanto, não foi suficientemente explorada a perceção dos pacientes acerca das suas mudanças retrospetivamente aos seus processos terapêuticos, após o seu término. Paralelamente, é importante abordar o papel da relação terapêutica como um fator impulsionador de transformação psíquica. Objetivo: O presente estudo pretende compreender de que forma é percecionada a mudança em psicoterapia, em retrospetiva, tendo por base o impacto da relação terapêutica no processo de mudança de jovens adultos. Método: Foram realizadas oito entrevistas a pacientes que terminaram o seu processo terapêutico, tendo sido analisadas segundo o método de análise temática. Resultados: Os resultados foram analisados, permitindo identificar dois temas relativos às mudanças: “Ser pessoa antes da mudança” e “Ser pessoa com a mudança”. Adicionalmente, a perceção da relação terapêutica enquanto propulsora foi dada por um tema: Relação como impulsionador de mudança psíquica”. Discussão: A psicoterapia e a relação terapêutica estabelecida exerceram uma influência decisiva nos processos de mudança psíquica dos participantes, refletindo-se tanto do ponto de vista intrapessoal, quanto interpessoal.
- Diferenças de Género nas Decisões Sentenciais de Figuras Parentais que Cometeram Crimes de Violência Severa Contra Menores a CargoPublication . Cabral, João Esteves Nunes Tavares; Rodrigues, Andreia Luísa Gonçalves Teixeira CastroOs estudos sobre diferenças de género no contexto judicial têm vindo a produzir descobertas enquadradas numa de três grandes teorias – a hipótese do cavalheirismo, o paternalismo familial e a teoria da dupla desviância/ hipótese da mulher malvada – que defendem que, dentro do sistema de justiça, as mulheres podem ser protegidas ou demonizadas. Tendo por base estas teorias, o presente trabalho propôs-se a analisar a maneira como figuras parentais que cometeram crimes de violência severa contra menores a cargo são representadas nas decisões sentencias. Como tal, foram selecionados 100 acórdãos para análise temática, tendo o pull final sido constituído por 66 acórdãos analisados segundo o método de análise temática de Braun & Clarke. Os resultados do estudo indicam-nos que o discurso das decisões sentencias é composto maioritariamente por três grandes subgrupos – “Descrição do Ato”; “Justificações do Tribunal para as suas Escolhas”; e “Agravantes”. Complementarmente, as descobertas deste estudo indicam-nos que, comparativamente às figuras paternas, as figuras maternas tiveram mais menções de atenuantes e uma maior menção de aspetos acerca da sua personalidade, quais as suas motivações para o cometimento do crime e quais as suas perceções acerca da saúde das suas vítimas; tendo, no entanto, sido subjetivamente mais punidas e criticadas pelos seus delitos o que, consequentemente, deu suporte à teoria da dupla desviância/ hipótese da mulher malvada.
- Tailored digital interventions to reduce alcohol consumption: a secondary analysis of a systematic reviewPublication . Lopes, Cláudia Alexandra Santiago; Marques, Marta MoreiraIntrodução: O consumo nocivo de álcool é um dos principais fatores de risco para problemas de saúde em todo o mundo. Existem algumas evidências de que as intervenções digitais de mudança de comportamento em saúde (IDMCS) podem ajudar as pessoas a reduzir o consumo de álcool. A possibilidade de personalização do conteúdo ou estrutura destas intervenções permite um maior ajustamento ao utilizador. Porém, não existe ainda uma compreensão profunda das características dessa personalização. Objetivos: identificar os componentes chave das IDMCS para redução do consumo de álcool em termos de: (i) características da personalização, (ii) modo de implementação, (iii) dose, (iv) uso da teoria, (v) efeito da intervenção. Método: Foi realizada uma análise secundária de uma revisão sistemática (Beyer et al., 2022) focada em estudos randomizados de intervenções digitais personalizadas. Com base nas classificações estandardizadas disponíveis, um investigador procedeu à extração de todos os artigos e um segundo investigador extraiu de forma independente informação de 20% das publicações. Resultados: Foram incluídos oitenta e nove estudos que incluíam 116 intervenções digitais. Apesar de todos os estudos reportarem mecanismos e táticas de personalização, nenhum fez referência a sistemas de classificação existentes. Praticamente todas as intervenções reportaram as características individuais com base nas quais a personalização foi efetuada, bem como o modo de implementação. A relação entre a teoria e a personalização esteve presente em menos de metade das intervenções (45%) e uma descrição completa da dose foi feita em 29% das intervenções. Discussão: A compilação da informação sobre as componentes das intervenções constituiu um desafio devido à falta de clareza e descrições detalhadas, principalmente no que diz respeito à relação entre a personalização e os outros elementos da intervenção. Este conhecimento é essencial para perceber a ‘caixa negra’ da personalização, que pode contribuir para a melhoria das IDMCS.
