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- Tailored digital interventions to reduce alcohol consumption: a secondary analysis of a systematic reviewPublication . Lopes, Cláudia Alexandra Santiago; Marques, Marta MoreiraIntrodução: O consumo nocivo de álcool é um dos principais fatores de risco para problemas de saúde em todo o mundo. Existem algumas evidências de que as intervenções digitais de mudança de comportamento em saúde (IDMCS) podem ajudar as pessoas a reduzir o consumo de álcool. A possibilidade de personalização do conteúdo ou estrutura destas intervenções permite um maior ajustamento ao utilizador. Porém, não existe ainda uma compreensão profunda das características dessa personalização. Objetivos: identificar os componentes chave das IDMCS para redução do consumo de álcool em termos de: (i) características da personalização, (ii) modo de implementação, (iii) dose, (iv) uso da teoria, (v) efeito da intervenção. Método: Foi realizada uma análise secundária de uma revisão sistemática (Beyer et al., 2022) focada em estudos randomizados de intervenções digitais personalizadas. Com base nas classificações estandardizadas disponíveis, um investigador procedeu à extração de todos os artigos e um segundo investigador extraiu de forma independente informação de 20% das publicações. Resultados: Foram incluídos oitenta e nove estudos que incluíam 116 intervenções digitais. Apesar de todos os estudos reportarem mecanismos e táticas de personalização, nenhum fez referência a sistemas de classificação existentes. Praticamente todas as intervenções reportaram as características individuais com base nas quais a personalização foi efetuada, bem como o modo de implementação. A relação entre a teoria e a personalização esteve presente em menos de metade das intervenções (45%) e uma descrição completa da dose foi feita em 29% das intervenções. Discussão: A compilação da informação sobre as componentes das intervenções constituiu um desafio devido à falta de clareza e descrições detalhadas, principalmente no que diz respeito à relação entre a personalização e os outros elementos da intervenção. Este conhecimento é essencial para perceber a ‘caixa negra’ da personalização, que pode contribuir para a melhoria das IDMCS.