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- Ainda há amor? Expressão sexual do casal na demênciaPublication . Silva, Patrícia Maria Baião da; von Humboldt, Sofia Caetano de Almeida FreifauA demência consiste no progressivo declínio das funções cognitivas, que afetam o funcionamento de diversos domínios da vida do individuo e todo o sistema familiar. Nesse sentido, a expressão sexual do casal de idosos, parece sofrer mudanças resultantes da progressão da doença. Assim, este estudo tem como objetivo geral compreender a perceção da díade de idosos sobre a sua expressão sexual após o diagnóstico de demência de um dos cônjuges e os seguintes objetivos específicos: i) Identificar o conceito de expressão sexual, ii) Perceber de que forma os idosos expressam a sua sexualidade, iii) Descrever os fatores que influenciam a expressão sexual da díade após o diagnóstico de demência. A amostra é constituída por 10 díades, com um dos elementos diagnosticado com demência e idades compreendidas entre os 68 e os 94 anos. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e a entrevista semiestruturada, construídos para o efeito. A analise de conteúdo, permitiu identificar, acerca da perceção da expressão sexual, as categorias mais referidas: Afetividade; Relações sexuais; Expressão amorosa. Relativamente à forma de expressão sexual, as categorias mais mencionadas: Manifestações de afeto e de cuidado; Diminuição do interesse sexual; Desejo sexual. Sobre a influência do diagnóstico de demência na expressão sexual da díade, as categorias mais indicadas: Aceitação e adaptação; Alteração de rotinas; Desinteresse pelas relações sexuais. Este estudo é relevante pois oferece informações que podem contribuir para o desenvolvimento de programas de sensibilização social e políticas de saúde mental em Portugal, proporcionando uma melhor qualidade de vida e envelhecimento saudável.
- Autoeficácia docente e gestão da indisciplinaPublication . Duarte, Beatriz Almeida; Silva, José Maria de CastroA presente investigação teve como principal objetivo analisar as relações entre as crenças de autoeficácia dos professores na gestão da sala de aula, o compromisso docente, a resiliência em contextos educativos e as emoções experienciadas em sala de aula. Para este fim, foram colocadas quatro questões de investigação: 1) até que medida os professores que se percecionam como mais eficazes na gestão da indisciplina estão mais comprometidos com a profissão? 2) até que medida os professores que se percecionam como mais eficazes na gestão da indisciplina são mais resilientes na carreira docente? 3) até que medida as crenças dos professores sobre a gestão da indisciplina estão relacionadas com as emoções? 4) até que medida a resiliência atua como mediador entre a autoeficácia na gestão de sala de aula e compromisso? Nesta investigação participaram 877 professores do ensino público, do 2º e 3ºciclo, os quais responderam a um questionário sociodemográfico, a escala de perceção de autoeficácia para professores na gestão de sala de aula, a escala de avaliação do compromisso com a profissão docente, a escala de avaliação da resiliência em contextos educativos e a escala de avaliação das emoções na profissão docente. As análises fatoriais demonstraram boas qualidades psicométricas em todos os instrumentos testados, revelando condições para a sua aplicação na população docente portuguesa. Os resultados revelaram que as crenças de autoeficácia dos professores na gestão da sala de aula emergem como preditores do compromisso, da resiliência e das emoções dos professores. Foi ainda identificado um papel mediador total por parte da resiliência na relação entre as crenças de autoeficácia dos professores na gestão de sala de aula e o compromisso docente. Na última secção é ainda apresentado e discutido as limitações desta investigação, sugestões para estudos futuros e as considerações práticas da mesma.
- As práticas dos professores promotoras de bem-estar: o olhar do alunoPublication . Ramos, Ana Catarina Ferreira; Silva, José Maria de CastroO interesse pelo estudo do bem-estar das crianças e jovens em Portugal tem vindo a aumentar, uma vez que a prevalência e manifestação de perturbações mentais merece uma preocupação crescente. A escola tem vindo a ser destacada como um contexto promotor de bem-estar, na medida em que os alunos passam grande parte do seu tempo neste meio. Em particular, os professores têm sido apontados com agentes promotores do seu bem-estar. Assim sendo, as práticas dos professores podem exercer um grande impacto nos alunos, sendo importante compreender qual a sua perceção relativamente a essas práticas e à forma como estas os afetam relativamente ao seu bem-estar académico e enquanto indivíduos, sendo este o principal objetivo do estudo. No presente estudo, contou-se com a participação de 148 alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, de escolas públicas, com idades compreendidas entre os 12 e 18 anos. Os participantes responderam a um questionário, constituído por três escalas: Perceção das Práticas dos Professores, PERMA e Student Subjective Wellbeing Questionnaire. A metodologia incluiu técnicas de análise confirmatória dos três instrumentos, e testes de inferência estatística para examinar as respostas dadas pelos participantes sobre a frequência das práticas dos professores e do bem-estar. Os resultados obtidos neste estudo revelaram que as práticas dos professores, nomeadamente o Relacionamento com os Alunos enquanto Indivíduos e Ser Responsivo às Necessidades Académicas dos Alunos, são variáveis preditoras do bem-estar académico e global dos alunos. Para além disto, as variáveis género e ano de escolaridade demonstraram diferenças significativas em relação ao bem-estar global dos alunos. Concluiu-se também que o bem-estar académico influencia o bem-estar global, bem como as práticas dos professores influenciam o bem-estar académico.
- Juntos somos melhores? Estudo diádico em casais com obesidadePublication . Ferreira, Lúcia Rafaela Agostinho; Pimenta, Ana Filipa Fernandes; Garcia, Inês QueirozIntrodução: A Obesidade é uma das doenças mais graves na atualidade, com implicações a diversos níveis, especialmente na qualidade de vida. De acordo com a literatura, indivíduos que coabitam, especialmente sendo um casal, têm tendência a ter os mesmos hábitos e comportamentos, sendo então de grande importância o estudo do casal. O objetivo deste estudo é compreender se o ajustamento diádico (consenso, satisfação e coesão) prediz o coping diádico na gestão da obesidade no casal. Método: A amostra é constituída por 30 casais (60 participantes), com idade média de 42,6 anos (DP=11,44), numa relação e tempo de coabitação de, pelo menos, 1 ano, onde um dos membros do casal tem de apresentar obesidade. Os instrumentos utilizados neste estudo foram: Questionário Sociodemográfico; Escala de Ajustamento Diádico; Escalas de Coping Diádico. Resultados: Depois de feita uma análise diádica, foi possível perceber que o Ajustamento Diádico (coesão e satisfação) prediz o Coping Diádico no efeito ator, ou seja, do homem para ele mesmo, e da mulher para ela mesma. Já o Consenso não prediz a gestão da obesidade no casal. Relativamente ao número de tentativas de peso malsucedidas, é possível afirmar que prediz o Coping Diádico no efeito ator. Conclusão: É de salientar a importância de diversificar e aumentar estudos relativamente à obesidade no casal, de forma a compreender qual a melhor maneira de combater o excesso de peso e de existirem mudanças de hábitos e comportamentos de saúde, bem como de promover o apoio dos membros da díade um ao outro.