- From Emotional Regulation to Mental Health: Fading Affect Bias and Depression – a Systematic ReviewPublication . Pereira, Diogo Filipe Figueiredo; Oliveira, Raquel Maria Baptista de Lemos Guerra de; Almeida, Inês Alexandra Teixeira deSabe-se que a depressão afeta o funcionamento cognitivo bem comos os vieses de memória que promovem uma boa saúde mental. O Fading Affect Bias (FAB) é um viés de memória autobiográfica em que a intensidade da emoção associada aos eventos se desvanece com o tempo, sendo mais rápida para os acontecimentos negativos. Estudos anteriores sugerem que a depressão afeta o efeito do FAB, fazendo com que os eventos negativos desvaneçam mais lentamente, e acelerando esse processo para os eventos positivos. À medida que a investigação sobre o FAB continua a crescer, afigura-se importante a agregação da informação existente de forma a melhor informar o que se encontra por responder e a solidificar o que já se sabe. Assim, o presente trabalho pretende, através de uma revisão sistemática, consolidar a informação da literatura sobre a associação entre o FAB e a depressão. No presente estudo, é explorada a associação entre o FAB e a depressão. São discutidas futuras implicações de investigação e prática.
- Estudo sobre a perceção de stress e de saúde mental, estilos de coping e atitudes face à procura de apoio psicológico profissional nos adultos portuguesesPublication . Silva, Maria da Graça Blanco Vilar da; Ribeiro, José Luís PaisO propósito deste trabalho foi o de perscrutar o estado psicológico dos adultos portugueses, mediante a análise da perceção de stress e da saúde mental, dos estilos de coping e das atitudes face à procura de apoio psicológico profissional. 615 portugueses, com média de idades de 38,75 anos (DP=14,88) completaram as escalas de stress percebido (PSS-10) e de estilos de coping (BriefCOPE) e autoavaliaram a sua saúde mental por um único item. As atitudes face à procura de apoio psicológico profissional foram medidas pela escala Attitude towards Seeking Professional Psychological Help – Short Form (ATSPPH-SF), cuja adaptação para a população portuguesa fez parte do presente estudo. Os resultados da adaptação da ATSPPH-SF para a população portuguesa validaram a estrutura unifatorial como medida de atitudes global, e a estrutura de dois fatores, Valor da procura de tratamento e Abertura ao tratamento para problemas emocionais. Os portugueses avaliaram favoravelmente o apoio psicológico profissional, principalmente as mulheres e quem já recorreu a esse serviço; os mais jovens e sujeitos com maior nível de escolaridade dão maior valor ao apoio psicológico profissional. Evidenciou-se uma associação negativa entre o stress percebido e a autoavaliação da saúde mental. A grande maioria dos participantes apresentou níveis moderados de stress e autoavaliou como positivo o seu estado psicológico. Os grupos com valores de maior stress e saúde mental mais medíocre foram as mulheres, os mais jovens, as pessoas com doenças graves e aqueles com apoio psicológico profissional, que também são os que mais usam estilos de coping não adaptativos. Ainda assim, os estilos adaptativos parecem ser mais usados, com maior recurso ao coping ativo, ao planeamento e à reinterpretação positiva, em contraste com os menos valorados, como o uso de substâncias, desinvestimento comportamental e a negação. Os resultados evidenciaram que os estilos de coping são mediadores na relação entre a autoavaliação da saúde mental e o stress percebido. Este estudo contribuiu para a literatura com a adaptação da escala de atitudes face à procura de apoio psicológico profissional para a população geral portuguesa. Os resultados permitem refletir sobre o estado psicológico dos portugueses, podendo repercutir-se em programas de saúde pública direcionados para as populações identificadas como mais vulneráveis e para os menos dispostos a ter acompanhamento psicológico profissional.
- Ainda há amor? Expressão sexual do casal na demênciaPublication . Silva, Patrícia Maria Baião da; von Humboldt, Sofia Caetano de Almeida FreifauA demência consiste no progressivo declínio das funções cognitivas, que afetam o funcionamento de diversos domínios da vida do individuo e todo o sistema familiar. Nesse sentido, a expressão sexual do casal de idosos, parece sofrer mudanças resultantes da progressão da doença. Assim, este estudo tem como objetivo geral compreender a perceção da díade de idosos sobre a sua expressão sexual após o diagnóstico de demência de um dos cônjuges e os seguintes objetivos específicos: i) Identificar o conceito de expressão sexual, ii) Perceber de que forma os idosos expressam a sua sexualidade, iii) Descrever os fatores que influenciam a expressão sexual da díade após o diagnóstico de demência. A amostra é constituída por 10 díades, com um dos elementos diagnosticado com demência e idades compreendidas entre os 68 e os 94 anos. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e a entrevista semiestruturada, construídos para o efeito. A analise de conteúdo, permitiu identificar, acerca da perceção da expressão sexual, as categorias mais referidas: Afetividade; Relações sexuais; Expressão amorosa. Relativamente à forma de expressão sexual, as categorias mais mencionadas: Manifestações de afeto e de cuidado; Diminuição do interesse sexual; Desejo sexual. Sobre a influência do diagnóstico de demência na expressão sexual da díade, as categorias mais indicadas: Aceitação e adaptação; Alteração de rotinas; Desinteresse pelas relações sexuais. Este estudo é relevante pois oferece informações que podem contribuir para o desenvolvimento de programas de sensibilização social e políticas de saúde mental em Portugal, proporcionando uma melhor qualidade de vida e envelhecimento saudável.
- Autoeficácia docente e gestão da indisciplinaPublication . Duarte, Beatriz Almeida; Silva, José Maria de CastroA presente investigação teve como principal objetivo analisar as relações entre as crenças de autoeficácia dos professores na gestão da sala de aula, o compromisso docente, a resiliência em contextos educativos e as emoções experienciadas em sala de aula. Para este fim, foram colocadas quatro questões de investigação: 1) até que medida os professores que se percecionam como mais eficazes na gestão da indisciplina estão mais comprometidos com a profissão? 2) até que medida os professores que se percecionam como mais eficazes na gestão da indisciplina são mais resilientes na carreira docente? 3) até que medida as crenças dos professores sobre a gestão da indisciplina estão relacionadas com as emoções? 4) até que medida a resiliência atua como mediador entre a autoeficácia na gestão de sala de aula e compromisso? Nesta investigação participaram 877 professores do ensino público, do 2º e 3ºciclo, os quais responderam a um questionário sociodemográfico, a escala de perceção de autoeficácia para professores na gestão de sala de aula, a escala de avaliação do compromisso com a profissão docente, a escala de avaliação da resiliência em contextos educativos e a escala de avaliação das emoções na profissão docente. As análises fatoriais demonstraram boas qualidades psicométricas em todos os instrumentos testados, revelando condições para a sua aplicação na população docente portuguesa. Os resultados revelaram que as crenças de autoeficácia dos professores na gestão da sala de aula emergem como preditores do compromisso, da resiliência e das emoções dos professores. Foi ainda identificado um papel mediador total por parte da resiliência na relação entre as crenças de autoeficácia dos professores na gestão de sala de aula e o compromisso docente. Na última secção é ainda apresentado e discutido as limitações desta investigação, sugestões para estudos futuros e as considerações práticas da mesma.